quinta-feira

Egoísmo cristão

Irmãos e irmãs, é maravilhoso servir a Deus, ter a oportunidade de sermos servos do Rei do Universo, daquele que nos ama com todas as forças, com toda a potência do Seu próprio ser. É muito gratificante! E como é bom saber que Ele nos quer junto d'Ele. A pior desgraça que podemos cometer é: conhecer a Deus, saber o que Ele quer e o que pede de nós e, mesmo assim, deixarmos Sua vontade de lado e buscarmos apenas aquilo que nos agrada.
Essa postagem está sendo postergada há duas semanas, mas podem ter certeza que vai haver muito fogo do Espírito Santo nessas linhas que serão escritas e vocês vão entender, através da suas próprias vidas, que esse tema deve ser pregado em todos os cantos da Terra, onde quer que haja pessoas que se digam cristãs, pois entraremos num tema que é uma praga para o cristianismo: o egoísmo.
O que é egoísmo cristão? Como identificar em nós e nos outros essa praga? O que podemos fazer para arrancar essa praga pelas raízes? Qual deve ser o nosso papel nesse contexto?
Sempre tem que haver um esforço da nossa parte para continuarmos buscando a direção, o caminho, os desígnios, a vontade e a trilha que Deus escolheu para que realizássemos as boas obras que estão preparadas para executarmos, e estão escolhidas desde antes da criação do mundo.
É o grande apóstolo dos pagãos que vai nos escrever sobre isso:
"Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a benção espiritual em Cristo, e nos escolheu antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado." (Ef 1,2-6)
São Paulo completa no capítulo dois:
"Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos." (Ef 2,10)
A divisão do mundo cristão, que se acentua a cada dia, não só cresce assustadoramente por culpa do protestantismo (como refletimos na postagem Livre-arbítrio e refletiremos em outras), mas também dentro do mundo católico por meio de muitas pessoas que se julgam muito importantes e por isso, vivendo de aparência, de cargos e de imagens falsas como se fossem bons cristãos, ou como se não precisassem dos outros, ou como se não quisessem nem saber dos outros.
É urgente que tomemos consciência dessa forma de viver paganizada dentro da Igreja. Não se trata de acusar essa pessoa, aquela ou uma outra por fazer isso ou aquilo. Porém, quando for necessário, temos que trazer às claras as obras infrutíferas das trevas que estão sendo cometidas dentro ou fora do ambiente cristão, porque a ideia e a mentalidade profana de individualismo está querendo corroer os valores cristãos mais caros.
O que acontecia no começo do cristianismo tem que voltar a acontecer hoje, não apenas em comunidades religiosas, em grupos que tem esse carisma ou instituições, seminários, congregações e conventos, mas em toda a Igreja. Em todas as partes do mundo por onde estão espalhados os cristãos deveria se viver da forma que os apóstolos viviam. Isso é prefiguração do que vamos viver no céu! Ou seja, o Céu na Terra!
"Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém, e o temor estava em todos os corações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades  e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, que estavam a caminho da salvação." (At 2,42-47)
AH QUERIDOS E QUERIDAS, O NOSSO CORAÇÃO TEM QUE ARDER AO LERMOS UMA COISA DESSAS. QUE AMOR, QUE UNIDADE, QUE PARTILHA, QUE VIDA CONSUMIDA POR AMOR A DEUS E AOS IRMÃOS QUE OS APÓSTOLOS VIVIAM. E ELES INCENTIVAVAM, CATIVAVAM E ENCORAJAM A TODOS PARA VIVEREM DA MESMA FORMA. ISSO É QUE É CRISTIANISMO!
Hoje em dia é como se fosse o contrário do que acontecia. É bem mais fácil encontrar ódio, brigas e disputas nas comunidades do que amor. Cada um quer ser melhor que o outro. Cada grupo, cada pastoral, cada movimento cristão quer aparecer mais que o outro. Está parecendo um proselitismo (facção/partidarismo) do inferno, onde as pessoas brigam para verem quem atrai mais gente para o seu meio. Não! Está errado, isso não atrai ninguém. Isso afasta até mesmo as pessoas que estão dentro da Igreja! 
Muitos vivem para dar contra-testemunho (tema que aprofundaremos em outras postagens) e tornar o mundo um lugar pior, para fazerem do lugar que vivem um local de guerra e de individualismo. Não podemos esquecer que grande parte dessa influência egoísta vem, sem sombra de dúvidas, do famoso hedonismo (busca total do prazer) que impera e que comanda essa sociedade "aeon" influenciada pelo príncipe das trevas.
As pessoas levam a sério a falsa ideia de que o valor do ser humano está relacionado com aquilo que ele tem, e não no que ele é. Isso é muito grave! Isso é um ultraje! Isso é ateísmo puro! Isso é anti-cristão! Isso é jogar no lixo o sacrifício de Jesus, porque Jesus morreu para que vivêssemos todos com a mesma dignidade! Só diante dos homens essa imbecilidade vale alguma coisa, porque diante de Deus tudo o que a gente tem materialmente não vale nada.
Deus dizia no Antigo Testamento que nós valemos mais que Reinos, nações, riquezas, impérios, exércitos e tudo o que possa ter algum valor no mundo (cf. Is 49,14-16). Nós valemos muito para Deus.
"Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador. Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação. Porque eu te aprecio e amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti." (Is 43,3-4)
O que nós somos é muito importante para Ele! Ele se importa com a humanidade, com o que cada um pensa, com o que cada um gosta, quer e sonha. Ele sabe do íntimo do coração de cada um, Ele conhece a história, o passado, o presente e o futuro. Ele respeita nossas escolhas e nossas decisões, mesmo sendo elas equivocadas e desgraçadas.
No Novo Testamento, São Paulo diz que Jesus morreu e pagou na carne para que nós vivêssemos, e era para que valorizássemos o que somos, como nosso corpo, já que somos templos do Espírito Santo (cf. 1Cor 3,16; 6,19). Não é a toa que ele escrevia e, sem dúvidas, gritava na comunidade de Corinto, que era centro de impurezas e pecados relacionados a imoralidade com o corpo, para que os cristãos daquele lugar fossem a diferença e que não pactuassem com essa forma de viver egoísta, de prazeres momentâneos e falsos. 
Se fôssemos perguntar para São Paulo o motivo pelo qual ele atribuía tanto valor a pessoa humana, ele nos responderia:
"Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo." (1Cor 6,20)
É tão certa e forte essa afirmação sobre o valor da pessoa humana que, quando Jesus ascendeu com seu corpo glorioso e ressuscitado e enviou o Espírito Santo, manifestado na festa de Pentecostes cinquenta dias após a ressurreição do Cristo, nós passamos a ser chamados filhos de Deus pelo batismo e pelo fogo do amor de Deus derramados em nossos corações, cuja força é o Espírito Santo (cf. Rm 5,20). Nós não somos qualquer coisa! Somos filhos de Deus!
"Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato." (1Jo 3,1)
A Santíssima Trindade nos ama por completo e com amor eterno, desde o Antigo Testamento e até o fim do mundo, tanto que Jesus continua preparando uma morada para nós no céu para vivermos a eternidade ao seu lado, felizes na sua glória (cf. Jo 14,2). Como não bastasse isso, os apóstolos insistiram nessa ideia de que somos nós que valemos para Deus, e não o que temos ou deixamos de ter!
Se somos chamados cristãos porque somos seguidores de Jesus e queremos ser outros Cristos, a exemplo do Santo Filho de Deus, temos que condenar o hedonismo que abre portas para o egoísmo, o materialismo, o individualismo e a desvalorização do homem e da mulher.
Se procurarmos os significados de egoísta no dicionário, vamos encontrar algumas definições, mas transcrevemos um significado para refletirmos: "Sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito." Um dos sinônimos da pessoa egoísta é "interesseiro".
Se até o próprio satanás se transfigura em anjo de luz, os seus seguidores e aqueles que não seguem a Cristo também viverão uma vida fingida, o que Paulo condena quando escreve aos Coríntios:
"Mas o que faço, continuarei a fazer, para cortar pela raiz todo pretexto àqueles que procuram algum pretexto para se envaidecerem e se afirmarem iguais a nós. Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo, o que não é de espantar, se o próprio satanás se transfigura em anjos de luz, parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo as suas obras." (2Cor 11,12-15)
Veja o finalzinho do versículo: SEGUNDO AS SUAS OBRAS! AS OBRAS DAS PESSOAS EGOÍSTAS TERÃO SEU FIM NO EGOÍSMO! O FIM DE PESSOAS ASSIM SERÁ A SOLIDÃO, A TRISTEZA, A SEPARAÇÃO DAS PESSOAS E DE DEUS, A VIDA OCIOSA, MUITO PRAZER, MAS POUCA SATISFAÇÃO AO FIM, MUITA EUFORIA, MAS NADA DE ALEGRIA, MUITA BELEZA EXTERNA, MAS POUCA BELEZA INTERIOR.
É claro que essa definição que demos do egoísmo é para o mundo. E se até o demônio se finge de anjo de luz, mesmo sendo pura treva e escuridão, e engana as pessoas, o que ele faz com o egoísmo para fazer com as pessoas vivam o egoísmo como uma coisa natural e comum é pintar o egoísmo com luz, com um aspecto bonito, de justiça.
Se você pensar que não ser egoísta é ser coerente e justo, talvez, para muitos, este pensamento seja lógico e correto. Também é compreensível e correto que um cristão se preocupe com sua imagem diante dos outros, apesar do perigo que este corre de perder suas peculiaridades e viver à base de máscaras. E ainda mais, poderia-se seguramente afirmar que, se um cristão fosse optar entre ser mau ou bom, ele, movido pelo credo que professa, escolheria, naturalmente, ser bom, concluindo o raciocínio. Mas, se fosse confuso escolher, certamente e facilmente ele seria mau. É isso que o demônio pode fazer. Ele pode confundir e enganar, fazendo com que se enxergue o mau como bem, o errado como certo, o vício como virtude e vice-versa.
Então, não é nem ser ruim por escolha, é por não refletir. E como ele está formando uma sociedade que não pensa, que não busca a Deus, que não tem uma vida espiritual, que não entende os mistérios da fé, que não tem fé, que duvida de tudo, que é muito racionalista, que não tem experiências com Deus, que é desobediente, desorganizada, aproveitadora, interesseira; cheia de malícia, cobiça, inveja, mentira, falsidade, imoralidade, desonestidade, escândalos e morte, tudo se torna normal.
Na televisão, no rádio, no jornal, nas revistas, periódicos e internet ouvimos que só há desgraça no mundo. É a ação do príncipe das trevas que quer fazer com que só olhemos para essas coisas e vamos nos acostumando, vamos nos acomodando, vamos nos conformando, entrando no ritmo da mentira. ISSO É O INFERNO NA TERRA!
Quantos, infelizmente, não se preocupam mais com os pobres. Quantos não têm mais ideais, não têm sonhos, não têm objetivos, metas e nem propósitos para a vida. Vivem como amebas, querem nada, sabem nada, se preocupam com nada. Desistem na primeira tentativa e se consideram muito coitadinhos. É a sociedade molenga do capeta! (Vamos nos aprofundar muito em outras postagens sobre esses valores de "molenguismos" relacionados às falsas acusações de "bullying", homossexualismo e demais coisas relacionadas).
Podemos traduzir egoísmo cristão, portanto, como essa forma de viver de uma sociedade "light", na qual cada um vive do seu jeito, em busca dos seus próprios interesses de inércia, com o máximo de resultado e o mínimo de esforço possível. Esse só pode ser o cristianismo humano ou do demônio, mas de forma alguma é  o de Jesus Cristo, pois São Paulo dizia:
"Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros." (Fl 2,4)
Quando você ver um cristão egoísta, aponte o dedo na cara dele e fale: FILIPENSES 2,4! sendo que algumas pessoas se acham tão santas, tão boas, tão sábias, tão donas de tudo, que é como se tivessem o mundo na mão e comandassem o universo, principalmente os cristãos ricos. Temos que tomar muito cuidado com isso! Não podemos nos fazer o centro do universo, querendo tomar o lugar de Deus ou do Sol. Tenhamos a consciência de que não passamos de servos, e o servo nunca será maior que o seu Senhor. Olhemos para o exemplo que Cristo nos deu na Quinta-feira Santa, antes de sua paixão (cf. Jo 15,20).
O egocentrismo, fruto desse egoísmo pintado de cristão, tem que dar espaço à ação restauradora de Deus, de forma que o Senhor volte, aí sim, ao centro do Universo, permitindo que o teocentrismo aconteça naturalmente, devendo-se, então, render-se à graça de Deus, se não, uma hora ou outra, tudo vai cair. De que adianta mandar, ter dinheiro, ser possuidor de muitas riquezas ou muitos bens, mas chegar a perder a alma, a vida eterna, o céu?
Se você tem sido uma pessoa que só se preocupa consigo mesma, tem se colocado como mais importante dentro da sua casa, na sua escola, na sua faculdade, no seu trabalho, na sua roda de amigos, dentro da Igreja ou onde quer que você esteja, onde apenas sua palavra vale alguma coisa, só as suas coisas importam, apenas quando você precisa é que as pessoas têm que se mobilizar; também apenas quando acontecem desgraças na sua casa, então que você percebe que a coisa tá feia... Cuidado! São sintomas claros de que você está na rede de egoísmo do encardido. Você está no caminho certo para o inferno!
O Padre Léo,SCJ dizia: "A verdadeira festa é sempre compartilhada, como a fé que tem que ser partilhada. Alegria que não pode ser partilhada, não é alegria. Amor que não pode ser partilhado, não é amor, e se não é amor, transforma-se  em dor, em morte." 
Para arrancarmos da nossa alma e de onde quer que estejam instaladas dentro de nós essas raízes encardidas do egoísmo, temos que ser radicais e violentos; radicais na decisão da partilha, que quebra e destrói com qualquer espírito de egoísmo, e violentos na oração. É como tirar o veneno e aplicar o antídoto. Quer solução melhor?
O demônio, que é pai do egoísmo, não suporta ver alguém que se preocupe com as outras pessoas, que reze pelos outros, que quer ver os outros felizes. Ele não aguenta ficar num lugar onde tudo é partilhado, como na comunidade dos apóstolos e primeiros cristãos. Ele não consegue atrapalhar uma pessoa que constrói sua vida partilhando suas alegrias e tristezas com outras pessoas. Ele não consegue derrubar um casamento onde os esposos partilham de tudo, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza.
Vamos concluir essa postagem em uma violenta oração, partilhando da graça de estar na presença de Deus.
"Pai querido e maravilhoso, neste momento, na Tua santa e poderosa presença, eu quero me entregar por completo. Quero rasgar meu coração, arrancar de mim tudo o que me faz ser essa pessoa egoísta, fechada em si mesma, que não partilha, que não divide as dádivas e os problemas da vida. Quero me despir de toda essa máscara de cristão fajuto que tenho sido e quero me mostrar tal como sou diante de Ti, meu Senhor. Confesso que tenho sido egoísta ao extremo. Tenho me fechado numa mórbida complacência de mim mesmo. Perdoa-me, Senhor! Muitas vezes eu nem sei ao certo o que estou fazendo. Outras vezes tenho consciência de estar sendo essa pessoa má, fria, orgulhosa e que só pensa em si mesma e nos próprios interesses, mas não consigo ser de outra forma. Senhor, eu reconheço a minha incapacidade diante da Ti. Vem com Teu amor curar e libertar meu coração de todas as amarras desse egoísmo pintado de cristão que muitas vezes eu, além de não reconhecer que pratico, tento justificar. Ajuda-me, Senhor, com Tua graça. Derrama abundante, profusa e poderosamente a Tua graça sobre a minha vida neste momento. Eu me abro a Tua ação. Vem com Teu Espírito mudar e transformar tudo o que em mim leva-me a ser uma pessoa egoísta.
Amor do Pai e do Filho, fogo de Deus derramado em nossos corações, Paráclito, consolador, água viva, vento impetuoso, óleo da unção, clamo a Tua presença, Espírito Santo! Quero ser restaurado pelo Teu mover em mim. Quero ser novo, quero ser curado dos traumas que me fazem ser egoísta na minha vida profissional, na minha vida familiar, na minha vida social, na minha vida íntima, na minha vida emocional, na minha vida afetiva e até mesmo na minha vida espiritual. Vem tocar com Teu poder todo o meu ser. Vem moldar, conforme o coração de Jesus, que foi aberto pela lança, o meu jeito de viver para que eu seja um cristão renovado. Eu me abro a Tua ação de renovação. Renova meus pensamentos, renova minha mente, renova meu espírito, renova meus sentimentos, renova minha história, renova meus sentidos, renova meus bens materiais, físicos e espirituais. Faz tudo novo em minha vida a partir de hoje, Espírito de Deus e, renascendo dessa ação magnífica do Senhor em todo o meu ser, que eu seja cheio, transbordado de amor, caridade, generosidade, partilha, afeto e, me decidindo pelo amor, que eu aprenda a me deixar usar por Ti para o benefício dos meus irmãos e irmãs, e por todas as pessoas que o Senhor colocar ao meu redor. Aleluia!
Santo Deus, Te agradeço e Te louvo por me proporcionar tantas graças neste momento. Te bendigo e adoro porque o Teu amor me faz renascer e me dá a Tua unção. Me alegro por estar em Tua presença e Te louvo com meus lábios, com meu coração, com meus joelhos prostrados diante de Ti, com todo o meu ser, minha alma e meu corpo. Tudo o que há em mim Te adora, Senhor. Tudo o que o Senhor tocou nesse momento reflete o brilho da Tua glória. Exaltado sejas pelos séculos dos séculos. Toda glória, honra e adoração a Ti. Com todo o meu coração Te agradeço, Pai. Muito obrigado. Amém."
Ouça essa canção do Walmir Alencar chamada "Primeiros passos" e permita que o Senhor sele essa cura, essa renovação da sua vida, essa restauração no seu coração e libertação de todo egoísmo: http://www.youtube.com/watch?v=hpHF-m8Da4k
"Se me é possível, pois alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos." (Fl 2,1-3)

Maravilhosamente, esse deve ser o papel de cada um e de todos os cristãos para serem livres do egoísmo e das consequências que ele traz e introduz na nossa vida. Consolar os irmãos, prestar caridosos estímulos, ter comunhão no Espírito, ternura, compaixão, união, um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Não querer disputar, ser melhor ou querer aparecer mais que os outros, considerando-se sempre menor é o segredo para vivermos livres de toda espécie de egoísmo.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de vivermos livres de todo egoísmo!