quinta-feira

O banquete do cordeiro

Mais uma semana terminando, mais um mês em reta final para ser concluído e logo estamos na metade do ano de 2013. Nós continuamos por aqui seguindo Cristo na direção que o Espírito Santo nos impulsiona, motivados pelo amor do Pai e pelo auxílio materno da Virgem Maria. Que alegria tem alguém que encontrou sentido na sua vida!
Santo Tomás de Aquino dizia que quanto mais o ser humano se afasta de Deus, mais ele se aproxima do nada. Sabe o por que? Porque só Deus satisfaz a nossa alma, a sede infinita que temos dentro de nós. Nada nesse mundo e nenhuma pessoa pode preencher esse vazio que há dentro de nós, somente Deus!
Talvez você seja como muitos de nós que estamos com Deus, como o próprio Santo Agostinho que dizia: "Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova. Eis que eu procurava fora, mas tu estavas dentro de mim." Pode ser que você tenha encontrado Deus em sua vida depois de ter uma vida de pecado e de trevas. Por esse motivo, cremos que você valoriza a presença de Deus em sua vida.
Muitas pessoas, agraciadas e abençoadas, nascem em um lar cristão e desde pequenas são educadas e orientadas, tendo em sua casa um modelo de fé, uma conduta correta e coerente para imitar a dos familiares. Talvez, pelo fato de acostumarem-se com a presença constante na Igreja, nas orações e celebrando e vivendo uma fé santa, muitos têm perdido o sabor de buscar Deus em suas vidas.
O momento em que passamos na história da humanidade é de crise, de conflito interno e externo, de bagunça para todo lado, de uma cultura fria, ateia, que aliena e condiciona o estilo de vida de muitos que nasceram em um lar sadio, arrancando de sua vida os valores mais sagrados da fé, invertendo seu padrão de comportamento e levando a muitos a se apartarem do que crê ou acredita.
Mas isso já estava prescrito nas profecias de São Paulo, em sua carta a Timóteo:
"O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas, de hipócritas e impostores que, marcados na própria consciência com o ferrete da infâmia, proíbem o casamento, assim como o uso de alimentos que Deus criou para que sejam tomados com ação de graças pelos fiéis e pelos que conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom e nada há de reprovável, quando se usa com ação de graças. Porque se torna santificado pela palavra de Deus e pela oração. Recomenda esta doutrina aos irmãos, e serás bom ministro de Jesus Cristo, alimentado com as palavras da fé e da sã doutrina que até agora seguiste com exatidão. Quanto às fábulas profanas, esses contos extravagantes de comadres, rejeita-as." (1Tm 4,1-7)
Querido e querida, muitos estão apostatando-se de sua fé, estão deixando a fé morrer em seus corações, estão vivendo um ateísmo prático, e o pior é que muitos que vivem dessa forma ainda querem dizer-se e chamar-se de cristãos e pregar a Palavra de Deus. Isso é a pior desgraça que pode haver dentro da Igreja e no mundo cristão!
Mas a fé, se não traduzida em obras, de nada vale, pois São Tiago dizia que uma fé sem obras é uma fé morta.
"De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios creem e tremem." (Tg 2,14-19)
Veja como isso é forte: de que adianta dizer que se tem fé mas não se faz nada, porque até mesmo os demônios creem e tremem. Mas e nós? Será que a fé tem feito com que sejamos diferentes? Ou nós só dizemos que cremos e fica por isso mesmo, sem fazer nada, tendo uma vida longe da fé? Muitos de nós precisamos atualizar a fé em nossas vidas e nos deixar moldar por Deus, O qual tanto dizemos que cremos.
São Paulo escreveu, na primeira passagem que expomos, que Timóteo deveria tomar cuidado com os espíritos embusteiros, com doutrinas diabólicas, com as fábulas profanas e com os contos extravagantes das comadres, e alimentar-se com as PALAVRAS DE FÉ e com a SÃ DOUTRINA que até agora ele tinha seguido com exatidão. É EXATAMENTE ISSO QUE QUEREMOS PROPOR A VOCÊ NESSA NOITE!
NÃO FIQUE PERDENDO SEU TEMPO COM AS FÁBULAS, COM ESSE BANDO DE IMPOSTORES E HIPÓCRITAS QUE SE LEVANTAM EM NOME DE CRISTO, CADA DIA ANUNCIANDO UMA NOVA VERDADE, POIS JESUS CRISTO, QUE É A VERDADE ETERNA QUE NOS LIBERTA (cf. Jo 8,32), NÃO MUDA (cf. Hb 13,8) E CONTRA ESSA VERDADE NÃO TEMOS PODER ALGUM (cf. 2Cor 13,8).
É motivado por essa verdade santa que queremos refletir hoje sobre o Banquete do Cordeiro. Se você é uma pessoa que acompanha esse blog, sabe que estamos refletindo e vamos nos aprofundar por algumas semanas no mistério maior da nossa fé, que precisamos aprender a amar, a adorar, a viver e a dar a vida, porque é o mistério que sustenta a Santa Igreja Católica e a vida de todos os católicos: o sacrifício da Santa Missa.
Hoje não vamos fazer os questionamentos que sempre fazemos, mas vamos nos deixar guiar pela graça de Deus e ser edificados com mais esse tema, para que nunca nos afastemos, se estamos vivendo; para que voltemos, se estamos afastados; e para que abramos os olhos, se estamos dormindo na fé, para valorizar o que de mais belo Jesus Cristo deixou para nós, juntamente com sua mãe Santíssima: o memorial da sua paixão!
Pode ser que algumas pessoas que entraram aqui por engano estivessem pensando que, por causa da primeira foto postada, fôssemos dar receitas de como fazer um belíssimo cordeiro assado, tratando de culinária, e citássemos dicas e temperos para recheá-lo. Mas na verdade, vamos falar de um banquete muito mais excelente, que não alimenta somente o nosso corpo, mas também a nossa alma e o nosso espírito.
Pode ser que, participando de um churrasco de cordeiro, tenhamos um prazer imenso em degustar essa carne deliciosa, bem temperada, que tantos apreciam, mas que depois de um tempo seria digerida e logo estaríamos com fome novamente. Queremos partilhar sobre o banquete do Cordeiro de Deus que é o próprio Jesus Cristo, que tira o pecado do mundo, e nos convida a participar da sua mesa sagrada, fazendo uma bela refeição que não só vai matar a fome do nosso corpo, mas sobretudo a fome de amor da nossa alma, o desejo de felicidade do nosso espírito.
O melhor de tudo é que o banquete já está preparado! Essa refeição é servida diariamente, em todos os lugares do mundo. O padre Léo,Scj dizia que esse banquete é posto na mesa sagrada que é o altar na Igreja 400.000 vezes por dia. Em todos os cantos desse planeta, o Céu está sendo trazido à Terra, pois está sendo celebrado o banquete do Cordeiro.
Veja o convite sublime que o profeta Isaías faz a cada um de nós, desde o Antigo Testamento, para que nosso coração fosse preparado para a maravilhosa glória da Santa Missa:
"Todos vós, que estais sedentos, vinde à nascente das águas; vinde comer, vós que não tendes alimento. Vinde comprar trigo sem dinheiro, vinho e leite sem pagar! Por que despender vosso dinheiro naquilo que não alimenta, e o produto de vosso trabalho naquilo que não sacia? Se me ouvis, comereis excelentes manjares, uma suculenta comida fará vossas delícias. Prestai-me atenção, e vinde a mim; escutai, e vossa alma viverá: quero concluir convosco uma eterna aliança, outorgando-vos os favores prometidos a Davi. Farei de ti um testemunho para os povos, um condutor soberano das nações; conclamarás povos que nunca conheceste, e nações que te ignoravam acorrerão a ti, por causa do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel que fará tua glória." (Is 55,1-5)
AHH, COMO O MUNDO PRECISA OUVIR E LER ISSO! HÁ UM LUGAR SERENO E TRANQUILO, ONDE UMA VÍTIMA FOI CRUCIFICADA PARA A NOSSA SALVAÇÃO. DO CÁLVARIO DO ALTAR DE CADA IGREJA JORRA UMA FONTE DE ÁGUA VIVA, UMA ÁGUA CRISTALINA, UMA ÁGUA SANTA QUE SACIA A NOSSA SEDE. ESSA FONTE É O CORAÇÃO DE JESUS CRISTO, POIS É ELE O SACERDOTE, O ALTAR E O CORDEIRO!
É isso que o nosso querido papa emérito, o Papa Bento XVI, escreveu em sua exortação apostólica SACRAMENTUM CARITATIS (do latim, Sacramento de amor). É exatamente no número 23 que encontramos essa verdade, quando ele escreve sobre a relação entre o sacramento da Eucaristia e o sacramento da Ordem:
"O vínculo intrínseco entre a Eucaristia e o sacramento da Ordem deduz-se das próprias palavras de Jesus no Cenáculo: «Fazei isto em memória de Mim» (Lc 22,19). De fato, na vigília da sua morte, Ele instituiu a Eucaristia e ao mesmo tempo fundou o sacerdócio da Nova Aliança. Jesus é sacerdote, vítima e altar: mediador entre Deus Pai e o povo (Heb 5,5-10), vítima de expiação (1Jo 2,2; 4,10) que Se oferece a Si mesma no altar da cruz".
O profeta Isaías convida a comer, todos aqueles que não tem alimento. Ele convida a comprar trigo, vinho e leite sem pagar. Alguma relação com as matérias eucarísticas que são consagradas em cada Missa e que o próprio Jesus utilizou para transformar no seu corpo e no seu sangue? ISAÍAS JÁ FALAVA SOBRE A MISSA, NOS CONVIDAVA A ESSE MISTÉRIO GLORIOSO DO SENHOR!
Jesus instituiu o mistério do seu corpo sagrado, do seu sangue santíssimo, sua alma gloriosa e sua divindade perfeita para que pudéssemos aproveitar, viver e crescer na fé, nos alimentando em seu banquete, gozando das delícias dessa ceia puríssima e santa.
Quantas pessoas hoje comem alimentos raros, caros, saborosos, extravagantes?! Bebem drinques fabulosos, bebidas internacionais, típicas de várias regiões do mundo, medicinais, que levam ao delírio!? Quantos pagam caro para estar em locais esplêndidos, contemplar os sabores das culinárias mais exóticas e estranhas do universo?!
Há um banquete saboroso que o próprio Deus quis preparar para nós: ele mandou o seu cordeiro do Céu a Terra. Ele nasceu e foi concebido de uma mulher pura, com uma carne santa e imaculada. Ele foi preparado durante toda a sua vida, sendo bem cuidado e preservado dos males e dos perigos pela Sagrada Família de Nazaré (que refletiremos em outras postagens).
Ele caminhou por essa Terra de pecado e de trevas sem se contaminar. Ele festejou e celebrou sua vida com alegria e santidade, contagiando e chamando muitos para o seu banquete. Ele sabia que Ele mesmo seria o alimento. Ele preparou seus amigos para comer sua carne e beber seu sangue, realizando milagres e falando abertamente que todos deviam alimentar-se d'Ele (cf. Jo 6,1-69) e que Ele mesmo seria a oferta sacrificada ao Pai (cf. Mt 16,21; Mc 8,31; Lc 9,22).
É no Calvário, o lugar mais alto que passou a existir na Terra, após o banquete do Cordeiro ter acontecido lá, e que após a instituição da Santa Missa continua a ser o altar de cada Igreja onde é atualizado o sacrifício de amor, onde é consagrado o corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo.
NÃO EXISTE LUGAR MELHOR QUE ESSE! NÃO EXISTE ALIMENTO MAIS SABOROSO, MAIS SANTO, EM QUE NÓS NOS TRANSFORMAMOS NELE, DO QUE O SANTÍSSIMO CORPO DO CORDEIRO DE DEUS! NÃO EXISTE BEBIDA MAIS GLORIOSA E MÍSTICA, QUE NOS PURIFICA POR COMPLETO, QUE NOS SALVA E RESTITUI NOSSA DIGNIDADE DE FILHOS E FILHAS DE DEUS, DO QUE O SANTÍSSIMO SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS! TUDO ISSO INTEIRAMENTE GRÁTIS, PRONTO, PREPARADO PARA NÓS!
Infelizmente, por não saber ou por entender que o próprio Jesus Cristo quis que a sua Igreja vivesse eternamente se alimentando do seu banquete eterno, muitos católicos tem abandonado sua fé. Quantos têm seguido doutrinas mentirosas e diabólicas e depois de alimentarem-se muito ou pouco tempo do banquete do cordeiro, MAS QUE POR IGNORÂNCIA E HIPOCRISIA DA PRÓPRIA PARTE NÃO SOUBERAM APROVEITAR E DEGUSTAR DAS DELÍCIAS DESSE BANQUETE, preferiram enganarem a si mesmos, dizendo que não existe esse negócio de Santa Missa, de sacrifício, de oferenda, de Eucaristia.
Se você é um desses que se afastou e hoje segue uma nova doutrina, segue um novo espírito, com novos ritos, com coisas novas, harmoniosas e configuradas ao século que você vive e não 'do passado', como uma 'coisa retrógrada', saiba que, embora muitos não gostem ou não aceitem, a Santa Igreja Católica é a única, entre todo o cristianismo, que leva a sério as palavras que Jesus disse: " ISTO É O MEU CORPO! ISTO É O MEU SANGUE! "
Se Jesus tivesse dito: 'Isto representa, isto pode ser ou isto lembra o meu corpo e meu sangue' seria uma coisa; mas Ele não disse isso! Pegue sua Bíblia e você confirmará se está escrito ou não (cf. Lc 22,19; Mc 14,22; Mt 26,26).
Davi, também prefigurou, em um salmo maravilhoso o mistério do banquete do Cordeiro:
"Salmo de Davi. O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo. Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias." (Sl 22,1-6)
Você percebe alguma coincidência com o que acontece na Santa Missa? O Senhor nos faz repousar em verdes prados, nos conduz às águas refrescantes, restaura as forças da nossa alma, nos conduz por caminhos retos (para seguir nessa direção), nos protege em meio à escuridão, às tribulações e às tentações, preservando-nos em sua santa graça (acesse a postagem "Graça de Deus").
É ele mesmo quem prepara esse mesa, esse banquete maravilhoso à vista dos inimigos. Ou seja, num mundo descrente, que perseguiu e crucificou Jesus Cristo, que persegue os cristãos autênticos, que odeia e repudia o banquete do Cordeiro, bem diante deles, 400.000 vezes por dia o banquete do Cordeiro é oferecido aos povos do mundo inteiro.
O cálice do nosso coração deve transbordar em cada Missa, o nosso coração fica cheio de amor, é fortalecido, é restaurado, é santificado, é inebriado de amor e de luz, é glorificado, é transfigurado, é unido ao fogo do coração de Jesus Cristo e torna-se um com Ele. É o que faz espargir a graça e o poder de Deus, em plenitude, na face da Terra, nesse mundo de pecado e de treva, para todos aqueles que quiserem.
É o Santíssimo Sacramento! São Gregório Nazianzeno dizia: "O Santíssimo Sacramento é fogo que nos inflama de modo que, retirando-no do altar, espargimos tais chamas de amor que nos tornam terríveis ao inferno." Por isso que o demônio investe tanto contra a missa, contra os seminários (para que sejam ordenados sacerdotes sem compromisso com o Banquete do Cordeiro, já que devem celebrar de todo coração e de toda a alma, pois foi para isso que foram ordenados; o resto é resto), investe na mídia e no mundo inteiro para tirar o coração dos católicos desse mistério tremendo.
Se Santo Tomás de Aquino dizia: "A comunhão eucarística destrói a tentação do demônio" e se nos unirmos de forma tão íntima e profunda com Jesus Cristo, alimentando-nos do manancial das suas delícias, do banquete glorioso que Ele nos dá de presente, pois nos dizia São João da Cruz: "O demônio teme a alma unida a Deus como ao próprio Deus", satanás faz de tudo para que não vivamos e façamos bom proveito desse banquete.
Mas uma coisa é certa e nunca podemos nos esquecer: se não quisermos abrir nosso coração para esse banquete maravilhoso, nunca iremos entender nem viver o que ele é e o que ele deve fazer em nós. O próprio Jesus disse a São João, no livro do Apocalipse:
"Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." (Ap 3,20-22)
Quem é vencedor, senão aquele que se alimenta do banquete do cordeiro e se prepara para viver no céu o que já está vivendo aqui na Terra, sempre unido, em comunhão profunda com o Senhor Jesus Cristo?!
Que abramos nosso coração ao Senhor:
"Jesus querido, quero abrir meu coração a Ti. Abre meus olhos para ver Senhor, abre meus ouvidos para ouvir, abre meu coração para sentir e minha alma para acolher essa verdade sobre o mistério do banquete que o Senhor, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, instituiu e deu como maior riqueza para a tua Santa Igreja. Eu quero viver, meu Senhor e meu Deus.
Ajuda-me, Espírito Santo. Toca minha inteligência nesse momento, toca meus sentidos, toca meus sentimentos e me cura de toda mágoa e todo ressentimento que trago em meu coração por causa de atritos com pessoas dentro da Igreja, principalmente com ministros, diáconos, padres e bispos. Cura meu coração de todo ódio e toda raiva que guardo dentro de mim e que, por isso, me afastei e sempre vivo com um pé atrás com essas coisas da Igreja. Vem em meu socorro, Espírito de amor, e restitui o que perdi durante esse tempo que não vivi com intensidade o mistério de Cristo em minha vida.
Vem me ajudar, Pai amado, tomando-me em tuas Santas mãos e devolvendo a mim a graça de ser um cristão autêntico. Meu Pai, andei por tantos lados, busquei amigos, busquei paz, busquei alegria, busquei um sentido para a minha vida, mas hoje volto a Ti, e reconheço que meu coração anda inquieto enquanto não repousar em Ti. Amado Pai, socorre-me nessa hora em que estou no fundo do poço, sem forças, sem graça, sem vontade de viver, nessa depressão, nesse fechamento em mim mesmo. Estava fechado para Ti, mas hoje eu tomo a decisão de abrir ao teu amor e ao teu poder Senhor.
Vem Jesus, adentra em meu coração. Vem banquetear comigo, meu amado. Tu és o amado de     minh´alma. Meu coração não tem forças para continuar, mas eu te peço a graça de continuar, e não só continuar, mas buscando me alimentar do Sagrada Refeição que o Senhor prepara para mim, sobretudo aos Domingos, quero dar passos na fé, edificar meu coração em Ti e fazer a diferença nesse mundo.
Se o Senhor me dá a coragem pelo teu corpo e teu sangue, eu quero progredir e ser ou voltar a ser um cristão autêntico, corajoso, intrépido, ousado e usado por Ti, meu doce e amado Jesus. Pelo teu poder e pelo teu Espírito, derrama sobre minha vida, sobre meu coração, sobre minha história tua unção para que, banhado em Ti, eu seja uma nova criatura e volte ou comece a viver os valores mais belos e santos da fé, que por um momento perdi e esqueci da minha vida.
Glória e louvores a Ti Senhor! Como é bom voltar ao teu encontro. Como é bom sentir a tua presença. Eu Te engrandeço, glorifico, adoro, exalto, amo, louvo e honro, com meu coração e minha alma entregues, oferecidos, consagrados a Ti, para viver a intensidade do mistério da tua cruz, atualizado em cada altar. Enalteço e bendigo-Te pela tua presença santa em minha vida. Muito obrigado, Senhor! Aleluia!"
Para prestigiar essa postagem, ouça, reouça e se aprofunde nessa maravilhosa canção da Toca de Assis, que deu o título dessa postagem: http://www.youtube.com/watch?v=GUVAoY6Z-Sw
Que possamos amar o Senhor com toda a nossa alma, ajudados por essa canção "Te amar" também da Toca de Assis: http://www.youtube.com/watch?v=UXPLd3LGx4Y
Deixamos mais uma seleção de frases dos homens e mulheres que entenderam e, por isso, deram a vida pelo mistério digníssimo do Banquete do Cordeiro, para que aprendamos com o seus ensinamentos e exemplos, e isso nos incentive a buscar o mistério de Cristo em cada Santa Missa, adorando o Cordeiro verdadeiramente presente.

"Só por amor se deve receber Jesus Cristo na Eucaristia, já que é só por amor que Ele se dá a nós". (São Francisco de Sales)
"Se Jesus Sacramentado fosse o centro da nossa vida, tudo seria transformado: os homens, a Igreja e a humanidade". (São Pedro Julião de Eymard)
"Encontrei o céu na terra, pois o céu é Deus e Ele está em minha alma". (Beata Elisabeth da Trindade, falando sobre o mistério da Santa Missa)
"A comuhão é tão necessária a nós para sustentar a nossa vida cristã como é necessária aos anjos a visão de Deus para manter gloriosa a vida deles". (São Pedro Julião Eymard)
"Quando Jesus está pesente corporalmente em nós, ao redor de nós os anjos montam guarda de amor". (São Bernardo)

Que Deus nos dê a graça de apreciar e de progredir no amor ao banquete do Cordeiro.