quinta-feira

Alimenta®-se para caminha®

O título dessa postagem é alimentar-se e caminhar...Algumas pessoas que não conhecem esse blog talvez possam pensar que iremos expor restaurantes e locais apropriados para uma boa caminhada...Outros podem pensar em fazer um regime...Outros já buscam nesse título uma inspiração para alimentar-se de forma saudável e caminhar para emagrecer...Alguns ainda podem imaginar algum hábito alimentar de caminhar após as refeições...Quem pensou isso, "quase" entendeu o sentido dessa postagem! Mas vamos ao conteúdo, que é o que interessa!
Quando falamos em alimentar-se podemos pensar, obviamente, em alimento, comida, café da manhã, almoço e jantar, etc. E é esse o sentido mesmo! Mas vamos expor hoje os três tipos de refeição que todos fazem (ou deveriam fazer) para viver uma vida melhor, com Deus e consigo mesmos! Para isso, precisamos entender que somos imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,26-27) e assim como Deus que é trino (Pai, Filho e Espírito Santo) e um só (em outras postagens falaremos mais sobre a Santíssima Trindade) nós também o somos., pois fomos criados pelas mãos e pela palavra do Pai olhando para Jesus, que é o molde e modelo que ganhamos, na força operante do Espírito Santo. Nessa ótica, aprendemos que somos seres criados por Deus, para a felicidade. Então, expomos abaixo agora cada situação.
A primeira forma de alimentar-se que partilhamos é a alimentação para o corpo. Aqui estamos falando de coisas naturais e diárias, necessárias para a nossa vida...Pode ser o almoço com arroz, feijão, carne e salada; uma pizza para o jantar no final de semana; um pão e leite ou café, no café da manhã, etc. Para todos esses casos descritos precisamos escolher o que vamos comer, agradecer a Deus por essa graça de termos o que comer (em outras postagens falaremos mais sobre louvor e agradecimento a Deus) e não perder esse momento sublime do nosso dia. 
Quando vamos a um restaurante, temos a opção, em alguns casos, de optar pelo self-service. 
Então escolhemos aquilo que nos faz bem (ou deveríamos) e que gostamos. Cada um sabe ou tem noção do que lhe faz mal, porque já teve experiência com um ou outro alimento que não lhe faz bem. Precisamos alimentar nosso corpo para que cresçamos fortes, para estarmos protegidos contra as doenças (e não ter imunidade baixa), para caminhar e para viver. É uma necessidade que todos entendem, e todos (que podem) se alimentam. 
O outro tipo de alimentação que queremos demonstrar é a alimentação da alma (ou coração). E alguns podem estar se questionando a respeito disso, mas falaremos de forma clara e objetiva. A alma significa aquilo que nós somos. Na nossa alma estão as nossas emoções, nossos sentimentos, nossa razão, nossa fé, nossos sentidos, as pessoas que amamos . São valores que estão em nós e que nos fazem ser o que somos. Com o quê você, que está lendo, está alimentando sua alma? Será que você sabe como alimentá-la? Pode ser que você nunca tenha parado para pensar isso, e talvez seja esse o motivo de algumas coisas que você não entende e que estão dentro de você. Com que tipos de coisas você deve alimentá-la? Como alimentá-la? São algumas perguntas que podem surgir, mas o principal objetivo aqui é reforçar a necessidade que temos de alimentar a nossa alma. Se achamos que é importante alimentar o corpo, muito mais devera ser alimentar nossa alma. Na Bíblia Sagrada encontramos algumas distinções entre coração e alma, mas aqui unimos os dois para que entendamos de forma simples. Davi, o homem do coração de Deus, que escreveu a maioria dos salmos, relata em vários momentos a angústia que atormenta sua alma, a aflição em que sua alma se encontra, a alegria da alma, os desejos da sua alma. Ele entendeu que precisava alimentar sua alma e caminhar.
"A lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma (Sl 18,8).
"Exultarei e me alegrarei pela vossa compaixão, porque olhastes para minha miséria e ajudastes minha alma angustiada." (Sl 30,8)
"Nossa alma espera no Senhor, porque Ele é nosso amparo e nosso escudo." (Sl 32,20
"Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus." (Sl 41,2)
A nossa alma é alimentada por músicas, pelo que entra no nosso coração pelo que vemos, ouvimos e lemos. Então precisamos aprender a ouvir músicas boas, ver coisas boas, ouvir coisas boa e ler coisas boas. Qual é o seu objetivo? Não é caminhar com Deus? Então ouça músicas que te levam para Deus, que te fazem pensar em Deus e reflita nas letras, encha-se de músicas santas para esvaziar sua alma de músicas profanas e sujas; assista filmes ou outras coisas que não ofendam o Espírito Santo (conforme postagem correspondente) e que te levam a pensar no mundo, na vida, na forma como você vive e leia a Bíblia e se alimente do Deus Palavra que te cura e liberta de tudo e separa o que é bom do que não é bom dentro de você.
"Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração." (Hb 4,12)
Mas é tudo uma questão de self-service da alma. Se você tem essa oportunidade de escolher, pensar e rever com o que está alimentando sua alma e poder escolher coisas boas e melhores, faça! Isto com certeza, vai te dar forças para dar outros passos. As pessoas que envelhecem são aquelas que não deixam o Espírito Santo renovar sua alma a cada dia. Precisamos pedir isso para não sofrermos envelhecimento precoce de alma. Para quem é de Deus, o tempo que passa torna-se experiência adquirida para a alma e sabedoria para ensinar os que ainda não aprenderam. Para quem se alimenta assim pode ter a graça de Deus e distinguir o bem e o mal, e com isso dar passos na fé.
"Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal." (Hb 5,14)
Esse alimento sólido que o escritor do Hebreus expôs, da mesma forma que São Paulo escreveu em 1Cor 3,2, reforça e apresenta a necessidade de alimento sólido para nossas almas. Detenhamos-nos aqui no sentido de que precisamos alimentar nossa alma, para caminhar com Deus e viver o que Ele quer para nós e que "alimento sólido" é o compromisso com Deus. 
A última forma de alimentação que apresentamos é a alimentação do espírito. Talvez essa seja a forma mais difícil de alimentar-se pelo fato de que muitas pessoas não são sinceras e acabam vivendo na mentira. Quando falamos disso muitos ficam ofendidos, mas nossa intenção não é ofender a nenhuma pessoa mas denunciar as coisas erradas e infrutíferas ("Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente." Ef 5,10-11) que são praticadas muitas vezes por falta de conhecimento.
"Digo isto para vosso proveito, não para vos estender um laço, mas para vos ensinar o que melhor convém, o que vos poderá unir ao Senhor sem partilha." (1Cor 7,35)
Bem resumidamente, expomos práticas que alimentam o espírito de alguns, e que é razão que nesse século fala-se tanto de pessoas tristes, angustiadas, depressivas, moles, fracas...Temos que escolher o que queremos ser e colocar um ponto final em tudo na nossa vida. Ou somos de Deus ou não somos. Não há como ser metade de Deus, ou 90% ou 99% de Deus. Temos que ser 100%, porque mesmo se não conseguirmos viver nessa medida da nossa escolha, estaremos ao menos tentando.
"Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te. Pois dizes: Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito - e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claro. Eu repreendo e castigo aqueles que amo. REANIMA, pois, o teu zelo e arrepende-te." (Ap 3,15-19)
Do que estamos falando? Sobre alimentar o espírito somente com coisas que são de Deus. Há diversas religiões que baseiam a vida humana sobre o dinheiro e tal...Mas São Paulo já escrevia e advertia: "Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições." (1Tm 6,10) E é ele mesmo que vai escrever uma passagem que alguns mudam o sentido: "Vós conheceis a bondade do nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo rico, se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer por sua pobreza." (2Cor 8,9)
São Paulo não iria se contradizer dizendo que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e depois mudar  de opinião. Mas ele quer dizer da pobreza de Jesus que nos faz ricos: sua morte na cruz que nos abre o céu;  seu amor desconhecido e pobre no mundo, mas que para nós se torna fonte de graça e sustenta o nosso caminhar; sua pobreza de tomar os nossos pecados, e hoje nós podemos ser livres de todo pecado e toda enfermidade; entre vários outros exemplos. Essa riqueza não é material, mas espiritual. Se alguns não concordam, por favor, rasguem a Bíblia ou deturpem a verdade e inventem suas próprias verdades. Jesus é pobre e nos enriquece com sua pobreza para aprendermos a ser como Ele.
Outra coisa que está alimentando com a mentira o espírito de muitas pessoas é por causa de questões sexuais. Muitos querem mudar a Bíblia, na passagem que Jesus disse: "Não separe, pois o homem o que Deus uniu." (Mc 10,9) dizendo que Jesus estava falando em sentido figurado. E quantos fundam igrejas para simplesmente poder casar de novo, unir pessoas de mesmo sexo, transar antes do casamento, etc...São algumas realidades que partem de verdades inventadas pelos homens por não suportarem a santa doutrina da salvação. A verdade é a verdade, não pode ser mudada para agradar uns ou outros. Ou acreditamos que a verdade é absoluta pois vem de Deus, e é o próprio Jesus, ou passaremos o resto da vida trocando as verdades de Deus pelas mentiras dos homens.
Práticas anti-cristãs e contra a Igreja de Deus: Ioga (disfarce de bem estar), Acupuntura (disfarce de atitude médica), Esoterismo, Misticismo, Leitura de mãos, Signos, Maçonaria, Nova Era (e qualquer coisa ou idéia relacionada), Cirurgia espírita (de demônios, espíritos decaídos), Anjos cabalísticos, Ouvir músicas consagradas ao demônio (exemplos: estilos mais usados rock, rap e funk), Gnomos, Pluralismo religioso, Reencarnação (doutrina do espiritismo), Energia cósmica, Incensos para atrair ou afastar espíritos ou coisas (isso na verdade atrai toda espécie de demônios), Pornografia (toda pornografia é consagrada abertamente ao demônio, parta do princípio que partir), Movimentos Feministas (na Bíblia a mulher deve estar sujeita a autoridade do homem cf. 1Tm 2,9-15), Movimentos Abortistas (o aborto é uma ponte que traz demônios, pois toda vida é dom de Deus, destruindo qualquer vida, estamos chamando o autor da morte), Espíritos-guias, Seicho-no-ie, Igreja Universal do Reino de Deus, Umbanda, Quinbanda, Mesa Vermelha, Mesa branca e uma infinidade de coisas. **Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário que entraremos em contato para te ajudar.**
Caso você estava alimentando seu espírito com qualquer dessas coisas, convido a você renunciar a isso, em nome do Senhor Jesus Cristo. Pelo amor e pela misericórdia de Deus, seja liberto de toda essas coisas que não agradam a Deus, mas aos homens e aos demônios. Pela força do Espírito Santo, seja curado de rastro dessas coisas em sua vida. Que Deus te cure e liberte de todo mal.
E comece a alimentar o espírito com a verdade que vem de Deus!
Alimentando o corpo, a alma e o espírito e entendendo que deve haver um tratamento semelhante para os três tipos de alimentação, caminhe com Deus, na certeza de que alimentado e fortalecido por essa postagem, você tem ânimo e coragem para caminhar, independente da situação que esteja vivendo.
Deus te abençõe! 

E até semana que vem...