quinta-feira

Ir contra o mundo...!?

  
Talvez hoje algumas pessoas ficarão ofendidas...Mas não temos o propósito de ofender alguém mas anunciar e ser um canal da BOA NOVA do Reino de Deus: esta sim pode incomodar, mas já não somos nós do blog que estamos falando, e sim o próprio Deus! Qualquer coisa é só falar com Ele...Certo?!
Começamos na graça de Deus nessa semana com muitas dúvidas: o que é ir contra o mundo? Por que ou para que devemos fazer isso? Qual o sentido de fazer isso, se o mundo foi criado por Deus?
Filhos e filhas amados de Deus pode ser que haja uma compreensão errônea do tema de hoje, mas vamos expressar com a Palavra de Deus na mão o que estamos afirmando:
"Adúlteros, não sabeis que o amor do mundo é ABOMINADO por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tg 4,4)
Já descrevemos em outras postagens que São Tiago é o apóstolo da sabedoria de Deus. Mergulhado nessa maravilhosa verdade, temos um questionamento da parte do apóstolo que nos faz refletir... Se estivesse escrito que o amor do mundo é uma coisa natural, ou que é ruim, ou que não agrada a Deus, etc...seria menos pesado. Mas está escrito que é "abominado"! O que significa isso? Que é detestável, é horroroso, é uma aberração aos olhos de Deus. Por que? Esta é uma das questões que vamos tentar responder ao longo desta postagem.
Pela nossa fé temos a consciência de que o mundo foi feito por Deus: 
"Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível." (Hb 11,3)
E o que há no mundo? São João, o discípulo do amor (em outras postagens falaremos mais sobre ele), vai confirmar em sua carta a afirmação de São Tiago que expomos acima e responder essa questão:
"Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente." (1Jo 2,15-17)
Percebemos que com carinho e amor São João nos traz luz para entendermos essa questão do mundo. E vamos nos aprofundar nessa palavra mundo.
Não podemos designar o MARAVILHOSO MUNDO que foi criado por Deus, como descreve o capítulo 1 do livro do Gênesis, com o que os apóstolos estão descrevendo. Mas essa palavra pode designar o Universo, quando falamos do "mundo todo" ou pode designar todas as pessoas quando falamos "todo mundo", por exemplo. Essas duas passagens de São Tiago e São João, respectivamente, não referem-se a mundo como tal mas no sentido real da palavra em grego que deve ser traduzida por "Aeon". O que é isso?
Nesse contexto da palavra de Deus significa os valores da sociedade, a forma como se vive, a visão política e interesseira das coisas, etc...Aeon é o mundo da sociedade egoísta que já conhecemos (em outras postagens falaremos mais sobre a sociedade). Sabendo disso, parece que faz mais sentido para nós cristãos, agora, ir contra o mundo. Mas entremos na profundidade do que isso significa e o que requer de nós de forma concreta e coerente.
Baseados na palavra acima, sabemos que há nesse mundo (aeon), além de tudo o mais, a concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida. A palavra concupiscência pode ser designado por ambição, luxúria, sensualismo, mundanidade, mundanalidade e também soberba, que são sinônimos dessa vida "aeonizada". 
Tendo claro isso, podemos concordar com São Tiago quando diz que quem é amigo desse "aeon" constitui-se inimigo de Deus. Esse é o ponto que queremos tocar, suavizando e curando nosso coração com a palavra de Deus. 
Infelizmente vivemos em uma sociedade de aparências. Não há mais profundidade em nada: tudo é superficial. Por isso, muitas vezes somos levados a crer que o mundo que está sendo oferecido para nós, como a primeira imagem, acima, vai nos trazer alegria ou nos fazer felizes. Mas não podemos esquecer que foi o demônio que ofereceu a Jesus todos os Reinos da mundo, como nos narra o Evangelho de São Mateus,  no capítulo 4, versículos 8 e 9:
"O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do MUNDO e a sua glória, e disse-lhe: 'Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-se diante de mim, me adorares."
O que estão te oferecendo como a imagem com o mundo na mão? Quem está te oferecendo? O que estão te oferecendo? Drogas, sexo, dinheiro fácil, uma vida sem preocupações? Não nos iludamos!
Sem dúvidas, com toda a certeza, o fim de quem aceita tomar parte em qualquer coisa nesse aeon dirige-se para o abismo (como nessa segunda imagem acima).
Muitos fazem isso por ignorância, sem ter conhecimento. O pior é quando alguém que está com Deus e sabe o que está fazendo continua a encaminhar-se para o abismo do pecado ou não consegue renunciar.
O que estamos querendo dizer? Que quem foi liberto por Jesus desse mundo de trevas, de egoísmo, de vaidades, de invejas, contendas, enfim, uma vida desregrada, e volta a viver da mesma forma impura, por não aguentar o peso da glória de Deus (em outras postagens falaremos mais sobre as dificuldades de permanecer nessa direção com Jesus Cristo), fica muito pior do que antes de estar com Jesus.
"Com efeito, se aqueles que renunciaram às corrupções do MUNDO pelo conhecimento de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador nelas se deixam de novo enredar e vencer, seu último estado torna-se pior do que o primeiro." (2Pd 2,20)
Por isso nossa proposta é lutar, ir contra, resistir, não desanimar, ir até o fim contra o mundo e, consequentemente contra o pecado. É muito difícil ser um cristão autêntico nos dias de hoje, sem ser contaminado pelo "mundo aeon", mas não podemos nos contentar com uma vida assim. 
Um dos grandes problemas que enfrentamos para lutar contra o mundo, muitas vezes, é a falta de exemplo, porque aqueles que deveriam nos dar exemplos dessa batalha, que deve ser contínua e constante, dão é contra-testemunho. Outro problema é que acreditamos nas propostas do demônio quando nos oferece as coisas fáceis, que são as desgraças e os vícios embrulhados em enfeites bonitos. E também, o falso cristianismo. O que é isso?
Um cristianismo de aparências, ajustado a pessoa, para viver no mundo da forma que bem quiser. É como a sociedade: você olha por fora, parece a coisa mais linda e perfeita do mundo; só conhece realmente que é podre como é quem está por perto? 
O povo quer viver com Deus mas não quer renunciar ao passado, ao prazer pecaminoso, nem a aparência. Preferem manter uma imagem diante da sociedade do que diante de Deus. NUNCA PODERÃO EXPERIMENTAR A PLENITUDE DE DEUS DESSE JEITO!
Não pode gozar da verdadeira alegria aquele que quer viver no mundo e com Deus. É semelhante a comparação que Jesus fez entre servir a Deus e servir ao dinheiro:
"Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza." (Mt 6,24)
Para poder aproveitar plenamente a graça de Deus e viver conforme ela nos direciona, temos que tomar uma decisão: ou caminhar nessa direção contra o mundo, ou ser a favor do mundo e ser inimigo de Deus. Você que escolhe! O fato é que não dá para ser os dois!
Não caminhemos para a nossa ruína, mas cuidemos da nossa vida que é um dom de Deus queridos. Busquemos ao Senhor enquanto Ele se deixa encontrar, e mantenhamo-nos alertas para não nos deixar prender por nada e por ninguém mas vivermos livres...
"Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma." (1Cor 12)
Para encerrar essa postagem, deixamos aqui o fator principal pelo qual temos que lutar contra o mundo. Quem vai nos ensinar é São Paulo:
"Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas ) nos ares." (Ef 6,12)
Vamos lutar com todas as nossas forças e com a força que vem de Deus contra o mundo, contra o pecado e contra o demônio.

Deus nos abençoe, nos fortaleça e encha-nos de coragem.