quinta-feira

Ser diferente

Nessa semana começamos diferente. Aliás, o tema que partilharemos hoje é sobre ser diferente. Diferente do quê? Diferente pra quê? Diferente por quê? Vamos entrar no contexto da história de um homem que teve a coragem de ser diferente e analisaremos o que ele fez e responderemos os nossos questionamentos, só que de forma diferente.
São Bernardo dizia: "Ninguém pode ser perfeito sem ser diferente." Não vamos escrever coisas perfeitas, mas diferentes. Não estamos propondo uma forma de viver perfeita, mas diferente. O que buscamos nessa postagem não é a perfeição, mas é a graça de ser diferente: diferente do mundo, do pecado, da mentira, da tristeza, da angústia, da hipocrisia, das trevas, dos poderes desse mundo, da moda.
O mundo anda numa linha, num caminho, numa direção. Nos propomos hoje a alimentar em nosso coração a coragem para que andemos na direção contrária dos valores perniciosos do mundo, queremos ser inimigos do mundo, até mesmo do amor falso que há no mundo. Veja o que o apóstolo da sabedoria, São Tiago, escreve em sua carta:
"Adúlteros, não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tg 4,4)
É uma escolha que temos que fazer, como partilhamos na postagem sobre renúncia. Escolhendo ser amigos do mundo, automaticamente nos declaramos inimigos de Deus. Mas precisamos ser diferentes: temos que ser amigos de Deus e automaticamente nos tornamos inimigos do mundo.
Jesus é o ser humano que sendo Deus, soube viver sua humanidade da forma mais plena e também veio a Terra para nos ensinar a viver. Ele viveu diferentemente dos valores que ensinavam em sua época, de aparência, de falsidade. Ele nos ensina a sermos diferentes! Ele ensina que se fizermos essa escolha por viver da mesma forma que Ele, vamos ser odiados:
"Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior do que seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa. Mas vos farão tudo isto por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou." (Jo 14,18-21)
É nisso que Jesus vai insistir, após a última ceia e antes de sua prisão, elevando sua oração ao Pai pelos discípulos, que embora o mundo os odeie e odeia ao próprio Cristo, eles são enviados ao mundo para serem diferentes:
"Dei-lhes a tua palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade. Como Tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade." (Jo 17,14-19)
Veja que interessante: a palavra de Jesus é uma, é aquela que vem do céu, que o Pai lhe disse. A palavra do mundo é contrária a tudo o que vem de Deus, pois vem de baixo, vem do pai da mentira. É como querermos comparar a verdade com a mentira. A verdade que é a palavra de Deus nos santifica e nos conduz a santidade! A mentira que é a palavra do demônio nos contamina e arrasta para o pecado! Mas não se confunda quando falamos de mundo, pois estamos nos referindo a mentalidade desse mundo, influenciada pela mentira (acesse a postagem "Ir contra o mundo?").
Mas não podemos nos esquecer que a promessa de Jesus é que seremos odiados por todos por causa do Seu santo nome, mas teremos uma recompensa, se perseverarmos até o fim:
"Sereis odiados de todos por causa de Meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo." (Mt 10,22)
É a mais pura verdade que Deus tem o melhor para nós, e disso não podemos ter dúvidas. Ouça essa canção do Diego Fernandes que se chama "O melhor pra mim" e seja convencido a respeito disso: http://www.youtube.com/watch?v=gsra_qQVDSU
Da mesma forma que essa flor que está resplandecendo o seu brilho, mesmo diante de outras flores que não brilham mais, que esqueceram quem são e qual a sua missão no mundo, temos que ter a coragem de ser de Deus dessa forma, não para chamar atenção para nós, mas para aquele que está em nós:
"Ninguém pode atribuir-se a si mesmo, senão o que lhe foi dado do céu." (Jo 3,27)
Se nós somos de Deus nós temos que brilhar mesmo. No mundo as pessoas são egoístas, fechadas em si mesmas e se consideram astros, estrelas, que brilham por si mesmas. Com Deus nós aprendemos e entendemos que não passamos de planetas que não tem brilho próprio, mas somos convidados a refletir o sol que é Jesus. Temos que ser como reflexos da estrela resplandecente da manhã que é o nosso Deus. Jesus é que disse isso, que além de brilhar, precisamos ser e dar sabor a tudo ao nosso redor.
"Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha, nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus." (Mt 5,13-16)
É esse o convite de ser diferente para cada um de nós, proposto pelo próprio Jesus. A nossa luz (que vem de Deus) deve brilhar e as pessoas que verem essa luz, essa forma diferente de viver, as obras, as palavras e os gestos irão glorificar ao Pai que está nos céus, pois será dada a glória devida àquele que é a fonte de toda essa luz.
A esse respeito, São Paulo dizia também que temos que ser como luzeiros em meio a esse mundo de trevas e ostentar a palavra de Deus, que é a palavra da vida. Mas isso se dá com o esforço de afastar-se das murmurações e críticas, que apagam essa luz. É claro que é sempre um processo, mas temos que fazer a nossa parte, para mostrar ao mundo a luz do Deus que servimos que reflete em nós:
"Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida. Dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão." (Fl 2,14-16)
Muito engraçado a imagem acima. Uma cachoeira, quebra de águas que levadas por uma correnteza são jogadas violentamente para baixo. E o destaque da imagem se dá pela presença do peixe que está saltando em direção contrária ao da correnteza. Esse é um dos motivos pelo qual o peixe é retratado como um símbolo cristão (além das iniciais do original da palavra peixe "Ichthys" significarem Jesus Cristo Filho de Deus Salvador). Para nós, que somos seguidores de Jesus Cristo, essa imagem deve significar muito.
Veja a coragem que precisamos alimentar no nosso coração. Vivemos nas águas desse mundo e por ser governado pelo príncipe da mentira, as correntezas da mentalidade estragada sempre tentam nos levar ao fundo do poço, para baixo, tentam nos arremeçar a cada momento para baixo, para viver como se tudo da nossa vida fosse isso que está aqui mesmo. Tentam fazer-nos esquecer do alto, do céu, de Deus, das maravilhas de uma vida de alegria eterna que Deus prepara para nós, para que vivamos eternamente ao seu lado. Nós temos que ser diferentes e nadar contra a correnteza!
NÃO DEIXE-SE ENGANAR POR AQUILO QUE TODOS FAZEM E DIZEM ERRONEAMENTE, COMO SE DEUS TIVESSE MUDADO OU O MUNDO ESTÁ DIFERENTE, OU QUE A IGREJA ESTÁ SE ADAPTANDO AO MUNDO. ISSO É UM ABSURDO!
Nós que somos de Deus temos que evangelizar (tema que refletiremos em outras postagens) de uma forma que as pessoas entendam, atualizada, nova, atraente, diferente; mas não é necessário apelar para aquilo que não é de Deus, como o caso das baladas santas. Precisamos estar nesse mundo, aprender a nos comunicar e ser portadores da palavra de Deus, atualiza-la a cada dia na nossa vida e atrair mais pessoas para conhecer a Deus, mas temos que ser sábios. Não podemos ir na mesma direção do mundo. É errado dizer que tudo é válido, pois muitas coisas não prestam e não convém.
Vamos tomar um exemplo: algumas pessoas que se dizem de Deus, que são reservatórios diretos das bençãos de Deus dizem que não há problema nenhum em fazer tatuagem, pois o que Deus olha é o coração. Em nome dessa imbecilidade anti-bíblica e ridicula, muitos ficam marcados com sinais do demônio no corpo. Outros dizem que não tem problema nenhum usar piercings. Então umas tantas que já se converteram, renunciaram ao passado, marcam o corpo com objetos que tem origem no voodoo (tema que refletiremos em outras postagens junto às religiões) que consagram a parte do corpo ao demônio. ISSO É CONFORMAR-SE.
A proposta de São Paulo, quando escreveu aos romanos, é exatamente o contrário. Temos que aprender no mundo, mas sem ser mundanos, como nos ensinava o grande Papa João Paulo II. Aprendamos com essa palavra maravilhosa:
"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito. Em virtude da graça que me foi dada, recomendo a todos e a cada um: não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas um conceito razoavelmente modesto, de acordo com o grau de fé que Deus lhes distribuiu. Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro." (Rm 12,2-5)
A grande boa nova dessa passagem é reconhecer que somos únicos, pequenos ou grandes, com funções contínuas ou não tão frequentes, mas somos chamados a ser a diferença e cada um de nós exercer seu papel de ser outro Cristo. Eis o grande sentido da nossa fé, da nossa vida aqui na Terra: testemunhar e refletir aquele que amamos, que servimos, que seguimos, que deu a vida por nós, e se for preciso, também daremos a vida amando Ele até as últimas consequências: nosso grande Deus e Senhor Jesus Cristo. Ele é o motivo e a coragem para vivermos assim!
Falando em vida, vamos ao texto central dessa postagem e vamos ver como funciona na prática ser diferente e não se importar com o pensamento da maioria, da correnteza e da mentalidade que impera, fazendo com que todos pensem da mesma maneira, ou seja, ninguém pensar nada.
"Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. Jesus lhe disse: Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?! E acrescentou: Levanta-te e vai, tua fé te salvou." (Lc 17, 11-19)
Já haviamos utilizado essa passagem a quase um ano atrás, em um outro contexto, mas vamos usar hoje para mostrar que é possível ser diferente, mesmo sendo tão diferente. Jesus estava dando umas voltas pelas regiões, curando todas as pessoas, mudando a mentalidade pobre do povo, enchendo de amor as aldeias, realizando seus milagres, sinais e prodígios, anunciando que o Reino de Deus estava próximo, encarando os poderosos e com seu jeito humilde e simples desbaratinando todo poder e autoridade falsas dos doutores e mestres da lei.
Enquanto estava passando pela região da Samaria e da Galiléia dez pessoas com lepra vieram-lhe ao encontro. Sabemos que os leprosos eram considerados amaldiçoados por Deus. Essa era a mentalidade que imperava, que a pessoa que era atingida por lepra tinha cometido algum pecado feio para adquirir essa doença (que Jesus esclareceu em Jo 9, que aprofundaremos em outras postagens). Por isso, tudo o que eles tocavam, o lugar que passavam ficava impuro. As pessoas tinham medo e pavor de chegar perto de algum leproso. Além de tudo ainda tinham que ficar gritando: "Eu sou leproso" e fazendo um barulho que lhes identificasse.
Tal condição de miséria e humilhação fazia com que qualquer pessoa que tivesse lepra ficasse excluída da sociedade e não ter contato com as pessoas. Veja o detalhe que quando os leprosos viram Jesus, pararam ao longe, com medo de desobedecer a lei. E de lá tiveram a coragem de gritar o nome poderoso do Senhor Jesus Cristo.
Jesus apenas lhes disse: Ide, mostrai-vos aos sacerdotes. Essa foram as palavras de cura. Imagina a reação das pessoas, principalmente os doutores da lei que estavam ao redor, que se julgavam conhecedores de Deus, mais que o próprio Deus. Devem ter julgado: Esse homem é um impostor, ele blasfema, ele não pode falar isso, quem ele pensa que é?, e coisas do tipo. Jesus não tinha medo de ser diferente, por isso não se preocupava em fazer as suas obras também em público, pois sabia quem ele era.
Queridos e amados de Deus, aqui entra um coisa importante para cada um de nós: TEMOS QUE VOLTAR A SER QUEM NÓS SOMOS MESMO. MUITAS VEZES ESTAMOS TÃO ACOSTUMADOS, AMOLDADOS, AJUSTADOS AOS PADRÕES DO MUNDO, QUE ESQUECEMOS NOSSA ORIGEM E NOSSO DESTINO. PERDEMOS A NOÇÃO DO CRISTIANISMO!
Santa Catarina de Sena dizia: "Se fodes aquilo que deveis ser, tocareis fogo no mundo." O mundo está frio, está sendo congelado pela falta de amor, pela falta de demonstrações de santidade, pela falta de radicalidade da vivência genuína do Evangelho de Cristo, como São Francisco de Assis, pela falta de autoridade espiritual e caridade de líderes falsos nas igrejas e nos movimentos, que só pensam em si mesmos, pela falta de seriedade no seguimento de Cristo. Por isso que o cristianismo é satirizado hoje em dia. Por isso é tratado como o lixo da sociedade, principalmente pelos ateus.
Como estavamos refletindo, após a ordem de Jesus, os leprosos iam andando e sendo curados. Imagina que alegria tremenda e louca! Imagina que coisa espetacular! A palavra de Jesus é poderosa para curar, mesmo de longe. Mas enquanto uns iam vendo-se curados, uns choravam, outros riam, outros pulavam de alegria e outros ainda não acreditavam no que estavam vendo, em si próprios. Mas diante de tudo isso, um leproso voltou a agradecer.
Ele voltou pulando e louvando a Deus e se lançou aos pés de Jesus para agradecê-lo. Jesus então pergunta pelos outros nove que não voltaram para agradecer e conclui dizendo-lhe que sua fé foi que salvou-o e dá-lhe a palavra para ir em paz. O mais engraçado de tudo isso é que esse rapaz que voltou para agradecer era estrangeiro (samaritano) e mesmo sabendo que Jesus era Judeu, ele teve a coragem de fazer o que fez.
Como precisamos aprender com esse homem. Ele passou por cima do preconceito de relacionamento que existia entre judeus e samaritanos (como podemos nos assegurar pelo encontro de Jesus com a samaritana no poço de Jacó, cf. Jo 4), passou por cima do preconceito da lepra ao ver-se curado, passou por cima do orgulho, DIFERENTEMENTE dos outros nove.
Talvez ele até tenha proposto aos outros: "Vamos agradecer aquele homem, pois ele nos curou." E não tendo apoio de nenhum decidiu voltar sozinho. Ou pode ser que ele nem tenha falado nada para ninguém, apenas vendo-se curado foi voltando para agradecer. Pode ser que os outros vendo ele fazer isso possam ter dito: "Pare! Onde você vai? Você não ouviu que Ele disse para nos apresentarmos ao sacerdote? Volta aqui!" Nós não sabemos o que aconteceu, mas uma coisa temos certeza: ELE NÃO TEVE MEDO DE SER DIFERENTE!
Outra coisa: ele reconheceu e entrou na profundidade do que Jesus disse. Pode ser que várias vezes ele já tivesse se mostrado aos sacerdotes e cumprido as obrigatoriedades da lei, desde que contraiu a lepra e sempre fora a mesma coisa. Se o sacerdote é um homem que age em nome de Deus em favor do povo, ele chegou a grande conclusão de que o verdadeiro sacerdote, único e eterno, como está escrito no livro dos Hebreus é Jesus Cristo:
"E é notório que nosso Senhor nasceu da tribo de Judá, tribo à qual Moisés nada encarregou ao falar do sacerdócio. Isto se torna ainda mais evidente se se tem em conta que este outro sacerdote, que surge à semelhança de Melquisedec, foi constituído não por prescrição de uma lei humana, mas pela sua imortalidade. Porque está escrito: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec." (Hb 7,14-17)
Nesse momento, queremos te convidar a ser diferente e, diante de Jesus, o sacerdote do Pai que foi instituído por sua imortalidade e glória, lançar-se aos Seus pés, onde quer que você esteja:
"Jesus querido e santo, meu amado rei e Deus, nesse momento quero colocar-me diante de Ti e te louvar. Quero te louvar e adorar por tudo o que Tu és. Por tudo o que Tu és para mim, por tudo o que Tu fazes em minha vida a cada dia. Quero te louvar e te adorar dessa forma nova, diferente, para declarar que Você é a minha alegria, meu amor, minha felicidade, minha razão de viver, meu tudo. Quero ser todo teu. Quero te amar com tudo o que tenho e sou. Quero te oferecer ao teus pés o ouro da minha vida, o incenso da minha adoração e a mirra dessa minha decisão de ser contrário aos valores do mundo e do pecado. Quero te seguir, te servir, quero aprender a ser fiel, quero aprender a fazer a Sua santa vontade. Quero me despojar de tudo o que tem sido mais importante na minha vida, que tem ocupado o seu lugar Jesus. Meu coração quer ser sua manjedoura. Por isso eu peço: nasça em meu coração neste momento Jesus. Faça-me renascer numa nova vida de graça, de cura, de santidade e de verdade. Quero perder o medo de ser diferente. Quero perder a vergonha de ser cristão. Quero te demonstrar que te amo, amando os meus irmãos, como a mim mesmo. Quero ouvir Sua voz e sentir meu coração sendo abrasado. Mas eu também venho pedir a cura desse interior e dessa vida falsa que venho vivendo. Me assemelho e me enxergo muitas vezes com os sepulcros caiados que tantas vezes o Senhor chamou os fariseus, porque não tenho sido coerente, não tenho conseguido viver de forma correta o cristianismo. Ajuda-me Jesus!
Reconheço a minha fraqueza e assumo que não sou nada sem Ti. Preciso da Sua força para caminhar. Envia sobre a minha vida, pelo poder da tua palavra, uma chuva do fogo do Seu Espírito Santo, que queime e transforme todo o meu ser, o meu jeito de pensar, o meu jeito de viver, o meu jeito velho de evangelizar, o meu jeito antiquado, mesquinho e hipócrita de me considerar melhor que os outros. Vem em socorro a toda auto-imagem que eu criei e que me prende hoje Jesus. Derrama sobre mim esse Espírito de fortaleza e vem trazendo paz ao meu coração. A ação do Espírito Santo seja diferente em minha vida Senhor. Que o Espírito Santo aja da forma que Ele quiser, porque eu me abro e desejo só a Ele neste momento. Vem impacto do céu, vem dínamos do coração de Jesus, vem jorrar sobre mim essa fonte de amor e de luz. Vem me tirar das trevas do erro e da mentira. Vem me inundar com seu poder. Quero me sentir transfigurado agora. Quero brilhar a tua glória Senhor. Quero fazer a diferença e não me importar com o que vão pensar, porque assumo novamente aquilo que eu sou, de quem eu sou e o motivo pelo qual eu fui criado.
Como é bom poder estar na tua presença e sentir Seu poder enchendo a minha vida com um novo ânimo, renovando e possuindo todo o meu ser com essa força. Glórias a Ti Jesus, glórias a Ti meu santo e eterno sacerdote. Aqui aos teus pés eu te rendo todo o louvor e exaltação, pois Tu és Santo e me dá a graça e a oportunidade de te conhecer. Louvado sejais Espírito Santo, pois me renovas, me avivas, me encharcas e penetra com seus raios de luz e de cura em todo o meu coração. Te rendo louvores por me dar a maravilha de poder resplandecer a luz do meu Senhor. Te agradeço Pai por essa restituição. É o milagre do Senhor que acontece agora e que creio, que assim como esses leprosos, vai se concretizando e vai se confirmando conforme eu for caminhando conTigo, ao Teu lado. Eu te amo Pai, muito obrigado."
Convidamos a você, de forma nova e diferente, colocar tudo aos pés do Senhor, e em agradecimento louvá-lo com essa canção internacional, de um excelente músico católico dos Estados Unidos. Seu nome é Matt Maher e a canção se chama "Lay it down": http://www.youtube.com/watch?v=NPoxM0D_0n8
*Fica a dica de uma boa oportunidade para conhecer o trabalho desse homem e também um pouquinho de inglês.
Ao invés de colocar aqui mais um versículo bíblico, vamos encerrar com uma mensagem do Papa João Paulo II, incentivando-nos a viver a santidade nesse mundo:
"Precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se “lascam” na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade,ou que consagrem sua castidade. Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos".

Que Deus nos abençoe e nos dê essa garra e coragem para sermos diferentes.