quinta-feira

A santa preparação

"Aqueles que temem ao Senhor preparam o coração, santificam suas almas na presença dEle." (Eclo 2,20)
O Senhor é poderoso e treme toda a Terra ante sua majestade, poder e glória infinitos... Que beleza amados e amadas de Deus! Nesta semana mergulharemos num tema importantíssimo para a vida de toda e qualquer pessoa que quer ser de Deus, que quer seguir a Cristo Jesus e que quer se deixar conduzir pelo Espírito Santo. Se ponha em oração comigo, na poderosa presença do Senhor Deus: " Senhor, eu não sei o que me aguarda, eu não sei o que o Senhor prepara para mim, mas eu quero estar aberto a tua vontade. Jesus ajuda-me a confiar em Ti, ajuda-me a crer, mesmo que eu não veja as maravilhas que estás preparando para mim. Eu desejo de todo o coração estar preparado para tudo o que Deus prepara para a minha vida! Eu não quero me prender a nada que me impede a receber a graça de Deus! Espírito Santo de amor e de luz, vem sobre a minha vida preparar o meu coração, vem preparar todo o meu ser para estar em sintonia conTIgo e no momento certo, impulsiona-me a viver a plenitude da Tua vontade, assumindo minha missão e sendo todo Teu hoje. Amém."
Então, como na imagem e na passagem do livro do Eclesiástico, aqueles que temem ao Senhor preparam o coração na presença dEle. Então precisamos saber: como preparar o coração na presença de Deus? O que temos que fazer para estar preparados a tudo o que o Senhor deseja fazer? Por que é tão importante essa tal de preparação? O porquê de destacarmos com tanto brilho esse tema, é o que você vai descobrir ao longo dessa postagem.
Se quisermos fazer bem alguma coisa temos que nos preparar. Um jovem precisa se preparar estudando as lições para que consiga uma boa nota ou a nota máxima quando vai fazer uma prova, por exemplo. Uma pessoa que vai começar a dirigir um carro ou pilotar uma moto precisa se preparar tirando a carteira e aprendendo as regras do transito para não fazer cagada. Um professor que vai dar aula precisa estudar bem o tema, saber do que vai falar com segurança para poder ensinar. Uma pessoa que vai fazer uma entrevista de emprego precisa se preparar, chegar com antecedência, etc. Agora se nos preparamos para coisas passageiras e muitas vezes não tão essenciais, porque não nos preparamos para as coisas de Deus? 
Parece que há um relaxo com as coisas de Deus hoje em dia, ou apenas e uma impressão? O próprio povo de Deus perdeu o temor ao Senhor. Uma prova disso e que não se preparam mais para os encontros com o Senhor... Pessoas que tem sede de Deus e não se preparam para ser saciados, pessoas que tem coragem de deixar tudo por Jesus mas não se preparam pelo que vem pela frente, pessoas que querem ter experiências com Deus mas não se preparam para cada nova experiência, que querem receber uma chuva de bençãos e graças mas não abrem o coração para isso, que querem experimentar o poder de Deus mas não se preparam conhecendo o Deus Todo-Poderoso, que querem viver o pentecostes hoje mas não estão acostumados a se abrir ao Espírito Santo. Vivem tudo de qualquer jeito, por isso vivem tão mal! TEMOS QUE NOS PREPARAR PARA AS COISAS DE DEUS, JÁ QUE DEUS PREPARA TODAS AS COISAS PARA NÓS.
Ele prepara o Universo, os animais, as flores, campos, frutos, a vida, o amor, a salvação, a alegria, a santidade, as boas obras, tudo está preparado para nós:
"Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticassemos. (Ez 2,10)
A santa Palavra de Deus nos dá um segredo para nos preparar para Deus:
"Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento de tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer, na dor permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confianca em Deus e Ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nEle. Conserva o temor dEle até na velhice." (Eclo 2,1-6)
Muitos de nós, cristãos ou não, não gostamos de dificuldades, temos medo, temos receio de não conseguir superar, ficamos imaginando o que pode acontecer se cairmos. E quando fala-se de humilhação então, essa palavra parece para pessoas de outro mundo. Estamos acostumados com essa sociedade que vive de aparências e estamos bem com nossa imagem; humilhação é a coisa que menos queremos, que fugimos. Mas entremos na profundidade dessa palavra.
O autor desse livro, muito bem inspirado por Deus, está orientando aqueles que entraram para o serviço de Deus para se PREPARAR PARA AS PROVAÇÕES. Quais provações? Todas que acontecem para que nos afastemos do servir a Deus. Isso está claro: não conhecemos a Deus e temos uma experiência com Cristo para ser servidos, mas para servir (em outras postagens falaremos mais sobre o tema do serviço). Temos que permanecer firmes, isto é, fixar nosso olhar, focar em Jesus e segui-lo no temor, que significa preparar o coração e santificar a alma. E preparar essa alma santificada para a provação. Como preparar? Humilhando o coração, esperando com paciência, acolhendo as palavras de sabedoria (direção), não perturbar-se nos tempo difíceis, sofrer as demoras de Deus, dedicar-se a Deus e esperar com paciência. Talvez seja esse o maior segredo para quem quer se preparar: a paciência!
Estamos acostumados a coisas instantâneas e muitas vezes pensamos que as coisas de Deus são assim também; mas não podemos nos confundir irmãos. O tempo de Deus é diferente do nosso (como vimos em postagens anteriores)! Para nos preparar bem precisamos ter paciência, nos conhecer e conhecer a Deus numa dinâmica ímpar da paciência do Senhor para conosco.
TEMOS QUE PASSAR PELO CADINHO DA HUMILHAÇÃO! É aí que seremos provados e preparados para nossa vocação, nosso chamado, nossa missão como cristãos. Temos que suportar com fé e temor a Deus tudo o que nos tenta afastar de Deus, não somente hoje ou amanhã mas durante toda a vida.
Havia 10 virgens que estavam preparando-se para o casamento, e como era a noite das núpcias usavam lâmpadas com óleo para saber o caminho que estavam indo para a sala do casamento. Dessas 10 virgens, 5 eram imprudentes e não tinham reserva de óleo caso precisassem. E o que não esperavam aconteceu: acabou o óleo e ficaram no escuro. Então essas 5 saíram para comprar mais óleo.
"Ora, enquanto foram comprar, veio o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para a sala das bodas, e foi fechada a porta!" (Mt 25,10)
Quem não se prepara fica de fora da sala das bodas quando o esposo vem. O que significa isso? O casamento é o céu, quando o Noivo que é Cristo arrebatar a sua noiva, que é a Igreja. Se não tivermos reservas de luz, preparados para todas as situações que podem acontecer para permanecer nesse caminho rumo ao céu vamos ficar de fora, e a porta vai se fechar.
 Deus passa pelas nossas vidas, fala conosco, nos dá inspirações, nos anima com seu amor, com seu Espírito Santo, nos cativa com sua Palavra, nos fortalece com sua proteção, nos chama a segui-Lo, a viver o céu na Terra, mas nem sempre estamos prontos, na luz, para receber e viver isso; e ficamos totalmente perdidos, nas trevas, sem saber o que fazer. Preparar-se é estar pronto para contornar uma situação, superar outra, levantar-se após uma queda, dar a volta por cima, não parar nas barreiras e sempre prosseguir em frente, sempre na direção do Senhor, sempre buscando a Ele em todos os momentos e em todos os lugares.
Imagine e compare agora: o Antigo Testamento com o Novo Testamento. Na Bíblia, muito mais extenso e cheio de detalhes é o antigo testamento. É Deus preparando o povo para isso e para aquilo, é a humanidade se preparando para receber Jesus, é Deus esperando e preparando uma mulher santa para gerar seu Filho, é Deus preparando para derramar o Espírito sobre todo ser vivente, etc.
Agora se Deus que é Deus para realizar todas e cada uma das suas obras precisa de uma preparação para que tudo dê certo e saia perfeito, muito mais nós precisamnos nos preparar para acompanhar esse ritmo de Deus fazer as coisas. Precisamos entrar no ritmo do Senhor e aprender a conviver com Ele, abraçar tudo o que Ele tem para nós, pois Ele não se cansa de preparar tudo o que tem de bom e melhor e nos aguarda com essas coisas maravilhosas, nos dando a graça de experimentar um pouco do céu que vamos viver na eternidade, aqui...
"Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça." (Sl 22,5)
É essencial estarmos preparados para o que Deus quer fazer em nós e conosco. Ele prepara para os seus amados, para aqueles que esperam nEle e tem o seu temor um banquete a frente dos inimigos, demonstrando o tamanho do seu poder e o que Ele é capaz de fazer por nós, além de derramar perfume na cabeça (que é o perfume da santidade) e transbordando a taça do nosso coração com muita alegria e amor. Por que o Senhor só faz isso com quem se prepara? Porque quem não se prepara está afirmando com seu atos (cf. At 5,20) que não quer a graça de Deus.
Como o próprio nome já diz o significado dessa palavra: PREPARA + AÇÃO, é uma escolha que antecipadamente ensaiamos uma ação, uma atitude. Então preparar é fazer algo antecipadamente e às vezes repetitivamente, para que quando chegue o momento da verdadeira ação, façamos da melhor forma possível.
Como preparar o coração na presença do Senhor já explicamos acima, agora precisamos saber o que precisamos fazer para estar preparados para tudo o que Deus quer realizar em nós. 
Ficar com Deus da forma que muitas pessoas tem ficado hoje em dia é muito fácil pois não assumem um compromisso com Ele, não se entregam verdadeiramente, não se preparam para os momentos de oração, não tem visão espiritual...
Para aqueles que se preparam as coisas são diferentes, pois Deus já dá uma consciência a respeito do pecado, da necessidade de estar unido ao Senhor. Há um verdadeiro empenho em fazer as coisas para Deus, por menor ou por maior que seja.  Vejamos a honra que São João Batista recebeu:
"Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro ante a tua face; ele preparará o teu caminho diante de ti." (Lc 7,27)
São Lucas escreve sobre ele com muito orgulho porque era um homem que vivia longe dos costumes pecaminosos da sociedade e sempre estava pronto para o Senhor. Através de seus jejuns, penitências e orações frequentes atraia as pessoas para Deus, preparando o caminho de Jesus.
Temos muito a aprender com João Batista, respondendo nosso segundo questionamento: precisamos fazer jejum, penitência, mortificação, entregar-nos de todo o ser a Cristo, buscar o poder do Espírito Santo e  deixar-nos ser renovados por Ele a cada dia. 
Quer estar preparado para tudo o que Senhor tem a realizar na sua vida? Se abra a Deus e se coloque em oração no seu lugar. Existe um lugar que só você pode ocupar. É teu! É igual o céu: se você não ocupar ficará vago durante toda a eternidade. Você consegue querido(a), você pode, Deus é que te capacita, Deus é que apoia nessa decisão e te fortalece para assumir. Seja animado por essa palavra e se prepare!
Muitas pessoas que começam a caminhar com Deus desistem porque acham que as coisas vão ser sempre pequenas, e por isso não dão valor ao que tem em mãos, caem em pecado e se afastam de seus propósitos de santidade com o Senhor. Quando retornam, acham que está muito grande o fardo e desistem. Mas o Senhor que dá forças e não nos deixa ser tentados além do que podemos suportar (cf. 1Cor 10,13) prepara tudo para nós.
As tentações e provações não são para nos fazer desistir mas para nos fortalecer para o quem vem pela frente. Se hoje você não suporta uma pequena tentação, imagine quando viver uma maior e mais tentadora ainda. Nos preparamos para os projetos de Deus fugindo das tentações e marcando pontos do que a vitória de Cristo na cruz contribui para as nossas vitórias nEle.
Se estamos afastados da casa de Deus, o Senhor prepara roupas novas (banhadas no sangue do Cordeiro de Deus), uma anel novo (uma nova aliança), sandálias novas (para um novo caminho de pureza), um novilho gordo (refeição abençoada) e uma festa para a nossa volta.
Temos que ter visão das coisas de Deus: nunca é somente para o momento que estamos vivendo; Deus sempre prepara algo maior para nós: NÃO SE CONTENTE NEM SE ILUDA COM O MOMENTO QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO, tem sempre coisa maior e melhor de Deus.
Ele está preparando algo para nós agora! Ele quer derramar graças maravilhosas sobre nós de forma a transformar todo o nosso viver, porque Ele deseja. Se nós estivermos abertos vamos receber e acolher:
"O Senhor faz tudo o que Lhe apraz, no céu e na terra, no mar e nas profundezas das águas. Ele chama as nuvens dos confins da Terra, faz chover em meios aos relâmpagos, solta os ventos de seus reservatórios." (Sl 134,6-7)
E por último, precisamos nos preparar para a segunda vinda de Jesus... Eis que o Senhor está se preparando para voltar em sua glória e manifestar o seu poder para cada um de nós:
"Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem." (Lc 12,40)
"Vou enviar um anjo adiante de ti para te protefer no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei" (Ex 23,20)
O nosso caminho está sendo preparado para caminharmos com Cristo, termos experiências fortes com Ele, termos encontros maravilhosos com sua misericórdia, termos renovados nossos corações a cada dia, termos uma vida nova, que vai se ajustando conforme vamos nos abrindo e nos preparando para encontrar com o que Deus quer encontremos.
A cruz está vazia, Jesus ressuscitou, os anjos cantam glória, os principados e potestades foram espoliados e a glória do Senhor está preparada para aqueles que o buscam de coração sincero. Nos preparemos para nossos encontros Deus, na alegria e na tristeza; na doçura e na amargura, em todos os momentos estejamos firmes no Deus que nos salva e nos chama a segui-Lo.

Que Deus nos abençoe e fortaleça nosso desejo de estar preparados para tudo com Ele!