quinta-feira

O poder da consagração

Deus usa de misericórdia e manifesta sua vontade, antes de realizá-la, aos seus consagrados, aos seus profetas, aos queridos e amados que estão abertos à ação da sua graça.
"Porque o Senhor Javé nada faz sem revelar seu segredo aos profetas, seus servos." (Am 3,7)
Que maravilhoso incentivo para começarmos essa postagem e darmos início a um novo tempo nesse blog. Começamos esse novo tempo nos consagrando ao Senhor e entregando-nos ao poder do Todo-Poderoso pedindo que ele faça novas todas as coisas em nós e nos faça dignos, com uma sede intensa e profunda, para beber sua água da vida para renascermos da água e do espírito.
"Então o que está assentado no trono disse: Eis que renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Novamente me disse: Está pronto! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte de água viva. O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte." (Ap 21,5-8)
Querido e querida de Deus, precisamos ser consagrados a Deus para deixar-nos renovar por aquele que está assentado no trono: nosso Deus maravilhoso. Precisamos nos consagrar para não cair na tibieza, na infidelidade, nas depravações desse mundo, na desgraça de cometer homicídios, na impureza, na maldade, na idolatria (isto é, colocar qualquer coisa no lugar de Deus na nossa vida) e na mentira, pois não queremos de forma alguma ir para o inferno! Nosso lugar é o céu!
Para ajudar-nos a assumir essa verdade, convidamos você a cantar e se colocar em oração com a música "O meu lugar é o céu" do cantor Dunga da comunidade Canção Nova: https://www.youtube.com/watch?v=tK2pJZjt4mA
Precisamos bater na porta do céu, buscar incessantemente, clamar ao Senhor dia e noite, suplicar, pedir, insistir no coração de Deus, para que de forma alguma caiamos na desgraça de nos afastar do céu. O nosso desejo do céu é tão intenso que nem esperamos morrer para viver o céu, mas pela fé, já precipitamos o céu aqui na Terra e, fazendo a nossa parte, escolhemos a Deus; e pela violência da nossa escolha queremos criar o céu para os outros também.
Mas afinal de contas, o que significa a palavra consagrado? O que é ser consagrado? Para que ser consagrado? Qual é o poder da consagração?
Você está com sede de Deus? Se a resposta é sim, então mergulhe nessa postagem, seja formado e edificado e na postagem dessa semana ainda (quinta-feira) com as orações de consagração, aproveite para fazer a sua consagração nessa direção que vem direto do peito aberto de Cristo na cruz.
Ao longo de toda a história do povo de Deus, sempre houve pessoas consagradas a Ele. Durante toda a história da humanidade, em todos os tempos, sempre houve gente que tomou consciência do poder da consagração e não perdeu tempo, mas foi correndo fazer a sua parte. Os motivos para isso foram muitos e diversos. É claro que nessa postagem não conseguiremos adentrar em todos os exemplos conhecidos, mas vamos dar uma pincelada em vários, e em outras postagens, poderemos aprofundar, um a um.
Abel, irmão de Caim, já no começo da nossa história, era um homem que vivia como um consagrado, embora não soubesse ainda o que isso significava. Temos em seguida Noé, Abraão e Isaac que também viveram uma vida de consagrados. Em seguida, o querido Jacó, que tornou-se Israel e pai dos doze filhos que formaram as famosas doze tribos de Israel.
No começo do livro do Êxodo, temos uma das pessoas mais importantes para o povo de Deus, no Antigo Testamento, que foi consagrado pelo próprio Deus e através disso, consagrou e transmitiu as leis, prescrições, mandamentos e decretos do Senhor a todos. Se você é um leitor das Sagradas Escrituras, já deve saber que estamos falando do grande Moisés, que embora tivesse suas fraquezas, teve uma experiência sobrenatural com o Senhor.
"Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saia) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. Vou me aproximar, disse ele consigo mesmo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome. Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: Moisés, Moisés! Eis-me aqui! respondeu ele. E Deus: Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. Eu sou, ajuntou Ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus." (Ex 3,1-6)
Imagina que extraordinário encontro com Deus teve Moisés. Foi chamado a encontrar o próprio Deus falando, como falava com Adão e Eva. Só uma pessoa escolhida a dedo, consagrada a Deus poderia, mesmo depois de tudo o que aconteceu, da parte ingrata da humanidade para com seu Deus, contemplar e conversar com Deus face a face (cf. Ex 33,11). A Bíblia conta que depois dele não houve nenhum homem que conversava com Deus dessa forma.
Depois de Moisés, temos o grande Josué, que recebeu o espírito que repousava sobre ele. Não deve ter sido fácil assumir uma posição tão importante como essa para conduzir o povo de Deus rumo à terra prometida.
"Josué, filho de Nun, ficou cheio do Espírito de Sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as suas mãos. Os israelitas obedeceram-lhe, assim como o Senhor tinha ordenado a Moisés." (Dt 34,9)
Em seguida, passando pelos Juízes e pela história de Rute com Noemi, temos uma criança que foi consagrada a Deus e ao serviço de Deus no templo que tornou-se um profeta extraordinário de Deus: o grande Samuel. Pela oração de sua mãe, Ana, que era estéril, Samuel foi concebido e consagrado no seu nascimento.
"Ana, profundamente amargurada, orou ao Senhor e chorou copiosamente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos exércitos, se vos dignardes olhar para a aflição de vossa serva, e vos lembrardes de mim; se não vos esquecerdes de vossa escrava e lhe derdes um filho varão, eu o consagrarei ao Senhor durante todos os dias de sua vida, e a navalha não passará pela sua cabeça." (1Sm 1,10-11)
Com o passar do tempo, o povo pede um rei e o escolhido é Saul, o primeiro rei da história (cf. 1Sm 10,17-27). Mas Saul não obedece a Deus de todo o coração e comete dois pecados, provocando o Senhor e perdendo a sua unção e sua consagração. Por isso, Deus pede para o grande profeta Samuel dirigir-se a casa de Isaí, pai de Davi que ficou conhecido em todos os tempos, amado e querido por Deus, sonhado e consagrado de tal forma que de sua descendência, de sua casa veio o Salvador da humanidade: nosso Senhor Jesus Cristo.
A consagração de Davi é muito linda, pois mostra que os escolhidos de Deus não são os melhores, os mais bonitos, os mais capazes, os mais sábios ou os preparados. DEUS CHAMA QUEM ELE QUER, DEUS ESCOLHE QUEM ELE QUER E SE A PESSOA TOMA POSSE DESSA ESCOLHA, ELA TORNA-SE UM MOTIVO DE QUEDA E SOERGUIMENTO, COMO CRISTO.
Esse episódio tem muito a nos ensinar, por isso transcrevemos o que aconteceu. No momento o Senhor tinha dito a Samuel o que fazer:
"Convidarás Isaí ao sacrifício, e eu te mostrarei o que deverás fazer. Ungirás para mim aquele que eu mandar. Fez Samuel como o Senhor queria. Ao chegar a Belém, os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, inquietos: É de paz a tua vinda?, perguntaram-lhe. Sim, disse ele; venho oferecer um sacrifício ao Senhor; purificai-vos para a cerimônia. Ele mesmo purificou Isaí e seus filhos e os convidou ao sacrifício. Logo que entraram, Samuel viu Eliab e pensou consigo: Certamente é esse o ungido do Senhor. Mas o Senhor disse-lhe: Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração. Isaí chamou Abinadab e fê-lo passar diante de Samuel. Não é tampouco este, pensou Samuel, que o Senhor escolheu. Isaí fez passar Sama. Não é ainda este que escolheu o Senhor, pensou Samuel. Isaí mandou vir assim os seus sete filhos diante do profeta, que lhe disse: O Senhor não escolheu nenhum deles. E ajuntou: Estão aqui todos os teus filhos? Resta ainda o mais novo, confessou Isaí, que está pastoreando as ovelhas. Samuel ordenou a Isaí: Manda buscá-lo, pois não nos poremos à mesa antes que ele esteja aqui. E Isaí mandou buscá-lo. Ele era louro, de belos olhos e mui formosa aparência. O Senhor disse: Vamos, unge-o: é ele. Samuel tomou o corno de óleo e ungiu-o no meio dos seus irmãos. E, a partir daquele momento, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi." (1Sm 16,3-13)
Davi foi um exemplo de homem consagrado para todos nós. Mesmo que tenha cometido vários erros, muitos pecados, consciente e sem consciência, seu coração permaneceu com Deus, firme até o fim. Temos que aprender com ele o segredo para sermos consagrados a Deus.
Aliás, se formos procurar no dicionário, a palavra consagrado significa: "Que recebeu a consagração religiosa, lugar consagrado. Habitual, ratificado, expressão consagrada." Ou seja, não explica nada o que precisamos saber. Se separarmos con-sagrado fica mais fácil entender: sagrado com, separado para, com o sagrado. Podemos resumir que consagrado é algo/alguém separado de forma sagrada para alguma finalidade especial.
O livro do Levitico vai explicar um pouco melhor o que é ser consagrado, já que entendemos o que essa palavra significa:
"Se um homem consagrar ao Senhor por interdito alguma coisa que lhe pertence, seja qual for esse objeto - uma pessoa, uma animal ou um campo de seu patrimônio - ela não poderá ser vendida, nem resgatada: tudo o que é votado ao interdito é coisa consagrada ao Senhor." (Lv 27,28)
Ao mesmo tempo que isso explica para nós que não apenas pessoas, mas também qualquer coisa, objeto ou propriedade pode ser consagrado ao Senhor, explica também que ser consagrado significa que não mais nos pertence, mas é de Deus. Quando consagramos a Deus significa que estamos entregando a Deus, ofertando livre e conscientemente a Ele.
DEUS PROCURA POR PESSOAS QUE TENHAM A CORAGEM DE NÃO SE PERTENCEREM, MAS SEREM TODAS DELE; O SENHOR QUER PESSOAS CORAJOSAS E QUE CONFIAM NELE A PONTO DE SE LANÇAREM NUMA VIAGEM SEM VOLTA, CONSAGRANDO-SE POR COMPLETO, ATÉ A PRÓPRIA VONTADE E LIBERDADE. AH, COM PESSOAS ASSIM, DEUS FAZ UM ESTRAGO NO REINADO DE SATANÁS, ELE FAZ A TERRA TREMER COM UMA PESSOA DE CARNE E OSSO!
Mas precisamos estar conscientes do que a Bíblia ensina no livro dos Provérbios, quando fala sobre consagrar algo a Deus.
"É um laço dizer inconsideradamente: Consagrado! e não refletir antes de ter emitido um voto." (Pv 20,25)
Deus procura pessoas assim e nos quer ver consagrados a Ele de corpo e alma, contudo é um erro fazer uma consagração sem refletir no que se está fazendo. A consagração é uma coisa muito séria e exatamente por isso, carrega junto de si um poder extraordinário e sobrenatural de graça e benção na vida daquele que se consagra. Precisamos tomar consciência urgentemente disso.
Isso é importante para aqueles que já são consagrados a Deus numa vocação especial (como no sacerdócio e numa vida religiosa, ou no matrimônio) e para aqueles que ainda não entraram nesse caminho. Aliás, consagração tem tudo a ver com vocação, pois os que já estão numa vocação são consagrados para viverem de tal forma.
É necessário hoje em dia, relembrar, retomar e renovar a consagração daqueles que já são consagrados. É preciso avivar a mentalidade dos consagrados para que não se esqueçam que têm uma marca consigo. Quem é consagrado é marcado por Deus. E como isso é lindo para nós que somos cristãos, e sobretudo, nós católicos, pois temos a marca do ressuscitado, temos a marca da cruz.
Para muitos cristãos ainda hoje, infelizmente, por não entenderem ou não aceitarem a Jesus Cristo, que veio levar a lei à perfeição (cf. Mt 5) a cruz é tratada como um sinal de maldição; mas saiba que Cristo veio transformar a maldição em benção e toda maldição foi pregada no corpo santo e inocente do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo na cruz, e é da cruz que nos vem a salvação. Portanto, a cruz transformou-se em benção e o sinal da cruz é salvação para nós! Muitos teólogos, psicólogos, doutores da Bíblia, que conhecem todas as versões, traduções, etc, como Martinho Lutero, os estudiosos, não compreendem, não entendem e não aceitam essa verdade. Mas como Paulo dizia "contra a verdade não temos poder algum" (2Cor 13,8). Não é porque aceitamos ou não que deixa de ser verdade, mas por nossa ignorância religiosa (tema que aprofundaremos em outras postagens) muitos estão desenganados, sem instrução, sem direção, perdidos na vida.
Deus precisa de pessoas consagradas que não se conformem com a mentalidade luciferiana desse mundo de trevas de modismos e novidades infernais (cf. Rm 12,2). Deus quer pessoas consagradas, pois é para os seus consagrados que Ele fala abertamente, é para os consagrados que Deus pode revelar seus mistérios mais ocultos, é na vida dos consagrados que Deus tem liberdade para poder mostrar, agir e fazer o que quer, na hora e do jeito que quer.
Ser um consagrado do Senhor traz muitas responsabilidades, porém, ao mesmo tempo, traz muita graça para nossa vida. Uma pessoa consagrada é alguém que entende o mundo espiritual (tema que também aprofundaremos), que percebe os sinais dos tempos, que é íntima e amiga de Deus, que faz da sua vida uma oblação, que se oferta e se gasta pelos outros e para os outros. É alguém consciente das suas misérias, com os olhos abertos para sua realidade, que reconhece seus pecados e os entrega a Jesus para serem apagados pelo poder do seu sangue (cf. 1Jo 1,7).
Podemos dizer que a consagração é um compromisso (especialmente quando tem algum sinal visível como uma aliança, por exemplo) que une as duas partes: a pessoa (a coisa, o objeto, a propriedade, a atitude ou o que quer que seja) a Deus (a Maria, aos anjos ou aos santos). E por causa dessa união, sempre levando em consideração a finalidade da consagração, é como se tudo o que fosse nossos pertencesses passasse a ser de quem se consagra. E o bom é que tudo o que é de Deus, é como se fosse nosso também, porque realmente essa é a finalidade das obras que Deus criou.
Perceba o poder da consagração: tudo o que é de Deus é dos seus consagrados. Ser consagrado é mais do que estar em Deus, mas é ser de Deus. Veja que lindo trecho da carta aos Romanos, que Paulo escreve para aqueles que estão em Cristo Jesus:
"De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte. O que era impossível à lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus o fez. Enviando, por causa do pecado, o seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne, a fim de que a justiça, prescrita pela lei, fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito. Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito. Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a vida e a paz. Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à lei de Deus, e nem o pode. Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, em verdade, está morto pelo pecado, mas o Espírito vive pela justificação. Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós. Portanto, irmãos, não somos devedores da carne para que vivamos segundo a carne. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados." (Rm 8,1-17)
Que  coisa mais maravilhosa! E como seria bom se pudessemos dizer: Sou filho de Deus, herdeiro do Senhor Todo-poderoso, co-herdeiro de Cristo e consagrado a Ele. Ahhh, precisamos desse poder em nossa vida. Precisamos viver segundo o Espírito e deixar que Ele nos conduza. Precisamos nos consagrar para permitir que o Espírito Santo faça isso em nós.
Um consagrado de Deus não é alguém que vive suas paixões, porém mais do que um filho, mais do que herdeiro, vive de acordo com o Espírito de Deus que nos atesta essa certeza, clamando em nós com gemidos inefáveis (cf. Rm 8,26) e também: Aba! Pai! Ou seja, é vivermos na aspiração do Espírito que é vida e paz.
Os exemplos citados acima, e de muitos outros, como o Rei Josias (Cf. 2Rs 22) que reformou o culto no templo e teve a coragem de ser um homem verdadeiramente de Deus, mandando acabar com toda idolatria, queimando os ídolos, quebrando com a banca dos demônios na cidade Santa, mandando ler o livro das leis do Senhor e trazer o arrependimento ao coração de todo o povo para que se convertessem ao Senhor, e também como os grandes profetas Ezequiel, Jeremias e Isaías, são modelos de homens consagrados que precisamos imitar.
É claro que o maior exemplo que temos hoje é de nosso Senhor Jesus Cristo, que foi consagrado e cumpriu sua missão:
"Jesus foi à cidade de Nazaré, onde se havia criado. Conforme seu costume, no sábado entrou na sinagoga, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus encontrou a passagem onde está escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor." (Lc 4,16-19)
Precisamos nos consagrar para isso. O mundo precisa de pessoas que sejam cheias da unção do Espírito Santo de Deus para serem enviadas para anunciar a poderosa Palavra de Deus, para proclamar as curas e as libertações não só daqueles que estão nas cadeias, mas daqueles que estão nos vícios, presos no pecado, doentes no corpo e na alma, afastados de Deus, atormentados por demônios. O cristianismo precisa se levantar como uma geração de homens e mulheres consagrados a Deus que tenham a coragem de imitar seu fundador. E que alegria poder dizer na Igreja católica: imitar e adorar seu fundador: o poderoso e maravilhoso Jesus Cristo!

"Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração." (Lc 2,19)
Temos que aprender com a santa mãe de Deus a guardar as coisas de Deus no nosso coração. Precisamos da ousadia, da audácia, da coragem, do profetismo, da unção em plenitude do Espírito Santo que estava sobre Maria, que nos é dado porque ela abriu para nós essa porta (aprofundaremos também em outras postagens).
Precisamos das virtudes e das graças especiais de pessoas consagradas, que tem tudo em sua vida, tudo ao seu redor, tudo o que é, tudo o que faz, tudo o que comprou, tudo o que conseguiu, tudo o que ganhou, tudo o que ajuntou durante toda a vida, consagrado e ofertado ao serviço de Deus, oferecido pelo Reino de Deus.
Na próxima postagem indicaremos um caminho para que você se consagre todo ao Senhor e faça essa experiência em sua vida.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de compreender o poder da consagração afim de que nos consagremos.