quinta-feira

Amar é levar ao céu

Queridos e queridas de Deus mais uma semana em que continuamos vivos, permanecemos na graça de Deus, lutamos contra tudo o que quer nos afastar do Senhor e então, retomamos nossas forças para continuar lutando. A nossa luta não pode parar! Jó dizia com toda certeza em seu coração: 
"A vida do homem sobre a face da Terra é uma luta." (Jó 7,1)
E é claro que quando se fala de luta, existe sempre um lado que vence e outro lado que perde. Como está sua vida? Como estão suas lutas? (se é que você está lutando contra algo) Como está seu coração em meio a esse mundo que quer fazer com que você se sinta um derrotado? (da mesma forma como o dono desse mundo "aeon" é derrotado pelo sangue de Jesus Cristo).
O fato é que não podemos desistir nem parar de lutar por nada que acontece. Temos que ter consciência que é a mesma coisa que andar de bicicleta: se pararmos a gente cai. Mesmo que as coisas estejam difíceis, mesmo que tudo esteja de ponta-cabeça, mesmo que você não entenda o 'para quê' de estar passando por isso, mesmo que nada tenha sentido hoje... Deus tem coisas maravilhosas preparadas para você! Deus tem preparado os manjares e os banquetes eternos para que você se delicie, se quiser. Ou melhor, se continuar lutando.
Não podemos fixar nossos olhos apenas no mundo material ou no que podemos ver. As maravilhas do Senhor talvez estejam diante de nós, mas porque estamos fechados e só queremos enxergar o que está diante de nós, não percebemos as TREMENDAS GRAÇAS do Senhor que estão acontecendo a todo instante; os MILAGRES, as MANIFESTAÇÕES DE AMOR que esse Deus maravilhoso está nos dando. Talvez não entendamos, mas precisamos aceitar essa verdade, que São Paulo ensina:
"Se é só para essa vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de lástima." (1Cor 15,19)
As coisas lindas de Deus estão acontecendo neste exato momento na sua vida. O que você precisa fazer é aceitar, colocar em prática, viver, experimentar, independentemente da situação em que você esteja vivendo. E quando tudo parecer sem sentido, olhe para cima, olhe para frente, olha para o crucificado, olhe para o céu. É de lá que pode vir alguma resposta!
Assim iniciamos essa postagem, buscando, não através da auto-ajuda que é símbolo da sociedade egoísta em que conhecemos e já estamos acostumados, que nos ensina a olhar para dentro de si mesmo, mas da ajuda que vem do alto, do Senhor Deus, olhando para aquele que pode nos ajudar verdadeiramente, a graça de amar, a graça de experimentar o Céu na Terra.
E como não amar experimentando o céu e experimentar o céu amando? Não há outra forma de fazer isso, senão assim! Recomendamos que você assista um vídeo para dar o ponta-pé inicial de hoje. É uma canção do Flavinho da Canção, que se chama "Deixe-se amar": http://www.youtube.com/watch?v=ZzjcMdryzIM
O que é amar? Como deixar-se amar? Como levar alguém ao céu? É possível levar qualquer pessoa que seja? Vamos refletir sobre as diversas formas de amor, formas de amar, amor verdadeiro, amores falsos, amor de criança, de juventude, de adulto, da tenra idade, amor e paixão.
QUANDO FALAMOS DE AMOR, NOSSO CORAÇÃO SE AQUECE! Em todas as fases da nossa vida, amor é uma coisa que não pode faltar. Nascemos já carentes de amor, precisamos receber amor, temos sede de amor, temos fome de amor. Em todos os lugares do mundo, em toda parte do planeta, todas as pessoas gritam por amor, de uma forma ou de outra. Santa Catarina de Sena, uma das três doutoras da Igreja Católica dizia: "Amar. É para isso que o nosso coração foi feito!" Que símbolo mais belo de amor: um coração; ou se analisarmos de onde vem o amor: do coração. 
Nosso coração foi feito para exalar amor. É o lugar onde ficam nossas reservas de amor. Infelizmente, hoje em dia o coração de muitas pessoas está vazio de amor, pois não recebem amor, não experimentam amor, não sabem o que é amor, ou melhor, não experimentam profundamente. Existem muitos "amores" que nos são propostos, mas que não preenchem nosso coração, que não satisfazem nossa alma, que nos sufocam, que nos entorpecem. Como dizer que isso é amor? O amor é decisão, é liberdade, é coerência, é emoção, mas precisa estar alicerçado na razão, na fé, na verdade e na realidade. São João vai dizer o amor é Deus, Deus é amor, e quem não ama não conhece a Deus (cf. 1Jo 4,8).
Vamos tomar o exemplo de namorados, como na primeira imagem, acima. Um rapaz apaixonado é capaz de fazer de tudo por sua amada: manda caixa de bombons, flores, gasta dinheiro, faz de tudo para ver ela sempre sorrindo, e abraça, e beija, e quer ficar junto para sempre, faz planos com ela, sonha, imagina o seu mundo ao lado dela em todos os momentos, etc. Ele é capaz de dizer: "Eu te amo; eu te carrego no colo." E faz isso com o maior prazer. Aí já está errado: ISSO NÃO É AMAR; NÃO SE DEVE CARREGAR NO COLO A PESSOA QUE SABE ANDAR!
Amar não é dar coisas, falar, abraçar, beijar, estar perto, apenas. Mas também é sofrer. Por que o mundo não nos ensina isso? Ficamos envoltos por uma mentalidade de que amar é fazer tudo pelo outro, mesmo que ele tenha capacidade de fazer isso. Amor não tem nada a ver com isso, porque vai amolecendo a pessoa, e acostumando-a a viver, necessitando da outra pessoa para fazer as coisas para ela. Por isso, cai-se no vício e no erro do COMODISMO.
Os namoros de hoje, mesmo dentro da Igreja, tornaram-se desculpa para transar. Que triste realidade presenciamos em nosso tempo. E de um relacionamento decidido, em que um escolhe o outro, agora um fica preso ao outro pela necessidade do sexo. Isso acaba com a força de decisão da pessoa, porque ela não fica mais junto com outra porque ama, mas porque ela tem necessidade do sexo. E logo, isso transforma também os relacionamentos em relações descartáveis, onde você usa e abusa da pessoa até não poder mais, e depois joga fora quando enjoa de usar. O corpo da pessoa, que é templo do Espírito Santo (cf. 1Cor 3,16; 6,19) transforma-se num objeto de prazer. Será que isso é amor?
Não é difícil enxergarmos a influência desse amor molenga dentro de uma família, atualizada na moda e no mundo. Os pais respeitam os filhos e deixam namorado e namorada dos filhos dormirem e terem relações sexuais dentro da própria casa. As crianças fazem o que querem, desobedecem, desrespeitam, gritam e xingam os próprios pais, e estes ficam quietos, por medo dessa moda da criança denuncia-los. Na Bíblia está escrito: "Cada um de vós respeite a sua mãe e o seu pai" (Lv 19,3). As crianças e jovens fazem o que querem e o que não querem. Cada um tem seu espaço dentro de casa; são delimitadas as partes da casa de cada um; perdeu-se o contato, o diálogo, a harmonia da família, o equilíbrio, os limites. Será que isso é amor?
A sociedade cria padrões de comportamento para que cada pessoa viva e se ajuste na moda, desde a forma de se vestir, de comer, de ouvir e de assistr,. de agir, de pensar, de portar-se, de ser educado, de amar. Como não dizer: amar de forma vazia!? Estão enfiando goela abaixo no coração das pessoas o que querem, o que pensam, o que é melhor para cada um deles. Será que isso é amor?
As pessoas casadas estão caindo no grande erro do adultério. O papa João Paulo II dizia que o adultério entrou nas famílias por causa das telenovelas. Uma pessoa casa-se com outra, assume um compromisso diante das pessoas e diante de Deus, para estar firme em um sacramento de amor para toda a vida. No entanto, influenciado pelas telenovelas, o pessoal está adulterando pra cima e pra baixo. Antes era só o homem, mas hoje a mulher entrou nessa moda. E o pior é quando fala-se de troca de casais e o casal que aceita isso: o homem fica com a mulher do amigo e o amigo fica com sua mulher. Mas tem uma grande desculpa, que é cantada: "Só por uma noite..." O que que tem? Querem destruir o casamento e a família. Será que isso é amor?
Se analisarmos todas as ocasiões possíveis em que enxergamos a CARÊNCIA DE AMOR, iremos prolongar muito essa postagem, sendo que estamos dando exemplo para entendermos melhor o tema. Aprofundemo-nos, dando foco ao que nos é proposto...
Quando somos crianças, o mundo e tudo ao nosso redor é maravilhoso (mesmo que a realidade que nascemos não seja assim tão boa). A criança tem uma capacidade maravilhosa de olhar para o mundo com carinho, com brilho nos olhos. A criança confia profundamente nas pessoas. A criança é um poço de amor: em qualquer ocasião, ela sempre procura um jeitinho dar o seu toque. Criança sente amor por todos ao seu redor de forma que assombra o mundo. PRECISAMOS APRENDER A AMAR COM AS SIMPLES CRIANÇAS PARA ENTRAR NO CÉU! Por causa disso também foi que Jesus disse: 
"Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus." (Mt 18,3) 
A juventude é uma fase de formação em que o amor muitas vezes é limitado para algumas pessoas. Muitos jovens tem vergonha dos pais, vergonha do amor que receberam dentro de casa, vergonha das coisas da própria família. Entre os amigos é aquela demonstração tremenda de amor e afeto, que causa inveja nos pais e familiares: uma pessoa que não faz parte da família tem mais valor do que os próprios familiares. Nessa fase é que, mais do que na infância, a pessoa precisa ser moldada, corrigida, orientada. A família deve ensinar ao adolescente, ao jovem:
"Não odiarás o teu irmão no teu coração. REPREENDERÁS o teu próximo para que não incorras em pecado por sua causa. Não te vingarás; não guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Lv 19,17-18)
Muitas vezes pensamos que os pais que amam são aqueles que dão tudo ao filho, permitem que ele saia, faça festas, bagunças, desordem do jeito que quiser, no tempo e no local que bem escolher. O jovem vê os pais de seus amigos assim e diz: "Olha, que pais que amam os filhos. Eu queria ter pais assim. Os meus são muito chatos!" Temos que dizer, que isso é qualquer coisa (desleixo, despreocupação, destempero, conformidade, desculpa) menos amor. QUEM AMA COLOCA LIMITES, seja na obedência:
"Tens filhos? Educa-os, e curva-os à obediência desde a infância." (Eclo 7,25)
Seja nos valores:
"Educa o teu filho, esforça-te (por instruí-lo), para que te não desonre com sua vida vergonhosa." (Eclo 30,13)
Seja no exemplo de vida; aqui temos o problema em que muitos querem ensinar o certo, mas viver o errado. Como alguém pode aceitar isso?! Os pais tem que ser exemplo na vida com Deus para os filhos, se querem que os mesmos tenham uma vida na graça e na presença do Senhor:
"Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e na doutrina do Senhor." (Ef 6,4)
Mas por que ou para que impôr essa chatice a crianças e aos jovens? PORQUE PELO AMOR QUE SENTE-SE A ELES, QUER-SE O MELHOR, ou seja, quer que eles tenham felicidade não apenas aqui na Terra, mas durante toda a eternidade, no céu, ao lado de Deus. Nos limites, na educação, na doutrina do Senhor, as crianças, os jovens começam a se preparar para as coisas mais sublimes que existem na Terra, que são coisas que viveremos no céu: a plenitude do amor, a alegria completa, a felicidade eterna. Temos que nos preparar também, se é para lá que queremos ir.
Caso os jovens sejam educados na doutrina do Senhor, não como alienados que vivem as coisas de Deus por obrigação, mas movidos por uma decisão e escolha para a própria vida, porque começaram a entender desde crianças que isso é o certo; não teríamos a tristeza de uma sociedade jovem sem controle, sem regras e sem limites, que vive o ódio. Teríamos jovens preservando a sua sexualidade, guardando sua virgindade e castidade para o casamento, conforme sua vocação. Não que não tenha; mas precisa-se de mais jovens assim. O que vemos hoje é resultado da falta de amor, que vem de dentro de casa, por não terem sido educados na graça e nos mandamentos do Senhor. Seria um valor comum e sério para todos: "Não pecar contra a castidade", o sexto mandamento.
AMAR É PÔR LIMITES. AMAR É MOSTRAR COM OS EXEMPLOS DA PRÓPRIA VIDA O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO. AMAR É DAR DEUS AOS OUTROS. AMAR É DAR O SEU MELHOR, PARA QUE O OUTRO SEJA FELIZ. AMAR É SE CONSUMIR, COMO JESUS CONSUMIU A SUA VIDA. Se olharmos para Jesus, temos o exemplo para os casais que adulteram e cometem o absurdo da troca de casais:
"Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível." (Ef 5,25-27)
Muitas vezes amar é dar um chacoalhão na pessoa para que ela acorde; para que ela olhe para cima, para que ela tenha esperança no viver, para que ela recobre o ânimo, tenha coragem de enfrentar as dificuldades da vida. Não podemos permitir que as pessoas caiam nessa onda de "molenguismo". Somos chamados, a partir do nosso batismo a ter uma vida firme, fortalecidos pelo dom e pela graça de Deus.
"Por este motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria." (2Tm 1,6-7)
Amar é ajudar a pessoa a despertar para uma vida nova em Cristo, renunciando ao pecado e a vida velha:
"Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará." (Ef 5,14)
Por causa do comodismo do pecado muitos ficam no mesmismo a vida inteira. Para que o céu comece a ser experimentado é necessário essa coragem. E só faz isso quem ama! E se tem quem ama, precisamos de alguém que é amado. Talvez sejamos nós mesmos, que precisamos ser amados, deixar-nos ser amados. Deixar-se amar é um segredo para vivermos o céu, para fazermos essa experiência. Ninguém pode dar aquilo que não tem. Se você não tem a experiência desse amor verdadeiro, dessa coragem, como pode oferecer para alguém? 
Mesmo que não haja pessoas ao seu redor que te levem a essa experiência, talvez porque não receberam amor também, você não tem desculpas. Deus quer te dar essa experiência agora. Se coloque na santa e poderosa presença do Senhor:
"Jesus amado, me coloco na tua presença para suplicar uma experiência de amor tremenda neste momento. Meu viver tem sido vazio; eu tenho vivido na mentira, na hipocrisia, nas aparências, no orgulho, na vaidade.Reconheço que não tenho amado de verdade Senhor, principalmente aqueles que o Senhor escolheu a dedo e colocou ao meu redor, minha família. Mas eu quero amar, porém, eu não consigo. Eu preciso do teu amor. Dá-me a coragem de amar Senhor. Dá-me a ousadia e o destemor para amar com todo o meu coração. Da mesma forma que eu peço a graça de te amar, eu peço a graça de amar a todos que estão ao meu redor. Muitas vezes eu deixo passar várias oportunidades para amar, para ajudar, para perdoar e pedir perdão, para demonstrar nos meus atos que eu amo, para levar meus amigos a acordar para a vida. Muitas vezes eu prefiro ficar no meu cantinho, sem me preocupar, sem fazer nada, pois tenho medo de que me intrometendo em alguns casos, eu tenha problemas. Mas eu também sei que só quem ama é que tem essa coragem. Enche o meu coração de coragem agora Senhor. Derrama sobre mim o teu Espírito Santo e impulsiona-me a amar. Impulsiona-me a viver o Céu aqui na Terra. Impulsiona a trazer mais pessoas a essa experiência da força do teu amor, que transforma o mundo. Vem Espírito Santo de Deus, tu que és o fogo do amor de Deus derramado nos nossos corações, me dar a graça de viver esse amor que meu coração está cheio, quero colocá-lo em prática em todas as áreas da minha vida. Queima meu coração, minha alma, meu espírito, meu corpo e todo o meu ser com teu fogo de amor, Espírito Santo. E mova-me, de alguma forma, a ser amor, a transmitir amor, a levar amor, a transpirar amor; pois é isso que o Senhor faz comigo agora. Obrigado, ó doce Espírito de Deus. Obrigado Jesus, tu és bendito, santo, glorioso, digno de amor, honra, adoração, por toda a eternidade. Obrigado meu Pai querido, por tanto amor que o Senhor enxarca a minha vida agora. Glórias a Ti Senhor! Amém."
Se você realmente acredita em Deus, e na sua oração, crê realmente no poder Dele, você vai poder levar qualquer pessoa que seja a viver esse céu com você, pois:
"A Deus nenhuma coisa é impossível." (Lc 1,37)
Movido pela fé de Jó, que nós assumamos para nós essa verdade, e confiando no Senhor, tenhamos a coragem de Deus ardendo em nossa alma, para amar e fazer a diferença nesse mundo carente de amor.
"Sei que podes tudo, que nada Te é muito difícil." (Jó 42,2)
Pela força do Senhor podemos dizer para o mundo carente que o amor de Deus é diferente de tudo o que possamos experimentar. O amor de Deus nos faz experimentar e transmitir esse maravilhoso céu. Apontando para lá, terminamos nossa postagem de hoje, deixando alguns conselhos para as famílias (tema que refletiremos em outras postagens).
Encerramos com recomendações às famílias, por direção do grande apóstolo dos pagãos. São Paulo dá a mesma recomendação às famílias dos efésios; mas transcrevemos as recomendações que foram escritas aos colossenses:
"Mulheres, sede submissas a vossos maridos, porque assim convém, no Senhor. Maridos, amai as vossas mulheres e não as trateis com aspereza. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. Pais, deixais de irritar vossos filhos, para que não se tornem desanimados. Servos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, servindo não por motivo de que estais sendo vistos, como quem busca agradar aos homens, mas com sinceridade de coração, por temor a Deus. Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens., certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor." (Cl 3,18-24)

Que Deus nos abençoe e nos leve a experiência de amar verdadeiramente, com o amor do céu!