quinta-feira

Conhecer a Deus

Queridos e queridas de Deus nessa semana iremos partilhar sobre a visão que muitos tem de Deus. Algumas vezes, baseamos a visão que temos de Deus, a partir dos acontecimentos positivos ou negativos da nossa vida, e atribuímos tudo a Deus. Se forem coisas boas, pensaremos num Deus bonzinho, maravilhoso, carinhoso, amoroso, etc. Mas se nos acontecer coisas ruins, diremos que é tudo por causa de Deus. "Foi Deus que me castigou! Eu sei; eu conheço Ele. É normal!"
"Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o lêem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência." (Rom 1,19)
Infelizmente muitos falam e pensam assim. A única forma que imaginam Deus, é como na imagem acima. Um Deus que está nos observando, como num Big Brother, e está pronto para nos castigar no primeiro deslize que cometemos. "Se pecamos, esperamos o castigo que virá da parte de Deus. Em tudo o que fazemos Deus sempre nos castigará por uma ou outra coisa"
NÃO É VERDADE MEUS IRMÃOS E IRMÃS! ESTÁ ERRADA ESTA VISÃO SOBRE DEUS!
Qual seria a nossa reação se um dia descobríssemos que Deus é muito diferente do que pensamos? Qual surpresa teríamos?
É claro que temos consciência que Deus é trino e uno (mas será em outra postagem que entraremos em detalhes sobre a Santíssima Trindade). Então, vamos a algumas passagens bíblicas para descobrirmos ou relembrarmos quem é Deus.
Pois é, muitos não conhecem a Deus! A começar pela essência de Deus:
"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor!" (1Jo 4,8) 
Não conhecem o Deus que é amor! São João não está descrevendo o jeito de Deus, a forma que Ele nos trata, os sentimentos de Deus (apesar de que pode ser considerado desta forma)...Ele está descrevendo a essência de Deus! Deus é composto de amor! Sua estrutura é o amor; sua base, sua vida, tudo em si mesmo: amor.
Se fôssemos analisar a nossa essência, temos uma grande parte de água e, para nós que acreditamos que viemos do barro, somos feitos do mesmo. Portanto, somos obra e vaso de Deus.
"E, no entanto, Senhor, vós sois nosso pai; nós somos a argila da qual sois o oleiro: todos nós fomos modelados por vossas mãos." (Is 64,8)
Isaías nos relata que Deus é nosso pai. Como um pai trata seu filho? Como você acha que Deus nos trata?
Deus não é mau como tantos imaginam; no contexto que aquele rapaz rico chega a Jesus e tem uma resposta de cara:
"Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom." (Mt 19,27)
Deus é a bondade que nos chama a imitá-lo!
Deus é o Senhor, significa que devemos ser seus servos; não há outros senhores:
"O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor." (Mc 12,29)
Ser Senhor significa que Ele é nosso mestre, nosso guia, nosso protetor.
Deus é espírito, ou seja:
"Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade." (Jo 4,24)
Aprendamos a adorar a Deus dessa forma que lhe agrada (em outras postagens falaremos mais sobre o tema adoração).
Deus é sempre aquilo que Ele mesmo é. Quando Moisés pergunta para Ele, o que dizer quando o povo perguntar dEle:
"Deus respondeu a Moisés: EU SOU AQUELE QUE SOU. E ajuntou: Eis como responderás aos israelitas: (Aquele que se chama) EU SOU envia-me junto de vós." (Ex 3,14)
Deus é o verbo de Deus, que se encarnou para nos salvar e libertar da morte:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. (...) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. " (Jo 1,1.14)
Deus está do nosso lado, Ele é a nosso favor:
"Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contrá nós?" (Rom 8,31)
Deus, diferentemente de nós, é fiel e não volta atrás quando escolhe estar conosco, mas nós muitas vezes desistimos de ser de Deus:
"Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação Ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela." (1Cor 10,13)
Deus não muda como nós mudamos:
"Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade." (Hb 13,8)
Deus não é de ficar nos tentando (para que caíamos em tentação, por exemplo):
"Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém." (Tg 1,13)
Chegamos ao ponto que queremos, com a palavra de Deus, demonstrar a você, filho e filha de Deus, que as coisas ruins que acontecem em sua vida não são obras de Deus.
São Tiago é o discípulo da sabedoria de Deus. Não é a toa que no primeiro capítulo de sua epístola ele já nos dá orientações para suportarmos as tentações e passar pelas provações com alegria, pedir a sabedoria com sinceridade a Deus e entender o processo de morte do pecado em nós. Mas esse versículo treze destaca perfeitamente a visão que precisamos aprender e ter de Deus.
Deus não manda tentações para cairmos. Ele é inacessível a qualquer tipo de mal!
As doenças não vêm dEle, as desgraças não vêm dEle, as catástrofes naturais não são obra dEle, as mortes precoces e a violência que tem no mundo não são vontade dEle, as calamidades mundias não são feitas por Ele. Deus não nos quer ver tristes, Ele não se alegra com as desgraças que existem no mundo, mas tudo está sob o seu controle. 
Deus é onipresente, onipotente e onisciente (cf. Sl 138); isso significa que Ele está em todo lugar, tem todo o poder e sabe de tudo, antes mesmo de acontecer. Por isso, nada acontece sem que Deus já não saiba. Você pode pensar: se Deus sabia, por que Ele não impediu aquela desgraça? Outro ponto que muitas pessoas não entendem.
Como já foi exposto nas postagens anteriores, Deus não nos violenta. Ele não entra onde não é chamado, não arromba nosso coração nem nossa vida. Ele não se intromete em nada. Ele nos dá a liberdade de escolhe-Lo, apenas se quisermos. Deus não força ninguém, Ele não precisa de nada disso. Se quisermos que Deus esteja mais na nossa vida temos que pedir. E a palavra dEle nos garante:
"Pedi e se vos dará. Buscai e achareis.Batei e vos será aberto." (Mt 7,7)
Não que Deus precise disso para poder fazer alguma coisa, porque numa linguagem bem espiritual (que talvez alguns não entenderão): tudo o que acontece é vontade de Deus!
"O vento sopra onde quer, ouves-lhe o ruído, mas não sabes donde vem, nem para onde vai." (Jo 3,8)
 Mas nós precisamos pedir e com confiança na certeza de que Deus ouve a nossa oração:
"Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita." (Jo 16,24)
Mas vamos a imagem de Deus que queremos que você grave e mude a imagem negativa que você possa ter dEle...
Eis aí nosso Deus! Por que o mundo não nos ensina essa imagem de Deus?
Crucificado por nos amar! Tomou sobre Si nossas enfermidades, carregou nossos sofrimentos, castigado pelos nossos crimes e esmagado pelo peso das nossas iniquidades (cf. Is 53,5). Ele não abriu a boca. Não reclamou dos sofrimentos.
Aliás, Jesus é o Deus que nos ama ao extremo (cf. Jo 13,1), que nos dá um novo significado para a palavra amor. Amor é doação, é entrega, é consumir-se pelo amado.Quem ama desgasta-se pelo outro. Isso é o que Jesus nos ensina na cruz, quando concluindo seus ensinamentos, morre para que tenhamos vida (em outra postagem falaremos mais sobre a cruz de Jesus). Olhe para a imagem e reflita por uns instante...
A paixão de Cristo começou quando Ele começou a suar sangue e sentir-se sozinho, porque os discípulos não mantiveram-se em oração, mas deixaram-se levar pelo sono.
Depois foi carregado como um verme e recebeu 5.480 chicotadas (cf. Santa Brígida) ao ponto de ficar desnuda a sua carne e aparecer os seus ossos. Então, recebeu uma coroa de espinhos, em forma humilhante de dizer que Ele é o rei dos judeus. Depois foi obrigado a carregar a cruz, onde mais do que o peso da madeira, nossos pecados fizeram-No cair três vezes. No auge do seu amor por nós, deixa-se perfurar pelos pregos no madeiro, no alto do Gólgota.
As duas mãos e os dois pés transpassados, juntamente com o coração, são os sinais do que a humanidade é capaz de fazer a Ele, longe desse Deus.
Mas eis uma prova de amor de Deus por nós: Jesus passou pela paixão, pela morte, pela cruz e pela dor pensando em nós, porque nada mais no mundo compara-se ao nosso valor para Ele. Nós somos mais importantes que o mundo todo. Jesus não sofreu mais do que sofria porque Ele sabia qual era o fim, depois da cruz: oferecer a salvação a nós, gratuitamente. Por ficar pensando em nós, Jesus sentiu-se confortado e foi até o fim.
Vamos seguir nessa direção para conhecer cada vez mais esse Deus louco de amor por nós?
Deus nos conhece; vamos nos empenhar para conhece-Lo também.

Deus te abençoe e lhe dê forças para permanecer fiel até o fim com Deus, conhecendo-O e amando-O cada vez mais.