quinta-feira

Ser Livre

"É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão." (Gl 5,1)
Nós precisamos aprender a estar livres e permanecer nessa vida de liberdade com Jesus. Nós quem?
Nós que tivemos uma experiência com Cristo, nós que sentimos que nosso coração pertence a Igreja de Deus, nós que conhecemos mas estamos afastados da verdade de Deus e nós que não conhecemos e nem tivemos qualquer experiência...
A palavra de Deus que é viva, eficaz e atual nos garante que Jesus nos liberta de tudo: doenças, situações de pecado, desgraças e coisas ruins que acontecem na nossa história, independente da causa...Jesus nunca olha para o passado de ninguém. Veja alguns exemplos:
"E os que era atormentados dos espíritos imundos ficavam livres." (Lc 6,18)
"Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres." (Jo 8,36)
Algumas pessoas tem uma visão equivocada da palavra liberdade... O que é liberdade pra você? Talvez se você pergunta isso para alguns adolescentes eles podem responder: "Ir para a zona!"
Se você perguntar para uma pessoa que está presa na cadeia ela vai dizer: "Sair daqui é liberdade para mim!"
Se você perguntar para alguém que nasceu em uma família tradicional ela pode responder: "Fazer o que eu quiser; sair e voltar a hora que eu quiser, etc. Eu sou preso nessa família!"
Algumas pessoas pensam que se puderem fazer isso ou aquilo serão livres, mas e depois? Muitos não pensam em como vai ser depois de fizerem tal coisa. Porque?
Porque a vida da pessoa vai ficar condicionada aquilo! Por exemplo: Um adolescente que queria ir para a zona. Ele não vai ficar satisfeito em ir uma vez! Ele vai querer ir outras e outras, até o ponto que virar um vício!
A mesma coisa acontece com alguém que pensa em beber para ser livre. "Encher a cara." Pode começar pensando assim, mas depois de algumas vezes a pessoa fica viciada em beber. Aí não consegue viver mais sem ficar embriagado.
E da mesma forma quem vai usar drogas para ser livre, como forma de rebeldia para a família. E depois que fica viciado?
O que quero dizer com esses exemplos é que o pecado não satisfaz. Não adianta você buscar uma liberdade falsa no sexo, nas bebedeiras, nas drogas...O que o nosso coração precisa é de Deus!
A prova disso é que nunca vamos estar satisfeitos quando buscarmos o pecado! Quando você começa, nunca mais é a mesma coisa e sempre vai ter que aumentar a dose para  poder sentir a mesma coisa e ter os mesmos efeitos!
Existe um vazio dentro de nós! Você que está lendo, não tenha dúvidas disso! Esse vazio que existe dentro de nós foi colocado por Deus. Esse vazio é o lugar que ELE deve ocupar dentro de nós. Se Deus não ocupar o lugar dele no vazio do nosso coração nunca vamos estar satisfeitos com nada! Ou permitimos que Deus ocupe o seu lugar, ou vamos sofrer tentando preencher o nosso coração com todo tipo de coisas e pessoas e nunca vai adiantar nada.
Veja o exemplo de Santo Agostinho, um conhecido pensador da Idade Média que vivia em bordeis e em uma vida desregrada, antes de conhecer o Único que pode preencher o que ele tentava preencher com as prostitutas...

"Tarde Vos amei,
Ó beleza tão antiga e tão nova,
tarde Vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu, lá fora, a procurar-Vos!
Disforme, lançava-me sobre estar formosuras que criastes.
Estáveis comigo e eu não estava Convosco!
Retinha-me longe de Vós
Aquilo que não existiria,
Se não existissem em Vós.
Porém, chamastes-me,
com uma voz tão forte,
que rompeste minha surdez!
Brilhastes, cintilastes,
E logo afugentastes a minha cegueira!
Exalastes Perfume:
Respirei-o, a plenos pulmões, suspirando por Vós.
Saboreei-Vos
E, agora, tenho fome e sede de Vós.
Tocastes-me 
E ardi, no desejo da Vossa paz."

Então quer dizer que nunca vamos ser completos sem Deus? Exatamente! Sem Deus nada do que façamos, por melhor que seja pode nos preencher totalmente. Não é a toa que pessoas que estão tendo uma vida boa com tudo do bom e do melhor, materialmente falando, traem os esposos, tem amantes, etc. Seja amante de Deus e você não terá esse problema em sua vida!
Quero dizer que o problema de vivermos uma vida de pecado, olhando na ótica cristã (por isso essa expressão "uma vida de pecado"), é exatamente esse: cada vez vamos precisar nos dedicar mais e vamos passar a vida inteira buscando o que nunca vai nos preencher.
Que saber um segredo para não passar a vida na ilusão do pecado -
"Em tudo o que fizeres, lembra-te de teu fim, e jamais pecarás." (Eclo 7,40)
A Bíblia nos ensina que se não nos deixarmos levar pelas ilusões da moda, da televisão, dos jogos e todas as distrações atuais, lembrando-nos do fim em tudo o que fizermos, estaremos livres da prisão do pecado.
A liberdade que estamos falando nessa postagem é a liberdade que Jesus nos oferece. Por que?
Porque Ele sabe que nós estamos sujeitos a viver o pecado, estamos sujeitos a viver a tristeza, estamos sujeitos a viver a maldição, estamos sujeitos a estar presos a tudo...Ele quer que vivamos a santidade, a alegria, a benção e a liberdade... Mas como?
"Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível." (Mt 19,26)
Aceite ser liberto por Jesus. Para nós é uma obra impossível de acontecer. Mas para Deus tudo é possível. Você acredita nessa palavra? Então assuma esse propósito de ser livre e viva, na liberdade do Senhor.
"Ora, o Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." (2Cor 3,17)
Ser livre é não estar preso a nenhum condicionamento físico, psíquico ou espiritual. Ser livre é viver de acordo com a vontade de Deus. Ser livre é não preocupar-se com as coisas passageiras, porque mais importante que qualquer bem material é o céu que nos espera.
*Outros temas relacionados serão colocados em outras postagens. Não deixe de nos acompanhar para viver o Céu na Terra!*


Quer ser livre? Deixe-se conduzir pelo Deus que te dá a vida, que morre por você numa cruz e que se manifesta como um vento impetuoso...
Deus te abençõe!
SEJA LIVRE EM NOME DE JESUS CRISTO!