quinta-feira

Oração eficaz

"Sei que tudo podes, meu Deus, nada pra Ti é impossível. Sei que tudo podes, meu Deus, nada pra Ti é impossível." (trecho da canção "Sei que tudo podes" do Walmir Alencar) Para começar essa postagem, recomendamos que você a ouça:  http://www.youtube.com/watch?v=EVoaSzAEgws&feature=related)
Que alegria é viver na presença do Senhor... Precisamos partilhar isso com você que nos acompanha, você que passa por aqui de vez em quando, você que está passando por aqui pela primeira vez ou você que entrou aqui por engano. Uma certeza temos: nada acontece por acaso e se você entrou aqui é porque em algo você precisa ser tocado. Hoje é um dia de júbilo, a alegria do Senhor banha-nos e nos mergulha em uma alegria incomum... Eu pergunto para você: Que alegria é essa?
Não sei  você consegue imaginar a vida de uma pessoa que é feliz e que não usa drogas, não bebe, não fuma, não tem relações sexuais antes do casamento, não se masturba, não perde tempo com jogos e demais entretenimentos baratos do mundo e do pecado, que não tem comunhão com o modo de viver alienado desse mundo de trevas da sociedade, mas que luta e se empenha em ser um santo de calça jeans, que vive uma liberdade tremenda, pois nada lhe prende, uma vida de busca de Deus, de alegria que extravasa em seu peito e de oração... Esse jovem que agora vos escreve experimenta tudo isso e partilha, na alegria de um coração transbordando. É o poder da oração, sem sombra de dúvidas!
É vivendo isso, nessa alegria, que queremos levantar algumas questões, para aprofundarmos nesse tema tão maravilhoso: O que é oração? Como orar? Há diferença entre rezar e orar? Por que muitas pessoas oram mas não mudam? De que adianta tanto estar em oração se não vemos Deus agindo e as coisas acontecendo? O que fazer para que nossa oração seja verdadeiramente eficaz?
Não sei se você prestou atenção na imagem acima: parece uma criança com o dedo na boca, fazendo um sinal como que para ficarmos quietos. Mas o que isso tem a ver com o tema que vamos partilhar nesta quinta-feira de alegria? Talvez você não entenda agora, mas ao longo dessa postagem, vai entender e dar muito sentido ao que é pedido de nós com este gesto. A resposta não estará nesse começo, nem no meio e nem no final. Estará introduzido ao longo dessa postagem, para que gere em você um desejo de descobrir...
**Saiba que nesse blog toda semana selecionamos as imagens da mesma forma que o que é escrito é sempre feito com muita oração e jejum.
Que humildade precisamos ter para aprender com as crianças. Muitas pessoas hoje que se julgam muito sábios se consideram pessoas muito importantes e grandes demais para aprender com o exemplo dos pequeninos. Lembra-nos o exemplo dos fariseus que não quiseram aprender com aquele homem que era cego de nascença (o tema das doenças aprofundaremos em outras postagens). Jesus curou o cego e este foi chamado a apresentar-se aos fariseus. Não acreditando que ele era cego e que Jesus tinha feito um milagre na vida dele, chamaram os seus pais. Os seus pais disseram que ele era cego e já tinha idade para responder.
"Tornaram a chamar o homem que fora cego, dizendo-lhe: Dá glória a Deus! Nós sabemos que este homem é pecador. Disse-lhe ele: Se esse homem é pecador, não o sei... Sei apenas isto: sendo eu antes cego, agora vejo. Perguntaram-lhe ainda uma vez: Que foi que ele te fez? Como te abriu os olhos? Respondeu-lhes: Eu já vo-lo disse e não me destes ouvidos. Por que quereis tornar a ouvir? Quereis vós, porventura, tornar-vos também seus discípulos?... Então eles o cobriram de injúrias e lhe disseram: Tu que és discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés. Sabemos que Deus falou a Moisés, mas deste não sabemos donde ele é. Respondeu aquele homem: O que é de admirar em tudo isso é que não saibais donde ele é, e entretanto ele me abriu os olhos. Sabemos, porém que Deus não ouve a pecadores, mas atende a que Lhe presta culto e faz a Sua vontade. Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. Se esse homem não fosse de Deus não poderia fazer nada. Responderam-lhe eles: Tu nasceste todo em pecado e nos ensinas?... E expulsaram-no." (Jo 9,24-34)
Eita resposta tremenda! -Deus não ouve a pecadores mas atende a quem Lhe presta culto e faz a Sua vontade. - Veja quanta graça se acha na verdade. A verdade incomodou profundamente os fariseus, pois viviam de aparências, e não admitiam ser corrigidos, não admitiam ser ensinados por um homem sem conhecimento, considerado pecador, pois naquela época a ideia que se tinha é que quando uma pessoa nascia com um problema de saúde, por exemplo, era considerado um castigo de Deus por causa dos pecados; por isso disseram que ele nasceu todo em pecado.
Ahh irmãos e irmãs, já começamos a destilar aqui detalhes importantes para que tenhamos uma oração eficaz; para que entendamos o motivo pelo qual tantas vezes nossa oração não é nem ao menos ouvida por Deus. Eis um segredo em que nós cristãos, e até quem não é cristão consegue enxergar no meio do povo que se diz de Deus: SE UMA PESSOA DE ORAÇÃO NÃO FOR HUMILDE, SUA ORAÇÃO É VAZIA! Ou podemos dizer de outra forma: QUEM NÃO É HUMILDE NEM VIDA DE ORAÇÃO  E NEM ORAÇÃO NA VIDA TEM!
Para uma pessoa que é muito importante e se considera demais até mesmo aos próprios olhos, não precisa muito de Deus, não é verdade? Aqui enxergamos um conselho para aqueles que, mesmo dentro da Igreja, disputam e querem ser um melhor ou maior que o outro. Lembra-nos outro exemplo das Sagradas Escrituras, que você deve conhecer: o fariseu e o publicano.
"Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros: Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano.O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros. O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado. Trouxeram-lhe também criancinhas, para que ele as tocasse. Vendo isto, os discípulos as repreendiam. Jesus, porém, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará." (Lc 18,9-17)
Precisamos ser mais como esse publicano na nossa oração, mesmo que se a nossa vida seja como a do fariseu. Precisamos ser humildes, precisamos reconhecer a grandeza do nosso Deus e a nossa pequenez; precisamos reconhecer a santidade do Senhor e a nossa miséria e pecado; precisamos reconhecer que não somos nada sem Jesus, e que sem Ele nada podemos fazer (cf. Jo 15,5); precisamos reconhecer que o máximo que podemos fazer é o mal, é pecar, é ser egoístas, é ser impuros, e se fazemos algo de bom, não somos nós, mas a graça de Deus operando em nós. Isso é humildade!
Humildade não é fingir algo que não somos. Algumas pessoas pensam que ser humilde é ser bobo, é não se arrumar direito, é não ter dinheiro, é não saber de nada, é não estudar, é não aceitar a sua natureza, sua história, etc. Muitos acham que ser humilde é ser atrasado, é ser bobo, ser perdido do tempo e da realidade. ISSO NÃO TEM NADA A VER COM HUMILDADE. Humildade é ser o que você é mesmo, independente do que seja; mas a consciência de que é uma pessoa que depende de Deus.
Uma coisa é certa: quem sabe o que é, não precisa ficar se afirmando toda hora na frente dos outros. Você sabe que você é um servo de Deus, você sabe o que você faz e o que não faz, você tem consciência da onde Deus te tirou, onde Ele te colocou, a dignidade, a alegria, o amor, a paz, a justiça, a verdade que Ele introduziu em sua vida; o gosto pela vida, o sentido de viver.
Tudo isso é graça de Deus, que Ele faz comigo e com você, se quisermos e precisarmos. Apenas para frisar o fato de que não precisamos aparecer. Aliás, aquele que se exalta será humilhado, mas aquele que se humilha será exaltado. Se você um dia quer ser exaltado a glória do céu, vivendo o céu já na terra, precisa se humilhar.
Quem nos dá um dos melhores e maiores exemplos é São João Batista, que tinha motivos de sobra para poder ser orgulhoso, diante da vida de santidade, de radicalidade, de profetismo pleno pelo Reino de Deus, uma vida casta, de rígidos jejuns e submissão ao Senhor (muito diferente de nós), mas ao invés disso, ele tem consciência do que é, e da graça de Deus nele:
"João replicou: Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu. Vós mesmo me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado diante dEle. Aquele que tem a esposa é o esposo. O amigo do esposo, regozija-se sobremodo com a voz do esposo. Nisso consiste a minha alegria, que agora se completa. IMPORTA QUE ELE CRESÇA E QUE EU DIMINUA." (Jo 3,27-30)
Que atitude maravilhosa! Na vida espiritual existem estágios e fases (tema que partilharemos em outras postagens), e com toda a certeza, esse Joãozinho era um homem violento na oração, avançado na vida espiritual. Ele já não se importava com nada. Sua vida era testemunho do que ele pregava e, com toda a certeza, sempre alimentado pela força do Espírito Santo. Diante de quem fosse, ele denunciava o pecado, anunciava o Reino de Deus e apontava para o Cordeiro de Deus.
São Mateus, o ex-cobrador de impostos, chamado também de Levi, escreve em seu Evangelho sobre um momento em que Jesus falava com total ousadia sobre a vida de São João Batista. Que honra este homem recebeu, direto da boca do próprio Cristo:
"Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. Desde a época de João Batista até o presente, o Reino de Deus é arrebatado a força e são os violentos que o conquistam." (Mt 11,11-12)
Até agora vimos que precisamos ser humildes, nos humilhar, precisamos prestar culto e fazer a vontade do Senhor, reconhecer a nossa necessidade de Deus, ser como crianças e ser violentos na oração. Mas vamos ao texto central dessa postagem:
"Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo. Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava pessoa alguma. Na mesma cidade vivia também uma viúva que vinha com freqüência à sua presença para dizer-lhe: Faze-me justiça contra o meu adversário. Ele, porém, por muito tempo não o quis. Por fim, refletiu consigo: Eu não temo a Deus nem respeito os homens; todavia, porque esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, senão ela não cessará de me molestar. Prosseguiu o Senhor: Ouvis o que diz este juiz injusto? Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los? Digo-vos que em breve lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?" (Lc 18,1-8)
Que palavra maravilhosa do médico São Lucas: JESUS PROPÔS UMA PARÁBOLA PARA MOSTRAR QUE É NECESSÁRIO ORAR SEMPRE SEM JAMAIS DEIXAR DE FAZÊ-LO. E diante disso, se levanta um questionamento: será que nós temos vivido essa oração constante, sem jamais deixa-lá de lado? Se estamos fazendo isso, nossa oração não tem sido eficaz; pois a árvore se conhece pelos frutos. É claro que estamos falando de modo geral, pois não vemos mudança na sociedade por parte dos cristãos, mas os cristãos é que estão sendo mudados pela sociedade. Mas se reconhecemos que não estamos fazendo isso, temos a oportunidade de recomeçar.
Na vida de muitos a oração tornou-se uma coisa maçante. É claro: não tem mais uma vida de oração. E porque não há mais vida de oração tem se buscado novos métodos de evangelização. As pessoas tem investido seu tempo, suas capacidades, sua sabedoria, sua força em meios até mesmo seculares para atrair as pessoas novamente a Deus, a Santa Igreja. Acontece que SEM ORAÇÃO QUALQUER MEIO DE ATRAIR AS PESSOAS A DEUS É PASSAGEIRO E MENTIROSO, POIS NÃO PARTE DE UM PRINCÍPIO AUTÊNTICO!
Queremos levar a todos a perceber que tudo que façamos ou planejemos sem oração torna-se nada. Mas o nosso fazer tudo, que não é muita coisa, associado ao poder e à violência da oração, torna-se graça nas mãos de Deus.
Nesse maravilhoso exemplo da viúva e do juiz vemos o que é uma oração eficaz. O homem que não temia nem a Deus e nem aos homens se viu obrigado a atender o que a mulher pedia, porque ela encheu o saco do juiz a tal ponto que ele não tinha outra escolha a não ser lhe fazer a justiça que tanto ela clamava. Meu querido e minha querida de Deus, se nós aprendermos isso, basta.
Quantas pessoas hoje em dia não tem perseverança em sua oração?! Parece que estão tão acostumadas com as facilidades do mundo moderno, onde apenas com um botão faz-se inúmeras coisas, que muitos acham que a oração e com Deus funciona da mesma forma. Acham que é como uma daquelas máquinas que você coloca a moeda e tem alguma coisa na hora. COM DEUS AS COISAS SÃO DIFERENTES!
Aqui temos o ponto-chave para entendermos o que é oração. A oração é um pedido, uma conversa, uma partilha de vida, uma forma de relacionamento em que estabelecemos com Deus um diálogo e um compromisso. É passar a nossa vida toda diante de Deus, apesar de Ele estar vendo e saber de tudo. É uma das coisas que Jesus mais nos deixou exemplos, da sua própria vida.
Você já parou para pensar que Jesus, sendo Filho de Deus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, não tinha necessidade de estar em oração pois sua comunhão e união com o Pai e com o Espírito Santo era tão intensa, que só isso já seria suficiente para realizar a sua obra sobre a Terra, mas mesmo assim, Ele sempre estava em oração, quando se retirava em lugares solitários e em momentos que Ele podia conversar com o Pai?
Nós teremos outras postagens para refletir mais sobre a oração e sobre a vida de Jesus, mas nessa postagem queremos deixar essas características de uma pessoa que tem uma oração eficaz, ou seja, que surte efeito e verdadeiramente transforma a realidade; uma oração verdadeira, de alguém que tem um compromisso com Deus e que ama aqueles que o Senhor colocou ao seu redor. Não podia faltar o amor. O MOTOR DA ORAÇÃO, SOBRETUDO, É O AMOR!
O amor a Deus é o que nos move a ter uma relação com Ele. O amor a Deus nos faz colocá-Lo como prioridade em nossas vidas e necessidade vital para o nosso existir. O amor a Deus nos faz ter fome, vontade e desejo de buscá-Lo intensamente. O amor a Deus nos faz acreditar que tudo é possível, pois nosso Deus faz tudo por nós; muito mais do que esse juiz fez a viúva. E se amamos a Deus verdadeiramente, vamos amar as pessoas também (cf. 1Jo 4,20-21).
O grande problema que hoje em dia faz a oração de muitos ser falsa é a falta da vivência daquilo que se testemunha; principalmente entre aqueles que estão a frente da comunidade e precisam dar exemplos, mas que na verdade dão contra-testemunho. Que nós tenhamos a coragem de fazer o que as duas primeiras imagens nos impelem: FALAR MENOS E ORAR MAIS! FALAR MENOS, OUVIR E REZAR MAIS!
Não há diferença entre as palavras que utizamos orar e rezar; pois a tradução do latim "Orare" significa falar, discursar, elevar a Deus a oração. Algumas pessoas dizem que você reza quando faz orações que alguém já fez a Deus; e você ora quando eleva sua oração com suas próprias palavras a Deus. Se pensarmos dessa forma, quando nos utilizamos dos salmos para conversar com Deus estamos rezando ou orando? Precisamos dizer que isso não é tão importante, visto que as duas palavras vem do mesma origem! O que é importante é orar sempre, como dizia São Paulo:
"Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Jesus Cristo." (1Ts 5,17-18)
Para dar ênfase na questão da perseverança e da insistência na oração, recorremos a mais um versículo da Bíblia, agora no Antigo Testamento, para que sejamos convencidos, não a partir das palavras bonitas que estamos escrevendo e refletindo, mas pela força da oração, pois da mesma forma que aconteceu com o pai de São João Batista, Zacarias, quando proferiu um oráculo do Senhor: "Este é o oráculo do Senhor a respeito de Zorobabel: não pelo poder, nem pela violência, mas sim pelo meu Espírito (é Ele que cumprirá a sua missão) - oráculo do Senhor." (Zc 4,6)
Filho e filha de Deus, precisamos ter essa consciência em nossas vidas: não é pela violência humana que vamos poder mudar alguma situação. Na vida de muitas pessoas Deus não pode agir porque a própria pessoa não permite, pois ela quer fazer tudo sozinha e nunca dá oportunidades para Deus agir (prova disso é que nunca se coloca na presença de Deus para pedir por essa situação).
Não importa o tempo, o momento, a situação que você esteja vivendo: nunca conseguirá realmente solucionar uma situação difícil, verdadeiramente, sem a ajuda de Deus e da oração. Ou melhor: você até pode fazer do seu jeito, mas se com Deus, por meio da oração é mais certo que vamos ter êxito, vamos conseguir superar todas as coisas, vamos vencer em tudo, pois nEle somos mais que vencedores. Se é por Ele, já não é mérito nosso, mas graça dEle.
"Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores, pela virtude daquele que nos amou." (Rm 8,37)
A palavra que partilhamos sobre a insistência e perseverança do Antigo Testamento está no livro de Judite:
"Estai certos de que o Senhor vos ouvirá se PERSEVERARDES jejuando e orando em sua presença." (Jd 4,12)
(O jejum é uma outra coisa importante que está intimamente interligado com a oração, mas vamos refletir sobre ele em outras postagens).
Para nos colocar na presença de Deus, finalizando essa postagem, recomendamos que você se lance nos braços do Senhor, confiante em tudo isso que refletimos:
"Doce e maravilhoso Pai, me coloco na tua presença santa neste momento e me lanço nos teus braços. Me abandono em Ti agora Pai. Confio em Ti. Creio no teu amor. Te amo Senhor! Tu és a grande alegria da minha vida; como é bom conhecer-Te. Como é bom reconhecer que sou tão pequeno, mas ao mesmo tempo tão orgulhoso, que muitas vezes, passo um dia ou outro, e nem ao menos coloco-me diante de Ti, em um momento reservado, como Jesus fazia. Mas quero fazer essa experiência de compromisso que a oração exige, fazendo conTigo uma aliança. Meu desejo é te buscar, meu Pai querido; meu desejo é estar todo em Ti, unido a Ti, ter uma comunhão mais plena e verdadeira conTigo. Quero ser todo Teu; quero ser Teu amigo, quero estar em Tuas mãos, quero depender de Ti em todas as ocasiões, em tudo o que eu fizer e pensar; em todo o meu agir, minhas escolhas, meus sonhos, minhas vontades, meus planos. Coloco tudo sob a tua graça Senhor; e peço, que acima do que eu quero para mim, que o que o Senhor quer para mim, a Tua vontade, aconteça; pois minha visão é limitada, mas o Senhor sabe o que é melhor para mim. Ajuda-me Pai, tantas vezes tenho feito coisas que não são agradáveis a Ti, tenho me desviado dos teus caminhos buscando ser feliz, mas percebo que não sei mais o que buscar. Como uma criança, eu te entrego a minha vida Senhor. Não quero mais me iludir. Eu percebo que buscava a Ti Senhor, em tudo o eu fazia, pois o Senhor é a minha plena realização, minha alegria, minha felicidade. Meu amado Pai, por teu filho querido, Jesus Cristo, pelo seu poder, pelo seu sangue derramado na cruz, pelas suas cinco chagas, pelo seu nome que abala o inferno, eu quero pedir nesse momento que o Senhor libere sobre a minha vida a Tua graça e a Tua benção. Que o Senhor transforme meu interior, meu coração, fortaleça a minha fé, edifique minha vida e minha família em tua presença. Só do Senhor pode vir a força que eu tanto preciso; reconheço que sozinho não posso fazer nada. Eu preciso de Ti Senhor; eu preciso do teu auxílio, pois essa situação que estou vivendo é muito dolorida, triste, pesada. Não estou mais conseguindo carregar. Dai-me forças Senhor. Dai-me teu amor e tua misericórdia. Estende as Tuas Santas mãos sobre mim e me ensina a caminhar conTigo, na retidão da tua Palavra, dos teus mandamentos, do que o Senhor pede de mim. Eu quero ser santo, quero buscar a Tua santidade. Que a tua santidade resplandeça em minha vida. Dai-me a graça de amar, como o Senhor ama. Dai-me a graça de viver, como o Senhor viveu na Terra Jesus; para que eu também tenha essa experiência de viver o Céu aqui na Terra, como o Senhor vive aí no céu. Eu te agradeço Senhor, pois nessa oração o Senhor me enche de fé, esperança, amor, unção, paz e alegria. Que o Teu Espírito queime todo o meu ser, e que arda em mim o desejo de Te buscar. Dá-me sede e fome e vem me saciar.
Obrigado Senhor, glórias e louvores ao Teu nome, ao Teu coração, ao Teu Espírito Santo. Louvado seja pelas Tuas obras maravilhosas. Tudo o que o Senhor faz, resplandece a Tua glória. Todo o meu ser te louva. Com teus anjos eu te adoro com todo o meu coração, te dou o meu louvor, a gratidão devida. E por mais que eu não saiba te adorar como o Senhor merece, vos ofereço minha vida em louvor. Glórias a Ti Pai, Jesus e Espírito Santo. Adorada seja a Santíssima Trindade, para sempre seja adorada. Amém."
"Quero, pois, que os homens [e mulheres] orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento." (1Tm 2,8)

Para encerrar, deixamos um resumo do que refletimos ao longo dessa postagem: Para termos uma oração verdadeiramente eficaz precisamos tomar algumas atitudes e concretamente, aplicarmos em nossa vida com Deus: amor a Deus e aos irmãos é o motor da oração, humildade, humilhação, culto supremo a Deus, buscar fazer sua vontade, reconhecimento da nossa necessidade de Deus, ser como crianças e ser violentos na oração, isto é, fazer da nossa vida uma oração.

Que Deus nos abençoe e nos dê essa graça de que a nossa oração seja eficaz.