quinta-feira

A experiência de São Paulo

Amados e amadas de Deus na semana passada não tivemos a formação que temos toda quinta-feira devido a um encontro fechado de oração chamado "Experiência de oração", em que nos entregamos e nos dedicamos a esse evento extraordinário na vida de tantos que tiveram um encontro santo, forte e verdadeiro com Jesus Cristo, aderindo a uma nova mentalidade, uma nova forma de pensar e a renovação de toda a vida. É o que diz esse homem que vamos partilhar hoje que tornou-se o maior evangelizador de todos os tempos, principalmente para os pagãos, em sua carta aos Romanos:
"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12,2)
O que acontece com uma pessoa que tem uma experiência com Jesus? Qual deve ser a sua atitude? Qual a maior prova de que ela teve um encontro verdadeiro com Cristo? O que acontece com aquele que sente o amor de Deus? Qual a diferença entre alguém que encontrou-se com o Senhor e quem ainda não encontrou? Além das respostas que buscaremos responder com muito amor, teremos alguns pontos importantes da vida de São Paulo que ilustrarão algumas respostas.
"Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo! Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo, por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação. Porque é Deus que, em Cristo, reconciliava consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados dos homens, e pôs em nossos lábios a mensagem da reconciliação. Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus! Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós para que nEle nós nos tornássemos justiça de Deus." (1Cor 5,17-21)
Maravilhosa passagem para iniciarmos essa maravilhosa formação de hoje. Trata-se de uma certeza o que Paulo (ex-Saulo) escreveu a comunidade de Corinto: todo o que está em Cristo é uma nova criatura. E de onde Paulo tira essa certeza? Da própria experiência que Ele mesmo teve com Cristo; do que aconteceu em sua vida, daquilo que Ele aceitou da parte do Senhor para mudar de vida: de assassino e perseguidor dos cristãos para pregador da vida que vêm de Cristo e perseguido; de violento e fiel cumpridor apenas de leis vazias para apóstolo do amor e anunciador de paz; de destruidor dos lares para profeta da família; de caluniador da morte de Jesus para defensor da redenção oferecida na cruz; de cidadão romano para cidadão do céu. Essa é uma característica que marca a vida de todos que encontram-se com Jesus Cristo; deve existir uma mudança real de comportamento, de atitudes, de pensamentos, de personalidade...
É verdade que a conversão é um processo (que aprofundaremos em outras postagens) mas como várias coisas na vida é preciso dar o primeiro passo, abrir a porta que estava fechada e adentrar para uma nova realidade. Para aqueles que tem coragem de dar o primeiro passo, e os seguintes, haverá uma força (que é o Paráclito que o Senhor prometeu, quando subiu ao céu) que virá de Deus para nos atrair a essa nova realidade. 
Saulo era um fiel servo de Deus que seguia os costumes da sua família, vivia seguindo ordens e leis, e era uma pessoa muito fria e calculista. É isso que percebemos quando lemos o livro dos Atos do Apóstolos:
-Estevão era um homem cheio de sabedoria e do Espírito Santo, escolhido pelos apóstolos para ser diácono (cf. At 6), e na coragem de anunciar Jesus Cristo diante do sumo-sacerdote e do povo reunido no grande conselho foi apedrejado até a morte. "E Saulo havia aprovado a morte de Estevão." (At 8,1)
-Pelo fato de ele não crer em Jesus "Saulo, porém devastava a Igreja. Entrando pelas casas , arrancava delas homens e mulheres e os entregava à prisão." (At 8,3)
-Assim como os judeus que crucificaram a Jesus, Paulo só tinha desejos de morte em seu coração: "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor." (At 9,1)
Imagina o que deve ser uma pessoa para respirar ameaças e morte? Ele não vivia! A vida dele era dia e noite planejando formas de executar dos apóstolos de Cristo. Ele alimentava ódio no coração e sua vida era perseguir e cumprir as leis custe o que custar! Muitas vezes nós somos assim. Não pensamos no que estamos vivendo, no que estamos fazendo. Fazemos as coisas por obrigação ou para cumprir leis e esquecemos que o cristão, que significa seguidor de Jesus mas também outro Cristo, é aquele que ama, porque aprendeu com seu Santo Mestre a amar. Santa Catarina de Sena dizia: "Pelo amor o homem se torna um outro Cristo. É pelo amor que o homem se une a Deus." Que tomemos consciência dos motivos e das razões porque fazemos determinadas coisas e porque não fazemos outras.
Mas uma coisa é certa: não podemos julgar a vida desse Saulo cheio de ódio pois não sabemos o que lhe aconteceu na infância e na sua vida até chegar a esse ponto que as Escrituras já aprensentam-no aprovando a morte do primeiro mártir de Cristo (tema do martírio também expandiremos em outras postagens). Da mesma forma não podemos julgar as pessoas que parecem más, mau humoradas, depressivas, nervosas, angustiadas, revoltadas, etc; às vezes acontecem muitas coisas na infância e na vida de pessoas assim, que ficam traumatizadas (outro tema que vamos aprofundar). Enquanto cristãos, temos o dever de amar!
Saulo queria tanto acabar com os seguidores desse homem crucificado, que pediu uma carta de autorização ao sumo-sacerdote para ir a Damasco e prender todos que estavam lá (cf. At 9,2). Mas Deus tinha predestinado uma experiência tremenda para a sua vida. Logo ele dirigiu-se a caminho de Damasco e uma luz cercou-o. Do orgulho de um homem, com sede de sangue, vemos um pobre ser humano caido no chão diante da grandeza, do poder e da realeza do Senhor. Ele ouviu a voz de Jesus: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" (At 9,4)
Na verdade Saulo não perseguia Jesus, tanto que Ele nem acreditava que Jesus tinha ressuscitado. Ele perseguia aos seguidores, aos apóstolos, aos que eram batizados e tornavam-se cristãos, ele perseguia a Igreja, e como cada um de nós somos parte do corpo místico de Cristo, da Igreja, ao perseguir qualquer pessoa, ele perseguia o próprio Cristo. Ai daqueles que planejam qualquer mal contra os seguidores do Deus todo-poderoso que fazem a sua vontade; quem vai nos ensinar é o futuro Paulo: "Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8,31) Ou seja, Saulo foi surpreendido e questionado por Jesus, e caido no chão, humilhado, atônito e trêmulo diante da voz e da visão de Cristo, fica cego, e é ordenado a entrar na cidade, debilitado e com a ajuda dos colegas.
"Saulo, levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada. Tomaram-no pela mão e o introduziram em Damasco, onde esteve três dias sem ver, comer nem beber." (At 9,8-9)
Como foi a sua experiência com Deus, caso você tenha experimentado quão suave é o Senhor? Como você ficou após essa experiência? Se você realmente experimentou o amor de Cristo, você nunca mais conseguirá abandona-Lo, independente do que lhe aconteça (sofrimentos, dores, perseguições, angústias, forças contrárias para te derrubar)! Caso contrário, em qualquer momento, você abandonará a Deus.  Nosso foco não é explanar a vida de Paulo depois da conversão, mas o que ele era e fazia antes de encontrar-se com Jesus, e a transformação que aconteceu após seu encontro pessoal com Jesus Cristo (explanaremos sua vida em outra postagem).
Pelo fato de Paulo ficar sem ver, sem comer e sem beber nada durante três dias, ele não podia julgar aos outros, falar mal de ninguém, alimentar nada de mal em seu coração, e por não conseguir olhar para fora, ele só podia olhar para dentro, e olhando para dentro com os olhos de Cristo, pois é isso que Ele recebeu na sua experiência, ele enxergou como estava podre por dentro; olhou para sua alma e seu espírito, e viu como estava carente, vazio e não vivia o que exigia dos outros. Ahhh, bendito olhar... Será que se você pudesse olhar para dentro de si não veria algo semelhante, ou veria?
Como somos felizes irmãos e irmãs, quando temos essa experiência e conseguimos ver como nossa vida é vazia sem Jesus; como somos tristes sem a alegria de conhecer a Jesus; como temos valores sem graça e sem conteúdo quando não conhecemos a Deus! É aí que entendemos o que Jesus disse: "Sem mim nada podeis fazer." (Jo 15,5) Não podemos viver sem Ele, a nossa vida é muito sem sentido! Qual o sentido da sua vida hoje? Qual o motivo de você querer acordar a cada dia? Certamente, se você estiver com Jesus, sua vida será muito mais interessante pois será a vida verdadeira que só Jesus pode nos dar: "O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância." (Jo 10,10)
A experiência autêntica de Deus na vida de Saulo levou-o a mudar os seus valores, mudar seus pensamentos, mudar suas atitudes, mudar até mesmo o nome (a partir de At 13,13), mudar todo o seu interior; mas como? De que forma? Deixando e permitindo que essa luz ("A nova que dele dEle temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nEle não há treva alguma" 1Jo 1,5) adentre em todo o nosso ser. E abrindo-se a essa luz, poder enxergar o que precisa ser mudado. Com a ajuda do Senhor ir retirando tudo o que é empecilho para viver essa vida nova que experimentam todos os que estão em Cristo Jesus.
Olhe para o seu interior agora: o que você traz dentro de si? O que tem algum valor na sua vida? O que você considera importante? Vejamos uma frase de Paulo que revela muito bem o que acontece com quem encontrou com Jesus:
"Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com Ele. Não com minha justiça, que vem da lei, mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé. Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder da sua Ressurreição, pela participação em seus sofrimentos, tornando-me semelhante a Ele na morte, com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos. Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei a perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo." (Fl 3,8-12)
Quando olhamos para a experiência do assassino e perseguidor, frio e desalmado, terrível destruidor de famílias Saulo e como deixou-se ser transformado por Deus, no belíssimo apóstolo que reparou todas essas ações, amou ao extremo, se entregou completamente a Deus e assumiu sua missão inteira, percebemos que temos chance, tem um jeito na nossa vida ainda, há solução para qualquer problema, qualquer um que seja. Deus tem preparado uma experiência para nós. E uma coisa muito importante: DEUS ESCOLHE SEMPRE OS PIORES! 
Essa é uma marca concreta de Deus! Ele nunca escolheu pessoas boas, capacitadas, perfeitas, santas, corretas em tudo o que são e fazem. Parece que Deus prefere pessoas assim do que as pessoas boazinhas. Mas tenhamos a consciência do que Jesus disse e reflitamos nisso: 
"Os sãos não precisam de médico. mas os enfermos; não vim chamar os justos, mas os pecadores." (Mc 2,17)
Santo Agostinho dizia que Deus tem sede de que nós tenhamos sede dEle; principalmente quando estamos distantes, longes; para aqueles que não conhecem a Ele nem ouviram falar. Pensamos que estamos vivendo com Deus mas não fazemos a vontade do Senhor. Achamos que nos convertemos, mas ainda não optamos pelo Senhor em todas as áreas da vida. O problema é que estamos acostumados a coisas fáceis, convenientes. 
Muitos hoje em dia tem escolhido mudar em algumas áreas da vida, deixam de lado "algumas coisas" e outras não. Mas como podemos dizer que pessoas assim tiveram um encontro com Cristo? Ficam defendendo, guardando objetos, pensamentos, piadas, coisas que podem não valer nada, mas significam sua vida. Como exposto na passagem acima, tudo o que temos e somos, quando conhecemos verdadeiramente a Jesus, passa a não valer nada! Pode ser que você não entenda isso; mas para que entenda é necessário uma coisa, que Paulo escreveu por experiência própria:
"Por isso, até o dia de hoje, quando lêem Moisés , um véu cobre-lhes o coração. Esse véu só será tirado quando se converterem ao Senhor." (2Cor 3,15-16)
O véu dos nossos olhos somente será tirado quando nos convertermos ao Senhor. O pecado nos torna cegos para as realidades mais belas, espirituais e santas. Ou seja, para que entendamos, enxerguemos com os olhos de Cristo, como Paulo fez, temos que nos converter, decidir pelo Senhor e nos lançar nessa decisão sem pensar nas consequências.
Passados os três dias, Paulo recebeu a imposição das mãos do servo de Deus Ananias, e caíram como que escamas dos seus olhos:
"No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista." (At 9,18)
Conforme vamos nos abrimos, o amor do Pai e do Filho, o Espírito Santo, vai nos fazendo entender:
"Mas todos nós temos o rosto descoberto refletimos como num espelho a glória do Senhor e nos vemos transformados nesta mesma imagem, sempre mais resplandecentes, pela ação do Espírito do Senhor." (2Cor 3,18)
Quem sentiu e sente o amor do Senhor, na pessoa de Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo, percebe a gigante e presente alegria que vem da certeza desse amor de Deus; da mesma forma que São Paulo sentiu, podemos sentir:
"O amor de Cristo nos constrange, considerando que se um só morreu por todos, logo todos morreram. Sim, ele morreu por todos, a fim de que os que vivem já não vivam para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressurgiu." (2Cor 5,14-15)
Quando compreendemos esse amor tudo muda em nossa vida. Aí podemos distinguir: quem sentiu, em algum momento da vida (ou sente) o amor de Deus, muda totalmente de vida; na vida de quem não sentiu (ou sente) esse amor maravilhoso, continua a mesma pessoa e não vemos nenhuma mudança; tudo permanece da mesma forma.
No entanto, vamos nos unir a Paulo em oração: se nós conhecemos esse santo amor de Cristo vamos pedir pelos outros; se não conhecemos vamos pedir para nós, para que tenhamos essa experiência forte com o amor de Deus.
"Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra, para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior. Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura. e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Aquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que quanto pedimos ou entendemos, a ele seja dada a glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas as gerações de eternidade. Amém." (Ef 3,14-21)
Converse com o Senhor: "Jesus querido, santíssimo Deus, dai-me agora a mesma experiência que Paulo teve: inunda-me com sua luz, adentra em meu interior. Tomo essa decisão de me converter para que  caim as escamas, o véu dos meus olhos. Eu quero enxergar como Tu enxergas Senhor Jesus. Ajuda-me a tirar tudo o que não te agrada de dentro de mim. Dai-me força e coragem para que movido pelo teu amor, eu seja uma nova criatura por essa doce experiência que eu tenho contigo agora, e por muitas outras que terei ao longo dessa caminhada rumo ao céu, até que eu chegue ao estado de homem agradável a Deus, como tu és Jesus amado. Ensina-me a permanecer nesse caminho e perseverar nesse amor. Cura-me e liberta-me para te servir. Amém!"
"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor. Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos. Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm; em vez disto, ações de graças. Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento - verdadeiros idólatras! - terá herança no Reino de Cristo e de Deus. E ninguém vos seduza com vãos discursos. Estes são os pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes.Não vos comprometais com eles." (Ef 5,1-7)
"Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade. Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz. E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto (a Escritura) diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará (Is 26,19; 60,1)!" (Ef 5,8-14)
A força de uma experiência com Deus nessa sociedade corrompida pelo pecado muda os jovens, muda os casais de namorados, muda os noivados, muda os casamentos, muda as famílias, e se cada parte da sociedade assumir a sua parte dessa experiência com Jesus Cristo, como Paulo assumiu a sua, teremos uma sociedade transformada e iluminada pelo nosso querido ressuscitado.

Que Deus nos abençoe e nos confirme em experiências cada vez mais fortes!