quinta-feira

Corpus Christ

Aleluia! Glórias sejam dadas a Deus por Jesus Cristo na força e na graça do Espírito Santo. Sempre que temos um tema forte e importante, temos que travar uma verdadeira batalha contra o inferno para podermos ser canal da graça de Deus. Mais isso não tira a grande alegria no coração por poder partilhar este maravilhoso tema: Corpus Christ. Do latim temos a tradução "CORPO DE CRISTO".
Queremos refletir e aprofundar este tema, que tem muito mais a ver com o mundo católico do que com as outras religiões cristãs; menos ainda com outras religiões. Mas veremos que não trata-se de um simbologismo ou um costume barato mas de uma realidade que muitas vezes passa despercebida em nossa sociedade: O que é o corpo de Cristo? De onde vem? Qual o sentido da existência? Porque os católicos adoram? É idolatria? Para que celebrar esse Corpus Christ?
Vamos iniciar com a palavra de Deus para termos a direção de hoje motivada pela verdade bíblica em que o próprio Jesus nos ensina após ter realizado o milagre da multiplicação dos pães (cf. Jo 6,1-15) e o milagre em que caminhou pelas águas do lago Tiberíades (cf. Jo 6,16-21):
"Jesus replicou: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. Mas já vos disse: Vós me vedes e não credes... Todo aquele que o Pai me dá virá a mim e o que vem a mim não o lançarei fora. Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia. Esta é a vontade de meu Pai: todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Murmuravam então dEle os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. [Jesus responde]: Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo." (Jo 6,35-41.51)
Analisemos o contexto em que Jesus estava situado quando disse essas coisas. Nos capítulos anteriores do Evangelho de São João temos o relato do que Jesus já havia realizado: encontro com os primeiros discípulos, o milagre nas bodas de Caná, conversa com Nicodemos, encontro com a samaritana no poço de Jacó, cura da filha de um oficial, cura do paralítico do tanque Betesda. Em seguida temos a multiplicação dos pães e Jesus andando sobre as águas do lago Tiberíades, conforme versículos que descrevemos acima.
Jesus já estava manifestando a sua glória e mostrando o seu poder curador e libertador quando começou o discurso do pão da vida. E já começamos aqui descrevendo o sentido de Jesus ter realizado estes dois milagres antes de fazer começar a falar sobre o pão da vida: ELE QUIS DEMONSTRAR QUE TEM DOMÍNIO SOBRE A MATÉRIA DO PÃO E QUE TEM DOMÍNIO SOBRE O SEU CORPO. Entenderemos ao longo dessa postagem o sentido do nosso Senhor Jesus Cristo ter feito isso; que não foi de propósito, mas intencional.
Essa postagem toda girará em torno desse capítulo sexto do Evangelho de São João; mas precisamos da atitude concreta de Jesus sobre o pão da vida, pois até então Ele apenas falava a respeito, mas não tinha demonstrado e traduzido em gestos o que falava. Foi  na famosa "Última Ceia" que Ele exemplificou e realizou a primeira obra da face da Terra em que entregou o pão e o vinho aos discípulos, não como pão e vinho, mas como o seu corpo e o seu sangue.
"Chegada que foi a hora, Jesus pôs-se a mesa, e com Ele os apóstolos. Disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus. Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribui-o entre vós. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira até que venha o Reino de Deus. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós." (Lc 22,14-20)
Que loucura parece aos nossos olhos essa cena da Última Ceia. Jesus entregou o "pão" aos discípulos após ter dado graças e disse "ISTO É O MEU CORPO". Mas que absurdo Jesus fez? Ele estava bêbado? Ele tinha fumado antes da ceia? Ele estava muito louco? Ou Ele estava falando em termos figurados?
Ahh irmãos, se não fosse o próprio Jesus poderíamos dizer que trata-se de uma palhaçada, uma brincadeira com coisa séria. Mas foi Jesus que disse isso! Ele não disse: isto parece o meu corpo; isto pode ser o meu corpo; isto é uma lembrança; isto representa o meu corpo; isto é um pão mas vai lembrar meu corpo. Jesus disse com todas as letras: "Isto é o meu corpo".
Quando tomou o cálice nas mãos, Jesus fez a mesma coisa dizendo "ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA EM MEU SANGUE". Para tirar nossas dúvidas, vamos ao mesmo contexto no Evangelho de São Mateus:
"Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados." (Mt 26,26-28)
Não seriamos coerentes se não expuséssemos também o Evangelho de São Marcos, em tal contexto:
"Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos." (Mc 14,22-24)
Apenas não vamos trazer aqui esse trecho da Última Ceia do Evangelho de São João; e você deve saber o porquê. Porque João traz a verdade sobre a última ceia; e nos narra Jesus falando: Isto representa o meu corpo e o meu sangue? Não! Porque ele não nos relata esse momento: João se preocupou em trazer-nos o que Jesus falou na Última Ceia, já que os outros três evangelistas já tinham falado sobre o ato. Então, conforme a narração e o reforço dos outros dois Evangelhos (Mateus e Marcos) Jesus disse: ISTO É O MEU SANGUE. Ele não disse: Isto lembra o meu sangue; isto parece o meu sangue; isto representa o meu sangue. Ele disse que é.
Infelizmente, muitas pessoas distorceram a palavra da Bíblia e não aceitam essas palavras, dizendo que trata-se de uma figura de linguagem, que Jesus não queria dizer isso mesmo e arranjam mil e uma desculpas para dizer que não é essa a mensagem do Evangelho, da mesma forma que os seguidores de Jesus não aceitaram o que Jesus disse quando falou sobre o pão da vida. Temos aqui uma coisa muito séria: OU ACREDITAMOS NA BÍBLIA COMO PALAVRA DE DEUS; OU AMOLDEMOS ELA AOS NOSSOS GOSTOS HUMANOS.
O pessoal da época deve ter ficado muito confuso, entristecido, enraivado, nervoso e descrente de Jesus. Um homem que realizava milagres, sinais e prodígios. Parecia que Deus estava com Ele; ele falava com autoridade; e de repente nos pregar uma peça dessas... Mas Jesus não estava pregando peça ou falando de forma figurada, como veremos na continuação do capítulo 6:
"Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne? Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a MINHA CARNE É VERDADEIRAMENTE UMA COMIDA E O MEU SANGUE, VERDADEIRAMENTE UMA BEBIDA. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem como deste pão viverá eternamente. Tal foi o ensinamento de Jesus na sinagoga de Cafarnaum." (Jo 6,47-59)
Perceba quantas vezes Jesus insistiu em dizer que Ele é o pão da vida; que sua carne e seu sangue são verdadeiramente uma comida e uma bebida. Em seguido temos a reação do povo:
"Muitos dos seus discípulos, ouvindo-o, disseram: Isto é muito duro! Quem o pode admitir? Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: Isso vos escandaliza? Que será, quando virdes subir o Filho do homem para onde ele estava antes...? O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida. Mas alguns entre vós que não crêem... Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam e quem o havia de trair. Ele prosseguiu: Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido. DESDE ENTÃO, MUITOS DOS SEUS DISCÍPULOS NÃO ANDAVAM COM ELE. Então Jesus perguntou aos Doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, a quem iriamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que Tu és o Santo de Deus!" (Jo 6,60-69)
Isso te soa familiar querido e querida de Deus? Jesus falou e insistiu que daria sua carne e seu sangue como comida e bebida para nossa salvação (e realmente deu, instituindo na Última Ceia a forma santa que realizou isto, abençoando o pão e o vinho) e os discípulos diziam que isso era MUITO DURO de aceitar. O que Jesus fez quando murmuravam que isso era difícil de admitir? Ele disse: "Não pessoal! Vocês não entenderam direito; eu estava me referindo de forma simbólica. Eu não vou dar minha carne e meu sangue mas não vai ser como comida e bebida, mas na cruz me entregando por vocês. Não sejam tolos; entendam o que estou dizendo!"? De forma alguma, Jesus foi ainda mais autoritário e não voltou atrás: 'Isso vos escandaliza?'
Por que MUITOS dos discípulos de Cristo pararam de segui-Lo e andar com Ele? PORQUE NÃO ACEITARAM ESSA VERDADE QUE SAIU DA BOCA DO PRÓPRIO JESUS. Sinto em dizer, com todo o respeito aos irmãos protestantes e evangélicos: a ÚNICA IGREJA que acredita nessas palavras de Jesus e continua a venerar e amar esse mistério do corpo e do sangue do Senhor nas espécies do pão e do vinho é a Santa Igreja Católica Apostólica Romana (em outras postagens falaremos mais sobre ela). É verdade que os irmãos evangélicos celebram a última ceia, conforme Jesus pediu: "Fazei isto em memória de mim"; mas não acreditam a fundo nisto; comem do pão e bebem do vinho como pão e vinho mesmo.
Na Igreja Católica levamos a sério as palavras de Jesus, assumimos com verdade isto e celebramos na missa a entrega de Jesus na Última Ceia, e após o momento de consagração que acontece em toda missa, temos a carne de Jesus e o seu sangue. Não tratamos como pão e vinho, mas como CORPO E SANGUE. (em outras postagens, aprofundando o tema da "missa" entraremos em detalhes e nos méritos de como isto acontece).
Eis o sentido de CORPUS CHRIST: verdadeiramente o corpo de Jesus Cristo na espécie do pão que é consagrado no altar. Isto é o corpo de Jesus que celebramos, amamos, adoramos, veneramos, cultuamos e toda a vida da Igreja é voltada para este mistério central: Não enxergamos com nossos olhos humanos, mas acreditamos que Jesus não está presente no pão consagrado, mas ELE TRANSFORMA O PÃO EM SUA CARNE; e torna-se Ele próprio. Por isso não é idolatria!
Não adoramos ao hostensório; que é o objeto (muitas vezes de ouro, porque acreditamos que o corpo de Jesus merece o melhor) em que o corpo de Cristo é colocado para ser adorado, mas a própria carne de Cristo: o pão vivo descido do céu. Esse é o sentido quando nos dobramos diante do sacrário; que é o lugar onde o corpo de Jesus fica guardado, esperando para ser adorado; esse é o sentido de nos ajoelharmos na missa; esse é o sentido de nos ajoelharmos perante o hostensório, em que a carne sacrossanta de Cristo está inserida para ser adorada.
Se você é católico e não sabia disso, seja formado e viva essa verdade que a sua Igreja te ensina com todo amor e todo cuidado. Se você é protestante/evangélico/cristão, convidamos você a mergulhar na sua Bíblia e tirar suas próprias conclusões a respeito deste tema. Se você é de outra religião, convidamos você a conhecer a presença de um Deus que te ama tanto que foi capaz de derramar seu sangue na cruz por você, fez e faz tudo o que pode, e ainda dá sua carne e seu sangue para te alimentar. Se você é ateu, saiba que há um Deus que quer te dar um banquete aqui na terra, para que você comece a viver o céu; ou estenda sua visão de céu: o Céu na Terra é o corpo de Cristo, que desceu do céu, e nos alimenta.
Qual o sentido de celebrarmos, amarmos, adorarmos e comermos o pão consagrado (a carne viva de Jesus Cristo) na Igreja, em cada missa ou momento de oração? A força de Jesus que recebemos é sua palavra, seu Espírito Santo, sua presença de amor nos irmãos, e sobretudo, a sua carne que comemos e o seu sangue que bebemos. CELEBRAMOS O CORPO DE CRISTO PORQUE ELE NOS ANIMA A CONTINUAR, A DAR PASSOS NA FÉ, A VIVER O CÉU NA TERRA. ELE NOS DÁ CORAGEM PARA PERMANECER FIRMES COM ELE, MESMO EM MEIO AS TRIBULAÇÕES; AFINAL, COMO JESUS DISSE, VIVEMOS POR JESUS, JÁ QUE O RECEBEMOS DE FORMA REAL.
"Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação. Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos." (1Cor 11,29-30)

Encerramos esta postagem (mesmo atrasados) com as palavras do grande apóstolo de Cristo, São Paulo. Para que não haja tantos doentes, fracos e mortos no nosso meio; precisamos zelar, amar e viver com intensidade este mistério do corpo e do sangue de Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho. Isto significa, levar a sério a missa, receber a carne de Jesus Cristo e adorá-Lo com toda a intensidade da nossa alma, adorar e amar a Ele que se entrega de forma tão simples e pequena, mas que é tão tremendo e gigantesco. Amemos e adoremos ao corpo de Cristo!

Deus nos abençoe e nos ajude a aceitar, amar e colocar em prática o que aprendemos nesta postagem.