quinta-feira

Ele está à porta e bate

Amigos e amigas de Deus, com o coração em alegria e movido por uma verdade incontestável queremos iniciar essa formação, nesta semana com um tema belíssimo: "Ele está à porta e bate"; mas precisamos saber a respeito do que vamos refletir. Na imagem acima, temos uma chave, uma espécie de cadeado e atrás desses dois objetos um tecido vermelho. É claro que você já deve ter decifrado o grande enigma. E óbviamente: se você conhecer o terceiro capítulo do livro do Apocalipse, já deve estar associado em seu coração que estamos falando do nosso grande Deus e Senhor Jesus Cristo. Ele está sempre a porta do nosso coração aguardando uma resposta. Para que? Porque Jesus fica na porta do nosso coração? O que Ele espera que façamos? Qual resposta temos que dar?
"Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo." (Ap 3,19-20)
Esta passagem do livro do apocalipse que dá a direção para essa formação hoje, não pode ser lida fora do seu contexto. Aliás, nenhuma passagem pode ser lida ou interpretada fora do seu contexto. O Padre Léo, SCJ, disse em uma das suas pregações que "Texto, fora do contexto, torna-se pretexto para o erro". Neste capítulo, São João recebia a revelação do próprio Jesus, e escrevia as mensagens às Igrejas (em outras postagens aprofundaremos esse tema do apocalipse/revelações).
Escrevia nessa mensagem a Laodicéia sobre as riquezas materiais dessa Igreja e como não valem nada, dizendo também que suas obras eram mornas, nem frias, nem quentes, ou seja, causavam enjoô e vômito a Deus (cf. Ap 3,15). Por isso o Senhor está repreendendo o comportamento dessa comunidade, porque ama, e convoca-os ao arrependimento.
Engraçado ou triste é o fato de que no geral, a sociedade vive de aparências, sempre morna! Mas morna também porque falta fogo. É o próprio Jesus Cristo que vem para trazer fogo a Tera, como Ele diz no Evangelho de Lucas:
"Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?" (Lc 12,49)
Jesus veio lançar fogo na terra! O que significa isso? Ele veio trazer a verdade; ele veio transformar de forma plena a sociedade como um todo; ele veio fazer a diferença em seu tempo, tanto que marcou a história da humanidade, dividindo o tempo em "Antes de Cristo" e "Depois de Cristo"; ele veio revolucionar o pensamento fechado e mesquinho que os antigos tinham da lei e da vivência dos mandamentos, levando-os a plenitude no amor e pelo amor, da forma que Deus quer que vivamos; ele veio aquecer os nossos corações gelados.
Muitos dizem que quando o fogo foi descoberto houve uma transformação radical da forma como o homem vivia e tal. Ora, muito mais do que quando foi descoberto o fogo, Jesus trouxe o fogo do céu e veio incendiar a face da terra com o seu amor iniguálavel, forte e certeiro. Ele veio derreter, não os geleiros dos polos norte e sul, mas derreter o gelo do pecado que havia e que há em nossos corações. Ele veio para queimar todo o mal e tudo o que nos faz ficar frios e indiferentes.
Vivemos em um mundo muito lindo! O que Deus fez é espetacular! As maravilhas do Senhor refletem a sua glória, refletem o seu amor, refletem a sua santidade e sua perfeição! Desde as estrelas do céu até as areias do mais fundo dos oceanos, em tudo vemos a beleza de Deus fazendo tudo muito bom pela força da Sua palavra, como nos narra o primeiro capítulo do Gênesis. Mas quando faz o homem o Senhor coloca a mão. E no salmo 138, o rei Davi relata:
"Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe." (Sl 138,13)
E nos tecendo no seio da nossa mãe, o Senhor nos deu órgãos, membros, olhos, cabelo, mãos, pés, pernas, braços, pulmões, rins e um coração. Ele nos deu um coração, que bate, que bombeia o sangue, que tem a terceira tarefa mais importante do corpo humano: de mandar o sangue para o corpo todo e receber de volta, para mandar novamente. Mas não é apenas para isso que Deus nos deu um coração!
É no coração que fica gravado quem nós somos: nossos sentimentos, nossos pensamentos, nossa personalidade, nossos valores, as pessoas que amamos, e muitas vezes as pessoas que não perdoamos, as coisas que são importantes para nós, onde Deus faz morada, e é a partir do coração que vemos o mundo exterior. Infelizmente muitas pessoas estão cegas, pois não enxergam com o coração. São Paulo percebeu isso na comunidade de Éfeso e em sua carta aos Efésios disse que pedia a Deus:
"Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele; que ilumine os OLHOS DO VOSSO CORAÇÃO, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos, e qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé." (Ef 1,17-19)
É muito importante para as pessoas que tem fé, que aguardam a herança do Céu, que querem viver o Céu na Terra, ver com os olhos do coração. Pode ser que você não tenha problemas com a visão e enxergue perfeitamente com os dois olhos. E pode ser que você já tenha visto pessoas que eram cegas serem curadas e voltam a enxergar. Mas quantos cegos do coração estão por aí, e muitas vezes Jesus realiza a cura dos olhos do coração, como fez com São Paulo (fazendo cair as escamas depois), e não percebemos. ALIÁS, A CONVERSÃO É UM PROCESSO QUE COMEÇA PELA CURA DOS OLHOS DO CORAÇÃO. Apenas quando conseguimos enxergar com os olhos do coração que começamos a perceber verdadeiramente uma mudança. É sempre do interior para o exterior!
Mas este não é o tema de hoje. Entremos no nosso coração então, para encontrar com Jesus que está à porta! E veremos para quê.

Relatamos aqui  uma estória que sempre partilhamos: Existia um homem de Deus que gostava muito de desenhar e pintar paisagens e coisas desde criança. Quando cresceu tornou-se um pintor muito simples, mas que fazia quadros maravilhosos! Pinturas magníficas! As pessoas que viam suas obras ficavam estupefatas, alegres. Os quadros transmitiam vida. Cada quadro trazia uma nova emoção. Cada cor saltava aos olhos. Cada imagem falava com as pessoas.
Num belo dia um observador foi procurar um quadro e admirado ia contemplando um por um. Em um momento parou em frente a um quadro e ficou olhando de um lado e de outro. Passava a mão pelo quadro, parecia que estava procurando alguma coisa. Não suportando apenas olhar o observador foi falar com o autor da obra: "Todas as suas obras são lindas. Mas tem uma obra em que encontrei um pequeno defeito. Talvez você tenha  se esquecido." O pintor respondeu: "Pois não, mostre-me meu amigo..."
Estavam diante de um quadro, em que a paisagem por trás era dum vermelho escuro e forte, e no centro havia uma pequena casa, simples, branca, e apenas uma porta, sem a maçaneta. "Está vendo aqui!? Está faltando a maçaneta na porta!" Sorrindo, o pintor respondeu: "Veja bem meu amigo. Quando pintei esse quadro, eu estava lendo o livro do apocalipse, no terceiro capítulo que diz que Jesus está a porta do nosso coração e bate." 
"Mas o que tem a ver a falta da maçaneta?" Ele então concluiu a resposta: "Acontece que essa casa é apenas para ilustrar nosso coração e a porta que existe. No entanto, não tem maçaneta porque ela está para o lado de dentro. Só o dono desse coração pode abrir a porta ou não. Não tem como quem está do lado de fora abrir." Então o observador adquiriu o quadro e foi embora feliz para casa.
Essa é a realidade que existe em cada um de nós! Nosso coração só tem maçaneta para o lado de dentro! Isto significa que somente nós podemos abrir a porta do nosso coração. Ninguém mais pode abrir. Nem mesmo Deus! Não que Ele não possa ou não deseje, mas Ele nos respeita e não nos violenta. O que Ele faz é bater a porta e esperar que livre e conscientemente lhe abramos a porta e o convidemos a entrar.
Jesus quer entrar no nosso coração pois Ele mesmo disse, e nos ensinou no Evangelho segundo São Mateus:
"Porque é do coração que provém os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias." (Mt 15,19)
Se é nosso coração que está nossa personalidade, aí estão também nossas forças e nossas fraquezas; nossas dores, mágoas, ressentimentos, traumas, medos, infantilidades, desejos de vingança, etc. Um lugar que é para ser reservatório do Céu, de coisas boas, de coisas puras, de coisas santas, de coisas maravilhosas que Deus preparou para nós... No entanto, o coração de muitas pessoas é como um lixão: tudo de podre, de triste, de sujo e fedido fica acumulado aí. O falso bem-estar de hoje em dia torna as pessoas acomodadas, e como é trabalhoso cuidar das coisas do coração muitos tem vivido dessa forma.
Se alimentamos mau o nosso corpo com comida podre e estragada, certamente nosso organismo vai reagir, vamos passar mal e talvez coloquemos isso para fora. MUITOS TEM ALIMENTADO O CORAÇÃO SOMENTE COM PORCARIAS.
Coisas que nem os porcos aceitariam, sendo canais dos espíritos malignos (cf. Mt 8,32), portadores de maldições, sinais das desgraças e maldade. Só desejam o mal para o próximo, não se importam com ninguém mais, a não ser a si próprios.
Por esse motivo é que São Paulo nos ensina a servir e fazer tudo o que formos fazer, como se estivéssemos fazendo para o Senhor; pois no final das contas estamos lidando com um filho de Deus, templo do Espírito Santo, que tem o sangue de Jesus derramado na cruz por amor a Ele, assim como é por nós:
"Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens." (Cl 3,23)
Temos que aprender a fazer as coisas, quaisquer que sejam, de bom coração. Mas como vamos fazer de bom coração se estamos egoistamente apegados as coisas e valorizamos mais os bens materiais do que as pessoas. Temos que ter consciência do que está tendo mais valor em nossas vidas. Aprendamos com o exemplo do povo de Deus, quando estava sendo conduzido por Moisés, quando este recebia as orientações do Senhor para a construção do templo. O povo era impelido pelo coração a ajudar:
"Todos os israelitas, homens ou mulheres, impelidos pelo seu coração a contribuir para alguma das obras que o Senhor tinha ordenado pela boca de Moisés, trouxeram espontaneamente suas ofertas ao Senhor." (Ex 35,29)
Parece um absurdo para os dias de hoje, mas se continuarmos lendo o livro do Êxodo veremos que engraçado esse fato. O povo ajuda tanto e doa tanta coisa, que Moisés dá uma ordem para não fazerem mais doações, pois tem além do necessário para fazer as obras do Senhor. Nos tempos de São Paulo, o apóstolo dos pagãos ensinava o povo a ter a mesma atitude para ajudar com as obras do Senhor.
"Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria." (2Cor 9,7)
Sem constrangimento e sem tristeza, impulsionados pelo coração somos convidados a ajudar nas obras de Deus, da Igreja, para os missionários, para os mais carentes, para os necessitados, para aqueles que realmente precisam, ajudar famílias que carecem de muitas coisas, ajudar também com nossa disponibilidade e tempo, para acolher, para amar, para falar de Deus, para dar o nosso melhor, como para Deus, como é de fato.
"Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes." (Mt 25,40)
Essa alegria da doação nos faz viver da forma como o salmista escrevia e cantava com toda certeza do seu coração, na presença de Deus:
"A luz resplandece para o justo, e a alegria é concedida ao homem de coração reto." (Sl 96,11)
Há uma luz que resplandece e abre caminho para justo, que é a mesma coisa que equilibrado (em outras postagens aprofundaremos o tema do equilíbrio). A alegria enche o coração de quem tem essa bondade e liberdade de viver dessa forma. Contrariamente, de forma triste e nas trevas vive uma pessoa que não tem esse equilíbrio que tem mais do que precisa e mesmo assim não ajuda ninguém, e cada vez só quer adquirir mais e mais, e por mais que tenha, não dosa na medida certa. Por isso é triste! Ter bens materiais ou tempo demais ou qualquer outra coisa em excesso, sem saber o que fazer com tudo isso não traz alegria nenhuma.
Afinal de contas, não é aparência externa que importa para Deus, apesar de Ele ter nos feito à sua imagem e semelhança. Aliás, semelhança interna também, como partilhamos em outras postagens. Somos parecidos com Deus por dentro, maravilhosamente. E é principalmente isso que Ele vê, quando olha para nós:
"Mas o Senhor disse-lhe: Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque Eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração." (1Sm 16,7)
Irmãos e irmãs, Jesus precisa entrar no nosso coração. Na verdade é mais uma necessidade nossa, do que dEle. Nós precisamos permitir que Ele entre para fazer uma obra de renovação em todo o nosso ser. Precisamos permitir que Ele entre, assim como entrou no coração de São Pedro e lhe ensinou, para que ele nos ensinasse hoje:
"Em obediência à verdade, tendes purificado as vossas almas para praticardes um amor fraterno sincero. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração." (1Pd 1,22)
E como purificamos nossa alma? Abrindo o coração para esse bendito Jesus que está a porta. Purificamos porque tomando essa atitude, o Senhor pode fazer aquilo que Ele quer e pode fazer: tudo o que nós permitirmos. Para que tenhamos a atitude de Tobit, pai de Tobias do antigo testamento, louvando ao Senhor nessa alegria quando ele entoou o seu cântico ao Senhor: "Nele me alegrarei de todo o coração." (Tb 13,9)
Ele ficou cego, depois que um passarinho defecou em seus olhos, e sofreu um bom tempo dessa forma. Mas como Ele tinha um coração firme e confiante no Senhor, nada abalou sua fé, sua estrutura. Os problemas não fizeram-no esquecer aquilo que ele era e quem Deus era, pois embora cego, enxergava com os olhos do coração. Isso foi fator determinante para que vencesse as dificuldades e poder entoar esse belíssimo cântico que está no penúltimo capítulo do livro de Tobias.
Donde lhe vinha a força? Do amor ao Senhor, da firmeza e da confiança que ele tinha depositado em Deus, em fidelidade ao primeiro mandamento do Decálogo:
"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças." (Dt 6,5)
Amado e amada de Deus, um pouco antes, temos um ensinamento do livro do Deuteronômio:
"Ah, se tivessem sempre esse mesmo coração, para me temer e guardar meus mandamentos! Seriam então felizes para sempre, eles e seus filhos." (Dt 5,29)
Sabe qual a resposta temos que dar a Jesus que fica nesta porta do nosso coração? A resposta é a abertura completa, e o que Ele espera é o livre acesso. Para que Ele possa fazer uma lavagem, uma purificação, com a água viva que jorrou do seu coração na cruz, com a água que Ele disse que jorra do nosso interior:
"Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11)." (Jo 7,38)
É a mesma água que o Espírito Santo nos lava e nos purifica. Convidamos a você ouvir uma canção especial, escrita e cantada pelo Flavinho da Canção Nova, neste momento, para preparar nosso coração para a próxima postagem, que você já vai saber o tema: http://www.youtube.com/watch?v=ukF2XvV0tNs
Impulsionados por essa felicidade que o Senhor promete para aqueles que O temem e guardam seus mandamentos, abramos nosso coração, demos livre acesso a Ele, e façamos a nossa oração:
"Jesus querido, amado e bendito Senhor, abro o meu coração agora. Aqui do lado de dentro eu abro a porta do meu coração para Ti. Entra em meu coração. Esse coração é teu. Vem me ajudar Senhor. Tudo o que tem de mal está dentro do meu coração. Parece que eu atraio coisas ruins e param em meu coração. Preciso da tua ajuda neste momento Senhor. Eu tenho sido egoísta, eu tenho sido hipócrita. O Senhor me dá tudo o que eu preciso e ainda mais, e eu não tenho um coração agradecido, eu não partilho, eu não tenho alegria Jesus; mas eu quero ter essa alegria que o Senhor promete. Eu quero ter um coração limpo. Lava-me com a água que jorrou do teu coração aberto na cruz. Lava-me e purifica todo o meu interior. Liberta-me do egoísmo, liberta-me da mentira, liberta-me dessa casca de frieza e indiferença que tenho vivido, sem me importar com as pessoas. Tenho dado mais valor as coisas e tenho esquecido das pessoas. Eu quero amar ardentemente como Pedro ensinou em sua carta, mas para isso eu preciso ser restaurado, curado, liberto, amado por Ti. Eu quero sentir-me amado por Ti neste momento. Transforma o meu coração. Eu quero ver com os olhos do coração. Eu quero sentir o teu amor me lavando e fazendo tudo novo. Dá-me essa nova chance Senhor. Eu não quero mais ser um canal de morte, tristeza e impureza, mas eu quero ser um sinal do Céu aqui na Terra. E eu só vou poder ser esse sinal, se meu coração estiver marcado com teu coração. Então marca-me Jesus! Dá-me o selo do teu amor, envolve e purifica todo o meu ser, a minha alma, o meu corpo, o meu espírito e o meu coração com teu sangue e faz-me renascer para uma vida de alegria, amor, paz, verdade e santidade. Passeia pelo meu coração e ajuda-me a me livrar do que tem sido peso e tem me feito essa pessoa desequilibrada. Envolve-me com tua luz, e que caiam as escamas e todo mal que há em mim sai agora, para dar espaço para uma nova criatura, que quer permanecer contigo Senhor, e quer ser fiel a sua palavra. Obrigado Jesus por tamanho amor. Obrigado pela sua misericórdia. Louvado seja o Senhor, o teu nome, o teu coração transpassado na cruz. A tua bondade é infinita. A tua presença acalma o meu coração. Quero entoar a ti minha gratidão e render meu coração em agradecimento. Muito obrigado Senhor Jesus Cristo."
Aprenda esta canção que se chama Deus Imenso do Ministério Adoração e Vida e cante em louvor aquilo que o Senhor fez em você, permitindo que o seu coração cante e vibre de felicidade: http://www.youtube.com/watch?v=pSK9sSEBYOE
"Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida." (Pr 4,23)

A atitude de um coração aberto a Jesus é sempre de gratidão. Com um sorriso no rosto, com uma alegria que transborda no nosso coração, queremos terminar essa postagem, afirmando com toda a certeza de que se você tiver essa coragem de viver e aplicar em todos os momentos da sua vida, essa postagem de hoje, serás muito feliz, e nessa felicidade, você fará a diferença para este mundo frio, pois o fogo do amor que com Jesus adentrou em seu coração, te fará levar muitos a experimentar esse fogo.

Que o Senhor nos abençoe e nos ensine a estar com o coração sempre aberto a sua presença e ao seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...