quinta-feira

A coerência da fé

Maravilhosamente queremos iniciar essa formação de hoje na certeza de que somos pessoas agraciadas com um dom maravilhoso (que expandimos em outras postagens): o dom da fé. Mas queremos experimentar as profundezas do que esse dom produz em nós... A partir do momento que nós aceitamos a fé somos levados a fazer escolhas em que somos motivados a uma verdadeira coerência, de acordo com o que nós dizemos crer. Não basta dizer que acredita em Deus ou que crê em Jesus, mas essa fé deve nos levar a fazer a diferença na nossa comunidade, na nossa família, no nosso trabalho e onde quer que estejamos. É o que vamos refletir nessa postagem: Onde a fé deve nos levar? Por que temos que ser coerentes e em que sentido? O que é melhor fazer quando não temos direção? Por que ou para que viver a fé?
Muitos cristãos hoje estão acostumados a uma vivência mesquinha da fé! Muitos usam da própria fé ou da fé alheia para ganhar dinheiro, para receber aplausos, para chamar atenção para si, para poder ser sem-vergonha, para ficar acomodado, para ter sussego, para ser visto sempre como coitado, entre muitas outras ocasiões. Vejamos o exemplo de um político que fazia um discurso entusiasmando o povo para votar nele:
"Eu quero unir a minha vida com vossas vidas; eu quero unir o meu coração com os vossos corações; eu quero unir as minhas alegrias com as vossas alegrias; eu quero unir os meus sonhos com os vossos sonhos; eu quero unir os meus projetos com os vossos projetos; eu quero unir a minha fé com as vossas fezes!"
É engraçado querido e querida de Deus mas infelizmente é a realidade em que muitos tem aceitado e confiado em pessoas que tem nos enganado, pessoas que tem destruido a fé verdadeira do povo com discursos enganadores e palavras cheias de beleza mas que na realidade são vazias, pois não vêm de Deus e não são verdadeiras. Precisamos ter olhos espirituais (tema que refletiremos e aprofundaremos em outras postagens) e ver com a fé o que está por trás das coisas que estamos buscando.
Não vamos entrar nos detalhes do que é a fé, pois já refletimos nas postagens anteriores a esta, mas reflita um pouco comigo: como você está vivendo? Você que acredita em Deus, você que acredita na morte e ressurreição de Cristo, você que acredita no poder e na ação do Espírito Santo, você que foi batizado, você que é membro do corpo de Cristo, você que se chama de cristão; ou até mesmo você que não acredita em nada disto: como está a sua vida, em todas e em cada uma das áreas da sua vida cotidiana? No seus relacionamentos, na sua afetividade, na sua sexualidade, no seu jeito de pensar, na sua forma de imaginar o futuro, no seus sentidos, nos seus desejos e vontades, na forma que você conduz a sua vida, seus ideais, aquilo que te motiva... Será que a sua fé já chegou em todas essas áreas; será que já houve uma transformação verdadeira no seu coração? Será que a fé hoje para você tem algum valo? Será que você não se acostumou as coisas de Deus e hoje não vê nenhuma novidade nisso tudo? Será que você não acredita em nada disto porque talvez nunca tenha dado uma chance para Deus te mostrar e falar contigo? Será que você já não acha que está perfeito, não precisa de mudanças e tudo tornou-se um costume vazio e sem sentido? Todas essas reflexões devem nos incomodar e nos levar estar descontentes com algo em nós, de uma forma ou de outra.
Vamos a Palavra de Deus que pode nos cativar e tocar na fé que está em nós:
"Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também satanás entre eles. O Senhor disse-lhe: De onde vens tu? Andei dando volta pelo mundo, disse satanás, e passeando por ele. O Senhor disse-lhe: Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na terra: íntegro, reto, temente a Deus, afastado do mal. Mas satanás respondeu ao Senhor: É a troco de nada que Jó teme a Deus? Não cercaste como de uma muralha a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoas tudo quanto ele faz e seus rebanhos cobrem toda a região. Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele possui; juro-te que Te amaldiçoará na tua face. Pois bem!, respondeu o Senhor. Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa. E satanás saiu da presença do Senhor." (Jó 1,6-12)
Podemos pegar o exemplo de muitas pessoas na Bíblia com uma fé espetacular, mas nesse momento vamos usar o exemplo de Jó; como o padre Léo,Scj nos ensina a forma que os bahianos o chamam: o "profeta" Jó! Ele era um homem de muita fé. Imagine o que devia ser esse homem para Deus chegar a admirá-lo e dizer que não havia ninguém como ele sobre a terra. Irmãos e irmãs quando nós temos fé e temos coragem de deixar a fé orientar nossa vida como fez esse servo de Deus, o Senhor olha do alto do céu e nos admira como admirou Jó. Ele era abençoado por Deus em todas as áreas da sua vida com saúde, mulher, filhos, bens e graças maravilhosas.
Nesse momento em que satanás quer humilhar Deus (porque na verdade se Jó amaldiçoasse Deus, não seria ele mesmo que seria humilhado, mas sim Deus) o Deus todo-poderoso permite que seu servo seja provado. Quando nós que dizemos que vivemos com o Senhor e somos de Deus mas deixamos a nossa fé de lado por qualquer coisa que seja não estamos sendo humilhados, mas estamos dando essa vitória a satanás que quer contar vantagem sobre Deus. Ahhh, se tivéssemos a fé e a paciência de Jó...
Quantos cristãos só sabem reclamar; não aprenderam a confiar em Deus, não aprenderam a esperar no Senhor, não aprenderam ainda a viver da fé, na fé e pela fé. São Paulo nos ensina: "Porque nele (no Evangelho) se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé [Hab 2,4]." (Rm 1,17)
Temos que aprender com Jó a ser guiados pela graça da fé! Jó era temente a Deus, reto e íntegro. O que significa isso? Ele deixava a fé guia-lo, não se desviava desse caminho por nada e por ninguém e ele não se corrompia, não se contentava em dar metade do seu tempo para Deus, metade do seus bens, metade da sua família: ele entregava 100% de tudo o que tinha e era para Deus, por isso ele era grandemente abençoado. Talvez nós não temos tido essa coragem que Jó tinha porque estamos muito apegados às nossas coisas, temos medo de perder e isto tem sido nossa segurança.
Amado de Cristo, o chamado de Deus para sua vida é que você não tenha medo de perder qualquer coisa, mas tenha a certeza do que vai ganhar. Que maravilha é contemplar a experiência que São Paulo teve com Jesus e partilhou aos irmãos de Filipos:
"Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com ele. Não com minha justiça, que vem da lei, mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé." (Fl 3,8-9)
Como alguém que tinha tudo na vida, boa imagem na religião dos judeus, aprovação em todos os lugares humanos, sábio, conhecedor de direito e de matemática, que falava três línguas estrangeiras como São Paulo teve a coragem de abandonar tudo isto, jogar tudo fora e considerar como esterco? Que experiência maravilhosa de fé que São Paulo teve! Ele não queria mais nada, nada mais tinha espaço na sua vida: apenas Jesus; Cristo passou a ser sua vida em todos os lugares, em todos os momentos, em todas as situações. A fé em Jesus tornou-se a vida dele, a fé era sua segurança, ele confiava na providência de Deus, ele acreditava que todas as concorriam para o bem daqueles que amam a Deus e por isso não tinha medo de nada e de ninguém. Que fé ousada esse homem tinha (em outras postagens vamos nos aprofundar na vida dele)!
Muitas vezes não temos experimentado os efeitos da fé porque não temos nos desapegado de nada! Queremos Jesus, o Reino de Deus e tudo o mais. Talvez esse seja um ponto-chave para muitos cristãos que querem as duas coisas. Jesus disse:
'Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro." (Mt 6,24)
Muitos tem desejado as bençãos de Deus mas tem esquecido do Deus das bençãos. Não é pelas coisas mas é por Deus que nós somos cristãos. Ele nos sustenta nos dá forças, renovando o seu espírito em nós a cada dia. Por que muitas pessoas estão completamente perdidas no caminho de Deus? Porque não tem deixado a fé guiar sua vida. E como se faz isso? Acreditando no que Deus nos permite entender ou enxergar, e crer que isso é Deus nos orientando. Como Deus nos fala ou nos direciona? Através da oração, através de acontecimentos, através das pessoas.
Só deixa-se ser guiado pela fé aquele que tem coragem como Jó teve, porque é preciso enfretar um mundo inteiro descrente que nos ataca e tenta tirar de dentro do nosso coração; temos que passar pelas provações da fé e mostrar para satanás que Deus manda na nossa vida e nada e nem ninguém pode nos afastar dEle. Mas voltando a vida do "profeta" Jó...
Ele começou a passar por muitas tribulações. Começou a perder os seus bens, seus filhos foram assassinados, adquiriu uma lepra que o deixava debilitado, a esposa vivia mandando ele amaldiçoar a Deus para morrer e tinha que aguentar o tormento de três amigos, que ficaram enchendo o seu saco durante todo o tempo da sua provação. É preciso muita paciência, força de vontade e fé para superar tudo isto e continuar acreditando na graça de Deus.
Nós estamos acostumados a abandonar a Deus, amadiçoa-Lo na primeira oportunidade que temos. Passamos muito longe de Jó, por isso a fé não tem conseguido nos purificar; por isso a fé não tem produzido conversão no nosso coração.
Não é porque você é uma pessoa de fé que pode viver de qualquer jeito. A fé exige cuidado! Você precisa ser coerente na sua forma de falar, de tratar as pessoas. O cristão tem que respeitar a todos. Tem que amar a todos, senão não tem sentido, pois não se assemelha a Jesus e não pode ser chamado de cristão. Não tem nada a ver uma pessoa de fé com uma pessoa que guarda ódio, mágoas, ressentimentos, cheia de desejo de vingança. Falta a fé efetuar a sua obra de purificação em pessoas que vivem assim. É preciso se abrir a Deus e pedir que ele nos liberte de tudo isso para poder viver o amor verdadeiro.
Uma pessoa que chega atrasada no serviço e não trabalha direito não está se deixando guiar pela fé. Uma pessoa que fala mal de pai e mãe, esposo(a), família, irmãos de comunidade não está se deixando guiar pela fé. Uma pessoa que não ajuda ninguém e não se importa com nenhuma pessoa não está se deixando guiar pela fé. Jó sempre oferecia holocaustos e sacrifícios a Deus em reparação pelos seus filhos, pois poderiam ter amaldiçoado a Deus nos seus corações. Há várias ocasiões e situações para refletirmos, mas quem se deixa guiar pela fé é movido a essa coerência de que estamos falando.
É verdade que muitas vezes ficamos como na imagem acima: há vários caminhos, há várias direções, ou pode ser o contrário: não há nenhuma; o que fazer nesses momentos? A resposta é certa: quem tem coragem de abandonar as suas seguranças e segue o que o seu Senhor lhe mostra vai sempre estar no caminho e na direção correta. É preciso ter calma! Nada vai resolver-se fazendo escolhas precipitadas, sem oração ou sem buscar a vontade de Deus. Temos que ouvir a voz do Deus que nós dizemos crer e fazer o que Ele nos mandar.
Aposto que Deus quer falar com você agora, abra o seu coração e permita que isso aconteça. Abra os seus lábios e ore comigo: "Eu quero ser coerente Senhor. É verdade que eu não tenho deixado a fé me guiar! Mas eu preciso aprender, ensina-me Senhor, guia-me com tuas mãos; fala comigo Jesus, eu preciso te ouvir, eu preciso te sentir. Aviva a minha fé Senhor; pode ser que ela esteja morta, enterrada, assim como Lázaro esteve um dia, mas o Senhor tem o poder de ressuscitar. Eu creio e peço: ressuscita a minha fé agora Jesus, com o teu poder: dá-me uma fé viva, atuante, que me leve onde o Senhor quiser, a fazer o que o Senhor desejar, conduz-me a tua vontade. Dá-me uma fé nova. De hoje em diante eu jogo fora essa fé velha e fraca que não me levava a viver uma vida coerente, e eu peço uma fé nova para que eu seja uma nova criatura, que acredita na ação de amor do Senhor, que crê no poder que o Senhor protege a minha vida, que crê que o Senhor está preparando maravilhosas graças e bençãos para derramar na minha vida agora. Então derrama Senhor, e aumenta a minha fé. Dá-me experiências novas, fortalece e prova a minha fé para que eu seja agradável ao Senhor e que a fé seja a minha vida, e que minha vida seja a minha fé. Muito obrigado Senhor. Amém."
Nós precisamos da fé e da coragem de São Pedro quando Jesus andava sobre as águas:
"Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: É um fantasma! disseram eles, soltando gritos de terror. Mas Jesus logo Lhes disse: Tranqüilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo! Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou." (Mt 14,26-32)
Esse episódio relata o motivo pelo qual precisamos viver a fé. Jesus nos chama e está uma tempestade louca, uma tribulação total na nossa vida, que começa a aumentar quando estamos caminhando na direção do Senhor. Mas começamos a afundar quando tiramos os olhos de Jesus e pensamos que as dificuldades estão maiores do que podemos suportar.
Não tenhamos medo! Ainda que seja para passar por essa prova, se Jesus nos chama nós temos que ir! E quando estivermos fracos, precisamos gritar: "Jesus, salva-me!" E com toda a certeza, ainda que Ele diga que somos pessoas de pouca fé, Ele nos entende e nos salva.
Sejamos pessoas com uma fé ousada e desejemos avançar para águas mais profundas na fé.

Que Deus nos abençoe e enriqueça a nossa fé com a coerência!