quinta-feira

Não desanimar

 Querido e querida de Deus, precisamos aprender a caminhar e não desanimar. Essas duas palavras podem ser parecidas. Ambas terminam com "ar". As duas tem dois "as", um "i", um "m", um "n". Uma tem 8 letras e outra tem 9 letras. Se colocar num poema ou numa música, são duas palavras que rimam. Mas, na realidade, não combinam. Não há como caminhar no desânimo. Não podemos e nem devemos caminhar desanimados. Há várias razões que iremos exemplificar nesta postagem, que desencadeiam o desânimo. Mas precisamos compreender isto: ninguém consegue caminhar com Deus, nessa direção que estamos buscando, (no caminho que é Jesus, buscando a meta, por amor, divorciando-se do pecado, movido pela fé,  cheio do Espírito Santo, na alegria do Senhor, alimentado nas três dimensões, livre, sob a ótica do tempo e crescendo em Deus) desanimado!
Se você acompanha esse blog, percebeu que expomos todas as postagens acima. E não foi de propósito!
Na nossa caminhada com Deus, precisamos parar algumas vezes e retomar nossa história, e aprender a enxergá-la com os olhos de Deus, porque muitas vezes não conseguimos entender nossa história, como somos fracos perante as dificuldades da vida, como não temos força para fazer o que nosso coração deseja e muitas vezes porque não vivemos na graça de Deus... Qual o sentido de olhar para trás e tentar entender o que passou?
Já dizia Santa Clara de Assis: "Nunca perca de vista o seu ponto de partida".
Precisamos aprender a não nos desviar dos nossos objetivos. Temos que ser como crianças para acreditar que é possível, independente do que tenha  acontecido ou o tamanho das nossas fraquezas. Quem consegue enxergar no coração a realização dos seus sonhos já se prepara para tal. Mas vamos ao significado da palavra que estamos já renunciando em nome de Jesus Cristo.
Desânimo é uma palavra que divide-se em: des = sem; e ânimo". Uma pessoa desanimada é uma pessoa sem ânimo. O que é ânimo? Do latim "ANIMUS" significa alma, coragem, desejo. Traduzindo, quem está desanimado está sem alma, sem coragem, sem desejo. Para o mundo cristão uma pessoa assim está sem Deus, longe dEle, mesmo Ele sempre estando conosco (em outra postagem falaremos mais sobre a fidelidade de Deus).
Então, se você está desanimado, para recobrar o ânimo precisa estar perto de Deus, junto dEle, caminhando com Ele, atento a sua palavra, ajustando-se a sua vontade. E se isso é verdade, porque as pessoas que estão dessa forma, vivendo uma vida de intimidade com Deus e buscando viver aquilo que Ele quer, ficam desanimadas? Muitas são as causas...
"Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes. Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis. Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa, pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. Ainda um pouco de tempo - sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele. Não somos, absolutamente, de perder o ÂNIMO para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação." (Hb 10,32-39)
Nós temos que passar muitas coisas na nossa vida! Quem teve uma experiência com Deus sabe que não é fácil permanecer com a mesma empolgação que estávamos quando tivemos esse encontro com Ele. Queremos evangelizar o mundo todo e acreditamos profundamente no poder de Deus! Parece que perdemos essa fé com o passar do tempo. Mas por que?
No contexto do capítulo 10 do apocalipse São João se depara com um anjo que desce do céu com um pequeno livro na mão. Uma voz lhe diz para aproximar-se e tomar o livro da mão do anjo e ele vai:
"Fui eu, pois ter com o anjo, dizendo-lhe que me desse o pequeno livro. E ele me disse: Toma e devora-o! Ele te será amargo nas entranhas, mas na boca, doce como o mel." (Ap 10,9)
Ele cumpriu a vontade do anjo e concluiu que era exatamente como o anjo lhe dissera, fechando esse capítulo. O que significa isso? Que estar com Deus, é muito bom, gostoso e fácil no começo. É tudo doce como o mel, as coisas que aprendemos, que ouvimos, que lemos, que acreditamos, que mantemos-nos em oração constante e contínua. Nada nos tira esse vigor. Mas depois, quando fica amargo nas entranhas, que significa o passar do tempo na presença de Deus, poucos são os que perseveram.
Quando encontramos Jesus, nossa vida muda de sentido. Nossos objetivos, nossos sonhos, nossas vontades, nosso jeito de ser, nosso jeito de pensar, nosso jeito de viver...Tudo muda! Afinal, São Paulo já escrevia:
"Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!" (2Cor 5,17)
E também o discípulo do amor nos alerta:
"Aquele que afirma permanecer nEle deve também viver como ele viveu." (1Jo 2,6)
Aprendemos, temos consciência do pecado que estamos vivendo e renunciamos a tudo para estar com Jesus. Mas muitas vezes não conseguimos PERMANECER. Não temos ânimo e força para perseverar. Porque desanimamos? Pra que desanimamos? Como desanimamos?
Desanimamos porque tiramos nossos olhos de Jesus. Esquecemos nosso ponto de partida. E toda a nossa caminhada parece perder o sentido. É tudo uma questão de dar passos para baixo no mundo espiritual. Tudo o que lutamos até certo ponto, parece que não valeu a pena. Somos influenciados por tudo quando não estamos fortalecidos na presença de Deus.
Por causa dos problemas na escola, na faculdade, no trabalho, na família, no namoro, no casamento, que não conseguimos superar, aos poucos, vamos deixando para trás todos os valores que recebemos do Espírito Santo. Deixamos de viver na essência, no famoso discernimento (em outras postagens falaremos mais sobre o tema "discernimento") e passamos a viver na casca, na superficialidade.
Vivemos em mundo que vive de aparências, por isso São Pedro dizia em seu discurso que converteu mais cinco mil homens, cheio da coragem que vem do Espírito Santo: "Ainda com muitas outras palavras, exortava-os, dizendo: Salvai-vos do meio dessa geração perversa!" (At 2,40) 
Da mesma forma, dizia São João sobre o mundo que vivemos: "O mundo passa com suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente." (1Jo 2,17)
Quem coloca sua esperança nas coisas, quando perde-as, acha que Deus o abandonou. Mas tem que ser exatamente o contrário. Quando não permanecemos com Deus, quando qualquer coisa, achamos que perdemos tudo. Quando perdermos tudo, se estivermos com Deus, percebemos que não perdemos nada, pois o nosso tudo é Deus.
Assim como a alegria, a paz e o amor são frutos de um processo longo e duradouro, o ânimo deve ser cultivado no nosso coração. Por causa de situações que não conseguimos superar deixamos tudo o que cultivamos junto às dificuldades, junto aos problemas, junto às desgraças que acontecem, uma hora ou outra. Como percebemos facilmente a perda de alguma coisa material, mas não percebemos quando perdemos a alegria que vem de Jesus, por exemplo. Isso é uma questão de valores! O que tem importância na sua vida?
Ora, para quem Deus é mais importante que tudo na sua vida, não vai perder nem trocar o seu ânimo por qualquer coisa que seja. As dificuldades devem ser superadas. Não podemos nos desviar por nada e nem por ninguém do caminho de Deus. Devemos entender que tudo ao nosso redor nesse mundo, ostentado de falsidade como se a mentira fosse verdade, quer que nos afastemos de Deus. Mas também devemos entender que é uma questão de provação e experiência que vamos aprendendo a vencer. Quem supera cresce, quem não supera, fica preso ao passado. Após as tribulações que superamos, Deus nos dá força renovada para não desanimarmos nas próximas.
Nessa passagem de Hebreus que estamos meditando, Paulo descreve que sustentamos lutas. A nossa luta deve ser contra o mundo, contra o pecado e contra o demônio. Apenas vamos superar as tribulações sem desanimar se tivermos consciência da certeza de possuirmos riquezas muito melhores e imperecíveis que nos aguardam.
Não precisamos parecer que somos isso ou aquilo, pois Jesus mesmo disse: "Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita." (Mt 6,3) Muitos preocupam-se em sua imagem e seu status diante dos homens; mas não param para pensar em como está sua imagem diante de Deus.
Falar "Não perca o ânimo" é a mesma coisa que falar "Não se afaste de Deus". Perder o ânimo é ruína para nós, porque só descemos. Descemos e regredimos na fé, descemos do mundo espiritual para o mundo carnal: "Sois assim tão levianos? Depois de terdes começado pelo Espírito, quereis agora acabar pela carne?" (Gl 3,3), descemos da dignidade que nos foi comprada por Jesus no calvário, descemos da vida de pureza e verdade para a impureza e adultério, descemos do céu para o inferno.
Ao contrário do desânimo, manter a fé é salvação e perseverar com Jesus Cristo é ânimo. A presença de Deus que nos cativa é ainda mais forte nos momentos difíceis da nossa história. Por isso não podemos abandoná-Lo nunca.
Quando vivemos uma vida de acordo com a graça de Deus, não ficamos sem rumo, como demonstra a imagem abaixo nem será o abismo o final da nossa caminhada.
"Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na doutrina de Cristo, não tem Deus." (2Jo 1,9)
João é consciente da caminhada com Deus, por isso ele dá orientações tão valiosas como essa. Precisamos pisar firme e com certeza no terreno que estamos trilhando, para que não aconteça de querer voltar atrás a vida velha.
Aliás, muitas pessoas ficam desanimadas da vida com Deus porque querem voltar ao passado, à vida de pecado, à depravação que viviam. TUDO POR CAUSA DO AMARGO que não querem ficar degustando. Parece que qualquer coisa, comparada ao sofrimento, é melhor. Mas eu e você temos uma meta, que é alcançar o céu, com todo ânimo que Deus nos der, não desistir por nada nem ninguém, permanecer com Deus e perseverar nessa direção, não é mesmo?
Eu vou nessa direção!

Deus te abençoe e te conduza no ânimo, na coragem, na força do seu amor.
Que Jesus Cristo encha o seu coração e você tenha na alma o desejo ardente de viver na sua santa presença, passando por montes e montanhas, e superando todo desanimo que lhe atingir no meio do caminho. Que Jesus te inspire com essa frase:
"No mundo haveis de ter aflições . Coragem! Eu venci o mundo." (Jo 16,33)