quinta-feira

A ótica do tempo


“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:
Tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar e tempo para sarar; tempo para demolir e tempo para construir; tempo para chorar e tempo para rir; tempo para gemer e tempo para dançar; tempo para atirar pedras e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços e tempo para apartar-se. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz.
Que proveito tira o trabalhador de sua obra? Eu vi o trabalho que Deus impôs aos homens: todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração, a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo ao outro. Assim eu conclui que nada é melhor para o homem do que alegrar-se e procurar o bem-estar durante sua vida: e que comer, beber e gozar do fruto de seu trabalho é um dom de Deus. Reconheci que tudo o que Deus fez subsistirá para sempre, sem que se possa ajuntar nada, nem nada suprimir. Deus procede dessa maneira para ser temido. Aquilo que é, já existia, e aquilo que há de ser, já existiu; Deus chama de novo o que passou.” (Ecle 3,1-15)

Neste domingo passado (dia 20/11/2011) tive a experiência de fazer uma pregação no grupo de oração Messias da Paz, que eu participo (confira no blog: familiamessiasdapaz.blogspot.com). Em oração Deus me deu essa inspiração do tempo, que há algum tempo estava no meu coração, como uma revelação do Senhor. E o versículo que ficou gravado no meu coração é esse: DEUS CHAMA DE NOVO O QUE PASSOU!
Nós precisamos aprender a separar um tempo do nosso dia para Deus, se queremos caminhar com Ele e não desistir nem afastar-se por nada e por ninguém. Mas é "muito difícil" fazer isso?
Talvez, para alguns pode ser que sim. Por que? Porque Deus não tem valor nenhum em suas vidas!
Para tudo o que nós gostamos, que nós queremos, que nós achamos que precisamos, que é uma necessidade, nós sempre arranjamos um tempo. Por exemplo: nós gostamos de ler; então temos um tempo reservado no dia (aqueles que se dedicam) para ler alguma coisa. Queremos entrar em algum curso na faculdade; então dedicamos um tempo para estudar mais e preparar-se para fazer as provas. Achamos que precisamos assistir um programa na tv; então naquele horário que passa, paramos o que estamos fazendo e vamos para a frente da televisão. Temos necessidade de comer; então temos o tempo certo para as refeições. Quando gostarmos de Deus, querermos Deus, acharmos que precisamos dEle e for uma necessidade para nós, aí será fácil ter tempo para Ele. 
Claro que todo começo pode requerer um pouco de esforço, mas nada pode barrar a vontade de alguém que está determinado e convencido que Deus é importante. Aliás, mais importante do que tudo e todos!
Mas como assim ter tempo para Deus?
Deus tem todo tempo para nós. Ele dedica todo o seu tempo para nos amar. Pode ser que você já tenha ouvido falar disso, mas não acredita porque nunca teve nenhuma experiência. Quer uma experiência? Coloque a mão no seu coração. Respire fundo, expire e sinta as batidas. Em média em um adulto, são 80 vezes que o coração bate por minuto. Em uma hora temos 4.800 vezes. Num dia, 115.200. Quem faz o coração bater? Pode ser que a ciência explique como bata, como funciona a circulação, como são feitos os movimentos enquanto o coração bate, mas não consegue explicar PORQUÊ o coração bate. Quem faz nosso coração bater é Deus. É um sinal que Ele nos dá. Então a cada batida que Deus permite que nosso coração bata, é Ele que está nos amando, nos curando, nos libertando. Então, é Deus dizendo 115.200 vezes por dia que nos ama. É o tempo dEle gasto em nos amar e esperar que percebamos seu amor.
Deus pensa em nós e sempre pensou. 
"Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça, que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus." (2Tm 1,9)
Isso significa que desde a eternidade Deus prepara a sua graça para nós. Deus entrega e troca reinos, nações, riquezas, coisas consideradas importantes no mundo, por nós em qualquer tempo.
"Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador. Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação. Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti." (Is 43,3-4)
Deus entrega seu Filho, que viveu 33 anos na Terra, dedicados para nós, à morte na cruz, para que cheguemos a Ele e tivéssemos a vida eterna.
"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3,16)
Deus envia o Espírito Santo, desde que Jesus ascendeu ao céu, abertamente sobre nós, independente de quem sejamos ou o que sejamos para nos convencer. Jesus prediz sua ascensão ao céu...
"Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo." (Jo 16,7-8)
Estamos vivendo o tempo de misericórdia, pois Deus já se manifestou a humanidade, na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não há outra pessoa na Santíssima Trindade! Aproveitemos esse tempo de misericórdia, e busquemos ao Senhor, nosso Deus. Mais do que nós possamos querer, Deus ardentemente deseja que nós o busquemos. Nesse tempo que Ele se manifesta de forma maravilhosa e poderosa em sua Santa Igreja, deixe-se alcançar pela graça e pela misericórdia dEle. Diante de tudo isso, será que ainda não temos tempo para Deus, sabendo que Ele tem todo tempo para nós?
Algumas pessoas tentam inventar desculpas para não buscar a Deus, pois dizem que são muito novas, muito jovens, tem que cuidar da família, tem que dedicar-se ao trabalho, aos estudos, ao namoro, ao casamento, tem que dedicar-se a tudo...menos a Deus! Mas São Pedro já dizia em sua época para pessoas assim:
"Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer; um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia." (2Pd 3,8)
Conhecendo essa passagem da Bíblia Sagrada, não há desculpa por não ter tempo para Deus, porque o menor tempo que seja, pode ser muito diante de Deus (como pessoas que tem 5 minutos de oração por dia); tanto quanto muito tempo pode ser pouco (para não sermos orgulhosos e pensar que o tempo que estamos com Deus é suficiente). Mas, com essa postagem, o que quero ajudar os que realmente querem caminhar com Deus está no parágrafo abaixo; leia com atenção.
"Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência - diz o Senhor dos exércitos - e vereis se não abro os reservatórios do céu e não derramo a minha benção sobre vós muito além do necessário." (Ml 3,10)
Infelizmente muitas pessoas concentram todas as palavras de suas pregações em passagens fora do contexto como essas, para insinuar as pessoas a pagar o dízimo. Não estou dizendo aqui que é errado e que não devemos devolver o nosso dízimo para Deus (em outras postagens falaremos mais sobre o tema dízimo) mas quero expor um dízimo mais importante do que o do dinheiro. No contexto do livro do deuteronômio, temos orientações de que o dízimo é 10% da colheita e dos ganhos, que deve ser oferecido a Deus. Agora, vejamos na ótica do tempo. O que você acha que importa mais para Deus: sua vida ou seu dinheiro? Deus nos dá 24 horas de vida por dia. Que possamos aprender a devolver para Deus o dízimo do tempo que Ele nos dá de vida também. Se fizermos as contas, 10% de 24 horas é 2 horas e 15 minutos. Ou seja, para devolver o dízimo da vida para Deus, precisamos dedicar 2h e 15min por dia. É claro que isso nunca vai ser de uma hora para outra; mas precisamos aprender a dar passos e nos preparar.
DEUS NUNCA FAZ NADA SEM PREPARAÇÃO. Todo o Antigo Testamento é uma preparação para o Novo Testamento. Em outras palavras, a Aliança Antiga é uma preparação para a nova aliança que Deus fez com a humanidade, através do sangue de Jesus Cristo. Então, se Deus age dessa forma para se mostrar a nós, quanto mais nós devemos agir, nos preparando para nos mostrar a Ele. Mas as palavras não bastam?
"Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos." (1Cor 4,20)
Muito mais do que as palavras, nossas atitudes falam para Deus o que queremos. Se você está falando para Deus que quer caminhar com Ele, mas não vai assumindo essa postura com suas atitudes, vai demorar muito tempo para você seguir Jesus de verdade. O que fazer? Na oração com palavras e ouvindo a Deus, ganhamos força e coragem para viver conforme Ele deseja. Essa parte de agir depende de nós! Precisamos fazer nossa parte e dizer com a vida o que queremos.
Para finalizar essa postagem, retomo o que foi dito no começo: Deus chama de novo o que passou. O que significa isso? Significa que Deus quer que sejamos aquilo que já fomos e deixamos de ser (para quem já teve um experiência de Jesus em sua vida) e que demos valor às coisas do céu (para quem não teve ainda essa experiência). 
Nós que tivemos coragem de renunciar a tudo por causa de Jesus Cristo e voltamos ao pecado. Deus nos chama a retomar nossa posição e renunciar novamente. Nós que não temos tanto tempo assim para nos dedicar a Deus e sua Igreja, somos chamados a oferecer e consagrar nosso tempo, para que seja uma oferta agradável. Nós que deixamos de falar de Deus para as pessoas, somos cobrados a retomar a evangelização. Nós que não temos força para caminhar, somos convidados a perseverar. Nós que abandonamos a Santa Igreja, somos convidados a retornar. E Deus não nos recebe com repreensões nem desgosto, mas com os braços abertos, preparando o banquete, com toda alegria do seu coração. 
"Digo-vos que haverá jubilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa." (Lc 15,10)
Volte para Deus você que está afastado e coloque seus dons ao serviço do reino de Deus.
Você que não conhece Jesus Cristo, valorize sua vida. Enxergue-a como dom de Deus, porque ela é. E saiba que Deus te ama. Deus se importa com você. Deus quer você com Ele. O tempo mais breve possível, procure a Deus, e você encontrará o amigo mais certo das horas incertas. Procure a Deus no tempo que Ele se deixe encontrar. Faça uma experiência de oração e você não se arrependerá.
"Buscai ao Senhor, já que Ele se deixa encontrar; invocai-O, já que Ele está perto." (Is 55,6)
O que passou em sua vida? O que você deixou escapar por entre os dedos? Que coisas boas ficaram para trás em sua história? O que você ganhou e o que perdeu nesse tempo que vive?
Deixe que Deus seja o sentido, o motivo, a razão, a força para começar um novo tempo. Para aproveitar e viver esse tempo na presença do Senhor, disposto a caminhar com o Senhor Deus.
Deixo algumas frases para nos incentivar e inspirar a aproveitar nosso tempo: “Há ladrões que não se castigam, mas que nos roubam o mais precioso: o tempo.” (Napoleão Bonaparte)
“O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida.” (Charles Darwin)
"Por mais que o tempo possa parecer a passagem das horas, vão parecer curtos se pensar que nunca mais há de vê-los passar." (Aldous Huxley)
"Porque o tempo é tão implacável, roubando-nos as oportunidades se não formos suficientemente rápidos para agarrá-las imediatamente?" (Liv Ullmann)
"Quem mata o tempo não é assassino, mas sim um suicida." (Millôr Fernandes)
"O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel." (Platão)
"As quatro coisas que não voltam para trás: A pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida e o tempo passado."