quinta-feira

Por Hoje Não vou mais pecar



Nesse caminho que seguimos com Deus (ou precisamos seguir) nos deparamos muitas vezes com coisas que nos desanimam. Muitas vezes não entendemos o motivo porque um dia estamos animados e queremos seguir Jesus Cristo até o fim do mundo e em outro é como se não conhecêssemos o Deus que nos animou no dia anterior. Quando somos movidos pelo entusiasmo do amor de Deus tudo é uma maravilha e tudo é bom e gostoso. As coisas parecem mais fáceis e fazemos tudo com mais gosto do que o normal, pois nisso está a nossa vida... Servir, amar, doar-se, desgatar-se, oração continua e constante, leitura e vivência da Palavra de Deus, partipação frequente na Igreja, na comunidade, união e alegria com os irmãos, preocupação com os problemas dos outros, jejuns e intercessão são algumas das coisas que nos impulsionam a sempre caminhar e querer mais de tudo o que vem do céu. Acontece que num determinado momento, uma hora ou outra, começa a surgir e nos incomodar pequenos obstáculos que vão nos tirando a alegria de servir. Isso pode ter uma causa natural como um pecado ou qualquer coisa ou situação que acontece e nos faz perder o rumo que estávamos trilhando, ou pode ter uma causa espiritual "porque o demônio nos rouba a alegria quando rouba a força da Palavra de Deus em nós e o que ela produz" (cf. Mt 13,19). Parece que perdemos a direção da vida com Cristo e voltamos a viver uma vida totalmente em contradição com o que tanto almejamos quando encontramo-nos com Jesus (E quem não sabe para onde vai, segue por qualquer caminho). O mundo de paz, de igualdade, de fraternidade e amor que sonhávamos, livre das guerras, da descriminação e preconceitos da sociedade, do egoísmo e do ódio parece uma ilusão. Tudo o que tanto lutamos (por pouco ou por muito tempo) desmorona de uma hora para outra. E o que resta é uma vida de pecado que tantos e tantos optam e passam o resto da vida fugindo de Deus, por não conseguirem manter-se firmes em seu caminho. Nos 28 capítulos dos Atos dos Apóstolos, em vários capítulos lê-se uma parte em que os apóstolos exortam o povo de tal e outra região a perseverar no temor ao Senhor, nos seus caminhos e manter-se firmes em Deus.
Firmeza é uma palavra que vem do latim da palavra FIRMUS que significa forte, estável, seguro. O contrário disso é infirmeza, que é a mesma coisa que fraco, instável, doente. Então quando não estamos firmes no Senhor estamos como doentes, e doença atraí doença. MAS TEMOS QUE TER CLARO EM NOSSO CORAÇÃO NENHUMA DOENÇA VEM DE DEUS. Toda doença é uma ofensa a Deus e Ele muito mais do que nós deseja que sejamos curados de todo mal, tanto que nos ensinou a rezar assim na oração do Pai-Nosso (em outras postagens falaremos mais sobre o tema doença).  Por isso quando começamos a pecar e deixamos de edificar a casa do nosso coração sobre a rocha que é Jesus (cf. Mt 7,24-25) nós somos atingidos de todos os lados (por chuvas, enchentes e ventos, como está escrito nesse discurso de Jesus em Mateus) e caímos facilmente. Mas voltando-se ao centro da postagem...
O que é pecado? São João nos responde categoricamente: "Todo aquele que peca transgride a lei, porque O PECADO É A TRANSGRESSÃO DA LEI."(1Jo 3,4). O que é essa lei que São João nos diz? São os 10 mandamentos (Decálogo) que foram passados a Moisés no monte Sinai e que Jesus resume em dois: amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito e amarás teu próximo como a ti mesmo (cf. Mt 22,37-40). São Paulo nos descreve em sua carta a Timóteo que "Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras." (2Tim 2,5). Então para que sejamos coroados com o céu é preciso lutar segundo as regras, os mandamentos, norteando a nossa vida através dessa lei de amor que Jesus diz. Se tivermos a capacidade de pelo menos tentar amar a Deus de todo o coração e as pessoas que estão ao nosso redor nós seremos santificados e protegidos dos pecados. "Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade [AMOR] cobre a multidão dos pecados." (1Pd 4,8). Mesmo que erremos muito durante nossa vida... Os erros e os pecados somente são barreiras (cf. Is 59,1-2) quando não são entregues nas mãos e no coração de Deus. Porque até mesmo das desgraças e dos piores pecados Deus pode fazer sua graça superabundar e tirar um proveito. "Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. Mas, onde abundou o pecado, SUPERABUNDOU A GRAÇA. Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinará pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor." (Rom 5,20-21)
Paulo é um dos apóstolos que experimentou o pecado profundamente e sua aversão ao mesmo, tanto que, uma das definições que ele mesmo deu, pode ser o "tal do espinho na sua carne" (cf. 2Cor 12,7) que embora seja um mal, mantém-no consciente de sua fraqueza e suas misérias e com os pés no chão consegue enxergar que quando é fraco, aí sim que é forte (cf. 2Cor 12,10).
Existem duas dimensões em que pode ser analisado esse aspecto do pecado. O lado da nossa natureza, em que somos assim. "Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o QUERER o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita." (Rom 7,18-20). 
Pelo fato de todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus (cf. Rom 3,23) nós precisamos ter essa consciência, mas a misericórdia de Deus vem em socorro a toda essa miséria. Percebe o quanto Deus nos ama? Mesmo sendo tudo isso que nós somos, pecadores por natureza (quando vivemos na nossa natureza o máximo que podemos fazer é pecar!), Deus manda seu filho para morrer na cruz, para nos libertar do pecado, para nos libertar da morte, porque o salário do pecado é a morte (Rom 6,23).
"Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ÍMPIOS. Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo, por um homem de bem, quiçá se consentiria em morrer. Mas EIS AQUI UMA PROVA BRILHANTE DE AMOR DE DEUS POR NÓS: QUANDO AINDA ÉRAMOS PECADORES, CRISTO MORREU POR NÓS." (Rom 5,6-8)
E também podemos olhar o pecado pelo aspecto da falta de conhecimento. Muitas pessoas que fazem coisas erradas, sem saber que estão erradas, não estão pecando. Se o pecado é a transgressão da lei, você só pode pecar e ser considerado isso como pecado se você tiver conhecimento do que está fazendo. Portanto, quando não temos consciência não pecamos, porque somos ignorantes diante dessas coisas. Mas isso não pode ser uma desculpa para não buscar o conhecimento das coisas de Deus, porque isso de não conhecer é válido para quem não tem oportunidades, quem nunca ouviu falar de Jesus, quem não tem acesso a Palavra de Deus. Nós que temos essa graça, devemos aprender e procurar colocar em prática, não importa se vamos conseguir ou não, o que importa é o nosso QUERER. Então para terminar essa postagem deixo uma frase que me incomodou e espero que também incomode você, para que você escolha fazer alguma coisa...
VAMOS DIZER NÃO AO PECADO HOJE, AMANHÃ, DEPOIS DE AMANHÃ E A CADA DIA, ASSIM FAZEMOS NOSSA PARTE DE NÃO QUERER PECAR.
(pOR hOJE nÃo vOU mAIs pECAR)

“A realização de um sonho depende de dedicação. Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA!” (Paula Azevedo Palhete)