quinta-feira

Oração em linguas

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, mais uma santa Quinta-Feira em que queremos prosseguir decididamente ao nosso Deus e Salvador, trilhando seu caminho de santidade, movidos pela força e graça santificante do Espírito Santo, rumo ao abraço do Pai. A cada dia precisamos dar nosso sim, renovar-nos e deixar-nos conduzir pela certeza da fé.
São Mateus, o ex-cobrador de impostos, que deu uma enorme festa de comemoração por conhecer a Jesus Cristo e renúncia dos bens, de reparação pelos seus pecados e de testemunho da vida nova para seus amigos do imposto, nos ensina com a pregação de Cristo:
"Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno". (Mt 5,37)
Isso significa que não precisamos jurar nem fazer discursos espalhafatosos para convencer alguém a respeito da verdade, do que professamos e cremos, do caminho de santidade que escolhemos trilhar pois nossa própria vida já é um testemunho da própria verdade, que é Jesus (cf. Jo 14,6).
O autor da carta aos Hebreus dizia que a fé é uma certeza a respeito do que não se vê (cf. Hb 11,1). São Paulo dizia que a fé é alimentada pela Palavra de Deus, por meio da pregação (cf. Rm 10,17) e também que tudo o que não procede de convicção é pecado (cf. Rm 14,23). Portanto, queremos te convidar nessa noite a ser formado com a doutrina da Santa Igreja Católica, alimentando sua fé com a palavra de Deus e tendo convicções certeiras de um bom direcionamento espiritual para afastar-se de todo pecado voluntário (em outras postagens refletiremos sobre esse tema).
Hoje refletiremos sobre a oração, estendendo para 3 o número de postagens sobre esse tema (acesse as postagens: "Oração eficaz" e "Oração x Reclamação"). Mas entraremos num tema que talvez aqueles que não participam ou não conhecem a RCC fiquem com um pé atrás ou não acreditem no que verdadeiramente acontece, o que parte de Deus e o que parte do humano; e porque não dizer também o que parte do maligno.
O que é oração em línguas? Quem pode orar? Trata-se de um dom de Deus ou de uma invenção humana? Essa modalidade de oração é bíblica? Como posso orar dessa forma se nunca orei? Essas questões e algumas outras responderemos ao longo dessa postagem para que possamos crescer em estatura, sabedoria e graça, diante de Deus e diante dos homens, imitando nosso Senhor Jesus.
Você é verdadeiramente de Cristo? Você se enxerga como um cristão autêntico que segue e permanece em Jesus? São João nos escreveu em sua carta:
"Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele.  Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu". (1Jo 2,4-6)
Ele também escreveu apenas expondo o que Jesus mesmo disse:
"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros". (Jo 13,35)
Mas como amar se nós somos tão fracos, tão limitados, tão pecadores, tão carentes de amor e de sermos amados, sendo que muitas vezes não temos nada para dar nessa área de afetos? O Espírito Santo vem em nosso auxílio e nos ensina a amar! É por isso que São Paulo escreveu:
"E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado". (Rm 5,5)
E que forma melhor de permitir que o Espírito Santo aja em nós, senão por meio da oração, no qual temos contato direto com Deus, no qual temos uma relação amorosa e somos sustentados por esse amor que jorra de uma fonte infinita, que não cessa nunca de amar e de derramar amor, que é o coração aberto de nosso Senhor Jesus Cristo?!
A Celina Borges nos ensina cantando que "Orar é amar". É com ela que iniciamos essa postagem, cantando e sendo formados na verdade. Preste atenção a cada palavra dessa canção que vai imprimir em você um desejo ardente de orar e de amar. Nisto, estaremos cumprindo a vontade do nosso Senhor, amando nossos irmãos: http://www.youtube.com/watch?v=qy_sJ9SBonE&noredirect=1
Santo Tomás de Aquino, o doutor angélico da Igreja, escritor da Suma Teológica, que dá respaldo e fundamento a doutrina teológica da Igreja Católica, onde aprendemos que a fé e a razão são duas asas que nos elevam para o céu (baseado em Santo Agostinho) nos ensina: "Amar é desejar o bem ao outro". Jesus disse que temos que amar também os inimigos:
"Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos?" (Mt 5,43-46)
Amados e amadas do Pai, se nós, muitas vezes, temos dificuldade em amar até mesmo nossos parentes, nossos irmãos na fé, as pessoas que nos fazem bem, muito mais  temos dificuldades em amar aqueles que nos fazem e nos desejam o mal.
ESSA DOUTRINA DE AMAR OS INIMIGOS NÃO É PARA AQUELES QUE PENSAM RACIONALMENTE, POIS NÃO TEM LÓGICA AMAR NOSSOS SEMELHANTES QUE DESEJAM E FAZEM MAL PARA NÓS,  DA MESMA FORMA QUE AQUELES QUE ORAM EM LÍNGUAS: PARECE UMA COISA ILÓGICA, MAS NÃO É PELA LÓGICA NEM PELA RAZÃO QUE DEVEMOS PONDERAR, MAS PELA FÉ.
Se você tem fé, isto é, é batizado e teve, assim como todos nós, impresso em sua alma esse dom, que é uma das virtudes teologais, juntamente com a esperança e a caridade (cf. 1Cor 13,13), como nos ensina a doutrina da Santa Igreja, continue lendo essa postagem e mergulhe de cabeça nesse conteúdo espiritual. Se você não tem fé e não crê nas Sagradas Escrituras, talvez não terá sentido você continuar. O recomendado é você parar por aqui; já chegou longe demais.
Mas caso, mesmo não acreditando nem crendo nessa oração do Espírito Santo chamada oração em línguas, faça a experiência de ler, abrir uma Bíblia, tirar suas conclusões e pedir a Deus a graça de experimentar aquilo que aprofundaremos logo abaixo. Faça uma boa experiência com Deus, mesmo sem saber o que está fazendo, como os apóstolos não sabiam até a vinda do Espírito Santo. Apenas confie e se lance em Deus!
Na primeira imagem acima temos uma gloriosa imagem, belíssima. Os cristãos que tem condições deveriam abrir-se a sabedoria de Deus e fazer um quadro com essa imagem para coloca-la em sua casa, para nunca se esquecer que um dia o Espírito Santo, o prometido do Pai, após o cumprimento da missão de Jesus (acesse a postagem "A obra de Cristo"), veio a Terra em plenitude para cumprir TUDO o que foi profetizado.
Nunca mais os discípulos foram os mesmos. Nunca mais a pregação foi a mesma. Nunca antes os cristãos tinham sido tão ousados, tão intrépidos, tão cheios de unção, de glória e de sabedoria. Nunca antes tinha se ouvido falar de Jesus Cristo com tanta audácia e coragem, num contexto em que aqueles que pregassem Jesus eram apedrejados, perseguidos e tinham muitos sofrimentos.
QUANDO OS APÓSTOLOS E TODOS QUE ESTAVAM NESTE CENÁCULO MARAVILHOSO, QUE LEMBRAMOS COMO PENTECOSTES, EXPERIMENTARAM AS LÍNGUAS DE FOGO DO ESPÍRITO DE DEUS, FICARAM EXTASIADOS E CHEIOS DE PODER. AQUILO QUE JESUS LHES TINHA ENSINADO FOI TRAZIDO À TONA, FOI ELEVADO À POTÊNCIA DA GRAÇA DENTRO DELES, FOI DESCOBERTO COM MUITO ENTUSIASMO.
Se isso aconteceu com aqueles que experimentaram o agir e o poder do Espírito Sato e os impactou (acesse a postagem "O impacto de pentecostes") de forma a enchê-los da glória do céu, tornando-os construtores e colaboradores do Reino de Deus, mesmos sendo muito simples, como São Pedro, muito mais assustou e incomodou aos outros que estavam ao redor e apenas ouviram tudo, mas não entenderam, não compreenderam, não receberam e não aceitaram.
O Espírito Santo foi derramado em profusão, como um vento impetuoso, fazendo repousar línguas de fogo sobre todos os homens e mulheres que estavam aguardando o cumprimento da promessa de Jesus unidos aos apóstolos e tão logo foi derramado, veja o que aconteceu:
"Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus! Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: Que significam estas coisas? Outros, porém, escarnecendo, diziam: Estão todos embriagados de vinho doce". (At 2,4,13)
QUANDO FICARAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO COMEÇARAM A FALAR EM LÍNGUAS. Imagina que coisa louca que deve ter acontecido! O Espírito Santo concedeu que eles falassem coisas que não conheciam e nem mesmo entendiam. E o que falavam? PUBLICAVAM AS MARAVILHAS DE DEUS! Mas os estrangeiros compreendiam o que estava sendo falado.
Ou seja, o Espírito Santo se manifestou e falaram em línguas que não conheciam. Esse foi o primeiro passo. Então, aqueles que se ajuntaram por causa do BARULHO DO SOPRO DO ESPÍRITO SANTO (chamados pelo Espírito Santo, mesmo sem perceber) ficaram sem saber o que pensar. Mas alguns tiraram sarro: TODOS ESTÃO BÊBADOS.
Para o mundo que não conhece e não experimenta a ação do Espírito Santo será sempre o mesmo discurso: 'Isso é coisa de louco. Só podem estar bêbados. Não estão conscientes. Não estão falando coisa com coisa. Ficaram loucos. Devem ser internados em um sanatório. Isso não é coisa de Deus. Etc, etc, etc...'
Só quem verdadeiramente experimenta e se abre ao Espírito Santo, ao derramamento do seu amor em nossos corações é que pode explicar e que pode entender o que acontece porque sente uma coisa que não estava sentindo antes. O Espírito Santo dá a experimentar de sentimentos e sensações espirituais, trazendo à tona, do nosso Espírito, aquilo que está acontecendo. Foi por isso que São Pedro logo se levantou, com uma unção de profecia, explicando o ocorrido:
"Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse: Homens da Judéia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção às minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto não ser ainda a hora terceira do dia. Mas cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel: Acontecerá nos últimos dias - é Deus quem fala -, que derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão os vossos filhos e as vossas filhas. Os vossos jovens terão visões, e os vossos anciãos sonharão. Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão. Farei aparecer prodígios em cima, no céu, e milagres embaixo, na terra: sangue fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. E então todo o que invocar o nome do Senhor será salvo (Jl 3,1-5)". (At 2,14-21)
Foi movido por esse mesmo Espírito que Pedro começou a falar e não parou mais. A profecia começou a brotar de seus lábios por motivos que vamos enumerar:
1) Conhecia as Sagradas Escrituras e guardou no coração tudo o que Jesus ensinou. Quando se viu diante da cena e tendo dentro de si a palavra de Deus, esta apenas saltou de seus lábios, pois lembrava-se do Jesus dissera (cf. Lc 12,11-12). Portanto, confiança na palavra de Deus!
2) Ele obedeceu o que Jesus pediu, quando disse para os apóstolos permanecerem em Jerusalém e esperarem o cumprimento da promessa do Pai (cf. At 1,4-5). Portanto, obediência a Deus!
3) Quando o vento impetuoso começou a soprar e fazer aquele barulho que atraiu tanta gente, ele não teve dúvidas: a promessa estava se cumprindo. O que ele fez? Abriu-se, mesmo sem entender, sem questionar, sem saber o que iria acontecer: apenas deixou Deus agir e enchê-lo, pois todos ficaram cheios (cf. At 2,4). Portanto, abertura a Deus.
4) Ele permaneceu reunido com os irmãos, no mesmo lugar, formando uma comunidade de crentes. Por isso quando o Espírito Santo se manifestou, estavam todos no mesmo lugar (cf. At 2,1). Depois, a comunidade foi crescendo cada vez mais (cf. At 2,42.44) pois viviam unidos. Portanto, vivência em comunidade!
AQUELES QUE QUEREM EXPERIMENTAR A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO EM SUAS VIDAS E, CONSEQUENTEMENTE, LANÇAR-SE A ORAÇÃO EM LÍNGUAS DEVEM TER CLARO ESSES QUATRO PASSOS QUE PRECISAM DAR: CONFIANÇA NA PALAVRA DO SENHOR, OBEDIÊNCIA AO QUE ELE PEDE, ABERTURA AO SEU PODER E VIVÊNCIA EM COMUNIDADE. TODOS PODEM EXPERIMENTAR DESSA GRAÇA!
O que tudo isso tem a ver com a oração em línguas? Precisamos entender que a oração em línguas é um dom do Espírito Santo. Não pense alguém que poderá orar em línguas sem a ação e sem o poder do Espírito Santo.
Nesse primeiro ponto, vemos que os apóstolos falaram em línguas. Em seguida desse acontecimento do Pentecostes, os milagres começaram a surgir, os sinais e os prodígios de Deus eram palpáveis e a comunidade crescia numa velocidade extraordinária.
Quando os cristãos assumirem a vontade de Deus em suas vidas, deixarem Deus agir da forma como Ele quer e não barrar a ação do Espírito Santo de Deus, dando testemunho como os apóstolos, que diziam: "Não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido." (At 4,20), quando rezarem, é isso que vai acontecer, sem dúvidas:
"Mal acabavam de rezar, tremeu o lugar onde estavam reunidos. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram com intrepidez a palavra de Deus. A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum. Com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça. Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras e casas vendiam-nas, e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade". (At 4,31-35)
O que é isso irmãos? Parece uma coisa tão distante de nós: vermos pessoas anunciando com intrepidez a Palavra de Deus, não que não tenha, mas tinha que ser uma coisa comum a todos os cristãos. Os cristão não são uma só alma e um coração, não vivem numa comunidade do jeito que Deus quer, mas montam e adaptam comunidades para si, pois não estão experimentando esse impacto do Espírito Santo.
Mas você poderia perguntar: As pessoas que são de Deus, os que foram batizados e instruídos a respeito da fé, os cristãos estão impedindo o Espírito Santo de agir? Isso parece engraçado, mas é triste. Muitos estão calados, quando Deus pede para falar; estão falando, quando Deus não pede; estão profetizando coisas da sua cabeça; estão trancafiando o poder de Deus, por causa de uma vida social hipócrita, por um desleal respeito humano.
Os alertas de São Paulo a comunidade da Tessalônica (primeira carta escrita do Novo Testamento) servem a nós hoje:
"Vede que ninguém pague a outro mal por mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos. Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal. O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!" (1Ts 5,15-23)
Se você olhar ao seu redor, em sua comunidade, no contexto em que vive, a única coisa que você vai ver com muita dificuldade e muito raramente, são pessoas que não pagam o mal com o mal, que oram sem cessar, que vivem sempre contentes, que dão graças a Deus por tudo, que não extinguem o Espírito e que não desprezam as profecias.
MUITAS PESSOAS PRECISAM OUVIR AS PROFECIAS QUE DEUS QUER FALAR ATRAVÉS DE VOCÊ, FILHO E FILHA PREDILETOS DO PAI. ALGUMAS PESSOAS SÓ VÃO SE CONVERTER QUANDO VOCÊ ABRIR A BOCA E DEIXAR O ESPÍRITO SANTO FALAR EM VOCÊ E ATRAVÉS DE VOCÊ. VOCÊ PRECISA DAR LIBERDADE AO PODER DE DEUS!
São Paulo é a chave da nossa postagem de hoje, pois ele vai nos explicar muita coisa sobre esse tema. Primeiramente: o que são esses Atos dos Apóstolos? O que é e o que significa esse livro? Porque atos?
Veja o que São Paulo escreveu aos Coríntios e que serve de instrução para nós entendermos:
"Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos". (1Cor 4,20)
OS ATOS DOS APÓSTOLOS, MOVIDOS PELO ESPÍRITO SANTO, SÃO A MANIFESTAÇÃO DO REINO DE DEUS ENTRE NÓS, É O CÉU NA TERRA! POR ISSO QUE OS ATOS DOS APÓSTOLOS NÃO TERMINARAM NO CAPÍTULO 28 DESSE LIVRO, MAS CONTINUAM A SE ESTENDER NA VIDA DE TODOS OS VERDADEIROS DISCÍPULOS E APÓSTOLOS.
Recomendamos a você ler esse livro inteiro, que foi escrito por São Lucas e ver os diversos outros exemplos maravilhosos do poder de Deus manifestado na pessoa do Espírito Santo. Você perceberá que a ação do Espírito Santo é gradativa, isto é, conforme vamos nos abrindo, mais Ele vai agindo em nossa vida. Por isso, a partir do capítulo 10, quando Pedro teve uma revelação, o Evangelho começou a ser pregado também aos pagãos, ou seja, todos que não eram nascidos naquela região e tinham outras crenças (coisa que não acontecia).
Quando essa pomba da paz e do fogo do Espírito Santo se manifesta (como vemos nessa segunda imagem acima) os dons espirituais são revelados na comunidade (pois o Espírito Santo gosta e tem preferência de se manifestar no meio da comunidade) e todos são enriquecidos.
"Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz". (1Cor 12,4,11)
Em outras postagens aprofundaremos esses maravilhosos dons do Espírito Santo, mas nosso foco hoje é o versículo 10 que expressa o dom de variedade de línguas e interpretação das línguas. Aqui já destruímos a hipótese de que o dom e a oração em línguas sejam invenções humanas. São Paulo, que certamente experimentou essa espécie de oração em línguas, diz que trata-se de um dom manifestado pela ação do Espírito Santo.
Aqui chegamos na passagem bíblica central dessa postagem. Vamos ler atentamente:
"Empenhai-vos em procurar a caridade. Aspirai igualmente aos dons espirituais, mas sobretudo ao de profecia. Aquele que fala em línguas não fala aos homens, senão a Deus: ninguém o entende, pois fala coisas misteriosas, sob a ação do Espírito. Aquele, porém, que profetiza fala aos homens, para edificá-los, exortá-los e consolá-los. Aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza, edifica a assembleia. Ora, desejo que todos faleis em línguas, porém muito mais desejo que profetizeis. Maior é quem profetiza do que quem fala em línguas, a não ser que este as interprete, para que a assembleia receba edificação. Suponhamos, irmãos, que eu fosse ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitaria, se minha palavra não vos desse revelação, nem ciência, nem profecia ou doutrina? É o que se dá com os instrumentos inanimados de música, por exemplo a flauta ou a harpa: se não produzirem sons distintos, como se poderá reconhecer a música tocada? Se a trombeta só der sons confusos, quem se preparará para a batalha? Assim também vós: se vossa língua só profere palavras ininteligíveis, como se compreenderá o que dizeis? Sereis como quem fala ao vento. Há no mundo grande quantidade de línguas e todas são compreensíveis. Porém, se desconhecer o sentido das palavras, serei um estrangeiro para quem me fala e ele será também um estrangeiro para mim. Assim, uma vez que aspirais aos dons espirituais, procurai tê-los em abundância para edificação da Igreja. Por isso, quem fala em línguas, peça na oração o dom de as interpretar. Se eu oro em virtude do dom das línguas, o meu espírito ora, mas o meu entendimento fica sem fruto. Então que fazer? Orarei com o espírito, mas orarei também com o entendimento; cantarei com o espírito, mas cantarei também com o entendimento. De outra forma, se só renderes graças com o espírito, como dirá Amém a tuas ações de graças aquele que ocupar o lugar dos simples? Sem dúvida, as tuas ações de graças podem ser belas, mas o outro não é edificado. Graças a Deus que possuo o dom de línguas superior a todos vós. Mas prefiro falar na assembleia cinco palavras que compreendo, para instruir também os outros, a falar dez mil palavras em línguas". (1Cor 14,1-19)
Podemos perceber que o dom das línguas pode se manifestar em forma de fala, de profecia, de interpretação, de oração, de louvor, de cântico. Que maravilha e que graça extraordinária! Ainda há pessoas que não aceitam e dizem que não existe esse negócio de oração em línguas e nada mais em línguas. Essas pessoas precisam ler mais a Bíblia!
Paulo exorta aqueles que querem apenas rezar e fazer tudo em línguas. É claro que pode ser feito, mas não convém (cf. 1Cor 6,12) pois deve haver uma ordenação e um esclarecimento. Não devemos orar apenas por sentimentalismo, apenas porque é chique orar em línguas, porque dá um ar de pessoas muito espirituais e muito aprofundadas.
Ora, São Paulo nos instrui a aspirar os dons espirituais e aspirá-los para a edificação da Igreja. Diz que deseja que todos falem e profetizem em línguas. Nos esclarece que aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo, pois seu espírito ora e conversa com Deus. O que o Espírito Santo faz em nós com esse dom?
Ele mesmo responde:
"O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus". (Rm 8,16.26-27)
 PELA ORAÇÃO EM LÍNGUAS SOMOS EDIFICADOS, TEMOS O TESTEMUNHO DE QUE SOMOS FILHOS DE DEUS E O ESPÍRITO INTERCEDE EM NÓS, MESMO SEM ENTENDERMOS, PEDINDO A DEUS AQUILO QUE PRECISAMOS. DEUS COMPREENDE E ACOLHE A ORAÇÃO DO ESPÍRITO QUE ORA EM NÓS COM GEMIDOS INEFÁVEIS.
Você já ouviu alguém orando em línguas? É isso que São Paulo está falando: a oração em línguas, isto é, o dom de Deus se manifestando em nós pelo derramamento do Espírito Santo, trata-se de uma linguagem ininteligível, exprimida em forma de gemidos inefáveis.
Para os homens espirituais isso é uma coisa natural mas para quem não é espiritual e não experimentou a ação do Espírito Santo, tudo isso não passa de uma loucura (cf. 1Cor 2,14-15). É o velho discurso de sempre.
Irmãos, quem ora em línguas, não apenas em línguas, mas já se abriu a essa forma de oração, que na verdade não passa de ser como uma criança diante de Deus, que não sabe falar, e deixa o Espírito Santo falar nela, é edificado e fortalecido pelo Espírito. Por esse dom, muito mais facilmente uma pessoa aspira e se abre aos outros dons também.
A oração em línguas nos fortalece, nos robustece de coragem e do poder de Deus, nos dá a graça de experimentar quão suave é o Senhor, nos leva a experimentar a graça de Deus em profusão, essa ação do Espírito que não para, esse poder que flui em nós e não pode ficar retido. O vento impetuoso se manifesta na nossa vida não para ficarmos apenas recebendo, mas ele nos forma como reservatórios dessa graça esplendorosa do Senhor.
O PODER DA ORAÇÃO EM LÍNGUAS, TRADUZIDO EM TERMOS ESPIRITUAIS, PODE SER EXPLICADO DA SEGUINTE FORMA: NA ORAÇÃO EM LÍNGUA FAZEMOS TRÊS COISAS AO MESMO TEMPO (OU PODEMOS DIZER, O ESPÍRITO SANTO FAZ EM NÓS) - LOUVAMOS A DEUS, PEDIMOS O QUE PRECISAMOS E ENGANAMOS OS DEMÔNIOS.
Toda palavra que você proferir normalmente, falando em vernáculo, na língua que você entende, estará sendo observada pelo demônio (cf. Ap 12,10) e poderá ser usada contra você mesmo, seja um louvor, um pedido ou qualquer coisa. Mas quando você ora em línguas, o Espírito Santo faz tudo em nós e o demônio não entende, por isso a oração em línguas confunde os demônios, os principados e potestades dos ares (cf. Ef 6,12) e eles não sabem o que fazer.
Sendo muito bíblica, recomendada por São Paulo, explicada a luz da razão e da consciência, pois que o próprio São Paulo tinha um dom de línguas muito superior, temos muita instrução para aprofundarmos (caso já tenhamos essa prática) ou começarmos a dar os primeiros passos.
O que deveria ser esse dom de línguas muito superior que São Paulo tinha? Poderia ser uma oração aprofundada, consciente mas de total abandono em Deus. Ele deveria orar, cantar, profetizar, interpretar, mas não se gabava disso, mas se colocava a serviço, para ajudar na edificação da assembleia. Precisamos aprender isso!
Mas como vou orar dessa forma se nunca orei antes? O padre Léo,Scj nos ensina que precisamos aprender da mesma forma como aprendemos a falar. Quando uma criança nasce, ela vai crescendo e aprendendo a falar, imitando aqueles que estão ao seu redor, assimilando assim essa linguagem. Da mesma forma, podemos aprender a orar em línguas, imitando alguém que já ore.
Vamos pedir essa graça ao Senhor?
"Doce Espírito Santo, vem me envolver nesse momento. Quero ter a experiência que os apóstolos e que a Virgem Maria  tiveram no Cenáculo. Me abro ao teu poder e a tua glória. Eu confio em tua palavra Senhor, mas eu preciso que o Senhor me dê a graça de confiar mais. Pela confiança quero dar o segundo passo de obedecer-Te Senhor, quero fazer o que o Senhor desejar. Fala comigo, ó meu Senhor. Ajuda-me a Te ouvir. Com meu coração e minha alma abertos ao Teu agir e ao teu dínamus quero me deixar envolver por tua presença sobrenatural que envolve minha natureza e me conduz a viver em comunidade, onde o Senhor mais gosta de agir.
Poder do amor do Pai e do Filho, consolador, vem me fortalecer. Me abro aos teus dons e aos teus carismas. Vem cumprir em mim o que está escrito na Palavra do Senhor. Vem me encher com teu poder e me dar a graça que necessito para crescer na fé, para ser batizado e tomado por tua glória. Desejo ser repleto e me deixar conduzir por Ti. Aceito e aspiro agora por teus dons espirituais. Leva-me a amar, leva-me a uma oração de entrega, de louvor, de súplica, de fortalecimento, de edificação, de santificação, para que eu seja ungido, para que eu sinta o Teu amor.
Envia o Teu Espírito Santo Senhor e me dá a força que eu preciso para ser testemunha do Senhor, para não extinguir a Tua ação em minha vida, para não calar e nem desprezar as profecias, para me abrir aos dons superiores. Te peço, amado Espírito Santo, a graça de ser tocado, de ser queimado, de ser banhado, de ser ungido, de ser perfumado, de ser avivado, de ser curado e de ser uma pessoa de profunda oração. Abro-me a Ti e te peço insistentemente: ensina-me a orar, a estar intimamente com o Senhor, conduzindo-me no caminho de Cristo, rumo ao abraço com o Pai do Céu. Vem rezar em mim, vem cantar em mim, vem falar em mim, vem interpretar em mim, vem interceder por mim, agindo com teus gemidos inefáveis, com tua linguagem inexprimível, com tua linguagem espiritual, que mesmo sem entender, quero me colocar como essa criança diante do Pai, pois não sei rezar como convém. Dá-me esse dom e dá-me a graça de progredir, fazendo com o que esse dom cresça em mim, até alcançar maturidade e profundidade espiritual.
Obrigado Senhor Espírito Santo. Te adoro, te glorifico e te engrandeço por teu poder, por tua unção, por tua graça, tua glória, tua força e teu carinho que toma conta da minha vida e me dá a graça para que seja manifestado em minha vida o seu amor. Glórias a Ti Espírito Santo!"
Com a Eliana Ribeiro, convidamos a você se abrir e experimentar essa oração espiritual: http://www.youtube.com/watch?v=jv4ZsYvkX_M
Com o Flavinho, peçamos a graça a Deus para que o Espírito Santo nos incendeie e cantemos "Incendeia minha alma": http://www.youtube.com/watch?v=i7n5qBo3geM
Receba uma direção espiritual sobre a oração em línguas pelo Padre Fábio de Melo,Scj: http://www.youtube.com/watch?v=JgoDYm3mXks
"Se não podes dizer com tuas palavras, tampouco podes calar-te. Então, resta-te cantar com júbilo, de modo que te entregues a uma alegria sem palavras e a alegria se dilate no júbilo". (Santo Agostinho)

Com o incentivo desse maravilhoso doutor da Igreja, bispo de Hipona, queremos encerrar essa postagem, resumindo o que refletimos: A oração em línguas é um dom do Espírito Santo, que começou a manifestar-se a todos, cinquenta dias após a ascensão de Jesus ao céu na festa de pentecostes e hoje continua a se estender a todos. Sendo bíblica essa oração é apenas uma forma do dom de línguas que também pode se manifestar através de profecia, de cântico, de fala e de interpretação, onde o Espírito Santo intercede em nós e pede ao Pai aquilo que necessitamos com gemidos inefáveis.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de nos abrir a essa modalidade maravilhosa de oração.