quinta-feira

A cruz sagrada de Cristo

"Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro." (Gl 3,13)
Graças a Deus, começamos esta semana com um tema maravilhoso para os cristãos, mas que é um escândalo para os pagãos e uma aberração ao mundo moderno: a santa Cruz de Cristo Jesus. E começamos maravilhosamente com um versículo da Bíblia Sagrada que incomoda os teólogos, os doutores, os mestres, os sábios...JESUS SE FEZ MALDIÇÃO POR NÓS! Que absurdo seria, que heresia, que hipocrisia, que escândalo se não estivesse escrito nas Sagradas Escrituras...
Para você que é cristão, para você que é espírita, para você que é budista, para você que é ateu, para você que é de qualquer ou de nenhuma religião: que a cruz sagrada de Cristo Jesus, te ilumine e te oriente na verdade de Deus.
Como é que o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" pode se fazer maldição? Por que chamamos a cruz que Jesus morreu de "sagrada"? Por que a cruz não é esquecida no mundo cristão? O que é sinal da cruz? É bíblico?
Tentaremos responder estas e outras questões que muitas vezes não temos conhecimento e por isso, pensamos de maneira equivocada sobre a cruz, a ponto de que muitos fogem dela, mas vamos aprender o seu verdadeiro sentido e significado.
No alto do madeiro está escrito: "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus" (cf. Jo 19,19). Os homens gritam e tentam por Jesus à prova:
"Tu que destróis o templo e reconstróis em três dias, salva-te a ti mesmo! Se és o Filho de Deus, desce da cruz!" (Mt 27,40)
 Na cruz está pregado o salvador da humanidade com suas cinco chagas (duas nas mãos, duas nos pés e uma no coração), com a coroa de espinhos que transpassou seu cérebro, tendo já recebido as 5.480 chicotadas (cf. Santa Brígida) e passado pelo momento de suprema angústia em que suou sangue. Jesus não prega mais com palavras agora, mas somente com a vida. Na cruz Ele demonstra o quanto Deus é capaz por amar o homem e a mulher ao extremo. Ele não se contenta em apenas trocar Reinos, dar nações e riquezas por nós, fazer o possível e o impossível. Ele se encarna na nossa realidade humana e desce ao nível mais baixo que um ser humano já chegou, sendo considerado um VERME NA CRUZ. Estava irreconhecível!
Analisando os escritos podemos dizer que São Paulo foi um homem que experimentou a força dessa cruz na sua vida. Ele escreve coisas profundas sobre sua experiência e conhecimento sobre a santa cruz.
A cruz está em sua missão:
"Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o Evangelho; e isso sem recorrer à habilidade da arte oratória, para que não se desvirtue a cruz de Cristo." (1Cor 1,17)
A cruz está em sua espiritualidade:
"A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina." (1Cor 1,18)
A cruz está em sua pregação:
"Se é verdade, irmãos, que ainda prego a circuncisão, por que, então, sou perseguido? Assim o escândalo da cruz teria cessado!" (Gl 5,11)
A cruz é sua glória:
"Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." (Gl 6,14)
A cruz é sua vida:
"Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo." (Gl 2,19)
Paulo diz que é na cruz que Deus une a humanidade e aniquila toda inimizade:
"Agora, porém, graças a Jesus Cristo, vós que antes estáveis longe, vos tornastes presentes, pelo sangue de Cristo. Porque Ele é a nossa paz, Ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava, abolindo na própria carne a lei, os preceitos e as prescrições. Desse modo, Ele queria fazer em Si mesmo dos dois povos uma única humanidade nova pelo restabelecimento da paz, e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade." (Ef 2,13-16)
[Talvez esse seja um motivo pelo qual o povo cristão de hoje em dia está separado: de uma forma ou de outra alguns não aceitam a VIRTUDE DA CRUZ.]
Paulo diz que Jesus encravou toda condenação contra nós na cruz:
"Mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, chamou-vos novamente a vida em companhia com Ele. E Ele que nos perdoou todos os pecados, cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. Espoliou os principados e potestades, e os expôs aos ridículo, triunfando deles pela cruz." (Cl 2,13-15)
Paulo trata os cristãos maus como inimigos da cruz:
"Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo, cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento e só tem prazer no que é terreno." (Fl 3,18-19)
Paulo descreve a humilhação que Jesus chegou do céu até a cruz:
"Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." (Fl 2,6-8)
Um dos maiores evangelizadores da história da Igreja, o evangelizador dos povos pagãos, um homem cheio de sabedoria e do Espírito Santo, um homem que deu sua vida pela propagação da boa nova do Reino de Deus, Jesus Cristo, pregado na cruz, morto e ressuscitado, um homem que conheceu-se a partir da sua experiência com Jesus Cristo, foi um homem profundamente apegado À CRUZ DE CRISTO. A cruz fazia parte da sua vida! (em outras postagens falaremos mais sobre esse grande homem de Deus: São Paulo). Será que esse não é um dos grandes motivos pelo qual alguns evangelizadores não passam de charlatões!? Qual motivo? ESTÃO LONGE DA CRUZ SAGRADA DE CRISTO!
Jesus convocava os discípulos. O que Jesus oferecia para que eles O seguissem e o que eles exigiam? Talvez muitos esperassem que Jesus dissesse: "Sigam-me e os seus problemas acabarão!" Ou "Me sigam da forma que vocês estão: não precisam renunciar às drogas, nem ao sexo desregrado, nem à infidelidade, nem à  nada da suas vidas!" Ou até mesmo: "Sigam-me os bons! Eu vou dar-lhes muito dinheiro! Suas vidas financeiras irão prosperar!" MUITO PELO CONTRÁRIO! Vejamos o que aconteceu realmente:
"Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, RENUNCIE-SE a si mesmo, TOME A SUA CRUZ e siga-me." (Mc 8,34)
E disse ainda:
"Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim." (Mt 10,38)
"E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo." (Lc 14,27)
Um homem de Deus chamado Éder Marques já dizia: "Cuidado para não buscar um Cristo sem cruz, para não encontrar uma cruz sem Cristo!" O que significa isso? QUE NUNCA VAMOS ENCONTRAR JESUS SEM PASSAR PELA CRUZ. Temos que carregar a nossa cruz e abraça-la como Jesus a abraçou.
Para alguns cristãos a cruz continua a ser sinônimo de maldição e desgraça. Mas temos uma notícia para quem pensa assim: JESUS TRANSFORMOU A MAIOR DESGRAÇA DA BÍBLIA, QUE ERA A CRUZ, NA MAIOR BENÇÃO PARA NÓS, pois através do sangue derramado nela, abriu o céu para nós e rasgou o véu do Templo.
Quando dizemos que a cruz é sagrada não falamos da cruz por si mesma, mas a partir do momento em que Jesus esteve nela ela foi totalmente transformada. Jesus é que tornou-a sagrada. Todo o sangue que havia no Seu corpo Ele derramou, até o ponto de sair água de seu coração. A cruz foi alvejada no sangue de Cristo! Como dizer que ela não é importante?
É dessa cruz lavada no sangue de Cristo que nós vamos receber a redenção, a remissão e o perdão dos nossos pecados. Na verdade, recebemos de Jesus, mas tudo passa pela cruz. 
É da cruz que vamos receber a efusão do Espírito Santo. É na cruz que conhecemos os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo. É pelo mistério da cruz que Deus se humilha e erguido no madeiro atrai-nos para Ele.
"E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim." (Jo 12,32)
O segredo para sermos homens e mulheres de Deus é abraçar a cruz...
Hoje em dia, alguns associam a cruz à maldição ainda. NÃO É MAIS ASSIM! Como Paulo disse, a cruz é uma força divina para nossa vida, principalmente para os cristão. Não há porque fugir da cruz, porque nossa missão também passa pela cruz.
A cruz é o lugar da santidade, é o lugar que alcançamos as graças profundas emanadas do coração de Jesus; a cruz é o lugar dos fracos, pois precisam de escudo e proteção, e é isso que a cruz é.
A cruz deveria ser a alegria de todo cristão!
Não temos que ficar pensando no que temos que suportar (outro motivo, a cruz é sinal de salvação por causa das chagas de Jesus) mas no que vai acontecer se permanecermos na cruz, assim como aconteceu com Jesus:
"Em vez de gozo que se lhe oferecera, Ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus." (Hb 12,2)
Pode ser que você ainda esteja se perguntando sobre a questão do sinal da cruz; vamos finalizar com esse tema hoje.
"Então a glória do Deus de Israel se elevou de cima do querubim, onde repousava, até a soleira do templo. Chamou o Senhor o homem vestido de linho, que trazia à cintura os instrumentos de escriba. e lhe disse: Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem.Velhos, jovens, moços, moças, crianças e mulheres, matai todos até total extermínio; precavei-vos, todavia de tocar em quem estiver assinalado por uma cruz." (Ez 9,3-4.6)
Da mesma forma encontramos os anjos protegendo os servos de Deus com o sinal da cruz na fronte:
"Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado os servos de nosso Deus em suas frontes." (Ap 7,3)
Vemos que o sinal da cruz é uma forma de proteção e graça de Deus nas nossas vidas. Não abandonemos o santo sinal da cruz.
Convido-te querido e querida de Deus a colocar-se aos pés da Cruz de Cristo e receber a força de Jesus que vem pelo mistério da cruz. Que recebendo essa força você seja sustentado e fortalecido na graça de Deus em todas as áreas da sua vida. Que você permaneça em pé, mesmo em momentos difíceis em que não conseguimos entender o sofrimento, assim como os corajosos que não abandonaram Jesus:
"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho." (Jo 19,25-26)
Aos pés da cruz estavam quatro seguidores de Jesus: Maria, mãe de Jesus (em outras postagens falaremos mais sobre ela); Maria de Cléofas; Maria Madalena e João, o discípulo amado. Que nós tenhamos a coragem de seguir Jesus até mesmo na cruz e não apenas em momentos em que tudo está bom e agrádevel: o verdadeiro seguidor de Jesus não O abandona por causa de dores, perseguições ou sofrimentos, mas vive o "drama do calvário" com a força que brota da cruz.
Deus nos abençoe e nos leve adentrar nos mistérios que a cruz de Cristo esconde.