quinta-feira

Reparando os erros

Que maravilhoso é podermos partilhar aquilo que Deus partilha conosco! Como é bom podermos usar a internet como um meio de alcançar o máximo número de pessoas possível e poder oferecer um conteúdo humano, tratando de temas e coisas que acontecem com todos nós e que todos estamos sujeitos; um conteúdo psicológico, que deve nos levar a refletir e ter a mente cheia de coisas santas; e espiritual, fruto de uma espiritualidade que o Senhor nos escolhe para viver. Esse é nosso jeito de apresentar o Deus que conhecemos: através da forma que vivemos com Ele e aprendemos a dar passos na fé.
Se você vem nos acompanhado e tem sido alimentado por essas postagens (que não são baratas para serem expostas: pois lutamos contra o tempo (humano); contra as dificuldades e problemas temporais (psíquicos); e contra os principados e potestades, num verdadeiro combate (espiritual), saiba que você é um grande motivo de alegria para nós, pois nos faz ter cada vez mais essa vontade de lutar e permanecer de pé, mesmo quando nos sentimos no chão e incapacitados diante daquilo que somos. Mas a nossa alegria consiste em que Deus sempre escolhe o pior e ridículo no mundo para bater de frente com os grandes e poderosos:
"Vede, irmãos, o vosso grupo de eleitos: não há entre vós muitos sábios, humanamente falando, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. O que é estulto no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes; e o que é vil e desprezível no mundo, Deus o escolheu , como também aquelas coisas que nada são, para destruir as que são. Assim, nenhum criatura se vangloriará diante de Deus. É por sua graça que estais em Jesus Cristo, que, da parte de Deus, se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção, para que, como está escrito: quem se gloria, glorie-se no Senhor." (1Cor 1,26-31)
A glória de quem é de Deus é poder dizer com São Paulo: "Se for preciso que a gente se glorie, eu me gloriarei na minha fraqueza." (2Cor 11,30) É NA NOSSA FRAQUEZA QUE DEUS MANIFESTA A SUA FORÇA!
Este tema da fraqueza do homem e da força de Deus refletiremos em outras postagens. É por isso que estamos e ficamos na boa! Convidamos a você ouvir essa canção do Italo Villar e ficar na boa para iniciar esta postagem, isto é, na santa e maravilhosa graça de Deus: http://www.youtube.com/watch?v=q2xKriISMBg
Em continuação e complementação do tema da semana passada, hoje trataremos de um tema que é interessante e importante para a nossa vida, para que aprendamos com as atitudes, não a pagar os erros que fizemos, pois a paga dos nossos erros e pecados já foi paga por Jesus Cristo quando derramou todo o seu sangue na cruz, mas para compensar com o bem aquilo que fizemos de mal.
DESTACAMOS AQUI QUE NÃO ESTAMOS FALANDO DE REPARAR OS ERROS DE OUTRAS VIDAS, COMO ENSINA ERRÔNEA E EQUIVOCADAMENTE A DOUTRINA DO ESPIRITISMO, POIS SE VOCÊ ACREDITA NA BÍBLIA COMO PALAVRA DE DEUS, TEM QUE SER CONTRA O ESPIRITISMO QUE É CONDENADO POR DEUS (cf. Dt 18,9-14, mas isso aprofundaremos em outras postagens nos temas de religiões e seitas).
E já começamos analisando algumas histórias da Bíblia em que quando as pessoas se encontraram com Deus se propuseram a reparar os seus erros e corrigir com boas ações. Comecemos com o baixinho rico, talvez mais conhecido caso de reparação do Novo Testamento, que subiu em uma árvore para poder ver Jesus. Quando Jesus veio diante dele e lhe disse que ficaria em sua casa, ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com toda alegria. Aprendamos com sua atitude e vejamos o que Jesus lhe diz:
"Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é um filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido." (Lc 19,8-10)
A que santas loucuras devemos ser impulsionados a partir de um encontro verdadeiro com Jesus Cristo! Como é maravilhoso nos encontrar com Deus! Vejamos a vida de Zaqueu antes do encontro com Jesus. Ele era um homem muito rico, chefe dos recebedores de impostos. Certamente, como todos os cobradores de impostos, era mal visto pela sociedade e conhecido como desleal e ladrão. Sua fama, apesar do dinheiro faziam dele um homem fechado em si mesmo.
Pode ser que Zaqueu até mesmo tivesse vontade de parar de ser ladrão, mas não tinha forças. Pode ser que ele tenha pensado diversas vezes, sem êxito, ajudar alguma pessoa, devolver o dinheiro, não aproveitar da ocasião para defraudar alguém, mas ele não tinha essa coragem (ação do coração). O que Ele precisava era de um encontro com Deus! Ele ouviu falar de Jesus, que era Filho de Deus, que estava realizando curas, milagres, sacudindo as terras por onde Ele passava e começou a criar uma expectativa em seu coração.
Nesse meio tempo que Ele ouviu falar de Jesus até o momento em que efetivamente se encontraria com o Mestre, Zaqueu pensou, refletiu e imaginou milhares de vezes em seu coração, como se daria esse encontro. E também imaginou o que faria, o que iria falar para Jesus. A cada dia que passava, Zaqueu ensaiava e preparava-se para encontrar o Filho de Deus.
Quando viu ao longe uma multidão e aquela barulheira o coração de Zaqueu começou a bater mais forte. Era sua grande chance e ele agarrou com as duas mãos. Agarrou com as duas mãos o galho da árvore e começou a subir. Ele foi capaz de se humilhar para enxergar Jesus. E seu esforço foi visto por Jesus, que foi na direção dele. Desse encontro com Jesus nasceu essa oração, que precisamos aprender a fazer também, a partir da nossa realidade, para reparar nossos erros. 
A atitude do evangelista São Mateus foi parecida e por uma coincidência, ele também era cobrador de impostos:
"Depois disso, Ele saiu e viu sentado ao balcão um coletor de impostos, por nome de Levi, e disse-lhe: Segue-me. Deixando ele tudo, levantou-se e o seguiu. Levi deu-lhe um grande banquete em sua casa; vários desses fiscais e outras pessoas estavam sentados à mesa com eles. Os fariseus e os seus escribas puseram-se a criticar e a perguntar aos discípulos: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pessoas de má vida?  Respondeu-lhes Jesus: Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos. Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores." (Lc 5,27-32)
Veja que coisa linda! Jesus viu Levi (Mateus) sentado ao balcão e apenas lhe disse para segui-Lo. Se não soubessemos quem é Jesus, certamente poderiamos dizer que esse cobrador de impostos ficou louco, pois ele deixou "tudo". Que isso significa? É um absurdo, uma loucura, uma atitude de alguém que conheceu a pessoa mais importante da sua vida, seu amigo, seu Deus e Senhor!
Mas nas entrelinhas desse texto temos dois segredos que levaram Mateus a resolver abandonar tudo: o olhar e a voz de Jesus! Imagina o que é ser olhado por um Deus que se encarnou para salvar a humanidade!? Já comentamos em outras postagens sobre o tema "A obra de Cristo" e outros temas sobre Jesus, que tudo em Jesus transborda o seu tremendo amor.
DOS SEUS OLHOS SAI AMOR, DAS SUAS MÃOS SAI AMOR, DA SUA FACE SAI AMOR, DOS SEUS PÉS SAI AMOR, DOS SEU CORPO SAI AMOR, DA SUA ALMA IRRADIA AMOR, O SEU JEITO DE FALAR TRANSMITE AMOR! ESSE É O NOSSO DEUS DE AMOR!
Perante esse amor que Mateus nunca tinha sentido antes, ele se sentiu desconsertado, sem saber o que fazer, cheio de paz e alegria. A única coisa que Ele sabia é que ele nunca mais conseguiria viver longe daquele olhar e daquela voz. Foi isso que levou-o a dar uma festa em reparação a tudo o que tinha feito!
Essa festa foi decisiva e importantíssima para a conversão para a vida que Mateus passou a ter seguindo o Filho de Deus. A reparação que ele fez nessa festa, além de renunciar a todos os bens que ele tinha conseguido roubando, ele atraiu todos os seus amigos cobradores de impostos a se encontrar com Jesus. E desse encontro com Jesus receberam uma palavra maravilhosa dele: NÃO SÃO OS SÃOS QUE PRECISAM DE MÉDICO, MAS SIM OS DOENTES. NÃO VIM CHAMAR OS JUSTOS, MAS OS PECADORES! Que grande honra para Mateus ouvir isso, pois nesse momento foi que ele sentiu que tinha feito a coisa certa!
Como ensinamos na postagem anterior, uma coisa errada que fazemos muitas vezes é olhar para trás. Ao sentir saudades do passado que tivemos, temos vontade de voltar a viver aquilo que vivíamos, seja bom ou ruim. O nosso querido Padre Léo, scj, nos deixou uma frase preciosa para refletirmos no porque muitas vezes ficamos olhando para trás: "O medo do futuro leva você a não viver o presente e ainda se apegar ao passado".
É isso que impede muitas pessoas de cometer essa maravilhosa atitude de reparação! Enquanto muitos ficam querendo justificar o presente estragado pelo passado tenebroso que tiveram, estão na verdade escondendo aquilo que estão caminhando para ser no futuro. Temos que aprender a ter a coragem que Zaqueu teve, que Mateus teve, que os homens e mulheres de Deus tiveram, e especialmente, partindo para a passagem central dessa postagem, vamos refletir na vida de uma mulher fabulosa, que impressiona e comove o nosso coração. Aquela que se prostituia com leprosos: Maria de Betânia.
Vamos analisar ver nessa passagem, narrada pelo evangelista São Lucas, que a coragem audaciosa, a partir do conhecimento de quem é Jesus Cristo para nós, deve-nos levar a não ter medo do futuro, renunciar ao passado e reparar no presente, vivendo de uma forma nova.
"Certo fariseu convidou Jesus para uma refeição em casa. Jesus entrou em casa do fariseu e pôs-Se à mesa. Apareceu então certa mulher, conhecida na cidade como pecadora. Ela, sabendo que Jesus estava à mesa na casa do fariseu, levou um frasco de alabastro com perfume. A mulher colocou-se por detrás, chorando aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-Lhe os pés. Em seguida, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e ungia-os com perfume. Vendo isso, o fariseu que havia convidado Jesus pensou: Se este homem fosse mesmo um profeta, saberia que tipo de mulher Lhe está a tocar, porque é pecadora. Jesus disse então ao fariseu: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Simão respondeu: Fala, Mestre. Certo credor tinha dois devedores. Um devia-lhe quinhentas moedas de prata e o outro devia-lhe cinquenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou aos dois. Qual deles o amará mais? Simão respondeu: Acho que é aquele a quem ele perdoou mais. Jesus disse-lhe: Julgaste bem. Então Jesus voltou-Se para a mulher e disse a Simão: Vês esta mulher? Quando entrei em tua casa, não Me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou-Me os pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Não Me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não deixou de Me beijar os pés. Não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu-Me os pés com perfume. Por essa razão, Eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque demonstrou muito amor. Aquele a quem foi perdoado pouco, demonstra pouco amor. E Jesus disse à mulher: Os teus pecados estão perdoados. Então os convidados começaram a pensar: Quem é este que até perdoa pecados? Mas Jesus disse à mulher: Salvou-te a tua fé. Vai em paz!" (Lc 7,36-50)
Vamos clarear e esclarecer alguns pontos imporantes nessa passagem. Como descrevemos acima, a mulher pecadora que é tratada nessa passagem é Maria de Betânia, irmã de Maria e de Lázaro, amigo que Jesus ressuscitou (cf Jo 11). Ela era prostituta de leprosos, da colônia de Betânia. Simão, o fariseu que convidou Jesus é esposo de Maria, portanto, cunhado de Marta. O que Maria fez é espetacular!
Sendo prostituta, já havia sido pega em flagrante adultério e quase fora apedrejada (cf. Jo 8,1-11) senão fosse a intervenção de Jesus. Desse encontro, do olhar e do perdão que recebeu de Jesus, Maria não se convertera ainda, mas isso ficou gravado em seu coração. Ela continuou com a vida de pecado, mesmo tendo essa experiência com Deus, como muitos de nós fazemos. Depois de um tempo ela viu Jesus ressuscitando seu irmão. Foi apenas quando ela fez essa atitude de reparação, de quebrar o vaso de alabastro aos pés do Mestre que se converteu de uma vez por todas no seguimento de Cristo e na vivência da vida nova.
É claro que o processo de conversão começou quando foi livrada do apedrejamento, diante de todos, em frente a porta do templo. Deu um passo, com certeza, diante da ressurreição de Lázaro. Mas até então, continuava com a vida velha, olhando para trás, com medo do futuro. Como uma prostituta se tornaria seguidora de Jesus? Como uma mulher desse nível poderia seguir Jesus?
Mas com o passar do tempo ela foi percebendo que Jesus não escolhia as melhores pessoas. Ela observava cobradores de impostos andando com Jesus, pessoas mal vistas na sociedade, os piores tipos de pessoas que podia existir naquele tempo e foi criando esperança em seu coração. "Se esses homens, se essas mulheres, por que não eu?" Sem sombra de dúvidas seu coração queimava quando ouvia Jesus pregar. Seu olhar brilhava quando via Jesus passando.
Num determinado momento de sua vida ela percebeu que aquilo que ela vivia não agradava ao Senhor. Jesus falava de amor, de santidade, de liberdade, do Reino de Deus, de coisas simples, mas muito profundas. O que ela vivia era o contrário do que Jesus ensinava e vivia. Dentro de si começou a haver constantes lutas interiores. Sentia um desejo enorme de abandonar o pecado, de seguir a Jesus, de fazer alguma coisa da sua vida. A inconformidade com o modo estragado e prostituído que ela vivia foi o fator decisivo para tomar uma decisão!
Diante de tudo o que acontecera ela tomou essa decisão que, cada um de nós que queremos renunciar ao passado e viver o presente com determinação para construir um futuro na graça de Deus, devemos tomar. Ela colocou num frasco todo o perfume que ela usava para a prostituição (ou simplesmente tomou em suas mãos esse frasco cheio do perfume), que significa sua fonte de renda e de pecado e partiu para a casa de Simão.
Entrando na casa dele, a vista de todos abaixou-se aos pés de Jesus, tirou suas sandálias e começou a derramar abundantes lágrimas aos seus pés. Fez dos seus cabelos toalha e enxugava. Enchia de beijos e perfumava-os com o alabastro, de modo que derramou todo o perfume, não deixando nada para si mesma. O episódio humano, da parte de Maria encerra-se nesse momento. Ela fez isso sem pensar nas consequências. O que eu e você estamos fazendo sem pensar nas consequências? Talvez estejamos cometendo pecados sem medida, sem parar para pensar no que estamos fazendo. Talvez estejamos tão apegados e acostumados a um cristianismo light que não conseguimos mais ter atitudes de fé. Talvez estejamos tão acostumados com a vida de pecado que é como se Deus não existisse.
PARA MUITAS PESSOAS HOJE EM DIA, OS ENCONTROS COM DEUS TEM SIDO VAZIOS, POIS NÃO TEM FEITO NADA! NÃO TEM CORAGEM DE REPARAR SEUS ERROS, MESMO QUANDO ESTES ESTÃO DIANTE DE SEUS OLHOS, MESMO QUANDO DEUS LHES MOSTRA, E ATRAVÉS DE ALGUMA PESSOA, LHE DIZEM O QUE PODERIAM FAZER. NÃO QUEREM SABER DE NADA!
Alguns usam a desculpa que o que passou, passou. Não querem ficar lembrando do passado, pois este lhes traz lembranças negativas, coisas erradas que fizeram que se arrependem hoje. Mas a grande atitude para quem quer ser uma pessoa forte e firme nos caminhos de Deus, seguir na direção do Senhor, dar passos em sua fé, é reparar o mal que foi feito no passado. Mas como?
Não dá para voltar ao passado, corrigir alguma cagada que fizemos; isso é óbvio. Não adianta nada ficar se remoendo (pois refletiremos em outras postagens que o remorso não vem de Deus). O arrependimento é o primeiro passo; e quando tomamos consciência do que fizemos, temos que reparar nosso erro. Antes de entrarmos nos conselhos bíblicos de reparação, vamos concluir nosso raciocínio sobre Maria de Betânia.
Depois que ela derramou todo o perfume, ela começou a ser julgada. É o que acontece com todos o que reparam os seus erros! Lembremos de Zaqueu, que com toda a certeza foi difamado. "Não era esse aquele baixinho rico que nos defraudava?" A mesma coisa aconteceu com Mateus: "Jesus está comendo com esses pecadores". E veja que interessante que além das pessoas serem descriminadas, Jesus é colocado como alguém que não vale nada por se relacionar com essas pessoas.
Julgaram Jesus quando foi na casa de Zaqueu. Julgaram Jesus pois estava na festa, comendo com os cobradores de impostos. Julgaram Jesus quando Maria estava aos seus pés. O próprio Simão disse: "Se esse homem fosse realmente profeta saberia que tipo de mulher está a lhe tocar, porque é pecadora". E o engraçado é que Jesus nunca se importa com a opinião da maioria. Jesus é Deus dos pequenos, dos que não merecem, dos que não são dignos de nada. Ele realmente escolhe os piores!
A recompensa de uma atitude de reparação é quase que imediata. A reparação é uma oração que sobe como um incenso que agrada muito a Deus! De sua atitude de reparação Zaqueu recebe a palavra da boca de Jesus que a salvação tinha entrado em sua casa. E Jesus nunca resume a sua graça a apenas uma pessoa ou a uma ocasião, Ele sempre expande. Nosso Deus é Deus de exagero! Diante de Zaqueu Ele disse que veio procurar e salvar o que estava perdido.
Diante de Mateus e dos demais cobradores de impostos, Jesus fala que é médico para os que estão doentes e que seu chamado é para os pecadores. Diante de Maria, Jesus dá uma lição que deve ter sacudido e abalado as estruturas convencionais daquela casa. Quando termina de contar a história do credor e do devedor que devia mais e foi perdoado, Jesus como que deixa Simão com todo o seu orgulho no chão e eleva a pecadora que reparava os seus erros. Aqui lembramos do que a Virgem Maria disse: "Exaltou os humildes (...) desconcertou os corações dos soberbos e despediu de mãos vazias os ricos" (Cf.
Lc 1,46ss)
Além de Simão ficar desconcertado, Maria foi perdoada, salva e ainda foi inflamada pela paz e pelo envio das palavras de Jesus. É isso que o Senhor quer fazer com cada um de nós, se tivermos a coragem de fazer o que essa mulher fez, sem pensar no que pode nos acontecer. Fazemos tantas coisas erradas sem pensar, por que não fazemos uma coisa santa sem pensar nas consequências maravilhosas que podem trazer para a nossa vida também?! Não pensar nas consequências ou nos benefícios, mas agir únicamente com o intuíto de agradar a Deus. É disso que precisamos!
Vamos dar algumas dicas práticas da Bíblia Sagrada, escritas por pessoas que com toda a certeza, tiveram a coragem de reparar os erros do seu passado de pecado. Começando pelo grande apóstolo São Paulo, a comunidade de Éfeso:
" Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros. Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento. Não deis lugar ao demônio. Quem era ladrão não torne a roubar, antes trabalhe seriamente por realizar o bem com as suas próprias mãos, para ter com que socorrer os necessitados. Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem. Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção. Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia. Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo." (Ef 4,25-32)
E é claro, que iremos fazer isso se formos conduzidos pelo Espírito Santo de Deus, cheios da graça do céu, que foi e é manifestada em nossa vida. É ela que nos ensina a renunciar ao mal e praticar o bem.
"Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade, na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniquidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem." (Tt 2,11-14)
Da mesma forma Paulo orienta aos Colossensses e a nós, dando destaque ao poder da oração que nos dá a constância para permenecer sempre nessa atitude reparadora.
"Por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual, para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, procurando agradar-Lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. Para que, confortado em tudo pelo seu glorioso poder, tenhais a paciência de tudo suportar com longaniminidade. Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz. Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de Seu Filho muito amado, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados." (Cl 1,9-14)
Um pouco mais pra frente, na mesma carta a comunidade de Colosso, temos o segredo da reparação para aqueles que são novas criaturas em Cristo Jesus:
"Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória. Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria. Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes. Outrora também vós assim vivíeis, mergulhados como estáveis nesses vícios. Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca, nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento. Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos. Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Cl 3,1-17)
E queremos encerrar com a orientação do autor a carta aos Hebreus que, muito sabiamente, nos dá regras de ouro, ensinando os passos que temos que dar, nós que já conhecemos a Deus e não voltar aos erros do passado:
"Pelo que, transpondo os ensinamento elementares da doutrina de Cristo, procuremos alcançar-lhe a plenitude. Não queremos agora insistir nas noções fundamentais da conversão, da renúncia ao pecado, da fé em Deusa doutrina dos vários batismos, da imposição das mãos, da ressurreição dos mortos e do julgamento eterno. Isto faremos, se Deus o permitir. Porque aqueles que foram uma vez iluminados saborearam o dom celestial, participaram dos dons do Espírito Santo, experimentaram a doçura da palavra de Deus e as maravilhas do mundo vindouro e, apesar disso, caíram na apostasia, é impossível que se renovem outra vez para a penitência, visto que, da sua parte, crucificaram de novo o Filho de Deus e publicamente o escarneceram. O terreno que recebe chuvas freqüentes e fornece ao agricultor boas searas, é abençoado por Deus. O que produz só espinhos e abrolhos, é abandonado, não demora que será amaldiçoado e acabará sendo incendiado. Embora vos falemos desse modo, caríssimos, temos a melhor idéia a vosso respeito e de vossa salvação. Deus não é injusto e não esquecerá vossas obras e a caridade que mostrastes por amor de seu nome, vós que servistes e continuais a servir os santos. Desejamos, apenas, que ponhais todo o empenho em guardar intata a vossa esperança até o fim, e que, longe de vos tornardes negligentes, sejais imitadores daqueles que pela fé e paciência se tornam herdeiros das promessas." (Hb 6,1-12)
Se você experimentou verdadeiramente o dom celestial em sua vida, ou se quer experimentar, para viver o Céu na Terra, convidamos a você elevar sua oração conosco:
"Pai amado e querido, agora quero experimentar ou ter uma nova experiência desse dom celestial. Pai Santo, por diversas vezes em minha vida me iludi, cometendo erros, ferindo as pessoas, sendo desleal, desonesto, infiel, incoerente, fingido, falso, hipócrita, mentiroso, sem vergonha, malicioso, impuro, cheio de maldade, sem misericórdia, caluniador, perseguidor dos bons, inventor de maldades. Tantas vezes fui motivo de briga, tantas vezes fiz os outros brigarem. Por minha causa famílias foram desfeitas, por minha causa e minha desobediência as pessoas ao meu redor ficaram perturbadas. Por minha rebeldia muitas vezes preferi ficar no erro a ter que assumir as consequências e a vergonha dos meus pecados. Mas hoje Pai reconheço os meus erros, reconheço a minha vida e percebo que não sei fazer o bem. Estou acostumado a essa vida impura. Estou acostumado aos prazeres do homem velho. Pai eu já tive algumas experiências conTigo, mas me esqueci de todas elas. Deixei as experiências que tive do seu amor passar em minha vida, pois não consegui renunciar ao passado, pois tinha medo do futuro, tinha medo do que as pessoas iam pensar se me vissem mudado. Tive medo de assumir uma postura de cristão diante dos amigos, da família, do namorado(a), do(a) meu(minha) esposo(a), diante de tantas situações. Mas eu quero recomeçar conTigo uma nova vida. A Tua Palavra me tocou hoje Senhor. Olha para mim neste momento Senhor. Quero chamar tua atenção, como Zaqueu; como Mateus quero ser contemplado com Teu Santo olhar, quero ouvir Tua santa voz. Como Maria quero reparar meus erros do passado. Quero assumir um compromisso conTigo de restituir as pessoas que eu roubei, que eu defraudei, que eu magoei, que eu feri, que eu machuquei. Quero compensar com carinho, com amor, com palavras bonitas, com atitudes de ternura e de afeto. Quero amar as pessoas que tanto odiei. Quero perdoar as pessoas que me machucaram e quero pedir perdão aqueles que eu machuquei. Pai quero ter a coragem de derramar aos teus pés todo esse passado sujo, com essas minhas lágrimas, com todos esses bens que eu tenho, com essas coisas que acumulei ao longo da minha vida. Derramo aos teus pés Pai. Em nome de Jesus eu te peço perdão e misericórdia. Eu não sabia o que estava fazendo. Eu estava cego Pai. E essas coisas doem em meu coração porque me arrependo de todo o mal que eu fiz.
Quero, pela graça do teu Filho Jesus Cristo, assumir uma nova postura, essa nova vida que jorra da cruz. Quero assumir esse homem novo que o Senhor está me transformando agora, pela efusão do sangue de Cristo. Quero tomar posse de toda essa salvação, de toda essa redenção, de toda essa remissão dos meus pecados e dos meus erros. Sei que Jesus pagou pelos meus pecados e não tenho que pagá-Los, mas por amor a Ti é que eu quero compensar com alegria e com santidade, toda a vida de tristeza e de impureza que já vivi. Dá-me forças, pelo derramamento do Teu Espírito Santo no meu coração e faça-me forte em Ti. Forte por Ti e edificado no coração de Jesus quero recomeçar uma nova vida de graça e de reparação. Com meus joelhos dobrados na tua presença proclamo a tua vitória sobre a minha vida e tomo posse da tua graça. Muito obrigado Pai querido, porque esse amor inunda a minha vida. Sinto-me ser invadido pela graça do Senhor. Sinto-me enxarcado do teu poder. Sinto o cheiro da vida nova que o Senhor me proporciona. Te adoro Jesus, pois Tu és o meu salvador e com teu Sangue Santo e poderoso me dá a oportunidade de recomeçar a minha vida. Glórias ao Teu santo e poderoso nome Jesus. Agradeço e te exalto Espírito de Deus pois me dá a graça de experimentar as coisas do alto. Dou liberdade a Ti em minha vida, age com poder Espírito Santo. Louvor e adoração a Ti Santo dos Santos e Deus dos deuses, pois Tu és digno de todo amor, poder e louvor. Amém. Aleluia!"
"Sobretudo, cultivai o amor mútuo, com todo o ardor, porque o amor cobre uma multidão de pecados." (1Pd 4,8)

O tempo de tomar posse de toda essa graça e transformar em nossa vida é hoje. Que Deus nos dê a graça de reconhecer os nossos erros, nos arrepender, nos converter ao Evangelho do Seu Reino. Que Ele nos dê coragem para mais agir do que falar e de fazer o que for preciso para segui-Lo com todo o desejo ardente do nosso coração, para reparar os erros que cometemos.

Que Deus nos abençoe e nos fortaleça cada vez mais nas atitudes de reparação.