quinta-feira

Não desista nunca

Queridos e queridas de Deus, depois de duas semanas sem postagens, devido aos compromissos e situações adversas que ocorrem em decorrência da graça e do desejo de santidade que esse blog tem gerado nos corações dos que buscam trilhar essa direção que o Senhor nos inspira, voltamos a mil por hora!
Sem sombra de dúvidas são as tribulações e problemas que tentam nos impedir e fazer desistir de caminhar e de ser instrumentos de salvação, de cura e libertação, de restauração e de paz nas mãos de Deus. Quando nos deixamos usar por Ele, mais do que ousamos imaginar, sonhar ou pedir, acontece: o Senhor exagera e manifesta o seu poder, usando os fracos para confundir os fortes e os tolos para confundir os sábios (cf. 1Cor 1,27).
Irmãos e irmãs, rumo aos dois anos de direção espiritual e motivados pelas dificuldades que são para nos fazer desistir, mas que nos fortalecem se resistirmos a elas, propomos hoje esse tema para impactar e gerar um reboliço no seu interior para que juntos nós não desistamos NUNCA!
Talvez você possa se perguntar: Como não desistir nunca? O que fazer para não desistir nunca? É sobre esses questionamentos que daremos um roteiro seguro e firme para que possamos seguir confiantemente na direção do nosso Senhor Jesus Cristo!
SE VOCÊ ESTÁ PENSANDO EM DESISTIR DA SUA CAMINHADA, VOLTAR ATRÁS E TRILHAR OS CAMINHOS DE ANTIGAMENTE, NÃO CAMINHAR MAIS POR CAUSA DO PREÇO QUE DEVE SER PAGO PARA PERMANECER NESSA DIREÇÃO, VOCÊ NÃO PODE TOMAR NENHUMA DECISÃO ANTES DE LER ESSA POSTAGEM COMPLETA! VÁ EM FRENTE E VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER!
 Já começamos expondo a maravilhosa passagem do livro de Hebreus explicando porque não devemos desanimar nem desistir, pois nossa caminhada vai nos levar à salvação:
"Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação!" (Hb 10,39)
Pense nesse momento um pouco: Por que você está querendo desistir? Quais os motivos estão fazendo com que você pense nisso? O que está acontecendo na sua vida, ou o que aconteceu, que te colocou num caminho estranho para querer desistir? Uma coisa é certa: DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ!
Houve uma certa mulher que estava desanimada da vida, que estava entristecida, não achava mais motivos para viver, possivelmente estava sem sentido na vida. Jesus foi ao encontro dela assim como vem ao seu encontro hoje. Jesus se mostra como se precisasse dela para retirar água do poço, da mesma forma como sempre se apresenta a nós e parece que precisa de nós, mas somos nós que precisamos d'Ele.
No primeiro contato é gerada uma sede nesse mulher, que é chamada apenas de samaritana. É esse o desejo que cada um de nós tem dentro de si, mesmo que não conheça a Deus.
ESSE VAZIO, ESSA SEDE, ESSA VONTADE ARDENTE QUE HÁ DENTRO DE NÓS NÃO VAI SER SACIADA POR NADA E NEM POR NINGUÉM, NADA DO QUE HÁ FORA DE NÓS, POIS O NOSSO DEUS, DO QUAL SOMOS IMAGEM E SEMELHANÇA E TEMPLO, ESTÁ DENTRO DE NÓS. ENQUANTO NÃO NOS ENCONTRARMOS COM ELE NOSSA VIDA SERÁ INQUIETAÇÃO!
Você deve conhecer essa passagem que está em Jo 4 e já deve ter ouvido e lido (ou não) várias vezes. Mas preste atenção ao que essa mulher que se encontrou com Jesus lhe pediu:
"A mulher suplicou: Senhor, dá-me desta água, para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la!" (Jo 4,15)
Que nossa oração seja a mesma que a desse mulher que se encontro com o Senhor Jesus, que possamos pedir a verdadeira água da vida que sacia a nossa sede: o Espírito Santo de Deus! Com a Eliana Ribeiro da Canção Nova convidamos você que também estava com saudades do Senhor a pedir essa "Água da vida": http://www.youtube.com/watch?v=2Zn7jK-m9Vs
Quantas pessoas ao longo da história alcançaram sucesso e foram vitoriosas em seus feitos e em toda a sua vida, pois não se deixaram abater pelas contrariedades e dificuldades que encontraram pelo caminho e nada pôde pará-las. Uma coisa foi essencial e importantíssima para que elas não parassem por nada que lhes aconteceu: uma META!
O padre Léo,Scj dizia: "Quem tem uma meta não desiste nunca. O mundo se afasta e deixa passar quem sabe para onde vai." Diante disso podemos perguntar para nós mesmos: Qual tem sido a minha meta? Qual o sentido da minha vida?
Hoje em dia muitas pessoas estão perdidas! Não sabem de onde vieram, não sabem para onde vão, não sabem o que fazer da vida, não tem um sentido, não tem sonhos, não tem planos, não tem objetivos, não tem lugares para ir nem para ficar, não tem uma direção. Se você está assim, recomendamos a você ler a postagem 'Caminhar rumo a meta', 'Voltar a caminhar' e 'Perder a meta'.
Não é a toa e nem de propósito quando olhamos para o mundo e só vemos pessoas desanimadas, entristecidas, revoltadas, cheias de ódio, rancor, vingança, mágoas, falta de perdão, ressentimento, etc. São sinais de que muitas pessoas estão vivendo de qualquer forma, sem a graça de Deus em suas vidas. E o pior é que não somente as pessoas que não conhecem a Deus, mas percebemos muito isso nos cristãos, naqueles que estão a frente de comunidades, nos grandes homens e mulheres que tiveram experiências com Deus.
POR QUE ISSO ACONTECE COM TANTA FREQUÊNCIA E VEMOS TANTAS PESSOAS QUE BRIGAM COM DEUS E COM O MUNDO, QUE NÃO QUEREM SABER DE CAMINHAR NA TRILHA DA CURA, NÃO QUEREM MAIS EXPERIMENTAR A PRESENÇA DE DEUS E TORNARAM-SE INSTRUMENTOS DE DIVISÃO?
Todos nós passamos ou vamos passar por situações adversas, por problemas e dificuldades das mais diversas possíveis e inimagináveis. Alguns tiram sarro e dizem que isso só acontece com elas, ou que é a tal da 'Lei de Murphy', etc. Fique tranquilo que se ainda não aconteceu nada com você, vai acontecer, uma hora ou outra! Mas algumas pessoas ficam tão traumatizadas, machucadas e feridas que elas param nessas experiências negativas!
Todo mundo tem problemas! Então quer dizer que se eu estiver com Deus eu também vou ter problemas e ter que enfrentar dificuldades? COM TODA A CERTEZA! NÃO PENSE QUE SE VOCÊ FOR UMA PESSOA DE DEUS NÃO VAI TER QUE ENFRENTAR DIFICULDADES.
No que adianta, então, ser de Deus, viver os mandamentos e se esforçar por viver uma vida na graça com o Senhor? VAI TER TODA A DIFERENÇA NA "FORMA" COMO PASSAMOS POR ESSAS SITUAÇÕES!
Os homens e mulheres de Deus também passaram por situações difíceis, por problemas gigantescos, por situações que não havia nenhuma solução e muitos poderiam ter desistido. Mas o que eles fizeram? NÃO DESISTIRAM! Que com os exemplos de alguns deles, possamos ser motivados e animados com esses heroísmos autênticos.
Vamos começar por Noé, que foi um homem escolhido por Deus para montar uma arca e prefigurar o que sua Igreja seria (em outras postagens aprofundaremos esse tema "Igreja, a barca da salvação"). Vamos ver o contexto de como estava no começo da criação do mundo, que não é muito diferente de hoje.
"A terra corrompia-se diante de Deus e enchia-se de violência. Deus olhou para a terra e viu que ela estava corrompida: toda a criatura seguia na terra o CAMINHO DA CORRUPÇÃO". (Gn 6,11-12)
Por isso está escrito no livro dos provérbios:
"Há caminho que parece reto ao homem; seu fim, porém, é o caminho da morte". (Pv 14,12)
E também por isso nossa insistência nesse blog para indicar uma direção, um caminho seguro de santidade para caminharmos longe desse caminho da corrupção. Em meio a todos esses que caminhavam na corrupção, Deus olhou do céu e viu um homem que lhe agradava.
"Noé, entretanto, encontrou graça aos olhos do Senhor". (Gn 6,8)
Hoje Ele procura homens e mulheres que tenham boa vontade, um coração aberto e desejo de servir, que ache graças aos seus olhos, obstante os seus pecados, para realizar uma obra na humanidade como fez com Noé. Foi para ele que Deus fez esse pedido:
"Faz para ti uma arca de madeira resinosa". (Gn 6,14)
Noé não tirou os olhos do que Deus lhe havia mandado, obedeceu prontamente e com alegria TUDO o que Deus lhe pediu. Quando lemos isso parece muito bonito e pensamos que talvez Noé não tenha passado por dificuldades. Com toda certeza ele foi ridicularizado, humilhado, insultado, destratado, satirizado e tratado como um louco, até mesmo pelos seus familiares. Imagina quantos insultos ele teve que ouvir...
Ao final do capítulo 6 vemos uma coisa que tem que chamar nossa atenção. Isso é uma garantia de sucesso!
"Noé obedeceu, e fez tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado". (Gn 6,22)
Hoje o Senhor chama pessoas em todas as idades da vida, em cada momento de suas histórias e além de não ouvir, não obedecer, não atender o chamado do Senhor, muitos reclamam de Deus, dizem que Deus não existe, que tudo sempre está ruim e que a causa da sua infelicidade é Deus. "Por que Deus fez ou permitiu isso acontecer em minha vida?"
Mas às vezes obedecer a Deus dessa forma é até gostoso, pois ouvimos o que o Senhor pede e temos certeza de que Ele nos ama, quer o nosso melhor e quer que façamos uma coisa boa. Vamos tomar o exemplo de Abraão que num determinado momento da sua vida foi convidado a sacrificar o seu único filho, que tivera sido concebido por um milagre de Deus. O Senhor lhe pediu:
"Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar". (Gn 22,2)
Imagina como Abraão estava feliz com o milagre dele ter tido um filho com sua mulher Sara, mesmo ela sendo estéril.
Pode ser que Abraão tivesse pensado que Deus tinha ficado louco ou que Ele não estava falando sério. Pode ser que ele tenha pensado em abandonar a Deus, pois como Deus faz uma coisa boa e depois pede uma coisa tão ruim. Vejamos o que ele fez:
"No dia seguinte, pela manhã, Abraão selou o seu jumento. Tomou consigo dois servos e Isaac, seu filho, e, tendo cortado a lenha para o holocausto partiu para o lugar que Deus lhe tinha indicado". (Gn 22,3)
Seu filho vendo tudo sendo preparado para um sacrifício, perguntou-lhe onde estava a ovelha para o holocausto. A resposta que ele deu, só uma pessoa de fé pode dar em meio as dificuldades:
"Deus, respondeu-lhe Abraão, providenciará ele mesmo uma ovelha para o holocausto, meu filho". (Gn 22,8)
Foi, somente, quando Abraão mostrou que queria fazer a vontade do Senhor que esse Deus todo-poderoso enviou-lhe um anjo para lhe dizer:
"Não lhe estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, seu único filho". (Gn 22,12)
Imagine se Abraão tivesse parado no meio do caminho, tivesse desistido, tivesse voltado atrás, tivesse pensando que Deus tinha enlouquecido ou qualquer outra coisa: ele jamais teria experimentado a bondade, a graça, o amor, a misericórdia, o conhecimento profundo do Senhor, a verdadeira vontade de Deus: pois Ele não deixou que Abraão sacrificasse seu filho, mas enviou Seu próprio Filho para ser sacrificado exatamente no mesmo lugar que Isaac seria sacrificado. Por isso Abraão entrou para história como o Pai da fé!
Se você, cristão ou não, morresse hoje e as pessoas pudessem olhar os seus feitos, o que você tem feito na sua vida e como você estava vivendo, como você seria chamado? Muitos seriam chamados de 'O pai do fracasso', 'O pai do desânimo', 'O pai da tristeza', 'O irmão da divisão', 'O filho da briga', 'O grande destruidor de famílias', 'O pior profissional', 'O mais chato do século', 'O parente da desgraça'.
Triste que são todos adjetivos demoníacos e não está muito distante da realidade da vida de muitas pessoas, principalmente os que deveriam dar mais exemplos.
Qual exemplo e qual instrução você está recebendo e está alimentando seu coração? Parece que agora só fazemos perguntas e enchemos esse blog de questionamentos, mas é a pedagogia que Deus nos trata e que nos ajuda a chegar em respostas olhando para dentro de nós. Pense um pouco mais e use seu cérebro, sua anta! Deixe de ser alienado e bitolado (em outras postagens aprofundaremos esse tema).
Vamos ver agora o exemplo de Moisés quando estava fugindo da escravidão dos egípcios.
"O Senhor disse a Moisés: Diz aos israelitas que mudem de direção e venham acampar diante de Fiairot, entre Magdalum e o mar, defronte de Beelsefon: acampareis defronte desse lugar, perto do mar". (Ex 14,1)
Diante da perseguição de carros, cavaleiros, cavalos e tropas inteiras o povo começou a clamar em alta voz, desesperados e murmuravam para Moisés dizendo que ele tinha sido o causador de tamanha desgraça pois todos iriam morrer. Como é importante confiar em Deus e deixar que Ele nos guie! Mas também é preciso ter coragem para dizer palavras certas na hora certa:
"Moisés respondeu ao povo: Não temais! Tende ânimo, e vereis a libertação que o Senhor vai operar em vosso favor. Os egípcios que hoje vedes, não os tornareis a ver jamais. O Senhor combaterá por vós; quanto a vós, nada tereis a fazer". (Ex 14,13-14)
Orientado para avançar rumo ao Mar Vermelho e feri-lo com uma vara/cajado que ele carregava, Moisés poderia ter pensado: 'Depois de tudo o que eu fiz, obedeci a tudo o que o Senhor pediu para libertar o seu povo, para ajudar e agora esse Deus quer brincar conosco e deixar que todos nós morramos'. Mas nada disso, ele foi em frente confiando no que o Senhor lhe dizia.
"Moisés estendeu a mão sobre o mar. O Senhor fê-lo recuar com um vento impetuoso vindo do oriente, que soprou toda a noite. E pôs o mar a seco. As águas dividiram-se e os israelitas desceram a pé enxuto no meio do mar, enquanto as águas formavam uma muralha à direita e à esquerda. Os egípcios os perseguiram: todos os cavalos e seus cavaleiros internaram-se após eles no leito do mar". (Ex 14,21-23)
Em seguida, Deus pediu para eles seguirem para um lugar no deserto onde não havia água. Todo o povo começou a murmurar.
"Então, dirigiu Moisés esta prece ao Senhor: Que farei a este povo? O Senhor respondeu a Moisés: Passa adiante do povo, e leva contigo alguns dos anciãos de Israel; toma na mão tua vara, com que feriste o Nilo, e vai. Eis que estarei ali diante de ti sobre o rochedo do monte Horeb ferirás o rochedo e a água jorrará dele: assim o povo poderá beber. Isso fez Moisés em presença dos anciãos de Israel". (Ex 17,4-6)
Deus fez sair água do rochedo no meio do deserto da mesma forma que o soldado fez quando feriu o peito de nosso Senhor Jesus Cristo, nossa rocha, morto na cruz. Mas ele teve que obedecer e acreditar. Muitos de nós não acreditamos no que Deus nos pede e por isso muitas vezes somos frustrados e desistimos.
Mas pode ser que até agora esses exemplos não tenham te convencido ainda. Vejamos o exemplo do grande homem de pequena estatura chamado Gedeão.
“O anjo do Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: O Senhor está contigo, valente guerreiro! Gedeão respondeu: Ah, meu senhor, se o Senhor está conosco, por que nos vieram todos esses males? Onde estão aqueles prodígios que nos contaram nossos pais, dizendo: o Senhor fez-nos verdadeiramente sair do Egito. Agora o Senhor abandonou-nos e entregou-nos nas mãos dos madianitas. Então o Senhor, voltando-se para ele: Vai, disse, com essa força que tens e livra Israel dos madianitas. Porventura não sou eu que te envio? Ó Senhor, respondeu Gedeão, com que livrarei eu Israel? Minha família é a última de Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai. O Senhor replicou: Eu estarei contigo e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem”. (Jz 6,12-16)
Diante da batalha contra um gigantesco exército e apenas com trezentos homens, Deus prometeu que salvaria todo o povo contra os madianitas (inimigos do povo de Deus). Ele acreditou e mesmo cansado partiu perseguindo os inimigos:
"Gedeão chegou ao Jordão e passou-o com seus trezentos homens, continuando a perseguir o inimigo apesar da fadiga". (Jz 8,4)
Aqui está mais um segredo para nós: caminhar e continuar mesmo cansados e fatigados. Não podemos parar irmãos, Deus nos pede para caminhar, para prosseguir decididamente. Nada de voltar atrás, nada de parar no meio do caminho, nada de tirar os olhos do alvo, de esquecer a meta. O único caminho é em frente (cf. Fl 3,16)! Por isso Gedeão venceu, ele mesmo matou os inimigos e o povo queria que ele se tornasse rei.
"Não, respondeu ele, não reinarei sobre vós, nem meu filho tampouco: é o Senhor quem será o vosso rei". (Jz 8,23)
Podemos ficar a noite inteira aqui citando exemplos de toda a Bíblia: como Davi diante de Golias; Esdras e Neemias na reconstrução da cidade santa; Tobit que ficou cego e mesmo sempre fazendo o bem e servindo a Deus, teve que esperar seu filho Tobias voltar para lhe trazer a cura depois de muito tempo; Judas Macabeus e sua família lutando contra os reis e exércitos mesmo sendo tão poucos; Jó, que passou por muito mais que dificuldades, tribulações, doenças, contradições, perdas e vendo tudo lhe sendo tirado.
Deus prova aqueles que ama e permite que passem por contradições para que sua fé seja fortalecida e enrijecida na raça e na coragem da perseverança. Esses que desistem e não passam pelas provas de fé, além de perder a fé, de ficar traumatizados e perder o sentido da vida, levam muitos com eles ao fracasso. Não podemos esmorecer!
As pessoas que Deus escolhe e chama são os mais fracos, os mais pecadores, os menos capazes, os que aos olhos humanos não são capazes de nada, os que não têm condições e que nunca seriam capazes de nada. No entanto, como refletimos na postagem anterior, Deus usa os fracos e os tolos para confundir os sábios e os fortes.
Isaías e Jeremias foram profetas muito provados e mesmo com seu jeito de ser, sua visão limitada, suas incapacidades e relutância em obedecer, Deus os usou poderosamente e fez deles grandes profetas para falar, profetizar, manifestar o seu poder e demonstrar sinais e prodígios, para que todos vissem que Deus estava com eles.
Podemos citar a maravilhosa virgem Maria que passou por muito sofrimento, mas permaneceu firme até estar de pé diante da cruz com os apóstolos, São Pedro, São Paulo, e até hoje diversos homens que são maravilhosos exemplos de sucesso, de conquistas, de lutas, de derrotas e fraquezas, mas que com a graça de Deus, o tom de suas vidas sempre foi a vitória e a força de Deus manifestada. Por isso o rastro de vida e de caminho de santidade que deixaram foi tão evidente.
Nessa caminhada que trilhamos nesse mundo, como na primeira imagem acima, muitas vezes temos que parar para renovar nossas forças, tomar um ar, olhar para o céu, confiar em Deus, retomar o que o Senhor está nos pedindo hoje, mirar nosso objetivo, fixar os olhos na meta e caminhar sem pensar no que deixamos para trás ou no que perdemos.
Antes mesmo de entrarmos em oração convidamos você a rever sua vida e pensar nas coisas que você viveu. Reflita com a Adriana Arydes cantando "Coisas que vivi": http://www.youtube.com/watch?v=9JVbsHeSWPc
Aprenda a ver o que se passou, onde as experiências negativas te levaram e tire uma certeza de tudo isso, porque se você continua firme hoje, certamente você está mais forte por causa dessas experiências; se você parou, é convidado a retomar olhando de forma diferente tudo isso; se está parado, renove suas forças como a águia e volte sem medo.
Nossa caminhada pode ser interpretada como as estações do ano. Às vezes vamos passar por períodos de tantos frutos que será como uma primavera. Em outros momentos vamos ser tão cheios do fogo do Espírito Santo que será como o verão. Em alguns momentos vamos sentir que estamos esfriando e temos que tomar cuidado. Outros momentos vai ser tão frio, tão duro de caminhar que vamos pensar que Deus nos abandonou.
Graças a Deus que nosso Senhor Jesus nos ensinou a observar os sinais dos tempos, para saber quando Ele voltaria, mas também podemos observar e enxergar nossa vida dessa forma. O inverno prepara a primavera e no mundo espiritual só vai haver frutos depois de um grande esfriamento, de provas da nossa fé, pois em seguida poderemos colher os frutos com propriedade.
"Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, SE NÃO RELAXARMOS". (Gl 6,9)
Algumas pessoas cansam e desistem de caminhar com Deus porque não veem os frutos da sua caminhada, porque não veem nada ser transformado ao seu redor, mas precisamos entender que Deus nos permite passar por essas coisas para nos fortalecer.
Com relação a isso, São Tiago nos escreveu para nos esclarecer:
"Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados. Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade". (Tg 1,12-17)
Se Deus é inacessível ao mal, nenhum mal sai ou chega a Ele (como refletimos na postagem "Deixa Deus te defender") significa que somos tentados e temos que lutar contra nossos três inimigos (como refletimos na postagem "Lutar contra o que"). 
 Às vezes nossa caminhada vai ser só subida, como nessa imagem abaixo.
DEUS NOS DÁ AS ARMAS, OS MEIOS, A FORMA COMO PASSAR PELAS SUBIDAS, PELAS DESCIDAS, PELOS BECOS, PELAS SITUAÇÕES IMPOSSÍVEIS, PELOS PROBLEMAS IRREVERSÍVEIS, PELAS PERDAS E PELAS DOENÇAS. PRECISAMOS CONFIAR, PERSEVERAR E SEGUIR O SENHOR ATÉ O FIM!
Para aquele que não desiste e continua firme até o fim, há uma promessa do nosso Salvador que vamos transcorrer para entrarmos em oração em comunhão com o exemplo e a vida desses homens que citamos, para não nos deixarmos abater pelas experiências negativas.
"E, ante o progresso crescente da iniquidade, a caridade de muitos se esfriará. Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo". (Mt 24,12)

"Senhor Deus, me coloco na tua presença santa e quero Te pedir uma graça especial para que possa arder em meu coração agora: dá-me a perseverança sobrenatural que vem da tua graça para que eu não desista nunca! Eu tomo essa decisão na minha vida: não quero desistir, não posso desistir, não vou desistir. Arranca de mim, Senhor, todo pensamento negativo, todo medo, todo trauma que me fazem querer desistir. Eu quero renunciar, em nome do Senhor Jesus Cristo, todo espírito maligno, toda palavra maldita, toda praga e toda determinação de fracasso lançada contra a minha vida, contra a minha caminhada, contra o sucesso da minha família, contra a felicidade da minha vida cristã.
Eu renuncio, em nome de Jesus, pelo poder do seu Sangue, pelas suas cinco Chagas, pela virtude da cruz, pela intercessão da Virgem Imaculada que esmagou a serpente, todo espírito que me faz querer desistir. Renuncio toda fraqueza, toda visão turva, todo espírito de infidelidade a Deus e às suas inspirações. Renuncio todo mal de viver uma vida na solidão, na baixa autoestima, na prepotência e no orgulho. Renuncio a tudo o que me faz ser uma pessoa desanimada e sem ideias, toda experiência que me fez pensar que eu não sou capaz, que eu não consigo nada em minha vida, que eu vou ser um zé ninguém. 
Peço o poder e a graça do Espírito Santo para me ajudar e me defender contra tudo o que me fez e fazia desistir. Pelo teu amor derramado no meu coração, pela força que Tu me dás, pelo dínamus da tua ação, pela tua unção, pelo teu vento impetuoso, ó Espírito de Deus, quero prosseguir decididamente. Dá-me a graça de focar em minha meta, ter claro em minha mente e em meu coração os objetivos que almejo lutar para ser santo, para ser a diferença mesmo convivendo num meio de pecado e morte. Me abro à tua unção, ao teu movimento de restauração em meu interior. Transforma-me, Espírito Santo! Ensina-me a orar com teus dons e manifesta teus carismas, inflamando todo o meu ser com teu impacto. Vem Espírito Santo!
Virgem Maria, tu que permaneceste em pé diante da cruz e, mesmo com todo o sofrimento por dentro e por fora, não desististe, vem me ajudar a fixar os olhos em Jesus Cristo e me dares a garra, a coragem, a perseverança, a ousadia para não só não desistir, mas também permanecer em pé diante da morte, das dores, daquilo que entendo e não entendo, mas confiando em Deus sobre todas as coisas. 
Ajuda-me, querido arcanjo São Miguel, ensina-me a gritar como Joel, que mesmo enfermo eu sou guerreiro. Auxilia-me, meu querido Anjo da Guarda, indicando-me o caminho a seguir e o caminho a desviar. Conto com a intercessão dos santos, dos patriarcas, dos mártires e de todos que gozam da glória de Deus no céu, para que eu também chegue aí um dia. 
Muito obrigado por tudo, Senhor! Por todos os meios, por todas as graças e bençãos, por todos os problemas, por todas as dificuldades, por tudo o que passei e que me fez uma pessoa mais forte, que me fez chegar até aqui, e hoje, em oração, renovar minhas forças para continuar caminhando com mais santidade, acertando o que outrora eu errei. Glórias ao Senhor para sempre! Bendito sejas Jesus! Glórias a Ti, Espírito Santo! Todo louvor e adoração eternamente sejam rendidos ao Senhor, no céu e na terra. Aleluia!"
A cantora católica Adriana Arydes passou pela experiência de perder um filho que estava no seu ventre. Ao invés de se revoltar contra Deus, de levar muita gente a desistir de buscar a Deus, de desanimar na fé ou abandonar sua carreira, ela compôs uma música e transformou dor em oração, oração em música e hoje é alívio para renovação e fortalecimento da fé de muita gente. Que motivados pela canção que ela fez, possamos nós aprender esse caminho certo de graça, pois Deus através de sua voz nos garante "Te farei vencer": http://www.youtube.com/watch?v=KXsIced7dD0

Noé prefigurou a fundação da Igreja; Abraão prefigurou o sacrifício de Cristo; Moisés prefigurou o batismo e o coração de Cristo transpassado na cruz; Gedeão prefigura cada um de nós, que mesmo sendo pequenos, fracos, considerando-nos os últimos da família, da comunidade ou de qualquer coisa, somos chamados por Deus e também nós não devemos desistir para que nossa vida também seja uma prefiguração do que vamos viver por toda a eternidade. Que comecemos a construir e viver o céu aqui!

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de não desistir nunca!