quinta-feira

Reparação


Linda é essa imagem que nos leva ao verdadeiro sentido da postagem de hoje. Veremos quão importante é esse tema para a vida de qualquer cristão que é humano... pois para alguns que já tornaram-se "santos" ou "robôs" não tem nenhum sentido o que vai ser escrito aqui hoje! Se você está em algum desses dois grupos convido a você escolher outro blog para ler, afinal, nada vai mudar, para melhor ou para pior, sua vida. Agora, se você é humano ainda, por favor leia com atenção as linhas abaixo (em outras postagens falaremos mais sobre o tema de ser humano).
Talvez essa imagem pode remeter-nos a campos, a sítios, a agricultura, a terra, a plantação, a flores, a árvores, a frutos, a sementes... E tem tudo a ver com o que aprofundaremos!
Mas se precisamos caminhar temos que saber o que é essa tal de reparação. Você já deve ter uma idéia pelo fato de que já demos uma pincelada na postagem anterior (caso contrário, desça a próxima postagem e depois retorne a esta, que é como uma continuação).
Qual o sentido de reparar? Para que precisamos fazer isto? O que devemos reparar? Quando e onde devemos reparar?
Como sempre, começamos com a Palavra de Deus que nos dá o ponto de partida e ao término da postagem, nos dará o ponto de chegada de hoje.
"Se alguém cometer involuntariamente uma infidelidade, retendo ofertas consagradas ao Senhor, oferecerá ao Senhor em sacrifício de REPARAÇÃO um carneiro sem defeito, tomando do rebanho, segundo a tua avaliação em siclos de prata, conforme o siclo do santuário, este é um sacríficio de reparação." (Lv 5,15)
Ora, que coisa linda podemos aprender com essa palavra: sacrifício de reparação! Deixamos aqui claro, já antes que haja dúvidas, que há uma diferença entre reparação e arrependimento (que trataremos em uma outra postagem).
Reparação é uma palavra fácil de ser traduzida: é o ato de reparar, consertar uma atitude, uma ação. Qual ação? Qualquer uma que não tenha sido realizada na bondade, na misericórdia, na caridade, na doçura, na mansidão, na humildade, na reta-intenção, etc [valores primordiais para os seguidores de Cristo].
Quantas vezes nós cristãos que deveríamos dar testemunho de Jesus amando aos irmãos que estão ao nosso redor e dando o exemplo, damos contra-testemunho quando não falamos de Jesus, quando não perdoamos, não acolhemos, não iluminamos suas vidas, não deixamos rastros de Deus para eles seguirem, quando os fazemos afastar-se de Deus, quando guardamos raiva e quando desejamos o seu mal.
Quanta coisa fazemos com a mesma atitude de Judas, só pensamos nos nossos interesses e prazeres e passamos por cima de outras pessoas, ofendendo-as...Trata-se de uma coisificação do homem e uma supervalorização das coisas. Por causa de coisas materiais ou por qualquer mal-entendimento arranjamos brigas e discutimos a toa, resultando em divisões, ou seja, a vontade do demônio, pois a vontade de Jesus é que todos sejamos um e permaneçamos em unidade como Ele e o Pai são e estão (cf. Jo 17,21).
Nossa sociedade é hedonista e narcisista. Prefere viver de aparências e na superficialidade. Por causa disso estamos acostumados a destratar as pessoas como se fossem coisas. Mas entre os cristãos não deve ser assim!
Comecemos a aprender com essa palavra que estamos meditando e vamos transpor-la para o nosso contexto atual. Se alguém for infiel sem querer, guardando egoistamente o que é de Deus, deve oferecer um sacrifício de reparação. Traduzindo: se alguém quebra a aliança com Deus ou com os homens (no namoro, casamento ou celibato), se alguém não devolve seu dízimo (de bens materiais e de tempo), se alguém não dá testemunho de Jesus (em atitudes ou palavras), se alguém exagera e peca por não controlar-se (na comida, bebida ou coisas), se alguém rouba algo, se alguém faz um compromisso e não chega a tempo, se alguém não cumpre suas obrigações, dizemos que esta pessoa é infiel, que quer dizer que é o contrário de quem é fiel.
Isso não quer dizer que nós somos ou faremos tudo na nossa vida de forma perfeita e maravilhosa. Não meus irmãos e irmãs, nada disso. Mas que temos a oportunidade de reparar as áreas ou atitudes que fizemos de forma menos certa. Como reparar? Já sabemos o que reparar, mas como fazer isto?
Eu diria com humildade. A primeira atitude que antecede a reparação é o conhecimento e reconhecimento dos erros que foram cometidos. Da mesma forma quando vai-se reparar um carro, precisa-se saber o que está estragado para consertar. É A MESMA DINÂMICA QUE ACONTECE CONOSCO! Devemos descobrir o que fizemos de errado e então assumir o erro, NÃO FUGIR DELE!
Infelizmente, muitos não aceitam o versículo seguinte dessa palavra:
"Restituirá o que tirou do santuário, com um quinto a mais, que entregará ao sacerdote. O sacerdote fará a expiação por esse homem com o carneiro oferecido em sacrifício de reparação, e ele será perdoado." (Lv 5,16)
Imaginemos a seguinte situação: um homem realizou um furto. Se ele se converte e recebe essa palavra, deverá oferecer algo precioso dele mesmo (o carneiro), devolver o que ele roubou e ainda 20% a mais do que roubou. Se fosse você, aceitaria fazer isso? Se pensarmos nessa lógica parece que seremos apenas tolos se fizermos isso, mas vejamos a atitude de alguém que encontrou Jesus, parou para ouvir Ele pregando e como aconteceu na sua vida a atitude (sacrifício) de reparação:
"Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. Ele procurava a ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. Ele correu adiante , subia a um sicômoro para O ver, quando Ele passasse por ali. Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é necessário que eu fique hoje em tua casa. Ele desceu a toda pressa e recebeu-O alegremente. Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador... Zaqueu entretanto, de pé diante do Senhor, disse-Lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. Disse-Lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto, também este é filho de Abraão." (Lc 19,1-9)
Zaqueu deixa-nos um belo exemplo de reparação: diz que vai DAR metade dos seus bens aos pobres e devolver quatro vezes mais para quem ele roubou. Será que nós temos essa coragem de Zaqueu!? Senão, é porque Jesus ainda não ficou em nossa casa, nem sua salvação e nem fomos ungidos pelo Espírito Santo, pois a quem essas coisas acontecem, há uma transformação, uma troca de valores e uma santificação da família. Jesus não pediu nada a Zaqueu, mas ele havia reconhecido seus erros...
O que você já fez de errado na vida? Onde você mais errou na vida, em que área? Qual o sentido da reparação nesses casos?
Se quisermos ou não, não tem como voltar atrás no tempo, na história da nossa vida. O que passou, passou! O tempo não volta atrás. E também não há como avançar para o futuro... O que nos resta então é SOMENTE O PRESENTE. Para que e como vamos reparar algo do passado se não há como voltar? Acontece que a reparação é exatamente isso: os momentos difíceis que foram passados na dureza de coração podem agora ser suavizados, pois refletem no futuro. VIVENDO O PRESENTE, REPARAMOS O PASSADO, OLHANDO PARA O FUTURO. Esse é o sentido de reparar!
Só realiza esse sacrifício de reparação quem ama. Só realiza esse sacrifício de reparação quem perdoa. Só realiza esse sacrifício de reparação quem tem coragem de jogar fora sua própria imagem e ser humilde para pedir perdão, para devolver algo... Tudo com o sentido de hoje ser difirentes: amar melhor, perdoar melhor, conversar com mais carinho, não destratar ninguém, rezar por aqueles que nós machucamos e não tem como vê-los de novo (mesma atitude que temos que ter para com aqueles que já morreram), respeitar o que antes não respeitamos, reconhecer o valor da família, redescobrir-se como pessoa humana com dignidade.
Em outras palavras REPARAR É DAR DIGNIDADE A ALGUMA PESSOA, SEJA ELA QUEM FOR. Temos que aprender com esses exemplos, e mais um motivo para aplicarmos isso na nossa vida:
"Eis a lei do sacrifício de reparação; esta é uma coisa santíssima" (Lv 7,1)
Quer ser santificado!? Assuma esse proposito para sua vida: plante sementes vivendo, aquilo que não der certo pode, corte, recomece, regue com muito amor, e terá frutos abundantes o para o resto da vida.
E outra coisa muito importante: é sempre uma questão de escolha e sentimento, mas não pode depender deste segundo!
Ou fazemos isso, ou vamos ferir e ser feridos, sem experienciar a graça da cura (tema que detalharemos em outra postagem). E sendo feridos vamos só caminhar de mal a pior.
'Só com o coração se reparam as feridas do coração.' (Padre Dehon, SCJ)

Você feriu com o coração? Repare com o coração! Você feriu com as palavras? Repare com as palavras! Você feriu com o corpo? Repare com o corpo! Você feriu com os sentimentos? Repare com os sentimentos! Você feriu com impureza? Repare com pureza! Você se perdeu no mundo das drogas? Repare no mundo da sobriedade! Você feriu com agressividade? Repare com calma e consciência tranquila!
Não há como fugir dessa atitude, pois sempre vamos ter que aplicá-la em nossas vidas se quisermos viver com Deus e caminhar nessa direção. 
Está nas nossas mãos a escolha:
"O espírito do Senhor repousa sobre mim porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade; proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos, dar-lhes um diadema em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de vestidos de luto, cânticos de glória em lugar de desespero. Então os chamarão as azinheiras da justiça, plantadas pelo Senhor para sua glória. Reconstruirão as ruínas antigas, reerguerão as relíquias do passado, restaurarão as cidades destruídas,  repararão as devastações seculares; virão estrangeiros apascentar vosso gado miúdo, gente de fora vos servirá de lavradores e vinhateiros; a vós chamar-vos-ão sacerdotes do Senhor; de ministros de nosso Deus sereis qualificados. Vós vos alimentareis com as riquezas das nações, e brilhareis com sua opulência. Já que tiveram parte dupla de vergonha e tiveram como quinhão opróbrios e escarros, receberão em sua terra parte dupla de herança, e a alegria deles será eterna." (Is 61,1-7)

Que Deus nos abençoe e tomando consciência dessa verdade, leve-nos a reparar o coração das pessoas e o seu próprio, com o nosso amor!