quinta-feira

Rezando com o coração

Que alegria é servir ao Senhor! Aqueles que não conhecem e não buscam a Deus nessa vida infelizmente não vão ter oportunidade de buscá-Lo depois da morte e de viver essa alegria que só tem quem já conhece a Jesus, pois a vida é única. Não há reencarnação, não há segunda chance! Morreu, acabou meu querido: céu, inferno ou purgatório! É isso o que a Palavra de Deus ensina (cf. Hb 9,27).
Nessa semana completamos dois anos de existência desse blog, porém já existia no coração de Deus desde sempre. Então passou a existir no coração de um jovem, foi para a cabeça e então se concretizou e hoje você pode aproveitar de uma vida de jejum, de oração, de Santas Missas, de leitura e meditação da Palavra de Deus e ter um roteiro espiritual para não ser um molenga e não ficar estagnado em sua vida, mas para dar passos na fé e crescer em Deus.
Hoje vamos refletir sobre a oração mais importante que podemos fazer, pois é o que é mais necessário para que ela seja verdadeira: a oração que é feita com o coração. Queremos rezar com o coração, deixando-nos envolver, cuidar e ser fortalecidos pelo Deus do nosso coração.
A esse respeito, e como impulso inicial dessa postagem, queremos deixar uma frase da maravilhosa Santa Margarida Maria de Alacoque: "Possuo constantemente, acompanhando os passos meus, o Deus do meu coração e o coração do meu Deus".
O que é rezar com o coração? Como rezar com o coração? Como saber se estou rezando com o coração? Caso eu não esteja, há alguma forma de começar e fazer a minha vida uma constante oração com o coração? Vamos adentrar no nosso coração e daí alcançar o coração de Cristo para entrarmos numa verdadeira comunhão com Ele.
Já esclarecemos na postagem "Alimentar-se para caminhar" que precisamos alimentar-nos no corpo, na alma/coração e no espírito. Como está o seu coração? Com o que você tem alimentado o seu coração? O que têm sido as prioridades do seu coração? 
Nós somos templo do Espírito Santo (cf. 1Cor 3,16; 6,19) e nosso coração é a casa na qual Deus habita. Muitas pessoas não cuidam do seu coração, ou seja, da casa onde Deus mora em nós. Outros deixam seu coração ao relento e não se importam com o que lhe acontece. Há uns que preferem esquecer-se que têm coração (pois vivem como se não tivessem) e há aqueles que trancafiam o coração e não querem mais soltá-lo, como na imagem acima.
Como alguém que não cuida do próprio interior, que não liberta o coração dos medos, das angústias, das tristezas, das jaulas do ressentimento e do pecado pode ser feliz? Nem mesmo Deus pode fazer algo numa pessoa que mantém o coração fechado com a chave do ódio e das mágoas. Refletimos na postagem "Ele está a porta e bate" que nosso coração só pode ser aberto pelo lado de dentro. 
SOMOS NÓS QUE TEMOS QUE TOMAR A DECISÃO DE ABRI-LO, DE CONVIDAR A VIRGEM MARIA PARA FAZER UMAS LIMPEZAS E FAXINAS CONOSCO, COMO ELA FEZ NA CASA DE ISABEL, DE CONVIDAR NOSSO SENHOR JESUS PARA DAR UMAS VOLTAS E CURAR ONDE ESTÁ MACHUCADO, DE PERMITIR QUE ELE MANIFESTE SUA GRAÇA E SUA BENÇÃO QUE É RESERVADA PARA NÓS!
Abra seu coração e faça da canção "Meu coração" do Davidson Silva sua oração, desejando e pedindo pela presença do Senhor, permitindo que ele palpite de amor pelo nosso Deus: http://www.youtube.com/watch?v=7xaVFqRjDVg
Uma das coisas que mais atrapalha nossa oração hoje em dia é o tempo (acesse a postagem sobre o tempo: "Distrações" e "A ótica do tempo"). A falta de tempo para nos dedicar a oração, ao nosso encontro com o Senhor, a estar diante da presença de Deus, faz com que nossa oração muitas vezes seja da boca para fora, que seja falsa, sem profundidade e sem qualidade.
Tudo o que há nesse mundo 'aeon' em que vivemos, governado e regido pelo príncipe das trevas, é falso e fingido, é vazio e superficial, é marcado pelo egoísmo e pela cobiça, pelo pecado mortal e pela falta de sentido no viver. Infelizmente essa é a vida de tantos homens e mulheres que estão nesse sistema; por isso a importância de não nos contentarmos e não nos amoldarmos.
AS DISTRAÇÕES BARATAS, OS VALORES TROCADOS, A MENTIRA COMO SE FOSSE VERDADE ESTÁ IMPETRADA E PENETRA EM TODOS OS CANTOS PORQUE OS BONS ESTÃO DORMINDO, OS SANTOS ESTÃO OMISSOS, OS PROFETAS ESTÃO CALADOS, AS PESSOAS DE ORAÇÃO ESTÃO ACOMODADAS E ISSO DÁ CAMPO LIVRE AOS MAUS.
Que pela força do Espírito Santo, a palavra de Jesus possa abrir nossos olhos e nos dar a graça de aprofundar-nos no íntimo do nosso ser para expor tudo a Ele e não dar meios para que o demônio fique nos acusando e impedindo a graça de Deus de fluir em nossas vidas.
Vamos prestar atenção ao que Jesus nos fala, na passagem central dessa postagem de hoje:
"Hipócritas! É bem de vós que fala o profeta Isaías: Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim. Vão é o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens (Is 29,13). Depois, reuniu os assistentes e disse-lhes: Ouvi e compreendei. Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem. Então se aproximaram dele seus discípulos e disseram-lhe: Sabes que os fariseus se escandalizaram com as palavras que ouviram? Jesus respondeu: Toda planta que meu Pai celeste não plantou será arrancada pela raiz. Deixai-os. São cegos e guias de cegos. Ora, se um cego conduz a outro, tombarão ambos na mesma vala. Tomando então a palavra, Pedro disse: Explica-nos esta parábola. Jesus respondeu: Sois também vós de tão pouca compreensão? Não compreendeis que tudo o que entra pela boca vai ao ventre e depois é lançado num lugar secreto? Ao contrário, aquilo que sai da boca provém do coração, e é isso o que mancha o homem. Porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias". (Mt 15,7-19)
Que palavra dura e clara que Jesus nos traz! Aqui já quebramos os argumentos dos imbecis que ainda hoje ficam dizendo que as coisas de fora podem manchar o homem e a mulher: não é pelo que comemos, não é pelo que bebemos, pelo que entra no nosso corpo que vamos nos manchar ou nos tornar impuros. Não tem nada a ver! O que nos mancha e nos torna impuros é o que sai do nosso coração.
Jesus até tira um sarro do povo que achava que o alimento pode tornar o ser humano impuro, dizendo que tudo o que nós comemos entra no nosso organismo, vai ao ventre e depois é jogado no lugar secreto. Em outras traduções está escrito fossa, que hoje em dia é o vaso sanitário. Ou seja, não tem problema algum, pois irá ser evacuado; mas aquilo que alimentamos o coração e aquilo que sai do coração pode nos sujar.
Não adianta nada ter um louvor belo e bonitas palavras diante dos homens mas o coração estar longe de Deus. Podemos enganar os homens e qualquer um menos a Deus. Deus não olha para o que está por fora, não olha nem menos nosso exterior mas olha sempre e diretamente para o nosso coração (cf. 1Sm 16,7).
Precisamos aprende com o padre Léo,Scj que o mundo está tentando tomar remédio para cura do coração mas nunca vai resolver. Ele dizia: "Não existem remédios mágicos, não existem remédios químicos para problemas que não são químicos, mas que são espirituais. E a grande doença do mundo moderno está aqui dentro: é coração frio, coração que não ama, coração despedaçado". 
O ÚNICO REMÉDIO DO QUAL NÓS E O MUNDO DE CORAÇÃO FERIDO PRECISAMOS NÃO PODE SER COMPRADO EM FARMÁCIA OU EM QUALQUER LOJA, POIS É GRATUITO; ELE NÃO FOI PRODUZIDO POR UM MÉDICO GENIAL E GRANDIOSO, MAS FOI GERADO NUM LOCAL SAGRADO PELO MÉDICO DOS MÉDICOS; ELE NÃO SE CHAMA ZARATOR, CIPRATEX OU PLAVIX, ELE SE CHAMA JESUS CRISTO!
Jesus é o remédio completo e perfeito para nosso coração, para nossas doenças espirituais, para nosso jeito amargo e impuro de ser e de viver. Não há outra forma! Precisamos nos encontrar com Ele, precisamos fazer a experiência de nos abrir e deixar Ele nos falar ao coração, como fez com os apóstolos, com os santos, com seus servos. Jesus é a nossa cura! Sua palavra vai nos trazer e nos dar o caminho para trilharmos e permanecermos nesse caminho de cura! Seu Espírito vai nos ensinar a caminhar!
Como fazer então para rezar com o coração? A partir dessa experiência com Ele, olhar com os Seus olhos para dentro do nosso interior e rezar a partir daquilo que somos. Não adianta nada ficar fingindo e rezando a partir da história dos outros, do coração de outras pessoas, temos que fazer o exercício de rezar a partir da nossa própria história, do nosso coração.
Deus entende que muitas vezes nós não rezamos dessa forma porque tantas coisas se amontoaram e encheram nosso coração que não sabemos mais o que somos, o que sentimos, o que faz parte de nós e o que não faz. Mais uma vez padre Léo,Scj nos ajuda com suas frases maravilhosas: "Não encha mais o seu coração com essas porcarias que o mundo está ensinando. Por que? Porque o mundo precisa ter domínio sobre nós e uma das formas de fazer com que a gente seja um adulto infantilizado é exatamente isso: que nós colocamos a razão da nossa vida fora de nós, nós colocamos a razão da nossa alegria fora de nós e ficamos encontrando justificativas para a tristeza, pra angústia, pra lamúria".
Um outro problema que enumeramos nessa postagem que atrapalha-nos a rezar com o coração são as justificativas que arranjamos e ficamos procurando para apresentar diante de Deus e dos outros. Precisamos parar de viver desse jeito pois enquanto ficamos arranjando desculpas, não chegamos na cerne, na origem dos problemas e pecados, para nos livrarmos deles. ESSE É O VERDADEIRO DISCERNIMENTO! (em outras postagens aprofundaremos esse tema).
Para de arranjar culpados para os seus erros, para o seu jeito de ser, para o que você fez, faz ou deixou de fazer. Além de não deixar Deus nos defender (acesse a postagem "Deixa Deus te defender") o demônio encontra meios de nos prender, seja em coisas pequenas ou grandes. Temos que romper com toda corda, laço e corrente que nos aprisiona na mentira, nas coisas do passado.
Vamos ouvir os conselhos do grande Salomão para que possamos começar a rezar com o coração. São instruções práticas para aplicarmos em nossa vida. Se tivermos a coragem de dar esses passos, com toda a certeza, iremos experimentar a graça e o amor de Deus transbordando em nossa vida, pois muito dos males que nos afligem serão conscientemente renunciados e jogados para fora de dentro de nós.
Esse é o caminho espiritual para começarmos a rezar com o coração, dar passos e permanecer na graça:
"Ouve, meu filho, recebe minhas palavras e se multiplicarão os anos de tua vida. É o caminho da sabedoria que te mostro, é pela senda da retidão que eu te guiarei. Se nela caminhares, teus passos não serão dificultosos; se correres, não tropeçarás. Aferra-te à instrução, não a soltes, guarda-a, porque ela é tua vida. Na estrada dos ímpios não te embrenhes, não sigas pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele, desvia-te e toma outro, Porque eles não dormiriam sem antes haverem praticado o mal, não conciliariam o sono se não tivessem feito cair alguém, tanto mais que a maldade é o pão que comem e a violência, o vinho que bebem. Mas a vereda dos justos é como a aurora, cujo brilho cresce até o dia pleno. A estrada dos iníquos é tenebrosa, não percebem aquilo em que hão de tropeçar. Meu filho, ouve as minhas palavras, inclina teu ouvido aos meus discursos. Que eles não se afastem dos teus olhos, conserva-os no íntimo do teu coração, pois são vida para aqueles que os encontram, saúde para todo corpo. Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida. Preserva tua boca da malignidade, longe de teus lábios a falsidade! Que teus olhos vejam de frente e que tua vista perceba o que há diante de ti! Examina o caminho onde colocas os pés e que sejam sempre retos! Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, e retira teu pé do mal". (Pv 4,10-27)
SABE POR QUE MUITA GENTE COMEÇA A REZAR COM O CORAÇÃO E LOGO PARA? PORQUE SE DESVIA PARA A DIREITA, PARA A ESQUERDA E NÃO RETIRA O PÉ DO MAL; PORQUE NÃO GUARDA O CORAÇÃO ACIMA DE TODAS AS COISAS.
Veja a palavra de alerta que São Paulo escreveu para a comunidade de Galácia e que hoje é dirigida a nós:
"Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!" (Gl 5,19-21)
Há pessoas que querem ser de Deus, mas não querem abandonar o caminho errado do pecado, dos vícios, da masturbação, das bebedeiras, das orgias, das coisas que não agradam o coração de Deus, que fazem o coração ficar corrompido e impuro pois impedem de guardar o coração acima de todas as coisas. Não tem outro caminho: é o caminho da cruz, da renúncia, da atitude humana que é abençoada pela graça de Deus!
Mas pode ser que você esteja já no meio de um longo caminho, pode ser que você tenha começado a pouco tempo, pode ser que você já está bem avançado nesse caminho. E agora, como saber se estou rezando com o coração? Basta perceber e prestar atenção na forma como você se relaciona com Deus e ver como é a sua oração.
Você se acha bom diante de Deus? Você se julga como um bom cristão? Você pensa que vale muita coisa? Você olha para você mesmo e pensa que está firme no caminho de Deus mas ainda precisa melhorar? Você acha que chegou num nível que não dá mais pra voltar mas está passando por crises e dificuldades para manter-se firme? 
Se humilhe na presença de Deus, se prostre por terra, deite no chão e perceba que se o Espírito Santo sai da sua vida não sobra quase nada. Se coloque na presença de Deus reconhecendo quem você é e o que você tem feito, olhe para o seu interior e deixe fluir naturalmente seus desejos, suas decepções, suas vontades, suas frustrações. Tudo de bom e de ruim que está dentro de você!
Assim estaremos rezando com o coração! Se mesmo dessa forma você perceber que não consegue se manter firme, não sabe o que fazer, o que rezar, como falar com Deus, há uma direção certeira e perfeita para nós, inclusive recomendada por nosso Senhor Jesus Cristo: NOS TRANSFORMAR EM CRIANÇAS!
"Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles (dos seus discípulos) e disse: Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus". (Mt 18,2-4)
Não é necessário apenas nos transformar e nos tornar como crianças para rezar com o coração, para guardar o coração acima de todas as coisas com simplicidade e humildade, mas também para podermos entrar no reino dos céus.
Uma coisa deve ficar clara no nosso coração e não deve nos causar dúvidas: Jesus quer que nos transformemos e sejamos como crianças para viver uma eterna infância e não uma infantilidade ou imaturidade (em outras postagens refletiremos sobre esse tema).
Nos lancemos em oração como uma criança, auxiliados por essa imagem abaixo:
"Pai amado e querido, na tua presença maravilhosa quero reconhecer a minha miséria. Olhando para dentro de mim posso ver como o Senhor me ama pois mesmo eu sendo tão sujo, tão impuro, tão sem vergonha, tão imoral, tão infiel, tão mentiroso, tão falso e tão fingido, usando tantas máscaras. Diante de Ti, com simplicidade e com o coração cheio de desejo quero te pedir meu pai: ajuda-me a arrancar todas as máscaras, todas as falsas imagens e toda hipocrisia da minha vida. Eu quero renunciar e quero Te pedir a graça de ser livre de tudo isso.
Vem em meu auxílio com teu amor, com tua bondade e com tua misericórdia querido Senhor. Eu te peço como uma criança que não sabe o que fazer, não sabe o que falar e nem como rezar: ajuda-me meu Deus e meu rei. Eu preciso da tua ajuda pois sem Ti eu não consigo fazer nada.
Jesus, o Senhor disse na Tua palavra que sem Ti nada poderíamos fazer. Reconhecendo isso em minha vida eu quero pedir teu agir em mim para que eu possa fazer alguma coisa. Vem caminhar dentro do meu coração e me dar a graça de jogar fora tudo o que está saindo do meu coração (esses maus pensamentos, esses homicídios, essa impureza, esse adultério, esses furtos, essas calúnias) e está me tornando essa pessoa fria, manchada e impura. Cura-me Senhor! Tu és o meu remédio!
Os remédios dos homens não podem me curar, não resolvem meu problema, não vão na causa mas nos efeitos desses males que estão entronizados em meu interior. Mas tu podes Senhor. O Senhor pode todas as coisas. Nada é impossível para Ti Jesus! Por isso, coloco minha esperança e minha confiança em Ti. Derrama sobre mim teu sangue redentor e curador e tira de mim tudo o que está como uma crosta, como uma casca dura, como uma cera me impedindo de ser como uma criança. 
Vem Espírito Santo, fogo do amor de Deus. Vem queimar todas as raízes dos  males que a tanto tempo tem gerado raízes e mais raízes encardidas aqui dentro, que tem refletido em todo o meu ser, no meu jeito de viver. Age em mim também com teu óleo e vem cicatrizar as marcas, as feridas, os machucados que ficam dentro de mim nesse lugar onde o Senhor me queima. Com teu bálsamo suave dá-me a restauração, a força que preciso para não desviar-me mais desse caminho de cura e de libertação. Dá-me a força que preciso para retirar meus pés do caminho do mal e guardar meu coração acima de todas as coisas.
Adorado Espírito Santo, sela em mim, com tua presença santa essa cura, essa graça e esse marco em minha vida pois a partir de hoje quero rezar sempre com o coração. Por isso te peço: transformar-me e torna-me como uma criança Espírito Santo. Enche-me dessa simplicidade, dessa humildade, dessa força para resistir ao mal e praticar o bem com sinceridade e com todo empenho.
Glórias ao teu nome Senhor Jesus. Te adoro Espírito Santo de Deus. Glorioso Pai, te amo e te rendo o meu coração em louvor. Agora, com todo o meu coração te louvo e te adoro, em espírito, em verdade e com toda a alegria da minha alma. Louvado sejais para sempre meu Deus. Aleluia. Amém."
Com o ministério Amor e Adoração, que o maior desejo do nosso coração seja nosso Senhor Jesus Cristo. Cantemos e desejemos o Senhor com a canção "Só quero a Ti": http://www.youtube.com/watch?v=97miz4Y0e-I
"Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão e a traça não o destrói. Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração". (Lc 12,33-34)

Refletimos nessa postagem que o tempo e o ficar arranjando desculpas e culpados para nossos problemas e nossos pecados são alguns dos maiores problemas que nos impedem de rezar com o coração. O remédio para nosso coração é Jesus e não outros remédios químicos ou tratamentos psíquicos. Precisamos de uma experiência forte com Jesus! Fechamos com o conselho de Salomão no livro dos Provérbios onde ele nos ensina a guardar o coração acima de todas as coisas, retirando os pés do mal e não nos afastando do caminho do Senhor nem para a direita e nem para a esquerda.

Que Deus nos abençoe e nos agracie com o dom de rezar com o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Indo nessa direção...