sábado

Maria de Nazaré

Filhos e filhas de Deus, amados e amadas do Pai, nessa semana partilharemos um tema essencial para a verdadeira compreensão da vontade de Deus para a humanidade: a salvação. E o que refletimos na semana passada, sobre o livre arbítrio, nos ajuda a entender a loucura do Pai, ao colocar toda a sua autoridade, poder, glória e majestade ante os pés da liberdade de uma mulher, enviando um arcanjo, com um anúncio que mudaria para sempre tudo o que era conhecido sobre quem era Deus.
É claro que estamos falando da mulher de Nazaré, a menininha madura que abriu mão da sua liberdade, entregou toda a sua liberdade nas mãos do Senhor (como orientamos na postagem anterior) e aprendeu, no silêncio, na oração, na confiança e na ousadia a obedecer ao que Deus queria da sua vida, ou seja, a felicidade, a plena realização como mulher humana e como serva de Deus. A mulher mais perfeita que já pisou nesse solo, segundo os olhos de Deus (não fosse isso, Ele não a teria escolhido)...
Quem é Maria de Nazaré? O que ela fez de tão importante para ser lembrada até hoje? Os católicos a adoram, como uma deusa ou algo do tipo? O que podemos aprender com ela? Qual papel ocupa na salvação da humanidade? Quais seus feitos e atitudes, de acordo com a Bíblia Sagrada? Queremos aprofundar esse tema e obter respostas convincentes para que aprendamos com o seu exemplo, o que é verdadeiramente ser uma pessoa de Deus.
Maria era uma jovem muito bela, simples, humilde, aberta a vontade de Deus. Ela foi concebida pela vontade de Deus, por meio de um milagre, pois seus pais, Santa Ana e São Joaquim, eram estéreis e não podiam gerar filhos. Por uma graça especial de Deus, ela foi a única mulher do mundo inteiro que foi concebida sem a mancha do pecado original (tema que aprofundaremos em outras postagens). É daí que vem o título "Imaculada Conceição", que é um dogma da Igreja Católica (tema que também aprofundaremos).
Ela foi crescendo no amor e na graça de Deus, aprendendo com seus pais as maravilhas do Senhor, da sua Palavra, dos seus planos de amor para a humanidade. Veja que maravilhoso: quando Deus quer realizar uma obra Ele prepara o lugar, prepara a pessoa, prepara as influências que essa pessoa vai ter. Que maravilhoso lar Maria nasceu, com os pais contemplando-a como um milagre do Senhor. Imagina quantas coisas lindas e quanto amor essa menina recebeu...
Ela ouviu dizer que viria um Messias, que se encarnaria, nasceria de uma virgem e seria o salvador do mundo. Ela refletia nessa passagem de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará 'Deus Conosco'." (Is 7,14) e falava com humildade: "Eu quero ser digna de servir a mãe do Messias!"
Ahhh irmãos e irmãs, como nós somos diferentes dessa menina. Ela já dizia essas coisas maravilhosas desde criança e tinha uma atitude tão humilde que deveria nos comover. Olhe para dentro de você mesmo, seja sincero e reflita se você teria a humildade de servir a mulher que seria o canal do Filho de Deus para o mundo. DE FORMA ALGUMA! Tanto é verdade isso, que a mãe do Messias hoje em dia é rejeitada e deixada de lado. E o que muitos de nós iria desejar é de ser servido, como temos feito hoje em dia, orgulhosamente. É uma vergonha para o mundo cristão a falta da humildade!
Está faltando em muitas religiões, principalmente no cristianismo, e até mesmo no catolicismo, a humildade de vida, de atitudes e de palavras para muitas pessoas, a exemplo dessa menina que mexeu com o coração de Deus. Sabe porque muitas vezes, Deus não derrama graças e bençãos na nossa vida? Porque nos falta a humildade! Santa Catarina de Sena dizia: "As virtudes batem no coração de Deus, mas a humildade abre!"
Começamos dando exemplos bem práticos de que a sociedade que vivemos é anti-Maria; ou seja, vive o orgulho, ensina as pessoas a serem orgulhosas, incentiva as pessoas terem cada vez mais dinheiro, serem famosas, cheias de si mesmas, etc. Sabe porque Maria achou graça aos olhos de Deus? PORQUE ELA SE CONSIDERAVA NADA, E SOMENTE EM PESSOAS QUE OLHAM PARA SI MESMAS DESSA FORMA E SÃO HUMILDES PARA RECONHECER QUE NADA SÃO É QUE DEUS PODE SER TUDO.
Ela era totalmente aberta a vontade do Senhor, por isso, Deus teve a liberdade de lhe enviar um arcanjo. Ela amava a Deus acima de todas as coisas, por isso é que o Senhor confiou a humanidade em suas mãos, para trazer Jesus a terra. Ela vivia os mandamentos, por isso era coerente e fiel ao Senhor. Ela buscava a Deus, a exemplo de seus pais, com um desejo muito intenso, por isso a plenitude do Senhor se manifestou em sua vida. Ela queria ser pequena, E ENTÃO DEUS PÔDE MANIFESTAR A SUA GRANDEZA! Ela queria ficar em silêncio, E ENTÃO DEUS PÔDE FALAR. Ela nunca queria aparecer, E ENTÃO DEUS PÔDE REVELAR-SE EM SUA VIDA E ATRAVÉS DELA.
Eis um detalhe importantíssimo que precisamos destacar para entender quem foi e é essa mulher. Pelo fato de que ela sempre vivia em oração, no silêncio, na humildade e no serviço, e não queria aparecer, ela quase não é citada nos Evangelhos. Parece que os evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João) falam pouco dela. Parece que ela não é tão importante...
De fato, ela desapareceu para que Deus pudesse aparecer. Ela tem um dom do Espírito Santo extraordinário e magnífico: ela tinha a capacidade de sumir. Não como uma mágica de sumir, mas de, em todos os momentos e ocasiões, dar um jeitinho para não ficar aparecendo. Imagine se fôssemos nós no lugar dela. DEUS JAMAIS PODERIA APARECER E ENCARNAR-SE, PARA MOSTRAR-SE À HUMANIDADE, pois iríamos atrapalhar em tudo os seus planos. Deus sabe o que faz, não é mesmo!?
Nos escritos de São Jerônimo, "Natividade de Santa Maria", há a ideia de que Maria tenha nascido em Belém. Já uma tradição antiga defende o fato de que ela nasceu na cidade de Seforis, pois há uma Igreja que foi construída, baseada na ideia de que no local moraram os pais de Maria. Mas o argumento mais convincente está nas obras de São Sofrônio e São João Damasceno, que citam a cidade de Nazaré, como sendo sua cidade natal; e é baseado nisso que temos o título dessa postagem.
Queremos esclarecer uma coisa importante e interessante sobre quem é Maria: Não importa tanto onde ela nasceu (alguma dessas três cidades), não importa tanto como ela é (branca, morena, alta, baixa, gorda, magra, etc), não importa tanto filha de quem ela seja, não importa tanto esses detalhes pormenores, mas importa demais o que ela fez e o que ela permitiu que Deus fizesse em sua vida. ISSO É ESPETACULAR, EXTRAORDINÁRIO, VIOLENTAMENTE MARAVILHOSO!
Vejamos o que de maravilhoso ela fez então...
Por volta dos seus treze/catorze anos, Maria estava prometida a casamento com São José. Então, o anjo do Senhor vem trazer-lhe a grande notícia da sua vida. Sua vocação de mãe do Filho de Deus:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo." (Lc 1,26-28)
Vamos dar uma parada aqui para refletir um pouco. Que coisa de louco é essa que acontece!? O arcanjo Gabriel é enviado e saúda Maria dizendo: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo." O que significa isso? Primeiramente é o contrário de eva, é uma atitude de reparação de Deus. Depois da desgraça da primeira mulher ter cedido ao pecado, e ter sido expulsa do paraíso, Maria foi usada por Deus, para reparar a atitude da primeira mulher criada que ouviu a serpente.
A mulher que cedeu ao pecado, ouviu a serpente, ou seja, o demônio, o anjo decaído. A mulher que buscava a Deus, ouviu o anjo do Senhor, um dos sete arcanjos [conforme o próprio arcanjo Rafael, narra, quando se apresenta a Tobias: "Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor." (Tb 12,15)] (mesmo que só conheçamos três: Arcanjo Miguel, Arcanjo Rafael e Arcanjo Gabriel).
Outro detalhe importante está no fato de que o arcanjo Gabriel parece que dobra-se diante de Maria. Perceba a diferença que acontece quando São Miguel (o príncipe dos anjos) aparece diante de Josué, sucessor de Moisés, no antigo testamento:
"Josué, encontrava-se nas proximidades de Jericó. Levantando os olhos, viu diante de si um homem de pé, com uma espada desembainhada na mão. Josué foi contra ele: És dos nossos, disse ele, ou dos nossos inimigos? Ele respondeu: Não; venho como chefe do exército do Senhor. Josué prostrou-se com o rosto por terra, e disse-lhe: Que ordena o meu Senhor  a seu servo? E o chefe do exército do Senhor respondeu: Tira o calçado de teus pés, porque o lugar em que te encontras é santo. Assim fez Josué." (Js 5,13-16)
Que engraçado, pois parece que diante de Maria, sem esta falar nada, o anjo tira o calçado dos pés, pois o lugar onde ele estava diante de Maria é santo. E as outras duas partes da saudação: Cheia de graça, o Senhor é contigo. Ou seja, Maria era repleta, encharcada, plena, envolvida de graça de todos os lados. O que o arcanjo dizia, em outras palavras é: "Você é cheia do Espírito Santo!" E o Senhor está com você, está do seu lado, está olhando para você.
E continuando, pelo fato de Maria ser humilde, ela se perturba com a saudação do anjo. Sempre que uma pessoa humilde recebe um elogio, essa pessoa fica sem jeito, sem graça:
"Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontrastes graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi;  e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim." (Lc 1,29-33)
Dá a impressão que não tinha caído a ficha ainda para Maria. Ela era tão humilde, que jamais passou pela cabeça dela, de ela ser escolhida por Deus para ser a mãe do Messias, que tanto aguardavam. O Senhor nosso Deus, é o Deus dos absurdos. A primeiro momento, parecia que ela estava despreparada, que não era capacitada, que não era a mulher certa. Mas veja como continua:
"Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta (prima), até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela." (Lc 1,34-38)
Como pode existir uma mulher estupenda de Deus, desse jeito!? Ela ouviu duas notícias do anjo: que seria a mãe do Messias e que sua prima, Santa Isabel, estava no sexto mês de gestação. Ao invés de se engrandecer por saber que seria a mãe do Rei dos Reis, ela se humilhou ainda mais e se colocou a caminho da casa de Isabel, às pressas, para poder ajudá-la no serviço de casa, para trabalhar e arrumar as coisas para a prima que logo daria a luz a São João Batista. ELA, A ÚNICA MULHER NA HUMANIDADE, QUE TINHA O REI NA BARRIGA, FOI SERVIR E TRABALHAR NA CASA DA PRIMA. E nós, que não temos nem ao menos vergonha da cara, o que estamos fazendo?
Imagina como deve ter pulado de alegria, de emoção, de felicidade, o coração da virgem de Nazaré que ia para a casa da prima pensando na saudação do anjo e lembrando da profecia de Isaías. Não é a toa que do encontro de Maria com Isabel, vá surgir um cântico tão maravilhoso, que é cantado e proclamado até hoje, sendo considerado o mais lindo e perfeito cântico de toda a Bíblia. Logo chegamos lá...
Mas o que encanta e nos chama atenção é o que acontece a Isabel quando Maria chega a sua casa e a saúda:
"Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo." (Lc 1,39-41)
Olhe para o mundo cristão, que pede e se diz conduzido pelo Espírito Santo e perceba como são diferentes dessa mulher. Muitos que dizem que tiveram experiência com o Espírito Santo, que receberam os sete dons, que engoliram o Espírito de Deus com pomba e tudo, como não chegam nem aos pés dela. Se ela conversasse um pouco mais, falasse algumas coisas proféticas, revelasse algumas coisas, etc. Mas ela não fez nada, apenas a saudou.
Imagina ela dizendo: "Olá Isabel, tudo bem minha prima?", São João Batista estremece e Santa Isabel, fica cheia do Espírito Santo. Maria acabara de receber o anúncio do anjo e o poder do Espírito Santo a envolvera de forma plena. Cheia do Espírito Santo, Maria é canal da cura, da alegria e de Jesus Cristo. O que aconteceu? A cura de São João Batista, de todo medo e fraqueza que receberia da mãe e a restauração da vida de Isabel pela ação do Espírito Santo. Porque? Porque, colocando-se a serviço e fazendo a vontade de Deus, Maria é um poderoso reservatório do Senhor para a primeira cura que  Jesus realizou, dentro da barriga da sua mãe; e também depois, para o segundo milagre nas bodas (como veremos em outras postagens).
Em seguida temos a resposta de Isabel:
"E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem aventurada és tu que cresce pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas." (Lc 1,42-45)
Como podemos perceber, temos nessa postagem, uma parte da oração bíblica que sempre é feita no mundo católico, a conhecida oração da Ave Maria. Quando o anjo saúda a Maria, ele diz a primeira parte; quando Isabel responde a sua saudação, a segunda parte é completada. A terceira parte da oração foi completada pela Santa Igreja.
Para aqueles queridos e queridas que não gostam de Maria, que falam mal dela, que dizem que ela foi uma mulher qualquer, que ela fez coisa que qualquer um poderia fazer, esclarecemos com a Palavra de Deus nas mãos. Isabel exclama em alta voz: "Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?" Mãe do Senhor é mãe de quem? MARIA É MÃE DE DEUS! Vamos esclarecer uma coisa que pode abrir os olhos de muitos que enxergavam a mãe de Deus com maus olhos...
Na sua relação com o Pai, o criador, Maria é filha de Deus. Na sua relação com o Filho, o salvador, Maria é mãe de Deus. Na sua relação com o Espírito Santo, o santificador, Maria é esposa de Deus. Ou seja, jamais se ouvirá na história da humanidade alguém semelhante a ela, na qual Deus possa estar de forma plena. EM MARIA A SANTÍSSIMA TRINDADE ENCONTROU O LUGAR PERFEITO PARA ESTABELECER SUA MORADA. MARIA É FILHA, MÃE E ESPOSA DE DEUS!
Com Maria, convidamos você a entoar conosco esse maravilhoso cântico de louvor ao Senhor neste momento:
"E Maria disse: Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aqueles que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que os temem. Manifestou o poder do seu braço, desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre." (Lc 1,46-55)
Como precisamos aprender a louvar a Deus com a santa mãe de Deus! São citadas pelo menos sete passagens do Antigo Testamento neste cântico, que revela que Maria conhecia profundamente a Palavra de Deus. Será que nós temos esse amor a Deus a ponto de buscar, conhecer sua Palavra e louvá-Lo com a mesma?
A sociedade precisa ser mais mariana para aprender a ser mais cristã! Infelizmente muitos estão buscando uma vida de prazeres, de muitos bens materiais, de riquezas e bençãos materiais, mas quando fala-se dos sacrifícios e da espiritualidade autêntica de Cristo Jesus, quantos são aqueles que afastam-se. Preferem a mentira do que a verdade, apenas para poderem continuar conforme preferem.
Conforme já refletimos em outras postagens, o sangue de Jesus Cristo é salvação, redenção, purificação, perdão e misericórdia, aliança de Deus conosco. Mas pensemos um pouco: Maria não conheceu homem para gerar Jesus, pois foi pela Sombra do Altíssimo, o Espírito Santo, que Maria engravidou. O Espírito Santo tem sangue? Obviamente que não; pois então, todo o sangue que existiu no corpo de Jesus vem de Maria. Portanto, ela é co-redentora, pois o sangue que Jesus derramou na cruz para a nossa salvação é o mesmo sangue de Maria. Se não fosse Maria, não haveria sangue a derramar na cruz, já que foi dessa forma que Deus escolheu para se manifestar a nós.
Sabe por que o Pai enviou Jesus Cristo para nascer de uma mulher e entrar no mundo dessa forma? Quem explica é Santo Agostinho: "O mundo era indigno de receber o Filho de Deus diretamente das mãos do Pai, Ele o deu a Maria a fim de que o mundo o recebesse por meio dela." Selecionamos e descrevemos abaixo alguns versículos do Antigo Testamento, que como já explicamos em outras postagens, é a forma como Deus age: sempre há uma preparação para qualquer uma de suas obras. Esses textos falam maravilhosamente da mãe de Deus:
"O Senhor me criou, como primícia de suas obras, desde o princípio, antes do começo da terra." (Pr 8,22)
"Pois quem me acha encontra a vida e alcança o favor do Senhor. Mas quem me ofende, prejudica-se a si mesmo; quem me odeia, ama a morte." (Pr 8,36)
"Quem é esta que sobe no deserto apoiada em seu bem-amado? Sob a macieira eu te despertei, onde em dores te deu à luz tua mãe, onde em dores te pôs no mundo tua mãe." (Ct 8,5)
"És um jardim fechado, minha irmã, minha esposa, uma nascente fechada, um fonte selada." (Ct 4,12)
"Que é aquilo que sobe no deserto como colunas de fumaça, exalando o perfume de mirra e de incenso, e de todos os aromas dos mercadores?" (Ct 3,6)
Sobe no deserto exalando perfume de mirra e de incenso... Esta é a imagem perfeita da mulher que gerou o Filho de Deus no seu ventre e após a visita dos três reis magos, e mais um tempo, teve que fugir ao Egito para proteger seu querido. 
O mais sublime hino de prefiguração sobre a mãe de Deus está no livro de Eclesiástico no capítulo 24. Caso se interesse, pegue na sua própria Bíblia e desfrute essa verdade, que está na Santa e Poderosa Palavra do Senhor há muitos anos. Como sabemos, Maria é a mãe da sabedoria, mãe de Deus, e deixamos destacado aqui uma palavra sobre sua pessoa, toda agraciada por Deus:
"A sabedoria faz o seu próprio elogio, honra-se EM DEUS, gloria-se no meio do seu povo. Ela abre a boca na assembléia do Altíssimo, gloria-se diante dos exércitos do Senhor (os anjos), é exaltada no meio do SEU POVO, e admirada na assembléia santa. Entre a multidão dos eleitos (no céu), recebe louvores, e bençãos entre os abençoados de Deus (na terra)." (Eclo 24,1-4)
Para provar a sua assunção de Maria com a palavra de Deus:
"Lancei raízes no meio de um povo glorioso, cuja herança está na partilha de meu Deus, e fixei minha morada na assembléia dos santos." (Eclo 24,16)
E do céu, a obra e a vida de Maria continua a se manifestar, abrindo o caminho de Deus para muitas pessoas, intercedendo por nós, iluminando-nos para que compreendamos e vivamos aquilo que o Senhor quer de cada um de nós, trabalhando para nós. Essa é verdadeiramente, a serva do Senhor:
"Pois a luz da ciência que eu derramo sobre todos é como a luz da manhã, e de longe eu a torno conhecida. Penetrarei em todas as profundezas da terra, visitarei todos os que confiam no Senhor. Continuarei a espalhar a minha doutrina como uma profecia, e deixá-la-ei aos que buscam a sabedoria, e não abandonarei seus descendentes até o século santo. Considerai que não trabalhei só para mim, mas para todos aqueles que buscam a verdade." (Eclo 24,44-47)
Diante de tudo isso exposto, os católicos acreditam que Maria está nos céus, ao lado de Cristo e acreditam na intercessão, que ao rogarmos a ela, ela pede para Jesus, baseada também esta crença na palavra de Deus. Quem realiza a obra, o milagre, a graça, o poder e a benção é o Senhor Jesus Cristo, mas Maria é um meio maravilhoso, em que as graças de Deus passam para chegarem a nós. Ela continua sendo uma mulher, não é uma deusa, e não a adoramos. Nas imagens, não há qualquer culto de adoração ou louvor (o tema das imagens aprofundaremos em outras postagens). Ela está no céu e continua a interceder por nós.
Temos muitas coisas para falar sobre Maria, a mãe de Jesus, sua virgindade, sua vida de oração, sua morte, sua assunção, sua presença maravilhosa na Igreja hoje, sua ação de intercessão, suas aparições, etc. Mas são temas que refletiremos em outras postagens, para que possamos encerrar esse tema.
Mas antes de finalizar, respondemos a última pergunta: Se assim, pudermos dizer, a obra de Maria, que é abrir-se a vontade de Deus, trazer Jesus Cristo ao mundo, ofertar toda a sua vida a Deus, dar o seu sim a Deus no primeiro dia que São Gabriel Arcanjo lhe anunciou até a sua morte, levar-nos a Deus, interceder por nós, nos proteger nos caminhos de Deus e nos ajudar a permanecer nessa direção com Cristo Jesus e muito mais, são motivos suficientes para que seja lembrada até hoje. Aliás, conforme a profecia que o Espírito Santo proclamou através de sua boca, e no Antigo Testamento, Maria continua e continuará a ser lembrada e aclamada por todas as gerações como bendita e bem-aventurada.
Aprendamos a permanecer com Jesus Cristo ao exemplo da virgem Maria de Nazaré: quando Jesus nasceu, ela o acolheu com um manto, na pobre manjedoura em Belém. Quando Jesus morreu, o fruto bendito do seu ventre, descido do lenho da cruz, nos seus braços, foi acolhido com um manto. Desde o nascimento até a morte, essa santa mulher nunca mais o abandonou e nunca mais saiu dos seus caminhos. Sigamos com Maria, os passos de Jesus!
"Sou a mãe do puro amor, do temor (a Deus), da ciência e da santa esperança, em mim se acha a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. Vinde a mim todos os que me desejais com ardor, e enchei-vos de meus frutos; pois meu espírito é mais doce do que o mel, e minha posse  mais suave que o favo de mel. A memória de meu nome durará por toda a série dos séculos. Aquele que me ouve não será humilhado, e os que agem por mim não pecarão. Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna." (Eclo 24,24-28.30-31)

Para finalizar essa postagem, selando no nosso coração a verdade de quem é a Santa Mãe de Deus, do que ela fez e do que Deus fez nela, deixamos uma frase de São João Crisóstomo e um vídeo sobre a profecia de Simeão para a vida de Maria, para que gere um verdadeiro impacto em nossa vida: "Quem estivesse no Calvário veria dois altares, onde se consumavam dois grandes sacrifícios: um era o corpo de Jesus; o outro, o coração de Maria." A canção chama-se "A profecia" da maravilhosa fraternidade o caminho: http://www.youtube.com/watch?v=kK2FCKqR15I&feature=related

Que Deus nos abençoe e nos leve a conhecer mais sua filha, sua mãe e sua esposa: a Santíssima Virgem Maria!