quinta-feira

O impacto de pentecostes

"Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus! Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: Que significam estas coisas? Outros, porém, escarnecendo, diziam: Estão todos embriagados de vinho doce. Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse: Homens da Judéia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção às minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto não ser ainda a hora terceira do dia [ou seja, 9:00 da manhã]. Mas cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel: Acontecerá nos últimos dias - é Deus quem fala -, que derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão os vossos filhos e as vossas filhas. Os vossos jovens terão visões, e os vossos anciãos sonharão. Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão. Farei aparecer prodígios em cima, no céu, e milagres embaixo, na terra: sangue fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. E então todo o que invocar o nome do Senhor será salvo (Jl 3,1-5)." (At 2,1,21)
Que coisa linda! Aos queridos e queridas de Deus, nesta quinta-feira lhe damos nossos cumprimentos do coração do nosso amado Jesus! Que Deus abençoe a sua vida em nome de Jesus Cristo! Que você comece a ser tocado nesse momento pelo poder, pela força, pela presença e pela pessoa do Espírito Santo de Deus! Que o fogo do amor de Deus que transformou a história do povo de Deus, que realizou um processo de conversão real e forte na vida dos primeiros apóstolos e pessoas que estavam presentes naquela sala, há uns 2000 anos atrás, na cidade de Jerusalém, na festa de Pentecostes, seja derramado sobre a tua vida, e santificando o seu coração te dê nesse dia uma experiência forte e impactante em teu viver. Receba, desde já, um fogo do céu para queimar todo o seu corpo, sua alma, seu espírito, incendiar esse lugar em que você está lendo essa postagem e tudo o que está ao seu redor. Amém!
Começamos no fogo, e queremos continuar com esse fogo aceso, para que derreta todo o pecado do nosso coração e nos ajude a permanecer firmes e decididos nessa direção rumo ao céu. Irmãos e irmãs em Cristo Jesus, leitores desse blog, visitantes regulares e pessoal que entra aqui por acaso, o Espírito Santo de Deus está se manifestando neste momento!
Ele nos envolve com uma certeza inabalável de fé e abre nosso entendimento para a verdade de Deus! Precisamos conhecer ao Senhor, precisamos nos lançar no amor de Deus neste momento, precisamos receber a luz que nos faz enxergar com os olhos de Jesus, precisamos de uma experiência com o amor de Deus, antes que seja tarde demais. Precisamos do impacto de pentecostes nas nossas vidas agora!
E queremos levantar algumas dúvidas e esclarece-las para que aprofundemos nossos conhecimentos, experimentando esse tema na prática: O que significa pentecostes? Quem estava nesse acontecimento? Qual a grande revelação que traz para nós hoje?
Deixamos claro em outra postagem sobre o Espírito Santo, que Ele é uma pessoa: a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus, junto ao Pai e Jesus, no mistério da Santíssima Trindade. Às vezes precisamos sempre lembrar e afirmar com todas as letras isso, mesmo que seja simples, pois algumas pessoas ainda estão como os discípulos que Paulo encontrou em Éfeso que tinham recebido o batismo de João, mas ainda não haviam recebido o batismo em nome do Senhor, por isso nem sequer conheciam o Espírito Santo.
"Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as províncias superiores e chegou a Éfeso, onde achou alguns discípulos e indagou deles: Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé? Responderam-lhe: Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo! Então em que batismo fostes batizados?, perguntou Paulo. Disseram: No batismo de João. Paulo então replicou: João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. Ouvindo isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas estranhas e profetizavam." (At 19,1-6)
Mas o triste é que muitas pessoas, mesmo tendo recebido o batismo em nome do Senhor, ou em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (cf. Mt 28,19) ainda desconhecem o Espírito Santo. Parece que o batismo de hoje assemelha-se ao de João Batista, sendo ainda um batismo de conversão. Mas naquela época eles apontavam para Jesus e João pedia para os seus discípulos seguirem Jesus; e nem sabiam quem Ele era direito. Hoje as pessoas são catequizadas, formadas a respeito da pessoa de Jesus, muitos tem uma experiência com Ele antes do batismo, mas após algum tempo esquecem dessa experiência e vivem longe do Senhor. Aí entra a importância do Espírito Santo...
O Espírito Santo é o aquele que nos fala diretamente, na liberdade do Senhor. Onde Ele está presente, há liberdade, há vida nova, há restauração, há um poder tremendo de Deus, curando, libertando, perdoando, amando, fortalecendo, revigorando, dando vida, dando a conhecer a vontade do Senhor, há uma transformação constante, uma alegria que transborda na alma, que resplandece no rosto.
"Ora, o Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós temos o rosto descoberto, refletimos como num espelho a glória do Senhor e nos vemos transformados nesta mesma imagem, sempre mais resplandecentes, pela ação do Espírito do Senhor." (2Cor 3,17-18)
Ele nos recorda as coisas importantes a respeito dos ensinamentos do Senhor, a respeito da Palavra de Deus, a respeito do que precisamos fazer para ter uma comunhão mais plena com o Senhor. Ele é nosso advogado, defensor contra as mentiras do demônio, contra as farsas e coisas que faz tentando imitar aquilo que o Senhor faz.
"Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviara em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito." (Jo 14,26)
É exatamente isto que aconteceu na festa de Pentecostes, em que algumas pessoas aguardavam a realização de uma promessa. Vejamos mais a fundo quem estava lá, qual promessa estavam aguardando e o que aconteceu na Igreja a partir daí.
Para tudo o que Deus faz, existe uma preparação antes. Deus nos dá o exemplo para ser seguido até mesmo nessa questão. O dia de pentecostes estava guardado no coração de Deus para uma profunda transformação na humanidade. Mas foi preciso uma preparação. E esta transformação se deu através da vida de São João Batista. Temos o relato do que esse homem seria no Evangelho de Lucas, quando seu pai Zacarias estava exercendo sua função de sacerdote no templo e um anjo lhe apareceu e disse:
"Não temas Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João. Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto." (Lc 1,13-17)
Este João, preparador da vinda de Cristo, preparador do batismo e do derramamento do Espírito Santo -
"Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim, é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo." (Mt 3,11) - foi usado de forma estrondosa. Ele trovejou contra o Rei, que cometia adultério, pregava em meio aos poderosos, tinha uma vida de constante e árduo jejum, alimentando-se apenas de gafanhoto e mel silvestre, não se embriagou com cerveja nem vinho, mas foi cheio do Espírito Santo desde o seu nascimento (momento em que a Virgem Maria foi visitar Santa Isabel, e esta ficou cheia do Espírito Santo, e a criança estremeceu em seu ventre [cf. Lc 1,41]).
Pela dedicação de João e sua entrega radical a vontade do Senhor, Jesus veio, realizou sua obra na face da Terra, morreu na cruz, ressuscitou, abriu o céu e ascendeu ao Céu. O Senhor subiu a vista de todos. São Lucas nos conta os fatos a partir daí:
"Desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu). E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo." (At 1,2-8)
Glórias a Deus! Que passagem bíblica maravilhosa! Jesus subiu ao céu a vista de todos e disse que logo seriam batizados no Espírito Santo. Amados e amadas, Jesus cumpriu sua missão. E voltou ao Pai do Céu, de onde veio. Chegando lá, é como se Jesus dissesse ao Pai: "Pronto Pai, cumpri minha missão como o Senhor me pediu. Agora é a vez do Espírito Santo ir realizar a sua obra. E que dia seria melhor do que a festa de pentecostes!?" QUE OBRA ESPETACULAR O ESPÍRITO SANTO REALIZOU!
Primeiramente vamos a explicação de Pentecostes. Essa palavra "pentecostes" vem do grego e traduz-se por quinquagésimo, ou seja, 50°. No antigo testamento cinquenta dias após a páscoa dos judeus (isto é, a festa celebrada desde a libertação do povo de Israel da Terra do Egito, conduzida por Moisés, em agradecimento a Deus) havia a chamada festa das colheitas ou festa dos tabernáculos, em que eram apresentadas as primícias das colheitas ao Senhor. Essa festa também era chamada de festa das sete semanas ou pentecostes. Vamos tentar dar uma explicação ao sentido dos cinquenta dias.
O número da perfeição da Bíblia é o 7. Porque? Porque significa as três pessoas da Santíssima Trindade, agindo nos quatro elementos constitutivos da Terra: fogo, ar, água e terra. E o que pode ser mais perfeito que 7? O número elevado a própria potência ou 7 x 7. Chegamos então ao número 49. Para arredondar temos o 50, que é a perfeição em cima da perfeição. A plenitude do Senhor, agindo em toda a Terra. É a ação do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nos quatro cantos da Terra. Ou seja, Pentecostes então, é um jubileu de graça do Senhor, a plenitude da sua ação entre nós.
A festa de pentecostes era a conclusão do belíssimo período da páscoa, em que eram consumidos apenas pães sem fermento, ou pães ázimos. No novo testamento, com a face de Cristo, e no novo Pentecostes inaugurado, o Espírito Santo também mostra a face, e temos conhecimento completo de toda a Santíssima Trindade. VEMOS NESSE NOVO PENTECOSTES A PLENITUDE DA GRAÇA CONCRETIZADA PELA MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
Então, no segundo andar, de onde antes tinha sido realizada a Última Ceia, é aguardado o cumprimento da promessa do Senhor Jesus. Quem estava nesta sala? Todos os discípulos de Jesus, inclusive as mulheres piedosas, Nossa Senhora, e os discípulos de Jesus, os 11, pois Judas Iscariotes havia se desintegrado do número dos 12.
Então começa a acontecer o cumprimento da promessa. Antigamente, o Espírito Santo somente repousava em sacerdotes, profetas e reis. Mas nesse evento, após os 50 dias da ressurreição de Jesus, abre-se um tempo para um novo derramamento do Espírito Santo. Este acontecimento está narrado no início desta postagem, que nos relata o momento em que o Espírito Santo se manifestou pela primeira vez.
Além de estarem reunidos cumprindo o que Jesus pediu, os discípulos estavam com medo dos judeus, pois acreditavam na ressurreição de Jesus, na sua ascensão ao céu. E tinham o risco de serem assassinados por causa disto. Acontece que o advogado se manifestou, e que manifestação...
O Espírito Santo encheu todos os que estavam naquela sala. Mais de 100 pessoas ficaram cheias do poder do Espírito Santo, pelas línguas de fogo que se repartiam entre eles, e falavam em línguas estranhas, conforme o mesmo Espírito lhes concedia. O Espírito Santo começou a derramar de forma tremenda os seus dons e levantou São Pedro com uma coragem que escandalizou o povo. Ele, sendo uma pessoa medrosa, insegura, inculta e ignorante, foi usada com grande poder e inteligência, e imediatamente começou a profetizar.
Com sua pregação mais de 3.000 homens se arrependeram, ficaram compungidas no íntimo de seus corações e foram batizadas para receber o Espírito Santo. O fogo queimou a todos! Não teve uma só pessoa que ficou sem sentir essa manifestação do amor e do poder de Deus.
Existe uma relação entre São João Batista e o acontecimento em pentecostes. Quando o anjo narrou para Zacarias a personalidade e caráter de seu filho, ele disse que ele não beberia cerveja nem vinho e seria cheio do Espírito Santo. E que engraçado, que quando o povo ao redor daquele sala, naquele lugar, ouviu os batizados no Espírito Santo, pensaram que eles estivessem embriagados. E por que isso? Porque o Espírito Santo é um Deus que se consome para nos incendiar com sua luz, com sua graça, com seu poder, com seu fogo. Essa é a forma como se manifestou o Espírito de Deus para queimar todo medo, toda insegurança, toda fraqueza humana. E da forma dele, que toca o humano. É o encontro e união do divino (Deus) no humano (homem).
HÁ UM VERDADEIRO IMPACTO sobre a face da Terra, pois daquela salinha de Jerusalém, o Espírito Santo se espalhou para o mundo inteiro e continua a ser derramado da mesma forma, como da primeira vez.  O que Jesus disse se cumpriu. Os discípulos foram testemunhas, desde este lugar até os confins da Terra, realmente. O pentecostes de hoje acontece da mesma forma. O que acontece de diferente é que não pedimos nem desejamos da forma como eles desejavam.
"Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que Lhe pedirem." (Lc 11,13)
Peçamos então irmãos e irmãs esse impacto do Espírito Santo em nossas vidas. Ouçamos essa canção para nos ajudar na nossa oração: http://www.youtube.com/watch?v=l3PGUeynrT0
Se lance, e peça até que não tenha mais palavras. Junto a esta canção, se derrame na presença de Deus e receba o impacto de um novo pentecostes em sua vida!
"E quem conhece vossas intenções, se vós não lhe dais a Sabedoria, e se do mais alto dos céus vós não lhe enviais vosso Espírito Santo?" (Sb 9,17)

Que nós tenhamos a coragem de experimentar verdadeiramente um impacto. Impacto não é uma coisa calma, tranquila, mas um choque, um baque, uma batida, uma coisa que faz abalar as estruturas, que sacode com todo o nosso ser, que mexe com nossa alma, que nos faz ficar sedentos da presença de Deus, com fome de falar de Jesus, com desejo de mergulhar no poder dessa unção que nos envolve: http://www.youtube.com/watch?v=kHSFJpepj4c&feature=related

Que Deus nos abençoe e nos confirme nesse impacto de pentecostes hoje!

3 comentários:

  1. '' E HOJE O ESPIRITO SANTO DESCE SOBRE AQUELES QUE LEEM ESSA LINDA POSTAGEM , MUITO CONHECIMENTO E SABEDORIA ADQUIRIDAS NA GRAÇA DO ESPIRITO SANTO .. QUE DEUS DERRAME SOBRE VOCÊ PADRINHO IMENSAS GRAÇAS '' AMÉM ...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário Murilo! Que o Espírito Santo santifique a sua vida e gere sempre um impacto maior em seus dias. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Bendito seja o Senhor que nos da o seu Espirito!!

    ResponderExcluir

Indo nessa direção...