quinta-feira

Renunciar para caminhar

Amados e amadas de Deus, santos e queridos, irmãos e irmãs que seguem conosco nessa direção que o Senhor nos dá, maravilhosamente, inspirados por uma situação específica essa semana, partilharemos sobre a graça da renúncia. Para o mundo moderno é uma coisa impossível e errada. Para as pessoas que falam a linguagem do mundo é a maior besteira. Para aqueles que não conhecem a Deus é um absurdo. Para muitos cristãos tem sido um peso. Para aqueles que querem permanecer com Deus e querem trilhar nos caminhos de Cristo é o caminho.
Nessa semana vamos de renúncia para podermos continuar firme na santa caminhada que estamos fazendo aqui na Terra, rumo ao maior prêmio que qualquer atleta pode conquistar, que não é fruto do nosso esforço, é grátis! Mas a escolha de alcança-lo e chegar a possuí-lo um dia é nossa.
"Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível." (1Cor 9,25)
Baseado nessa passagem que São Paulo escreveu a comunidade de Corinto e hoje partilhamos em comunidade, queremos aprender o que é, o que significa, para que serve e como podemos fazer constante e cotidianamente na nossa vida o que essa postagem vai nos trazer, para que de forma prática, possamos enxergar a necessidade que temos de fazer renúncias e muitas renúncias para seguir a Jesus Cristo.
Se prestarmos atenção ao longo da Bíblia Sagrada temos vários exemplos da necessidade da renúncia e de como ela operou na vida dos homens e mulheres de Deus, como foram decisivos em grandes transformações de vidas e de histórias. Às vezes é um simples detalhe, outras vezes trata-se de algo um pouco mais difícil, em outros momentos é mais complicado, e algumas vezes é muito complexo e custa muito. Mas em todos os casos temos a capacidade e possibilidade de fazer, pois veremos que a renúncia é, no final das contas, a escolha.
Se pegarmos no dicionário teremos a tradução do que é renúncia: Ato ou efeito de renunciar; recusa. E um sinônimo é repúdio. Então já sabemos que renunciar tem a ver com recusar e escolher. Mas recusar ou escolher o que?
Veja bem: você vai sair com seus amigos e alguém lhes chama para ir num local inconveniente, uma balada muito conhecida pela depravação, pecado e liberalidade para usar drogas, transar e fazer o que der na cabeça, por exemplo. Você pode dizer: 'Não, obrigado! Eu prefiro ir num local mais tranquilo.' Para toda escolha que fazemos é mais ou menos assim: escolhemos uma coisa e deixamos todas as outras possibilidades de lado. Indo para tal local, temos que escolher como vamos, que horas vamos, por qual caminho vamos, e então, aquilo que não escolhemos ficou para trás.
Para poder se casar, um homem e uma mulher são obrigados a escolher uma única mulher e um único homem, respectivamente. Escolhendo uma pessoa, pensando nisso ou não, automaticamente está-se renunciando a todas as outras. Quando vamos comprar roupas, temos que escolher qual queremos e automaticamente, deixamos as que não escolhemos de lado. Quando fazemos compras num supermercado, escolhemos os produtos de uma determinada marca ou preço, de acordo com o gosto ou as possibilidades, e renunciamos aos outros. Pode ser que num outro dia, voltemos e compremos a outra. E isso indica exatamente o que precisamos fazer no tema de hoje.
Você já deve ter pego o esquema que usamos para explicar como estamos acostumados a fazer escolhas a cada dia, a cada semana ou a cada mês. Sempre estamos diante de possibilidades. O que é rico no cristianismo é exatamente isso: temos a possibilidade de escolher o caminho de Deus ou não. Deus não nos força a caminhar com ele! Ele nos dá liberdade de escolher. Mas isso tem que estar claro no nosso coração: temos que escolher qual caminho queremos seguir!
Se é o caminho de Deus que escolhemos, e você, assim como eu, tem buscado seguir nesse caminho, temos que aprender a renunciar a todos os caminhos que não são de Deus e a tudo o que nos faz afastar dele. Aqui temos uma certeza, um motivo pelo qual muitos não estão caminhando com Deus, que não tem aguentado ou que não tem conseguido manter-se firme.
"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram." (Mt 7,13-14)
ISSO É UMA VERDADE ATUALIZADA PARA O DIA DE HOJE! NÓS ESTAMOS MAL ACOSTUMADOS COM OS CAMINHOS E SOLUÇÕES FÁCEIS DO MUNDO E MUITAS VEZES ESQUECEMOS QUE OS CAMINHOS DE DEUS SÃO ESTREITOS, MAS SÃO OS ÚNICOS QUE CONDUZEM A VIDA. É PRECISO ESCOLHER!
Pelo fato de que a renúncia é uma atitude que só os corajosos são capazes de fazer e que só pessoas que tiveram uma experiência com Jesus Cristo podem efetuar concretamente e ver os frutos em sua vida, iremos ligar essa postagem de hoje com a de semana que vem, indicando os passos que precisamos dar, se efetivamente tivemos a coragem de fazer o que estamos sendo orientados, para que esta postagem não fique apenas nas palavras mas se traduza em verdade em nosso viver (mais um tema de reparação).
Para iniciarmos bem vamos contar uma estorinha. Houve uma certa vez, a campanha de um político, que prometeu dar um prêmio de R$ 15.000,00 por mês durante um ano para as famílias da cidade vencedora. Para isso as cidades participantes deveriam mandar um representante e essa campanha iria começar num determinado horário, sem avisar exatamente quando, e terminar quando conseguissem encontrar.
Uma raposa treinada seria solta num local e os participantes tinham que encontra-la, segui-la numa trilha e chegar num determinado local. Então a preparação foi a mil. As cidades participantes selecionaram só os mais fortes, os mais inteligentes, os melhores, os guerreiros, os que tinham boa fama, etc. E chegou o dia certo, havia gente se preparando ainda. Uns estavam desde madrugada no local. Outros perderam o horário e chegaram depois do almoço. Outros ainda, já chegaram no período da noite.
Quem estava desde a madrugada pôde ver de perto e o momento exato que a raposa foi solta e começaram a segui-la. Outras pessoas viram a raposa de longe e começaram a ir atrás dela. Os últimos chegaram, não viram a raposa e começaram a ir atrás da multidão que estavam indo numa direção. Foi passando o tempo e alguns estavam com uma carga muito pesada. Foram desistindo, pois achavam que não seria possível chegar com todo o peso. Outros, já mais sábios, percebendo isso, foram deixando uma parte da carga para trás. Outros, já tendo percebido, isso nos outros, abandonaram grande parte do que carregavam. E teve aqueles que viram a raposa, que deixaram tudo que lhes atrapalharia. Continuaram levando apenas o essencial.
Mais tempo passado e outras pessoas foram desistindo. A trilha que tinham que seguir exigia muitos esforços. Uma hora era estreita, outra hora era cheia de pedras, outra hora tinha obstáculos que pareciam impossíveis de serem ultrapassados, outra hora tinha que passar por um riacho, depois escalar, outro momento descer, era perigoso, era sufocante, era desgastante, parecia que nunca tinha fim.
Algumas pessoas preocupadas em voltar para casa, foram deixando de lado a trilha. Outros vendo tantos desistindo começaram a desistir também. Outros já começaram a falar: "Não tem raposa coisa nenhuma. Esse político é um sem vergonha, ele enganou a gente. Ele quer ver a gente perdendo tempo, de besta que somos aqui, por causa de dinheiro." Outro já falava: "É mesmo! Quem pode acreditar em político. Esse discurso já é ultrapassado para mim. Você acha que algum política vai ajudar alguém?!" 
Foi grande o número de pessoas que começaram a desistir e sobrou apenas um pequeno número de pessoas: eram aquelas que tinham visto a raposa! Dentre esses poucos, apenas conseguiu chegar aquele que teve coragem de deixar tudo para trás e deu o seu melhor, mesmo que não fosse o mais capacitado. Foram dois dias de intensa caminhada. A trilha, terminou no mesmo local que começou. Deu voltas, voltas e voltas e com uma sabedoria maravilhosa, teve seu desfecho de forma que ninguém imaginaria.
O que podemos tirar de ensinamento com essa pequena estoria? Três pontos são importantíssimos: o horário que alguns chegaram, aqueles que viram a raposa e aqueles que deixaram tudo para trás, para poder continuar. Três atitudes que precisamos ter para seguir os caminhos do Senhor: chegar antes do início significa o compromisso (tema "Aliança com Deus e com homens"), ver a raposa significa ter uma experiência com Jesus (temas "A experiência de São Paulo" e "Não basta apenas caminhar") e deixar tudo para trás é a renúncia (tema que estamos explorando). Vamos fazer isso então...
Como é bom quando temos um compromisso com Deus. É maravilhoso! Seja numa comunidade, numa consagração especial, num chamado, numa missão, na nossa vocação. Somos chamados a ter esse compromisso com o Senhor, fazendo alguma coisa por Ele, já que Ele fez e faz tudo por nós. Não podemos ser ingratos. Muitas pessoas nasceram dentro da Igreja, vem de uma família estruturada e desde cedo, mesmo antes de ter uma experiência forte com Deus, já começaram, mesmo com pequenas experiências, a sentir e ver quem é Deus. Outras pessoas já precisam, primeiro ver e ter uma experiência com Deus, para assumir um compromisso com Ele. Lembremos do que Jesus disse que são bem-aventurados aqueles que creem sem te-Lo visto.
Quando chega na hora da renúncia, existem vários motivos, mas vamos destacar os três maiores motivos que levam uma pessoa a não querer fazer renúncias por amor a Deus:
1° - Não conhecê-Lo
2° - Ter medo
3° - Ficar lembrando do passado
Sabe o que acontece hoje em dia? As pessoas não conhecem a Deus! Não tem e nem tiveram experiências com Ele. Isso é um peso que cai sobre as pessoas que O conhecem, pois está nas nossas mãos fazer uma evangelização eficaz. Apresentar Jesus para as pessoas, falar que Ele lhes ama, leva-las até Ele, ser instrumentos nas mãos do Senhor. Muitos cristãos hoje em dia, estão tão interessados e preocupados consigo mesmos que não tem tempo para fazer alguma coisa pelos outros (acesse a postagem sobre o tempo e reflita um pouco). Principalmente nós que tivemos experiências maravilhosas com o amor de Deus.
Aqui, deve-nos lembrar o profeta Baruc (cf. Br 3,12), que o cristianismo, influenciado pela sociedade, vivendo egoisticamente, está sendo negligente (em outras postagem aprofundaremos o tema da negligência). Ao invés de atrair bençãos e graças do Senhor, tem atraído maldições e pragas, pois tem feito de qualquer forma o serviço do Senhor:
"Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor." (Jr 48,10)
São também aqueles de que trata o profeta Ageu que tem se preocupado apenas com suas coisas e tem deixado de lado as coisas do Senhor (cf. Ag 1,1-15).
ALGUMAS PESSOAS NÃO FAZEM NADA PORQUE TEM MEDO DE ASSUMIR UM COMPROMISSO COM DEUS. ORA, ISSO É UM ABSURDO! DEUS ASSUMIU UM COMPROMISSO COM A NOSSA VIDA, DE NOS DAR VIDA EM ABUNDÂNCIA, DE CARREGAR AS NOSSAS ENFERMIDADES E PREGÁ-LAS NA CRUZ PARA QUE VIVÊSSEMOS. NÃO PODEMOS SER HIPÓCRITAS!
Agora, as pessoas que não fazem renúncia por medo de perder as coisas, de perder as pessoas, de perder a imagem, de perder cargos, jamais poderá ter uma experiência forte e verdadeira com Deus. Muitas pessoas preferem ficar na desgraça da doença, da dor, do sofrimento e da penúria do que renunciar a vida de trevas que vivem. Enquanto que a Palavra de Deus garante:
"Se, no entanto, o mau renuncia a todos os seus erros para praticar as minhas leis e seguir a justiça e aquidade, então ele viverá decerto, e não há de perecer." (Ez 18,21)
Sabe o motivo do mundo viver de momentos, não alimentar a alma, ser triste, depressivo, ser sepulcro caiado e influenciar as pessoas a sê-lo? Porque estão mortos para a graça de Deus (como vemos na postagem anterior sobre o pecado). Bom que temos esse conforto do Senhor, para reviver na alma, na comunhão verdadeira com Deus:
"Quando um malvado renuncia ao mal para praticar a justiça e a equidade, ele faz reviver a sua alma." (Ez 18,27)
Mas vamos entrar na passagem bíblica que é a central para essa postagem de hoje. Tomemos a carta de São Paulo aos Efésios, que é a carta da alegria, e serve para nós que queremos viver a alegria do Senhor em plenitude em nossa vida (acesse a postagem sobre alegria). Vamos aprender a ser alegres, através da renuncia:
"Portanto, eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas idéias frívolas. Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantém-nos afastados da vida de Deus. Indolentes, entregaram-se à dissolução, à prática apaixonada de toda espécie de impureza. Vós, porém, não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo, se é que o ouvistes e dele aprendestes, como convém à verdade em Jesus. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade." (Ef 4,17-24)
Os pagãos vivem guiados por suas ideias frívolas, vazias, impuras e tem entendimento obscurecido. Falta luz, ou como sabemos pela descrição que São João deu a Deus, dizendo que Ele é a luz (cf. 1Jo 1,5) e Jesus mesmo disse que Ele é a luz do mundo (cf. Jo 8,12). Em outras palavras, os pagãos e nós que nos deixamos guiar por ideias tenebrosas e com entendimento obscurecido, só somos assim porque nos falta Deus. Mas por que falta Deus? Porque o coração endurecido e a ignorância nos mantém afastados dessa luz, dessa vida de Deus. 
Já parou para pensar que algumas pessoas conhecem Jesus mas são ignorantes. É mais ou menos a mesma coisa da negligência. A ignorância também pode se traduzir por não querer entender. Está diante dos seus olhos, está claro, está fácil de entender, está traduzido mas essas pessoas não aceitam, não querem entender.
Quando diz que têm um coração endurecido, quer dizer a falta de sensibilidade, a rudeza, a hipocrisia, a forma que a pessoa está diante do pecado. O pecado endurece o coração. Podemos traduzir aqui as pessoas com vícios, nas drogas, nas bebidas, no sexo desregrado. E já vamos para as próximas práticas: indolência, prática apaixonada de todo tipo de impureza.
É triste a situação da sociedade que vivemos! As crianças, desde muito cedo, já estão aprendendo a ser maliciosas, a falar e fazer as coisas com duas intenções. Muitos pais, educadores e familiares são culpados, pois não colocam mais limites e não cultivam valores cristãos na família. Os adolescentes e jovens de hoje são fruto de uma má educação que receberam dentro de casa e das liberalidades da sociedade. Não precisa ter idade, responsabilidade. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode fazer qualquer coisa. As pessoas estão sendo treinadas para a impureza dentro de casa.
O lar de muitos pais e mães, de filhos e parentes, de famílias que se dizem cristãs está pior do que o de muitos pagãos por aí. Mantém revistas pornográficas dentro de casa, têm filmes e séries de desenhos e filmes com pornografia explícita. E o pior de ter, que não é uma coisa adequada e nem conveniente para uma família cristã (tema da pornografia aprofundaremos em outras postagens), mostram e incentivam os filhos a ver e a assistir.
Mas em muitos lugares, parece que há um pudor, um respeito; parece que há valores, pois não tem nada disso. Mas o demônio pega essas pessoas numa novela, que expõe e incentiva o adultério e a fornicação, que destrói a imagem da família, que prega o homossexualismo e todo tipo de aberração sexual; tudo em horários que a família esteja reunida, não para conversar, mas para discutir.
Quando não é isso são as roupas imorais que usam, que vestem os filhos, que incentivam os meninos e meninas usarem. Não só se entregam a sensualidade vulgar e atraem os olhares de pessoas casadas para si, tamanho a carência que tem e vivem afundados, mas aplaudem os outros que fazem isso e apoiam os filhos. A MAIOR PRAGA DO DEMÔNIO NÃO VEM MAIS ATRAVÉS DE COISAS PORNOGRÁFICAS, PORQUE A PORNOGRAFIA E A IMORALIDADE SE INFILTRARAM EM TUDO!
Seja para uma propaganda de cervejas, propaganda de carros, de objetos, de casas, para adultos, adolescentes e crianças. Em tudo vemos a maldita influência pornográfica! As crianças, futuros adultos de amanhã, estão sendo treinados para ser impuros e entregues a toda paixão desordenada que não presta.
Então, depois de tudo isso São Paulo revela para quem está dirigindo essas palavras: para os recém-convertidos, para aqueles que tiveram uma experiência com o Senhor. Nós não nos tornamos servos de Cristo para ficar vivendo essa imbecilidade das coisas que o mundo oferece! Para que sejamos coerentes, precisamos renunciar a vida passada, tirar as vestes do homem velho, nos revestir do novo e renovar sem cessar o sentimento da nossa alma.
Em poucas palavras, São Paulo está nos ensinando o caminho da renúncia: escolher a verdade, a justiça, as coisas novas de Deus, a renovação dos sentimentos da alma, a pureza, os valores do céu. E de forma prática, fazermos isso, abandonando o jeito de viver, os trajes, a roupagem velha do pecado, da impureza, da injustiça e da mentira.
É aí que entra a segunda imagem e o terceiro fator de não renunciar: ficar olhando para trás. Quando São Paulo dá essa ordem de renunciarmos, ele fala com relação ao passado. O que ficou para trás ficou. Mas o segredo que o demônio utiliza para pescar novamente as pessoas que foram convertidas é ficar lembrando as pessoas do passado, da vida velha, dos caminhos tortos que andavam.
Por isso as pessoas são desalmadas no mundo, sem coração, invejosas, medrosas. Não tem a força que vem do coração, tem uma alma morta e um corpo sujeito ao pecado, e não querem renunciar. Preferem viver assim. Mas Deus não cansa de nos chamar e nos fazer convites, todos os dias, à conversão:
"Por isso diz à casa de Israel: eis o que diz o Senhor Javé: retornai! Renunciai a vossos ídolos, deixai de vez todas as vossas práticas abomináveis." (Ez 14,6)
Mas de nada adianta renunciar e ficar olhando para trás, preocupados com o que perdemos, com o que deixamos para trás. Veja as consequências de alguém que faz uma renúncia e depois volta atrás ao seu pecado:
"Com efeito, se aqueles que renunciaram às corrupções do mundo pelo conhecimento de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador nelas se deixam de novo enredar e vencer, seu último estado torna-se pior do que o primeiro." (2Pd 2,20)
FICA PIOR DO QUE ANTES! ANTES ALGUÉM NÃO SE ENCONTRAR COM JESUS, RENUNCIAR ÀS COISAS DO MUNDO E DO PECADO, DAR TESTEMUNHO E DEPOIS VOLTAR ATRÁS, AOS MESMOS PECADOS, POIS ELA FICA TRINTA VEZES PIOR.
Esse é o motivo de repassarem novelas que já acabaram com muitas famílias, mais de uma vez. Esse é o motivo de não cessarem as propostas fáceis de cair no pecado; uma hora ou outra pegam as pessoas que foram libertas e curadas. É a história de dar pérolas aos cães, voltar ao próprio vômito, o porco que volta a lama (cf. Mt 7,6). Muitos tem feito essa experiência oposta e tem voltado ao pecado. É uma vergonha!
Mas diante de tudo o que foi exposto, queremos convidar você a pensar no que tem feito você se afastar dos caminhos do Senhor. Ou pensar no que está fazendo você viver essa vida triste e falsa. Ou ainda refletir no porque você não tem coragem de renunciar: é por não conhecer a Deus, é por causa do medo ou por ficar lembrando e cultivando o passado? Independente do que seja, queremos te convidar a renunciar nesse momento, a tudo aquilo que te prende:
"Senhor amado, meu Deus e meu Rei, nesse momento, na tua presença santa quero pedir a graça de renunciar a isso que está me prendendo ao passado. Quero renunciar ao meu passado, se foi bom ou se foi ruim. Alimentado pela tua Santa Palavra quero pedir a graça de me despojar dessa roupagem, dessa mentalidade estragada do pecado, dessa impureza, dessa maledicência, dessas coisas vergonhosas que tantas vezes ocupam minha mente. Eu não consigo ser puro Senhor. Eu não consigo ser uma nova criatura. Eu não sei como me revestir do homem novo e como renunciar ao passado, por isso eu peço a ação do Teu amor, o poder do Teu Espírito Santo em minha vida. Quero suplicar Senhor, que Tu venhas me envolver com teu poder nesse momento. Derrama sobre mim a tua força. Vem me dar força, vem me fazer enxergar isso que eu preciso renunciar, isso que está prendendo a minha vida espiritual, isso que está estragando a minha relação conTigo. Libera sobre a minha vida, Espírito Santo de Deus, uma unção de libertação, uma unção de coragem, uma unção poderosa que traga ao meu coração o arrependimento. Traz-me de volta a consciência espiritual, ó doce Espírito. 
Renova nesse momento a minha mente. Renova a minha forma de pensar. Renova os sentimentos da minha alma, renova os meus valores. Traga a mim aquilo que vem do céu. Ensina-me, Espírito Santo, a ser dócil a essa ação do Senhor. Liberta-me do medo, dá-me essa experiência santa com Cristo, tira de mim o gosto pelo passado. Por essa manifestação poderosa do Senhor na minha vida agora, eu peço a graça de que eu sinta nojo do meu passado vergonhoso. Cada experiência negativa e impura que eu me recordo, seja nesse momento, motivo e caminho que o Senhor use para fazer superabundar a tua graça em minha vida. Vem me fortalecer Espírito Santo. Vem trazer a minha vida a justiça e a santidade. Só o Senhor pode fazer isso. Por mim mesmo a única coisa que posso fazer é ser essa pessoa falsa, injusta e mentirosa que sou. Mas contigo creio e sei que posso ser diferente. Posso ser agradável a Ti, posso ser verdadeiramente um cidadão do céu, com os valores do alto. 
Muito obrigado meu grande Deus e Senhor, porque pelo poder do nome de Jesus, pelo nome do Pai e do Senhor Espírito Santo, eu posso renascer em tua verdade, eu posso me revestir dessa maravilhosa presença de santidade, eu posso ser cheio do amor do céu. Te agradeço Senhor, te exalto e te amo. Te rendo todo louvor e adoração. Que Tu sejas exaltado, com os anjos do céu, com os homens da terra e com todos os seres vivos, pois Tu és digno de receber a honra, a glória, o poder e o domínio. Obrigado Senhor, porque Tu és tão grande, tão tremendo, mas o Senhor se faz pequeno e inclina o ouvido para escutar a nossa súplica. Glórias eternamente ao Teu nome. Amém!"
Há uma música que foi feita, maravilhosamente pelo Abner Santos, chamada "Céu na terra", que queremos convidar a você assistir, nessa ocasião da renúncia, e louvar ao Senhor, porque a Sua misericórdia é sem fim. Ele sempre nos acolhe quando renunciamos ao mal, ao pecado, a aquilo que não Lhe agrada e voltamo-nos aos seus braços de amor: http://www.youtube.com/watch?v=GvWXT5x8r2E
"Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo." (Lc 14,33)

É claro que vamos ter mais temas sobre renúncia, de forma mais específica em outras postagens, e essa se resume apenas a dar uma breve pincelada no que é a renúncia e porque precisamos efetua-la constantemente, de forma consciente e clara em nossa vida. A opção que fazemos de renunciar a coisas, a pessoas, a bens e a nós mesmos por amor a Jesus é abençoada pelas promessas do Senhor, e também é uma condição para sermos seus discípulos e suas discípulas.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de renunciar a tudo o que for preciso para continuar caminhando.