quinta-feira

A graça de Deus

 
"Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos, por sua Paixão e morte, coroado de glória e de honra. Assim, pela graça de Deus, a sua morte aproveita a todos os homens." (Hb 2,9)
Maravilhosamente, nesta quinta-feira, queremos estar inseridos no coração de Jesus, e receber, da fonte de toda santidade, a vida que queremos viver pela graça de Deus; isto é o que alegra, que atrai , que move e que impulsiona nosso coração: o coração de Jesus no nosso e nosso coração no dEle! (em outras postagens falaremos mais sobre o coração de Jesus).
Então, queridos e queridas de Deus, precisamos caminhar com a graça, na graça e pela graça de Deus. O que é a graça de Deus? Como caminhar nela? O que precisamos saber para permanecer nessa graça?
Graça é o contrário de desgraça! Podemos dizer da morte de Jesus, como está exposto nesta passagem do livro dos Hebreus, que é a graça de Deus. Jesus morreu e a sua morte pode ser aproveitada por nós. Mas como aproveitar a morte de Jesus?
"Nós cremos que pela graça do Senhor Jesus seremos salvos, exatamente como eles." (At 15,11)
A morte de Jesus nos traz a salvação! A cruz que era sinônimo de maldição tornou-se a maior benção de Deus para nós. A salvação é a graça que Jesus nos oferece pela sua morte na cruz. O seu sangue derramado é a graça que nos cura e liberta. O seu amor foi derramado na cruz...
"No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua MARAVILHOSA GRAÇA, que nos foi concedida por Ele no Bem-amado. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência." (Ef 1,5-8)
Portanto, a cruz de Jesus que tornou-se benção, o seu sangue, a redenção, a remissão dos pecados, o seu amor infinito, a morte de Jesus, a salvação são graças de Deus para nossa vida, nas três dimensões que exploramos nesse blog: física, psíquica e espiritual (em outras postagens falaremos mais sobre essas três dimensões). Essa graça atinge nosso corpo: a graça de Deus nos cura de toda doença e enfermidade, que não são vontade de Deus. Também chega a nossa alma: que transforma nosso ser, nosso modo de pensar, nosso jeito de agir e lidar com os outros, nossos pensamentos, sentimentos, etc. E por fim, liberta nosso espírito de toda prisão espiritual, nos dá alegria, nos liberta de toda maldição, de todo julgo hereditário, de todo peso que carregamos. Enfim, a graça de Deus nos toca em todas as dimensões, se quisermos e permitirmos. 
São Paulo é o homem de Deus, especialista em falar desses termos e assuntos da graça de Deus. Da mesma forma que ele expõe, em sua carta aos Romanos, do desejo de fazer o bem que queria, mas vivia fazendo o mal que não queria, por causa do pecado que habitava nele (cf. Rom 7,14-20) e do espinho em sua carne (cf. 2Cor 12,7), ele expõe também a ação da graça de Deus em sua vida,em sua carta aos Coríntios.
"Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que Ele me deu não tem sido inútil. Ao contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles (os discípulos de Jesus); não eu, mas a graça de Deus que está comigo." (1Cor 15,10)
É sempre questão de um processo, como já comentamos algumas vezes neste blog. Deus NUNCA faz as coisas de uma hora para outra, NUNCA sem preparação e NUNCA sem querer. Tudo é questão de uma preparação e do tempo que Ele determina ou permite. Mas então, se é assim como fica a questão da conversão, no caso, as pessoas que dizem que estão convertidas a graça de Deus? Conversão é um processo! Trata-se de uma decisão, impulsionada pela graça de Deus, que tomamos em um dia. Mas é uma coisa que vai se afirmando e se confirmando a cada dia até chegarmos ao céu, onde seremos transformados totalmente convertidos.
A graça de Deus vai trabalhando no nosso coração e nos fazendo semelhantes ao doador da graça. Todo ódio vai sendo transformado em amor, toda inveja curada pelo auto-conhecimento, toda impureza curada pela santidade, todo egoísmo transformado em partilha, todo pecado e desgraça transformado em graça...
Conforme vamos nos abrindo e deixando que a graça de Deus possa ir ocupando os lugares da nossa vida que antes eram ocupados pelo pecado, vamos sendo moldados e aprendendo a ser e permanecer semelhantes ao nosso Criador, vamos nos tornando agradáveis a Deus, ou seja, vamos reaprender a ser o que nós realmente somos.
A nossa natureza é pecadora. A natureza de Deus é santa.Fechados em nós mesmos, o máximo que podemos oferecer a Deus é o pecado, que habita em nós. Quando nos abrimos à graça de Deus, esta superabunda sobre a nossa natureza. Isto significa que precisamos permitir que a natureza de Deus aja abundantemente na nossa natureza.
"Mas, onde abundou o pecado, SUPERABUNDOU a graça. Assim, como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinará pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor." (Rom 5,21)
Outro ponto que podemos destacar como sendo graça de Deus é a fé! A fé é um dom, uma graça que vem de Deus e deve voltar com obras para Deus, porque a fé sem obras é uma fé morta (cf. Tg 2,26). E não devemos nos esquecer que assim como o amor, se a fé não for alimentada ela morre. E como a alimentamos? Com a graça de Deus! Sendo coerentes na nossa vida de cristãos em todo e qualquer lugar. Assumindo nossa fé como uma necessidade para nós, e viver da fé "como está escrito: "O justo viverá pela fé" (Rom 1,17)
Essa graça de Deus que é a fé deve ser a nossa força. É por meio dela que nos firmamos na rocha que é Jesus e dEle recebemos o precioso tesouro da sua paixão e ressurreição, que é a salvação.
"Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por Ele é que tivemos acesso a essa graça,na qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus." (Rom 5,1-2)
A partir daqui já demos algumas respostas ao que é a fé e como caminhar nEla. Resolvamos, então, a próxima questão que levantamos, "o que precisamos saber para permanecer nessa graça.
"Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estanhas. É muito melhor fortificar a alma pela graça do que por alimentos que nenhum proveito trazem aos que a eles se entregam." (Hb 13,9)
Partilhando dessa passagem acima, tocamos em um ponto delicado para alguns cristãos que não aceitam a plenitude da verdade e da graça, e por isso, não chegam a plenitude da fé. A DIVERSIDADE DE DOUTRINAS ESTRANHAS, que foram inventadas pelos homens, rompem e cessam com a graça de Deus que chega a nossa vida. O autor da carta aos Hebreus está dando uma ordem, para nãos nos deixar desviar por essas doutrinas. Infelizmente alguns cristãos não entenderam essa passagem da palavra de Deus.
Em sua época, Napoleão Bonaparte foi questionado por seus soldados:
-Napoleão, o senhor é poderoso, o senhor sabe muita coisa, por que o senhor não funda uma religião?
Ele respondeu:
-Para fundar uma religião é necessário fazer duas coisas: e uma eu não quero e a outra eu não posso.
Eles disseram:
-Como não pode? O senhor pode tudo! O que o senhor não pode?
Napoleão concluiu:
-A primeira coisa que eu não quero é morrer numa cruz e a segunda que eu não posso é ressuscitar ao terceiro dia!
Outro ponto que é tocado nesta passagem é a questão dos alimentos. Muitos confundem muito esse detalhe dos alimentos, ao ponto de que fundaram religiões por causa disso; assim como alguns fundaram religiões simplesmente para poder casar de novo, para poder transar, para poder viver dissolutamente, para poder fazer o que dá na cabeça...E cada vez mais separam-se uns dos outros e não cumprem a vontade de Deus que é a unidade. (em outras postagens falaremos mais sobre as religiões).
A graça de Deus deve ser na nossa vida a luz no fim do túnel. A nossa vida muitas vezes é o túnel escuro, sujo, fedido, podre, cheio de tudo o que não presta. Mas a graça de Deus está ao nosso alcance, ao ponto de que podemos vê-la, mas temos que ter a coragem de tocá-la e vivê-la.
Por que muitas pessoas não caminham na graça de Deus e se afastam facilmente da presença do Senhor?
Porque não tem essa coragem de tocar na luz que é a graça de Deus e deixar que ela nos envolva, fazendo-nos sair das trevas e da escuridão. Que a graça de Deus seja a luz que nos conduz e nos indica a direção que queremos seguir. Vamos juntos nessa direção meus irmãos e irmãs porque o nosso destino é o céu.
Para finalizar, fechamos essa postagem de hoje com uma palavra de São Paulo, desejando-vos as bençãos e a plenitude das graças de Deus.Que Deus vos abençoe com toda sorte de graças e lhes dê forças para permanecer nas mesmas...Amém!
"Procurai o que é agradável ao Senhor e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contráro, condenai-as abertamente. Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz. E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto (a Escritura) diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará." (Ef 5,10-14)