quinta-feira

O orvalho do céu

Irmãos e irmãs, maravilhoso é estar nos caminhos de Deus. Perfeito é aquele que seguimos. Perfeito é aquele que nos chama para estar mais próximos dEle, conhecê-Lo melhor, aprender a permanecer junto dEle. Ele é imenso, mas faz-se pequeno para estar perto de nós. Ele tem um trono de glória, poder e majestade e escolhe encarnar-se na vida e na história humana, descendo ao nível do homem, para salvar todos os que estavam e estão perdidos. Ele continua nos salvando ainda hoje!
Para cumprir a vontade do Pai, Ele é capaz de derramar até a última gota de sangue numa cruz, onde venceu a morte e abriu novo caminho de vida. As portas do paraíso que estavam fechadas, foram abertas. O véu do templo foi rasgado. Agora todos têm acesso ao santo dos santos. Ele ascendeu aos céus e cumpriu sua missão. Até hoje, para sustentar seu plano de amor para a humanidade, Ele e o Pai, que são um, derramam o seu amor sobre a face da terra, sobre os corações dos homens que Lho conhecem e sobre aqueles que não Lho conhecem.
O seu amor derramado sobre os homens, sustenta aqueles que ainda hoje tem coragem de ser mártires. Esse amor é o que levanta profetas em pleno século XXI, acredite ou não. A força desse amor impulsiona o seu plano de amor para a salvação dos homens: a sua Santa Igreja, em que as portas foram abertas na cruz.
É isso o que nos ensina São Paulo, quando dá conselhos aos bispos:
"Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que Ele adquiriu com o seu próprio sangue." (At 20,28)
Da mesma forma, o grande São Clemente de Alexandria, padre apologeta, ensinava sobre a vontade de Deus, em sua época, por volta do século II: "Assim como a vontade de Deus é um ato e se chama mundo, assim também a sua intenção é a salvação dos homens, e se chama Igreja."
Hoje não é o dia em que vamos falar dessa Igreja Santa e maravilhosa, mas falaremos do amor que sustenta e que impulsiona essa Igreja. Para aqueles que sabem do que estamos falando e também para aqueles que não sabem. Lhe apresentamos nessa noite, com todo carinho, com todo amor e com toda a certeza no coração... Esse amor de Deus, do Pai e do Filho, que é derramado "todos os dias" sobre a Terra chama-se Espírito Santo. É claro; é dele que queremos falar, de forma especial, nessa noite. É sobre Ele que queremos partilhar e é nEle que queremos nos aprofundar.
Para iniciar essa formação, peçamos sua ação de amor sobre as nossas vidas, e de forma santa, peçamos também que Ele renove a face da Terra: "Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém."
Já aprendemos algumas coisas em outras postagens sobre o Espírito Santo. Quem Ele é, como Ele se manifesta, o que Ele realizou em pentecostes, cinquenta dias após a ascensão de Cristo aos céus. Já sabemos as formas humanas que Ele nos é revelado. Já sabemos da violência com que Ele age no nosso meio. Mas nessa postagem queremos nos focar na sua ação suave, em meio aos filhos dos homens, em meio a Sua Igreja, em meio ao povo de Deus. Afinal, de diversas formas o Espírito Santo pode se nos manifestar, levando-nos a experiências maravilhosas do Céu na terra.
Então queremos conhecer mais sobre essa ação de carinho e amor de Deus, quando derrama sobre nós a suavidade do Espírito Santo. Queremos nos aprofundar para conhecer e para experimentar a ação pacífica, doce, singela e simples do Espírito Santo em conturbação a esse mundo de trevas, guerras, prostituição e tristeza que conhecemos e talvez tem feito parte da nossa vida, do nosso cotidiano. Que queremos exprimir com esse título "o orvalho do céu"? 
Iremos começar com a passagem central dessa quinta-feira gelada, num texto do livro dos reis, muito conhecida e comentada, por sinal. Trata-se de um momento primordial da vida do profeta Elias, em que ameaçado de morte, após a morte de todos os outros profetas, ele foge de medo e seguindo orientações de um anjo, come, bebe e caminha em direção ao monte Horeb (o monte que marcou a vida de Moisés e do contato de Deus com o povo, através desse homem de Deus). É no monte Horeb que Elias conversa com o Senhor e tem uma direção do Deus todo poderoso:
"O Senhor disse-lhe: Sai e conserva-te em cima do monte na presença do Senhor: ele vai passar. Nesse momento passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedo; mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu; mas o Senhor não estava no tremor de terra. Passando o tremor de terra, acendeu-se um fogo; mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira. Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna. Uma voz disse-lhe: Que fazes aqui Elias? Ele respondeu: Consumo-me de zelo pelo Senhor, Deus dos exércitos. Porque os israelitas abandonaram a vossa aliança, derrubaram os vossos altares e passaram os vossos profetas ao fio da espada. Só eu fiquei, e agora querem tirar-me a vida. O Senhor disse-lhe: Retoma o caminho do deserto na direção de Damasco. Ali chegando, ungirás Hazael como rei da Síria. Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e Eliseu, filho de Salat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar. Todo o que escapar à espada de Hazael, será morto por Jeú, e o que escapar à de Jeú, será morto por Eliseu. Mas reservarei em Israel sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal, e cujos lábios não o beijaram." (1Re 19,11-18)
Como o Senhor é espetacular. Como o Senhor é delicado nos detalhes da sua ação em meio aos homens. Em meio a devastação, profanação dos altares, abandono da fé e da causa do Senhor, um homem é sustentado pelo Espírito Santo. E esperando a ação de Deus, passa um vento impetuoso, treme a terra e há um fogo. Mas Deus não está nessas forças. O Senhor está na brisa ligeira (em outras traduções lê-se "uma brisa suave", que na verdade querem dizer a mesma coisa). E então, Elias ouve a voz do Senhor no monte Horeb.
Engraçado, pois se Elias estava com medo, Deus podia se manifestar no vento impetuoso, como que querendo dizer: "pode partir Elias, eu estou com você, da mesma forma que eu estou quebrando e rachando essa montanha, eu vou rachar no meio os seus inimigos." Seria um grande incentivo para Elias. Ele ficaria encorajado e iria tranquilo defender a causa do Senhor. Talvez o Senhor pudesse se manifestar no tremor da terra, como que dizendo: "da mesma forma que eu faço essa terra tremer, eu vou tremer e estremecer todo o território, os adoradores de Baal vão pagar caro; vou destruir todos e serão engolidos pela terra, da mesma forma que aconteceu outrora" (em um momento em que os homens desobedeceram a voz do Senhor). Ou ainda Deus podia falar no fogo: "Elias, mais pra frente eu vou te trazer para junto de mim numa carruagem de fogo (como vai acontecer mesmo), e vou queimar todo esse povo que está matando os profetas. Pode ir tranquilo: eu vou queimar todos eles."
Nenhuma dessas ações foi a ação de Deus. O Senhor preferiu e escolheu manifestar-se na brisa ligeira que passava, como que querendo dizer duas coisas: Não é o que parece aos homens que é mais forte, mas o que o Senhor sabe, conhece e faz. Não importa a forma como o Senhor queira fazer as coisas, o que importa é que quando Ele faz, podemos ter a certeza da vitória. Outra coisa importante: o Senhor falou na suavidade, na brisa. Isso significa que o Senhor fala em meio a calmaria, em meio a suavidade, a simplicidade de uma brisa. O Senhor pode falar em qualquer momento, mas Ele prefere falar quando há uma calmaria e paramos para escutá-Lo. E sem sombra de dúvidas: essa brisa suave que passa, na qual o Senhor utiliza para comunicar-se com Elias, é a mesma brisa que Ele usa para comunicar-se comigo e com você nessa noite: é o Espírito Santo.
Queremos recomendar uma canção para que você assista e tenha esse desejo de mergulhar, de deixar-se tocar, de permitir que o Senhor fale com você nesse momento, por meio dessa brisa suave que é o Espírito de Deus. Que você abra o coração e acolha aquilo que o Senhor falar nesse momento que Ele vai passar pela sua vida, enquanto você ouve essa canção da comunidade Shalom: http://www.youtube.com/watch?v=ADQRwjN5Yww
Podemos perceber, a partir da canção e a partir desse pequeno trecho do livro dos reis que o Senhor se mostra a nós com uma simplicidade em que talvez muitos de nós não esteja acostumado. Talvez muitas pessoas estão acostumadas com um Deus que é rude, que é bravo, que é chato, que é ignorante, que não se importa com nossa vida. Mas veja que delicadeza: um Deus que se manifesta de forma extremamente simples. Nosso Deus é simples!
O segredo que Elias aprendeu no monte, nós também precisamos aprender. As riquezas, a profundidade, a preciosidade, a presença do Espírito Santo que nos conduz, que fala conosco, que se manifesta a nós, na verdade já está dentro de nós. Somos templos desse Espírito Santo.
Veja que forma interessante, São Paulo usa para nos convencer a respeito da união que temos com o sagrado:
"Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruiu o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado - e isto sois vós." (1Cor 3,16-17)
E reforça essa ideia, quando vai além, e fala na minuciosidade e na particularidade do corpo, da pessoa de cada um de nós:
"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo." (1Cor 6,19-20)
A riqueza do Espírito Santo que está diante de nós e que está dentro de nós...! Agora vai falar isso para o mundo que banaliza o corpo, que comercializa e vende prazer, que trata a sexualidade como quer, suja, pisa, fala que não vale nada, e ainda as pessoas acreditam. PARE DE ACREDITAR QUE SEU CORPO, TUDO O QUE VOCÊ É NÃO VALE NADA, POIS JESUS DERRAMOU O SANGUE PARA QUE VOCÊ TIVESSE ESSE CORPO. FOI CARO O PREÇO PAGO POR NÓS! NÃO PODEMOS NOS DESVALORIZAR. NÓS TEMOS VALOR. E MUITO VALOR!
Já fugimos um pouquinho do tema, mas não perdemos o foco do Espírito Santo. Vamos entender o porquê de associarmos o Espírito Santo com o orvalho, após já tê-Lo associado a brisa suave...
Nas três imagens acima, temos exemplos do que vem a ser orvalho. Segundo o site Wikipédia, temos a seguinte explicação para o orvalho: "É um fenômeno físico na qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição brusca da temperatura, ou em contato com superfícies frias. É o processo contrário ao da evaporação." Ou seja, aquilo que está no ar, a umidade, se precipita e aparece em forma de gotas.
A ação do Espírito Santo que queremos experimentar é semelhante a essa de como o orvalho é formado. Aquilo que já está lá, mas nós não enxergamos, não percebemos. Ele está lá dentro de nós. Ele está diante de nós. Ele está sendo derramado nos corações dos homens. Ele está renovando os corações dos fiéis. Ele está agindo no silêncio, na simplicidade, na doçura da brisa e está se manifestando como o orvalho. 
O orvalho geralmente é formado em momentos que a temperatura diminui. Então ele aparece. Sabe quando nós vamos perceber o Espírito Santo se manifestando? No momento em que nós aprendermos a diminuir, como Maria. Quando aprendermos a sumir, a desaparecer, para que Deus cresça, aí vamos começar a enxergar essa ação do Senhor.
"Ele é que nos faz aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica." (2Cor 3,6)
Querido e querida de Deus, o Espírito Santo vivifica, Ele traz vida, Ele gera vida, Ele plenifica a vida, Ele renova a vida, Ele santifica a vida, Ele faz nova a vida, Ele conduz-nos do abismo da morte até a vida que Jesus Cristo gera em nós, nos libertando do pecado.
"De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte." (Rm 8,1-2)
Ele é o dínamos, como São Lucas tantas vezes descreve no livro dos Atos dos Apóstolos. Isso significa que Ele está sempre em movimento. Ele está sempre sendo derramado. Ele não para nunca; ele não cansa de agir, ele não para de manifestar-se. Ele nos guia e nos dá direção. Ele nos dá forças e ânimo, coragem e alegria, perseverança e santidade. Ele não desiste de manifestar-se, mesmo em contextos que sejam impossíveis; mesmo em pessoas que não abrem o coração para Ele de forma alguma. Ele é aquela água santa que diz-se no ditado: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."
O que queremos gerar em você nessa postagem é a graça de conseguir entender, perceber, sentir e até mesmo enxergar (ver caso seja possível) que o Espírito Santo está se manifestando. Ele não para. Ele é derramado. E o que significa que Ele está sendo derramando? Que o Pai e Jesus estão nos amando! Essa é a grande notícia que temos a dar, a gritar, como já expomos em outras postagens. Não cansamos de escrever essa passagem, que desta vez, está completa:
"Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Rm 5,1-5)
A cada dia que amanhece e o sol se põe Deus está a nos amar de forma extraordinária. Cada novo dia é uma nova esperança de Deus, que nós vamos abrir o coração e vamos perceber sua ação em nossas vidas. Cada novo dia é uma nova oportunidade para nós, para que acolhamos esse amor de Deus que está sendo derramado. COMO PODEMOS PERMANECER INSENSÍVEIS A ESSE DEUS QUE QUER NOS AMAR E NÃO CANSA DE RENOVAR SEU AMOR POR NÓS COMO A BELEZA DOS DIAS!?
A cada nova noite em que o sol se retira e a lua se põe Deus está a nos amar de forma magnífica. Cada nova noite é uma nova investida que Deus está fazendo para que, na suavidade do orvalho que se forma, possamos acolher seu amor. A cada nova noite é uma chance que temos de voltar os olhos para Deus e receber seu amor.
Todos os detalhes do mundo inteiro, desde dentro de nós até a grandeza do Universo revelam a força desse amor que está nos amando! Você pode olhar para dentro de você, seu coração batendo é Deus dizendo que te ama. Você pode olhar para fora de você, toda a criação de Deus feita para você, é Deus dizendo que te ama. As flores, a natureza, o céu, as nuvens, o fogo, o ar, a terra, a água. Você pode olhar para os lados, para baixo, para cima, para dentro e para fora. Você pode fechar os olhos e vai perceber que Deus te ama. SÃO OS DETALHES DO SENHOR!
Assim o Espírito Santo se manifesta, mas muitas vezes não percebemos essa ação carinhosa e amorosa do Senhor, porque estamos presos a tantas coisas que nos impedem de enxergar o que está dentro e diante dos nossos olhos. É como aquela expressão: "O pior cego é aquele que não quer ver!" Não podemos continuar nessa cegueira, ou a fingir essa cegueira.
Queremos te convidar a ouvir mais uma canção e abrir os olhos e o coração para essa ação suave do Espírito Santo neste momento. Trata-se de uma canção do Martin Valverde, e é em espanhol. Mesmo que você não entenda o que está sendo cantado, temos certeza que sentirá a suavidade do Espírito Santo: http://www.youtube.com/watch?v=cOeGtfTMZQk
Até mesmo como uma pombinha o Espírito Santo se manifestou. Lembre-se do batismo de Jesus:
"Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em foram corpórea , como uma pomba; e veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado; em Ti ponho a minha afeição." (Lc 3,21-22)
Por isso é que nesse momento, para finalizar essa postagem, queremos te convidar a um momento de oração, pedindo e suplicando essa ação suave do Espírito Santo:
"Querido Espírito Santo de Deus, nesse momento, na Tua presença, eu quero pedir que o Senhor venha agir em meu interior. Eu quero pedir que a sua ação suave venha envolver todo o meu ser. Eu quero pedir que o seu amor venha a se manifestar em mim. Há muito tempo eu não tenho mais enxergado nem sentido essa tua ação doce Espírito. Mas eu quero sentir. Eu quero voltar os meus olhos para o céu nesse momento e quero pedir que Você se manifeste como o orvalho se manifesta, eu quero sumir para perceber teu amor. Senhor derrama sobre mim, sobre esse lugar que eu estou, derrama sobre os meus olhos que leem e meu coração que acompanha essa oração. Derrama tua graça santa sobre todo o meu corpo. Eu estou sedento e quero sentir tua presença. Quero sentir teu amor e teu toque. Toca-me neste momento Espírito Santo, toca-me como o orvalho toca o chão. Toca esse coração duro e gelado que é o meu. Vem frutificar no terreno do meu coração que há muito tempo não dá nem folhas. Só tem coisas que não prestam dentro de mim. Toca nessa vida mesquinha que tenho vivido. Toca nesta ignorância que tenho conduzido minha vida. Eu quero entregar as rédeas do meu viver a Ti nesse momento. Vem me conduzir Espírito Santo. Vem me auxiliar nesse momento. Vem me amar. Eu sou tão carente desse amor. Se o Senhor não me tocar, me encher, transbordar em mim com teu amor exagerado, que está de todos os lados e em todos os lugares, eu vou tentar preencher meu coração com coisas que não preenchem, com o pecado, com as coisas e mentiras que os falsos espíritos me trazem. Eu não quero viver essa morte, pelo ódio, pela mágoa, por esse trauma que eu carrego comigo. Pra onde eu vou eu carrego comigo as pessoas que não consegui perdoar ainda. Mas Tu és a força dos fracos; eu reconheço que sou fraco e preciso da tua ação dentro de mim.Vem me dar força para perdoar as pessoas que me machucaram e dar meu perdão aqueles que sei que não merecem, mas é teu amor que me move a isso. Sei que o perdão é uma atitude que não precisa de merecimento, pois da mesma forma Jesus me perdoou quando morreu na cruz e me perdoa sempre dos meus pecados. E vem de dentro para fora agindo em todo o meu ser. Tu que és a brisa suave do amor de Deus, do Pai e do Filho; a plenitude desse amor. Pelo seu amor infinito cura-me Espírito Santo. Corrige tudo o que está errado em mim, tudo o que está podre, estragado. Realiza uma obra de renovação no meu corpo e na minha alma. Assim como a face da terra e todo o universo é renovado a cada pôr-do-sol e a cada noite que a lua ilumina, vem iluminar essa treva que estou cultivando. Vem iluminar o caminho que estou seguindo, vem santificar meu viver. Vem envolver e tomar conta de tudo o que sou e o que tenho. Venha nessa intimidade e suavidade falar comigo. Venha me conduzir a Jesus, ao Pai, a Ti mesmo. Venha me tirar dessa tristeza e fertilizar minha vida com a alegria. Que o Senhor sele em mim essa tua ação simples e me dê a graça de um coração adorador. E se eu tenho um coração adorador e a boca fala do que o coração está cheio, e se estou cheio de Ti, vou derramar minha adoração, minha gratidão por tantas maravilhas que já realizou, que realiza nesse momento e que ainda vais realizar em minha vida. Te adoro Espírito Santo! Te rendo glórias, graças e louvores por me dar a graça de descobrir essa tua ação linda e santa em minha vida, dentro de mim e ao meu redor, do lado de fora. Te agradeço por neste momento me dar a graça de experimentar o teu amor. Te agradeço Jesus por abrir o céu para mim e derramar teu Espírito de amor sobre a minha vida. Te exalto Pai amado por me dar a graça de experimentar teu amor santo e maravilhoso, teu amor que me envolve dos pés a cabeça. Glórias a Ti Pai, Jesus e Espírito Santo. Santíssima Trindade, tu és minha alegria, minha vida. Aleluia! Glórias a Ti Senhor! Amém."

E concluindo com chave de ouro, uma última canção para terminar essa postagem em adoração ao santo amor de Deus, o Espírito Santo: http://www.youtube.com/watch?v=iIjlh46eBk0

Que Deus nos abençoe e nos leve a contemplar experimentando e experimentar contemplando o orvalho do céu.