quinta-feira

Nosso dever e salvação

Glorioso é o nosso Deus. Santo e poderoso. Digno de toda honra, glória, louvor e adoração. Ahh se os homens e mulheres de hoje conhecessem a Deus verdadeiramente. Ahhh se houvesse pessoas que assumissem um compromisso com o Senhor, vivessem uma aliança de santidade em sua vida, reparando a santidade do Senhor que é profanada e prostituída hoje em dia pelos homens que vivem como pagãos dentro da Igreja...
Isso já estava nos lábios do profeta Ezequiel há muito tempo antes do próprio Jesus Cristo, numa época em que o povo de Deus foi deportado para a Babilônia. Ele bradava os oráculos do Senhor com toda a ousadia que Deus dá aqueles que não tem respeito humano:
"A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: filho do homem, dize a Jerusalém: és uma terra que não recebeu nem chuva nem aguaceiro, na estação da cólera. Há em teu seio uma conspiração de príncipes. Como o leão que ruge, que arrebata a presa, eles devoram as pessoas, tomam-lhes os bens e as riquezas, e multiplicam as viúvas. Seus sacerdotes violam a minha lei, profanam o meu santuário, tratam indiferentemente o sagrado e o profano e não ensinam a distinguir o que é puro do que é impuro; fecham os olhos para não ver os meus sábados; no meio deles a minha santidade é profanada". (Ez 22,23-26)
Isso é uma realidade presente, constante e clara hoje em dia. Já que os profetas, os sacerdotes, as pessoas constituídas em posição de instruir estão dormindo e dando brechas ao demônio, nós desse blog, que nos mantemos acordados pelo Espírito Santo de Deus queremos gritar e ajudar o máximo de gente possível para que os olhos de todos se abram e enxerguem o que acontece bem debaixo dos nossos olhos, mas não enxergamos (por isso a importância de você ajudar na divulgação desse blog).
MUITOS SACERDOTES HOJE ESTÃO DESOBEDECENDO E ENSINANDO O POVO A DESOBEDECER AS LEIS DO SENHOR, TRATANDO DE QUALQUER FORMA O QUE É SANTO E SAGRADO COMO O QUE É PECADO E PROFANO, SEM DISTINGUIR O QUE É PURO OU IMPURO. A SANTIDADE DO SENHOR ESTÁ SENDO PROFANADA! O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO?
Dentre aqueles que acreditam em Deus há uma grande maioria que é só de palavra porque a fé está longe da suas vidas. Dentre os cristãos há uma grande maioria que está vivendo como pagãos, pois dizem e professam sua fé mas poucos a vivem verdadeiramente. Aqueles poucos que vivem em oração no século XXI estão preocupados com muitas coisas e distraídos demais para perceber que o povo se perde por falta de conhecimento (cf. Os 4,6).
Esse é o motivo pelo qual muitos cristãos não estão cumprindo seu dever e buscando sua salvação! É sobre isso que vamos refletir hoje. Maravilhosamente, com a graça de Deus, esse tema pode abrir nossos olhos se nos atentarmos aos detalhes e percebemos quanto é importante para nós aprendermos e praticar isso diariamente.
O que é nosso dever e salvação? Vamos ficar nesse questionamento e aprofundar todo o conteúdo dessa postagem nele. Para você que é católico, pode ser que perceba que isso é uma coisa tão comum que muitas vezes passa despercebido, entre as milhares de vezes que você já ouviu isso, que foi convidado, mas não acolheu esse convite e inspiração.
Para iniciarmos essa postagem queremos convidar você ao cerne do que ela vai trazer e significar. Com a canção "Adorar-te" da Comunidade Shalom, gravada na voz do Flavinho da Canção Nova, vamos glorificar ao Senhor: http://www.youtube.com/watch?v=4NVEJHIQACY
Aproveitando o gancho dessa canção, com um salmo escrito por Davi, queremos estender nosso louvor ao Senhor:
"Salmo. Cântico para a dedicação da casa de Deus. De Davi. Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes, não permitistes que exultassem sobre mim meus inimigos. Senhor, meu Deus, clamei a vós e fui curado. Senhor, minha alma foi tirada por vós da habitação dos mortos; dentre os que descem para o túmulo, vós me salvastes. Ó vós, fiéis do Senhor, cantai sua glória, dai graças ao seu santo nome. Porque a sua indignação dura apenas um momento, enquanto sua benevolência é para toda a vida. Pela tarde, vem o pranto, mas, de manhã, volta a alegria. Eu, porém, disse, seguro de mim: Não serei jamais abalado. Senhor, foi por favor que me destes honra e poder, mas quando escondestes vossa face fiquei aterrado. A vós, Senhor, eu clamo, e imploro a misericórdia de meu Deus. Que proveito vos resultará de retomar-me a vida, de minha descida ao túmulo? Porventura vos louvará o meu pó? Apregoará ele a vossa fidelidade? Ouvi-me, Senhor, e tende piedade de mim; Senhor, vinde em minha ajuda. Vós convertestes o meu pranto em prazer, tirastes minhas vestes de penitência e me cingistes de alegria. Assim, minha alma vos louvará sem calar jamais. Senhor, meu Deus, eu vos bendirei eternamente" (Sl 29)
Que alegria e que experiência maravilhosa o rei Davi teve com Deus durante sua vida, desde a juventude, quando num ato de coragem, para defender o nome de Deus e o povo enfrentou e venceu o gigante Golias (cf. 1Sm 17). Durante toda a sua vida, Davi serviu e buscou ao Senhor, mesmo em meio aos erros e pecados que cometeu, foi considerado o homem do coração de Deus e foi tão amado pelo Senhor, que nosso Senhor Jesus Cristo veio da sua descendência.
Nós precisamos, assim como Davi, ter experiências profundas e verdadeiras com o Senhor Deus. Precisamos nos deixar envolver pela graça de Deus desde a nossa concepção, na infância, na juventude, na fase adulta, na fase idosa até a morte, e assim continuaremos a experimentar essa graça depois da morte, quando chegarmos a glória do céu. Por isso precisamos viver o céu já aqui, pois quando chegarmos lá já vamos estar acostumados.
Um padre jesuíta dizia que nós precisamos ter experiências com Deus aqui na Terra, ir nos acostumando com sua presença, com sua santidade, com sua glória, para que quando morrermos e irmos para o céu não nos estranhemos da sua majestade e do seu poder. Isso é engraçado, mas ao mesmo tempo é muito importante e necessário, principalmente nos tempos confusos que vivemos (recomendamos a você ler as postagens sobre a "Graça de Deus").
Mas o que isso tem a ver com o tema? Veremos ao longo de tudo o que será partilhado que tem tudo a ver. A partir da nossa experiência com Deus, vamos descobrindo quais são nossos deveres, quais são nossas obrigações, o que é e como deve-se efetuar a salvação em nosso viver.
No salmo 29 que citamos acima Davi expressa seu amor a Deus de forma a exaltá-Lo pela libertação, pela clamor seguido da cura, pela salvação, pelo cântico à sua glória, pela ação de graças ao nome do Senhor, pelo pedido de ajuda e confiança em Deus pois o pranto vem a tarde mas a alegria volta de manhã.
Pelo que Deus faz, ele expressa seu grande desejo de dar livre curso à sua alma de louvar sem calar jamais. Do seu propósito e desejo de bendizer ao Senhor eternamente surgem esse e os demais salmos. Há uma necessidade no coração de Davi de expressar seu amor a Deus por meio do louvor. Por que ele escreveu tantos salmos?
Já refletimos em uma outra postagem sobre a importância do louvor, citamos Josué e Paulo que no louvor experimentaram a ação de Deus e o poder do louvor adentrou em suas vidas. Hoje, Davi nos ensina a louvar a Deus por todas as coisas. Ele exalta ao Senhor de todo o coração.
São Paulo, consciente disso nos orienta a glorificar ao Pai pelo Filho que nos oferece a redenção, a salvação e o Espírito Santo que é o penhor da glória desse Deus tremendo:
"Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a benção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência. Ele nos manifestou o misterioso desígnio de sua vontade, que em sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos - desígnio de reunir em Cristo todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra. Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade, para servirmos à celebração de sua glória, nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo. Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido, que é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da sua glória". (Ef 1,3-14)
Que palavra santa e poderosa, cheia de revelações, de instruções e de motivação. Se você está desanimado, leia essa carta de São Paulo a comunidade nascente de Éfeso e você será surpreendido pelo que está escrito. E claro, Paulo só pôde escrever tudo isso porque experimentou tudo o que escreveu em sua própria vida (acesse a postagem "A experiência de São Paulo").
Irmãos, Paulo começa a carta bendizendo ao Pai porque em Jesus Cristo somos alvo de toda benção espiritual, somos escolhidos para sermos santos e irrepreensíveis, somos adotados como filhos para que resplandeça a sua graça. Perceba, você que é cristão é alvo de toda benção espiritual! O que são bênçãos espirituais? São graças especiais para nosso espírito, como a santidade, fortaleza nas tribulações, amparo na solidão, direção para caminhar, etc.
Você já ouviu alguém dizendo: "Nossa, essa pessoa é uma benção"? É por isso! Certamente quem disse e a pessoa que recebeu esse elogio é cristã. Por Cristo, em Cristo e com Cristo somos mais que vencedores, estamos na mira da graça e da benção de Deus. Nele temos a redenção, a remissão, que são derramadas sobre nós em profusão.
ISSO SIGNIFICA QUE NÃO EXISTE MISÉRIA COM JESUS. É SEMPRE EXAGERO DE GRAÇA, EXAGERO DE BENÇÃOS, EXAGERO DE SANTIDADE, EXAGERO DE AMOR, EXAGERO DE PODER, EXAGERO DE GLÓRIA, EXAGERO DESSA PROFUSÃO QUE NÃO MEDE E NEM ESCOLHE, ELE APENAS DERRAMA SOBRE A TERRA. A GLÓRIA DO PAI, O AMOR DE JESUS, O PODER DO ESPÍRITO SANTO SÃO PARA TODOS!
Diante disso, diante desse exagero de amor e graça que o Senhor derrama sobre a Terra, esse poder extraordinário, essa bondade que é manifestada aos bons e aos maus (cf. Mt 5,45) qual está sendo a nossa atitude? Algumas pessoas só sabem olhar para os problemas, para as dificuldades, para os sofrimentos e não sabem aproveitar a vida como verdadeiros cristãos.
Santo Agostinho narra uma história muito boa para expressarmos isso: "Dois homens presos, da cadeia, olhavam para fora da cela pela janela. Um viu lama e o outro viu estrelas". É isso que precisamos aprender para sermos cristãos autênticos. O cristão é aquele que, independente da situação, consegue olhar (a partir dos olhos de Cristo) para as coisas e sempre enxergar uma coisa boa.
Há muitas pessoas na Igreja que se têm um copo de água meio cheio em suas mãos, a única coisa que sabe fazer é olhar para a metade que está vazia e reclamar porque é menos favorecido, porque gostaria de ter um copo cheio, porque a vida é injusta, que não aceita essa condição. O que isso quer dizer?
Muitas pessoas têm condições maravilhosas na vida, têm uma casa para morar, têm alimento todos os dias, têm roupas para se vestir e se proteger do frio e das demais tempestividades, têm saúde, têm emprego, têm dignidade mas não sabem olhar para isso. Ficam se comparando sempre com os outros que estão em condições melhores, que têm mais, que têm tudo do bom e do melhor. Isso é uma regra: nunca se comparam com os mais pobres que eles, nunca olham para os que não têm metade do que esses têm e mesmo assim estão agradecendo a Deus.
Jesus, sabendo que haveria essa geração ingrata e hipócrita que tanto impera com essa mentalidade mal agradecida, já tratou desse assunto no Sermão da Montanha. Quem nos narra é o ex-cobrador de impostos em seu Evangelho:
"Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado". (Mt 6,25-34)
Em outras palavras, Jesus está dizendo que preocupação é coisa para antas e pessoas que não tem fé. Quem não tem fé e não confia em Deus é que fica preocupado. Nós precisamos confiar na providência e no exagero de Deus, pois Ele não só nos dá e nos proporciona aquilo que precisamos, mas muito mais do que ousamos pedir ou imaginar. E isso é alegria para Deus e para nós, pois Ele quer nos dar todas as coisas em Jesus Cristo (cf. Jo 16,23-24).
NÃO PODEMOS NOS COMPARAR COM NENHUMA PESSOA, COM NINGUÉM, COM NADA POIS SOMOS ÚNICOS. NÃO HÁ NINGUÉM NO MUNDO MELHOR OU PIOR DO QUE CADA UM DE NÓS, COM SUAS PARTICULARIDADES, QUALIDADES E DEFEITOS (em outras postagens aprofundaremos esse tema). O PADRE LÉO,SCJ NOS ENSINA QUE ESSE É O NOSSO DNA (Deus Nosso Autor)!
Nessa postagem queremos te convidar a uma mudança de atitude e de comportamento frente às graças e bênçãos de Deus, mas também perante os sofrimentos, dificuldades e tribulações, pois no mundo teremos aflições, mas Jesus já venceu o mundo (cf. Jo 16,33) e Ele não nos deixa sermos tentados além das nossas forças, pois Deus é fiel (cf. 1Cor 10,13).
Principalmente para os católicos, que tem essa triste fama de serem murmuradores (em outras postagens aprofundaremos o tema da murmuração) e que recebem o convite em cada Santa Missa que participam, essa mudança precisa ser radical e profunda, não na teoria, mas na prática. Perceba o convite do celebrante em cada atualização do sacrifício de Cristo:
'O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós.
Corações ao alto. - Nosso coração está em Deus.
Demos graças ao Senhor, nosso Deus. - É nosso dever e salvação.'
Em todos os prefácios da Santa Missa diz-se o seguinte após esses convites e respostas: 'Na verdade é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.'
Veja que sabedoria linda: a Igreja nos convida a louvar a Deus, como São Paulo fez nesse primeiro capítulo de Efésios. Mas não fica somente no convite, ela nos ensina que é justo dar graças a Deus, é necessário louvar ao Senhor, é nosso dever e salvação dar graças sempre e em todos os lugares.
Agora, quando olhamos para a vida dos católicos hoje em dia, podemos ver todas as coisas menos esse dever sendo cumprido. Não estamos aqui julgando a ninguém mas estamos trazendo uma realidade, apenas abra os seus olhos e você também vai poder perceber.
O louvor não se resume apenas na atitude concreta de dizer com as palavras: Obrigado Senhor, glórias ao teu nome, aleluia; mas também na vida. Como refletimos na postagem "Adoração viva" podemos louvar a Deus com nosso corpo, nossa alma e nosso espírito. Aliás, como estamos aprendendo hoje, temos que louvar.
É a mesma coisa que São Paulo, o homem do louvor, explica a seu filho na fé Timóteo, e hoje expande essa explicação para cada um de nós:
"Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e honestidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade". (1Tm 2,1-4)
ACIMA DE TUDO, OU SEJA, COMO UMA COISA IMPORTANTÍSSIMA QUE NÃO PODE FALTAR NUNCA: QUE FAÇAMOS PRECES, ORAÇÕES, SÚPLICAS, AÇÕES DE GRAÇAS POR TODOS. QUE LOUVEMOS A DEUS POR TODAS AS COISAS, POR TUDO O QUE NOS ACONTECE, EM TODOS LUGARES, POIS ISSO É AGRADÁVEL A DEUS QUE DESEJA QUE TODOS SE SALVEM. PRECISAMOS DE CRISTÃOS QUE FAÇAM ISSO!
No louvor, começamos a entrar na área da salvação também. Não nos esqueçamos o que respondemos diante da comunidade e diante de Deus todas as vezes que somos convidados a dar graças ao Senhor nosso Deus: É nosso dever e salvação! Veja onde o louvor chega, deve ser um estado de constância e de certeza.
Louvar a Deus, dar graças ao Pai, por Jesus Cristo, movidos e impulsionados pelo Espírito Santo, que ora em nós com gemidos inefáveis (cf. Rm 8,26) é um dever para todos. Não trata-se de apenas uma atitude de gratidão, de reconhecimento pelo que Deus faz ou pelo que Deus é, mas é um dever para todos os fiéis.
O que o dever de louvar a Deus tem a ver com a salvação? Nas Santas Escrituras está escrito:
"Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação. A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido (Is 28,16). Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam, porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Jl 3,5)". (Rm 10,9-13)
Ora, a salvação se efetua em função da fé em Cristo, traduzida em obras e amor aos irmãos, pela confissão do senhorio de Jesus Cristo e na esperança firme da ressurreição, numa confiança professada e afirmada com palavras. Jesus nos oferece a salvação gratuitamente e dessa forma aceitamos, mas há um preço da nossa parte que precisa ser pago, que é justamente manter-nos nessa salvação, pois podemos perde-lá.
Martinho Lutero erroneamente ensinava em sua doutrina, quando de sua ruptura e excomunhão da Santa Igreja Católica, que uma vez que fomos salvos não precisamos mais nos preocupar com o pecado e com nada mais, pois Jesus nos salvou. Aliás, ele incentivava as pessoas a pecar pra valer para demonstrar como é poderoso o sangue de Cristo que prevaleceria sobre o nosso pecado (leia a postagem "Livre-arbítrio").
Esse argumento facilmente pode ser refutado pela fé e pela razão. Pela fé, no sentido do que ensinam as Sagradas Escrituras, pois Deus é santo e também devemos ser santos (cf. Lv 20,5), pois somos chamados a santidade (cf. 1Ts 4,13), pois fomos escolhidos para sermos santos (cf. Ef 1,4); pela razão, no sentido de que a recomendação de Jesus foi sempre 'Não peques mais', como por exemplo a prostituta pega em flagrante adultério, Maria Madalena (cf. Jo 8,11).
Portanto, precisamos manter-nos na salvação, evitando o pecado (mesmo que esse seja uma realidade em nossa vida e não vamos deixar de pecar até chegarmos na glória do céu, mas lutemos contra ele - aprofundaremos em outras postagens esse tema), buscando viver uma vida reta e agradável a Deus, no louvor e na gratidão, exaltando o Senhor, pois nisso consiste a nossa salvação, e em louvor, mantemo-nos nela.
O MUNDO, A NATUREZA GEME E ESPERA A MANIFESTAÇÃO DOS FILHOS DE DEUS E QUE MARAVILHOSO SERIA SE ESSA MANIFESTAÇÃO DOS FILHOS DE DEUS FOSSE EM LOUVOR E EM ADORAÇÃO AO DEUS TODO-PODEROSO, AO QUAL SOMOS CONVOCADOS A LOUVAR E DAR GRAÇAS SEMPRE E EM TODOS OS LUGARES...
O padre Léo,Scj nos ensinava em suas pregações que facilmente por causa dos problemas, por causa de doenças, por causa de dificuldades, os cristãos até reúnem-se para pedir e suplicar ao Senhor a cura, fazem novenas, clamam ao Senhor esses milagres, creem em Deus que tudo faz; mas poucos ou nenhum desses se reúne para louvar a Deus pelos problemas, crendo que Ele pode curar ou após receber a graça, continuar louvando a Deus.
Se é uma obrigação que se nos impõe, não de uma forma autoritária para nos oprimir e nos dizer que se não louvamos, iremos todos para o inferno; mas devemos entender que tudo o que temos e somos é graças a Deus; por causa de Jesus Cristo somos abençoados dia e noite, temos direito a salvação pelo sangue de Cristo, e portanto, temos o dever de louvar esse Deus, que merece, mas também é benéfico para nós pois nos mantemos na presença do Senhor, cumprindo sua Palavra.
Com São Paulo, ao invés de dizermos 'Ai de mim se eu não evangelizar (ou anunciar o Evangelho)' (1Cor 9,16) podemos dizer AI DE MIM SE EU NÃO LOUVAR!
Agora, não somos convidados a dar graças a Deus apenas pelas coisas boas, mas também pelas coisas ruins, pelo sofrimento e adversidade que passamos em Deus, pois tudo vai passar e a única coisa que fica é o que aprendemos com essas adversidades, e se passamos em louvor temos a oportunidade de crescer, nos aproximar de Deus e dar passos na fé; se passamos reclamando e murmurando, não vendo a hora do alívio, além de não crescermos, damos brechas ao demônio.
A reclamação, a murmuração, a lamúria é o louvor ao demônio. Ele ama quando as pessoas reclamam, quando não olham tudo o que lhes acontece como cristãos, mas vacilam na fé nesses momentos. Se o demônio é como um leão que ruge ao nosso redor, esperando a hora de atacar (cf. 1Pd 5,8) significa que ele fica esperando uma oportunidade para nos derrubar. É justamente nessas horas que ele consegue êxito.
VAMOS PARAR DE DAR BRECHAS AO DEMÔNIO! VAMOS TOMAR A ATITUDE DE NOS REUNIR, COMO NOS MOSTRA A PRIMEIRA IMAGEM, PARA LOUVAR AO SENHOR POR TODAS AS COISAS, POR TUDO O QUE ELE É. VAMOS FAZER COMO A SEGUNDA IMAGEM, DAR GRAÇAS SEMPRE E EM TODOS OS LUGARES. VAMOS FAZER COMO A TERCEIRA IMAGEM ABAIXO, COMO CRIANÇAS ENTRANDO NA PRESENÇA DE DEUS, VAMOS NOS COLOCAR EM ORAÇÃO:
"Pai amado e bendito, quero te dar graças e glórias. Até agora eu tenho reclamado, tenho murmurado, tenho me comparado com as pessoas ao meu redor, tenho olhado apenas para as metades da minha vida que estão vazias e não tenho olhado para as outras metades que estão cheias. Quero te pedir perdão por todas as vezes que eu me comparei com as pessoas e murmurei. Quero te pedir perdão por eu não me contentar com as coisas, duvidar da Tua providência, da Tua misericórdia, do Teu poder e do Teu amor. Em reparação, quero te louvar muito, assumindo esse propósito de te dar graças Pai, dar graças por todas as coisas, em Cristo, glorifica-Lo sempre e em todos os lugares. Quero engrandecer o Teu nome santo e a Tua bondade por me aceitar e me acolher como sou, por me dar a oportunidade de ser melhor no louvor.
Na Tua Igreja sou convidado a louvar-te sempre, pois é necessário, é justo e santo te louvar. Da Tua Igreja aprendo que mesmo que os meus louvores não acrescentem nada ao que Tu és, o Senhor me dá o dom de Te louvar, e com isso, sou muito beneficiado e quero perceber, a partir de hoje, como sou feliz por poder louvar e exaltar-Te meu Deus e meu rei. Seja glorificado para sempre. Minha alma te louva, meu espírito te bendiz. Quero como Davi te bendizer eternamente meu Senhor.
Quero engrandecer a Tua majestade, ó Jesus querido. Como é maravilhoso poder te louvar. Te louvo pela salvação que o Senhor me oferece na cruz, por meio do teu sofrimento, das tuas chagas, do Teu sangue preciosíssimo, pela Tua ressurreição, e também quero te louvar para me manter nessa salvação. Ajuda-me Senhor a não pecar mais. Eu não quero colaborar, não quero me deixar levar e nem vou me entregar ao poder do pecado em mim, mas quero me entregar ao Teu poder, ao Teu amor, a tua glória. Quero me deixar envolver e alcançar por Ti, meu doce e amado mestre.
Quero te dar glórias e cantar teu amor porque nada em minha vida tem sentido longe de Ti Jesus. Sem Ti eu nada sou, sem Ti eu não posso nada, sem Ti minha nada do que eu faço tem graça ou satisfação, mas te louvando eu sou feliz. Como é bom louvar ao Senhor. Quero cantar teus louvores, impulsionado, exprimindo a linguagem espiritual que o Teu Espírito quer me dar.
Por isso, me abro a Ti Espírito de amor e de sabedoria. Enche-me nesse momento com teu poder, tua graça e tua santidade, vem me ensinar a louvar ao Pai, por Cristo, em todas as situações, em todos os locais, por todas as pessoas. Vem me dar esse impulso inicial com seus gemidos inefáveis Espírito Santo. Me abro ao teu querer e ao teu movimento de santidade. Quero ser santificado no louvor, quero acolher as bênçãos espirituais do Senhor, quero me render ao seu louvor. Vem Espírito Santo. Vem adorado Espírito de Deus. Te adoro também, ó glorioso advogado de minh´alma. Te exalto com todo amor e carinho do meu coração, consciente de que Tu és Deus, com o Pai e Jesus, na Santíssima Trindade.
Ensina-me mãe querida a engrandecer e cantar ao Senhor, como a senhora cantou e tanto agradou ao Senhor. Ensina-me, como a senhora, a louvar a Deus com as Sagradas Escrituras, por ela e nela. Dai-me um coração adorador, como a senhora que sempre se manteve em silêncio e em louvor a Deus. Ensina-me também a glorificar ao Pai com minha vida, para que Jesus Cristo nasça a cada dia em meu coração. Ensina-me a abrir-me a sombra do Altíssimo, para que me deixando envolver, eu viva sob sua proteção e refugiando-me sempre nEle.
Ó meu querido anjo da guarda, que mantém sempre os olhos no Senhor, ajuda-me a fixar os meus olhos em Cristo e não perder meu foco por nada e por ninguém. Eu quero adorar ao Senhor também com meus olhos, com meu corpo, com meu espírito.
Santos e santas do céu, ensinem-me a louvar a Deus em espírito e em verdade aqui na Terra, para que eu também chegue a glória do céu como vós. Amém."
Com Laércio Oliveira somos convidados a louvar ao Senhor e cantar "É justo" que eu te louve, pois para mim é cura e salvação: http://www.youtube.com/watch?v=ncL14jwIE9E
Com o maravilhoso "Medley Halleluya" do ministério Adoração e Vida, somos convidados a glorificar ao Senhor: http://www.youtube.com/watch?v=U6ejpIRhKxw
Já que o assunto é dar graças a Deus, vamos cantar e agradecer com a canção acústica "Graças Pai" do ministério Louvor e Glória: http://www.youtube.com/watch?v=iUDpn5fUZfE
Também com o padre Fábio de Melo e Martin Valverde, vamos louvar ao Senhor e dizer "Graças Pai": http://www.youtube.com/watch?v=k5Yg6wmKJ4U
"Jesus lhe disse: Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?! E acrescentou: Levanta-te e vai, tua fé te salvou". (Lc 17,17-19)

Que a exemplo dos dez leprosos (episódio narrado nesse capítulo 17 de São Lucas) não sejamos ingratos como os nove que foram curados mas esqueceram de agradecer, mesmo que sejamos tachados de fanáticos ou de loucos, como o único que voltou para agradecer, mesmo sendo estrangeiro, façamos da nossa vida um constante louvor e nos momentos que for necessário, expressemos nosso louvor com palavras em alto e bom tom, agradecendo ao Senhor de todo o coração e de toda a alma.

Que Deus nos ensine e nos impulsione a sempre cumprir nosso dever e nos manter na salvação.