quinta-feira

Cheios de Deus

"Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1Cor 3,16)
Caminhando com Jesus, direcionados pela sua graça, precisamos aprender a dar abertura a toda ação de Deus em nossas vidas. Como foi comentado na postagem anterior, Deus nos respeita mais do que nós mesmos. Deus não faz coisas que não é convidado a fazer em nós. Ele aguarda nosso pedido e nossa autorização para agir. Ele nos trata, por causa do livre arbítrio que nos deu, e pela coerência daquilo que Ele é, como fossemos donos das nossas vidas. Mas nós não somos mesmo?
Alguns cristãos ficam inquietos e não gostam quando lhe dizem que deveriam renunciar a algumas coisas que atrapalham a vida de graça no seguimento de Jesus Cristo, que podem ir desde a um simples pensamento que não convém ("Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma." [1Cor 6,12]) até objetos e coisas contaminadas e consagradas ao demônio (em outras postagens falaremos mais sobre contaminações espirituais) que nos atrapalha a estar abertos a toda graça que Deus deseja e quer, muito mais do que nós, derramar abundante e profusamente em nós. Mas não é uma coisa que acontecerá da noite para o dia. É sempre fruto de uma escolha! Você  precisa escolher Deus e ardentemente dizer assim (com essas palavras por exemplo, o que mais importa é o desejo do coração): "Eu quero, eu desejo, eu preciso, eu necessito da graça de Deus...Eu anseio, eu suspiro, minha alma tem sede do Senhor meu Deus... Eu peço e suplico ao Senhor, mais que tudo na minha vida, eu quero seguir teus passos Jesus! Eu quero caminhar nos teus caminhos! Eu anseio estar dentro do teu coração e não perder minha comunhão conTigo por nada que aconteça na minha vida! Eu desejo ser todo Teu, só Teu, inteiramente TEU! Eu renuncio a tudo aquilo que me afasta do teu caminho Senhor! Ajuda-me a permanecer de mãos dadas conTigo e não trocar o Senhor por nada e ninguém, porque o Senhor é mais importante que tudo na minha vida!"
Deus nos dá oportunidades e chances para aprender a estar sempre aberto à sua graça, porque se não estivermos abertos a essa graça de Deus, Ele não arrombará a porta do nosso coração para que sejamos cheios da sua presença. Ele não é igual o inimigo de Deus e nosso, o ladrão que vem senão para furtar, matar e destruir (cf. Jo 10,10), mas Ele nos respeita para que possamos escolher e "lhe dar liberdade". Se tivermos essa coragem, nos abrir a Deus e escolhe-Lo, mesmo que não consigamos como deveria ser, nossa escolha garante a graça de Deus sobre nós. Muitas pessoas me instruíram dessa forma e foi assim que eu aprendi... Mesmo que eu não consiga fazer tudo o que eu sinto que Deus pede que eu faça, eu quero fazer, eu peço para Deus isso! Eu dou passos nessa direção! Eu mostro a Ele o grande e o intenso desejo do meu coração! Eu converso com Ele! Então, mesmo com tantos erros e pecados, mesmo que pareça que NUNCA consigo fazer nem o mínimo, a graça de Deus que me sustenta é sempre maior do que qualquer coisa que me fazer desistir. Isso acontece porque ESCOLHEMOS por Deus. E é claro que nessa escolha, muitas vezes sofremos, porque não sabemos o que fazer, não sabemos como nos comportar, não sabemos como viver diferente da vida de pecado que estávamos acostumados, segundo essa graça que Deus derrama sobre nós. Mas Deus nos ajuda e faz coisas para que permaneçamos firmes. "Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios." (Rom 8,28). Mesmo que pareça difícil! Essa é a verdadeira vida de uma pessoa que vive com Deus: cair e levantar, cair e levantar, cair e levantar! Mas o importante é NUNCA DESISTIR! Esse é o segredo! "Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela" (1Cor 10,13)
Nós somos sagrados! Com essa consciência é que temos que nos abrir a Deus. E pedir isso que já está dentro de nós, que flua em nós, que aja em nós, de dentro para fora e de fora para dentro, nos libertando de toda amargura, ira, ódio, preguiça, maldade, impureza, malícia, mentira, adultério e fornicação, masturbação, raiva, descontrole e desequilíbrio (físico, psíquico e espiritual). Precisamos pedir para Deus a libertação de tudo que nos atrapalha e nos faz estar longes do seu amor e da sua presença. E a gente pede isso na oração. Mas pode ser que nós não sabemos o que pedir, ou como pedir isso. E agora?
"Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus." (Rom 8,26-27) **Em outras postagens falaremos mais sobre o dom de línguas.**
 Muitos cristãos são presos a coisas que não os deixam caminhar com Deus. Deus deseja nos curar e libertar de tudo isso porque nos ama, quer o nosso melhor e sabe que estivermos abertos a sua graça, Ele fará aquilo que só Ele pode fazer em nós. E Jesus nos dá a promessa, que com sua paixão, crucifixão, morte e ressurreição nos dá a vida eterna, se aceitarmos, e subindo ao Pai, com seu corpo glorioso e ressuscitado, nos envia o Espírito Santo. "E comendo com eles (com os discípulos), ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse Ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no ESPÍRITO SANTO daqui a poucos dias. (...) mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dára FORÇA: e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo." (At 1, 4-5.8)
Essa é a parte central dessa postagem, então se prepare e se abra para esse conteúdo espiritual, que pode te ajudar a estar cheio de Deus. Precisamos de homens e mulheres cheios de Deus para fazer a diferença na sociedade e viver a vontade de Deus, estando abertos a tudo o que Deus quiser!

"Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rom 12, 1-2)
Só oferece o corpo a Deus quem é movido pelo Espírito Santo. É impossível uma pessoa, com suas forças naturais, se oferecer a Deus, e permanecer assim o tempo que Deus desejar. É impossível alguém não se conformar com este mundo se não for pela ação do Espírito Santo. Precisamos aprender muito com o Espírito Santo. Mas quem é o Espírito Santo?
Primeiramente temos que saber que Ele é uma pessoa! A terceira pessoa da Santíssima Trindade! Ele é a plenitude do amor de Deus Pai e do Filho, derramado sobre nós. Ele é a expressão mais profundo e intensa de ação do amor de Deus em nós! Ele é a força dos fracos que Deus escolhe.
 Foi Ele que moveu o antigo Simão, a ser o novo Pedro. Foi Ele que gerou Jesus no ventre da Virgem Maria. Foi Ele que se manifestou em pentecostes e encheu todos os que estavam na sala do cenáculo. Através da pregação de Pedro, tocou o coração de aproximadamente cinco mil homens, sem contar as mulheres e crianças, que ficaram compungidos de coração e se arrependeram dos seus pecados. Foi Ele que transformou o Saulo, assassino dos cristãos, no Paulo, evangelizador dos pagãos. Foi Ele que instruiu os discípulos e continua a instruir aqueles que obedecem a Deus (cf. At 5,32).O Espírito Santo nos conduz ao deserto para nos fortalecer (cf. Lc 4,1). É Ele que conduz a sua Igreja e sustenta a fé dos representantes de Jesus sobre a Terra. É Ele que fortalece os servos de Deus... Se ficarmos descrevendo aqui o que o Espírito Santo faz não vamos terminar essa postagem, mas vamos citar algumas coisas que o Espírito Santo faz, para que nos ajude a ser repletos de sua presença.
O Espírito Santo se manifesta na Bíblia Sagrada de algumas formas humanas para que O conheçamos e tenhamos mais facilidade para nos relacionar com Ele. Temos a imagem de que Ele é uma pomba que desce sobre Jesus, quando Ele é batizado no rio Jordão por São João Batista (cf. Mt 16,16). Ele é a água viva que jorra do nosso coração para a vida eterna (cf. Jo 7,39-40) e a água do batismo que jorrou do coração de Jesus na cruz (cf. Jo 19,34). Ele é o fogo que Jesus nos batiza como diz São João Batista (cf. Lc 3,16). Ele é o vento, o Ruah, que Deus coloca em nós para nos dar vida (cf.Gn 2,7) e o sopro que Jesus dá sobre os discípulos (cf. Jo 20,22). Ele é o óleo da unção que era usado no antigo testamento para unção de reis e profetas (cf. 1Sm 16,13) e o óleo que as virgens que se preparam para o casamento mantém em reserva (cf. Mt 25). Então, resumidamente, o Espírito Santo é fogo, água, óleo, vento, pomba.
O que importa é que estejamos abertos a sua ação e sejamos queimados, ungidos, banhados, envolvidos, possuídos pela sua ação. O Espírito Santo é o dínamus, a ação constante do amor de Deus, está sempre em movimento. Ele nos renova a cada dia. Quem é movido pelo Espírito Santo nunca vive um dia após o outro e nenhum dia é igual. Com Ele cada manhã é nova. O Espírito Santo nos renova a cada dia. O Espírito Santo nos dá consciência da nossa miséria e da grandeza e da misericórdia de Deus.
"E, quando Ele vier, (o Espírito Santo) convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim (em Jesus). Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; Ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado." (Jo 16,8-11)
Para sermos cheios de Deus precisamos nos apegar a santa palavra de Deus, precisamos caminhar na sua Santa Igreja, precisamos viver em comunidade, precisamos ter uma vida de oração e comunhão com Jesus, com o Pai, com o Espírito Santo, precisamos viver o amor, precisamos nos oferecer como instrumento nas mãos de Deus, precisamos buscá-Lo enquanto Ele se deixa encontrar (cf. Is 55,6). Ou fazemos isso para sermos cheios de Deus, ou somos cheios de Deus e fazemos isso... Você que escolhe querido e querida de Deus!
E sendo cheio de Deus, você fará a vontade de Deus, porque cumprirá a ordem que Jesus deu aos discípulos ("Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" - Mc 16,15) porque a boca fala daquilo que o coração está cheio. (cf. Lc 6, 45). Se estiver cheio de Deus você falará Deus, pensará Jesus e sonhará com o Espírito Santo...
Se realmente estiver cheio de Deus, se tornará um instrumento para transmitir o amor, a paz e alegria do Espírito Santo de Deus...
Deixe-se inspirar por essa frase de São Francisco de Assis: "Pregue sempre o Evangelho, e quando for necessário, use palavras."

*Peço desculpas pela extensão do texto, mas peço em minhas orações para quem ler, que já seja repleto do Espírito Santo. E cheio de toda graça de plenitude de Deus, que o Espírito Santo revela! Deus te abençoe!