quinta-feira

A civilização do amor

Maravilhosamente continuamos seguindo e assumindo isso para nossa vida "VOU NESSA DIREÇÃO!" Nessa semana, vamos entrar no primeiro tema depois da comemoração dos dois anos e já queremos tocar num ponto essencial para compreendermos o que está acontecendo ao nosso redor, o que está acontecendo nesse mundo louco. Por que?
"Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca; mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca. Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno. Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna". (1Jo 5,18-20)
Embora este blog seja para todos e sem restrições, pois o que escrevemos pode ajudar em um ponto ou outro todas as pessoas de todas as religiões no mundo inteiro (esse é o motivo pelo qual muita gente dos EUA e da Rússia estão nos acompanhando semanalmente e com bastante frequência; agradecemos e do fundo do coração desejamos que Deus os abençoe!) não podemos negar que somos cristãos, e muito católicos.
O amor à Santa Igreja, à Santa Missa, à poderosa Palavra de Deus, à Virgem Maria, a São Miguel arcanjo, a maravilhosa comunhão dos santos e dos anjos, a todos os mistérios da nossa fé e a vivência e busca ardente de nos aprofundar constantemente, nos leva a escrever e partilhar pois somos chamados a isso.
Somos como Santa Catarina de Sena que dizia: "Se morro, morro de amor pela Igreja". Como São Pedro Julião de Eymard que dizia: 'Feliz de quem encontrou Jesus na Eucaristia, e na Eucaristia, todas as coisas.' Também como Santo Afonso Maria de Ligório: 'Não esperem receber a misericórdia de Deus aqueles que ofendem sua mãe'.
Como não dizer e assumir a verdade que o beato João Paulo II bradava (que vai ser canonizado em Abril de 2014) na cátedra de Pedro: 'O homem vale o quanto reza'. Prezamos muito pelos valores sagrados e pela vida espiritual!
Portanto, nós que nascemos de Deus somos protegidos pelo Senhor e o demônio não pode tocar em nós. Glórias a Deus por isso! Louvado seja o Senhor Jesus Cristo! Estamos em Cristo e, nEle e por Ele temos o entendimento para conhecermos o verdadeiro. Em Cristo temos a verdade, a vida e o caminho!
Não somente nós, mas todos aqueles que se abrem ao Deus todo-poderoso pois é dEle que nos vem toda sabedoria:
"Toda a sabedoria vem do Senhor Deus, ela sempre esteve com Ele. Ela existe antes de todos os séculos". (Eclo 1,1)
Essa mesma sabedoria, cujo nosso Deus é a fonte e a origem, não pode entrar na alma que está aberta ao pecado e como uma antena faz do corpo um atrativo para o mal:
"A sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado; o Espírito Santo educador (das almas) fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniquidade que sobrevém o repelirá". (Sb 1,4-5)
Por isso mantemos nossa comunhão com o Senhor, independentemente do que aconteça, pois quem busca e quem permanece com o Senhor tem a garantia da palavra de Deus:
"Os homens maus não compreendem o que é justo; os que buscam o Senhor tudo entendem". (Pv 28,5)
Entendendo a situação do que acontece ao nosso redor, graças a presença e a benção de Cristo em nossa vida, propomos nessa noite essa postagem para ajudar você e a quem você indicar esse blog para abrir os olhos espirituais de quem deseja, enxergar além do comum e a partir dos olhos de Deus, ver o que podemos fazer para mudar qualquer situação.
Refletiremos sobre a Civilização do Amor! O que é civilização do amor? Por que civilização do amor? Para que o mundo precisa urgentemente que se levante em cada canto da Terra pessoas decididas e confiantes em Deus que tenham a coragem de assumir isso para suas vidas? Veremos que a situação está caótica e complicada!
Se você prestar atenção na imagem acima e ter um mínimo de percepção compreenderá que o interior de muita gente está muito mais gelado e congelado do que esse coração de neve que está sobre os gravetos. A realidade atual é fria, crua e está nua porque há muito tempo já perdeu a roupagem externa, se é que você entende.
Quando não é isso que acontece, percebemos que há apenas uma casca porque todo o interior já foi corroído, destruído, esmagado, triturado, está podre e fedendo. Vamos nos aprofundar e entender que é isso que estamos partilhando...
Nosso Senhor Jesus Cristo dirigiu-se muitas vezes as pessoas que viviam de acordo com o sistema corrompido e acomodado, seja de uma pequena massa rica, seja de doutores, reis, príncipes, governadores e grandes do povo. Jesus nunca se importou com o cargo, com a função, com o que as pessoas tinham ou deixavam de ter.
Na verdade Ele sempre pedia para as pessoas se desapegarem de tantas coisas (se você está muito apegado as coisas acesse a postagem "O desapego de quem é livre" que vai te ajudar) pois no céu não vamos levar nada dos bens materiais ou riquezas que temos. No céu só vamos levar o bem que tivermos feito, pois nossas obras vão nos seguir.
E exatamente por isso é maravilhoso viver, perseverar e morrer no Senhor, pois temos a garantia da voz do céu que ditou para são João evangelista no livro do Apocalipse:
"Eu ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Felizes os mortos que doravante morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, descanse dos seus trabalhos, pois suas obras os seguem". (Ap 14,13)
Agora, você que está no Senhor e não está trabalhando, não está evangelizando, não está ouvindo a voz de Deus, não está se desgastando, se consumindo por amor a Jesus Cristo, que está descansando muito, que está tirando férias do seu ministério e está longe do Senhor... CUIDADO!
AQUELES QUE ESTIVEREM DESCANSADOS AQUI NA TERRA NÃO VÃO PRECISAR DESCANSAR NO CÉU! AQUELES QUE FOREM APLAUDIDOS E MUITO RECOMPENSADOS PELO BEM QUE TIVEREM FEITO AQUI NA TERRA NÃO TERÃO MUITAS RECOMPENSAS NO CÉU, POIS PRECISAMOS FAZER AS BOAS OBRAS EM SEGREDO (cf. Mt 6,1-7)!
Mas, ao contrário, aqueles que vivem com uma imagem toda bonitinha diante dos homens, sem se importar com a imagem (ou a essência) diante de Deus, vivendo uma vida desregrada, mesmo conhecendo a verdade, terão muitas surpresas quando chegarem no juízo particular e no final (em outras postagens refletiremos sobre o tema julgamento).
Por falar nisso, vamos entrar no texto central dessa postagem. É o nosso Senhor Jesus Cristo que diz, desde aquela época o negócio já estava feio:
"A quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos sentados nas praças que gritam aos seus companheiros: Tocamos a flauta e não dançais, cantamos uma lamentação e não chorais. João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: Ele está possesso de um demônio. O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos. Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de seus milagres, por terem recusado arrepender-se: Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza. Por isso vos digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós! E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque, se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro dos teus muros, subsistiria até este dia. Por isso te digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Sodoma do que para ti!" (Mt 11,16-24)
Jesus cita Tiro, Sidônia e Sodoma. A cidade de Tiro foi destruída porque os habitantes dessa cidade roubaram ouro, prata e fizeram alguns do povo de Deus escravos, semelhantemente a Sidônia, que foi como sua cidade-mãe. Sua destruição foi profetizada por Zacarias e Ezequiel.
Com relação a Sodoma, todos conhecemos as relações contra a natureza, a perversão, as desgraças e o que faziam nessa cidade que tanto desagradou o Senhor pois o homossexualismo havia tornado-se quase como uma regra nesse local. O fogo a destruiu completamente, assim como Gomorra, salvando-se apenas Lot e suas duas filhas (cf. Gn 19,24-29).
Jesus disse que a geração que ele vivia é como pessoas sem sentido na vida, pois tocam flauta e ninguém dança, tocam lamentações e ninguém chora, reclamam de João Batista que vivia num extremo jejum e também reclamam de Jesus pois come e está presente nas refeições com todo tipo de gente. Em seguida, nosso Senhor reclamou da incredulidade desses lugares, e se lamentou pela vida do povo desse local.
Traduza agora para a sua realidade para entendermos melhor o que Jesus disse. Coloque o nome da cidade e do estado onde você mora. No nosso caso, dizemos: Ai de ti, Londrina! Ai de Ti, Paraná! Por que Jesus diria isso hoje?
Aqui seria por causa da violência, do tráfico de drogas, dos perigos que corremos de dia e de noite em qualquer parte, do pecado em massa que é cometido; enquanto uns vivem no luxo de suas casas outros vivem no lixo e comendo o lixo que sobra; dos pecados que tornaram-se regra aqui e parece que ninguém se importa. Qual a realidade você encontra ao redor do local onde você vive?
Quando falamos do pecado ou de qualquer coisa tornar-se regra não é que não haja pessoas que se excluem desse número, fazem a diferença e que são uma pequena parte, mas do maior número de pessoas que fazem parte de uma desconsciência coletiva sobre determinado ponto. Se não fosse a misericórdia de Deus e esse pequeno número que faz a diferença o mundo já teria sido destruído, sem dúvidas.
Não podemos nos esquecer do que o papa Leão XIII dizia: 'A audácia dos maus se alimenta da covardia e da omissão dos bons'. Aliás, isso deve nos incomodar e fazer-nos desejar ardentemente fazer alguma coisa para mudar.
A geração que vivemos, dois mil anos depois de nosso Senhor Jesus Cristo, é muito pior do que sem sentido na vida. É tão sem sentido na vida que não é só vazio, mas é cheio de podridão, de ódio, de negativismo e de coisas ruins.
ALÉM DE OS MAUS TEREM LIBERDADE E TRANQUILIDADE PARA COMETER TODO TIPO DE INIQUIDADE, DELITO E PECADO, SEM AO MENOS QUALQUER CONSCIÊNCIA, POIS O REINADO E ESSE IMPÉRIO DESGRAÇADO DA MALDADE CORROMPE ATÉ AS IDEIAS E A FORMA DE PENSAR DESSE POVO, OS BONS NÃO FAZEM NADA, COOPERAM E AJUDAM O MAL A SE ESPALHAR.
É como essa segunda imagem que está acima: as mãos e os braços dos bons está acorrentado. Pelo que? Por esse sistema corrompido e corruptor, por esse clima e densa nuvem de maldade que paira no ar, essa falsa e constante elegia como que tudo fosse criado para ser sempre assim. NÃO!
Irmãos e irmãs em Cristo prestem atenção ao que está na Palavra de Deus. Irmãos e irmãs pela parte do Pai, o Deus todo-poderoso. Irmãos e irmãs que mesmo não crendo em nada estão unidos a nós nessa busca de um mundo novo, vejamos o que podemos aprender nessa noite:
"Ante o progresso crescente da iniquidade, a caridade de muitos se esfriará". (Mt 24,12)
Não podemos nos contentar nunca com esse reinado e esse progresso constante! Principalmente para os cristãos, que são chamados a seguir o Senhor nesse caminho que vai se estreitando sempre e exigindo mais de nós, mas que será a felicidade eterna e perfeita ao final; e sobretudo os católicos que contam com armas espirituais e meios infinitos de santificação. NÃO PODEMOS NOS CONTENTAR!
É claro que a palavra do nosso Senhor vai se cumprir, mas não podemos ser causa de queda, pedra de tropeço ou motivo de esfriamento. Precisamos fazer nossa parte, lutar, mesmo enfermos (cf. Jl 4,10), e não nos cansar. Temos que trabalhar e nos empenhar em plantar as sementes do Reino de Deus aqui nesse Terra, se queremos ver o Céu florescer e a situação mudar.
Santa Teresinha do Menino Jesus dizia: 'A nós o trabalho e a Deus o sucesso'. Então, se fizermos alguma coisa, que mude a situação, talvez para impedir o progresso da iniquidade ou não de não permitir o esfriamento do amor, é graça e glória para Deus.
Como refletimos na postagem anterior, o maravilhoso Santo Tomas de Aquino diz: 'A graça de Deus nos é dada para fazer o bem e evitar o mal'. Sabe o que é triste? Nem fazemos o bem e nem evitamos o mal, mas como que jogamos a graça de Deus no lixo. Quantos de nós está fazendo isso!?
São Paulo nos exorta:
"Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois Ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação". (2Cor 6,1-2)
Não é a toa e nem brincadeira essa graça que Deus derrama sobre nós. Mas ela não é derramada para ficar inerte em nós e não operar nenhum feito. Ela quer agir, ela quer ser partilhada, ela quer ser manifestada pela nossa vontade e em nosso viver.
A SOCIEDADE ESTÁ CARENTE DE HOMENS E MULHERES SANTOS QUE DEEM AMOR GRATUITAMENTE, O AMOR QUE VEM DE CRISTO E QUE BROTA DA CRUZ, DA PAIXÃO DO SENHOR. O MUNDO, COM SEUS MALES E PECADOS QUE SÃO COMETIDOS ESTÃO TENTANDO PREENCHER O VAZIO QUE EXISTE, QUE OS CRISTÃOS SABEM A RESPOSTA E O REMÉDIO MAS NÃO FALAM.
Sobre esse amor puro e augusto que o mundo tem sede, caso não tenha origem no ponto mais alto da paixão de Cristo, só pode ser falso. São Francisco de Sales dizia: 'Todo o amor que não tiver por origem a paixão do salvador, é frívolo e perigoso'.
Aqui retomamos e respondemos nosso primeiro questionamento: a civilização do amor é essa nova sociedade, esse novo mundo, essa nova civilização formada justamente por esse povo de Deus, cristãos que assumem o amor que brota do Calvário e são capazes de espalha-lo no mundo ao seu redor, transformando essa situação fria de iniquidade que progride.
Só o amor de Deus, que passa por aqueles que o experimentam, é capaz de transformar essa geração ridícula que precisa se encher de coisas por fora porque é vazia por dentro, de transformar esse meio secularizado que quer tirar Deus da história e da sociedade, como o povo no deserto que construiu um bezerro de ouro (cf. Ex 32,1-4).
Se não se levantarem os corajosos que vão iniciar esse tempo novo de amor, de paz, de justiça, de verdade, de uma espiritualidade autêntica e genuína, de alegria e de sentido na vida, talvez a humanidade, que já está num abismo sem fim, cada vez mergulhando mais, que já se destrói e se mata por prazer, vai acabar por se extinguir sem a necessidade do final dos tempos.
Sabe qual a nossa esperança e nosso consolo? Santo Agostinho dizia que se Deus perdesse o controle de tudo e o demônio tomasse conta da humanidade e de tudo seria necessário intervir antes que ele se fortalecesse, mas como DEUS ESTÁ NO CONTROLE, podemos ter certeza de que nosso destino é certo.
Em diversos momentos Jesus falou sobre a geração, a civilização, a era que vivia. Nesta passagem que citamos abaixo, nosso salvador fala sobre a hipocrisia dos que pedem um sinal.
"Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o
sinal do profeta Jonas. Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração. A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão. Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas". (Lc 11,29-32)
Com esse brado de Cristo, você ainda vai continuar trilhando o mesmo caminho, vivendo da mesma forma, seguindo a moda e caminhando com aqueles que fazem nossa sociedade, nossa comunidade, nossa cidade, nosso país, nosso mundo, nosso cotidiano ser motivo para pecado e para nos esquecer de Deus, vivendo como se nunca houvesse um fim?
Vamos renunciar a todo caminho pérfido e pecaminoso que estamos trilhando pois a palavra de Deus nos orienta:
"Há caminho que parece reto ao homem; seu fim, porém, é o caminho da morte". (Pv 14,12)
Como essa imagem abaixo reflita um pouco, pois pode ser que você esteja planejando cometer um aborto, esteja planejando dar um golpe, ganhar dinheiro de forma desonesta, esteja ensinando pecado aos seus familiares e amigos, esteja mostrando com sua vida a todos ao seu redor que não precisa de Deus, que esse negócio de castidade é coisa do passado, que o certo é fazer o que dá vontade, pois não haverá nem céu nem inferno coisa nenhuma...
O que você planta na sua vida e na vida dos outros é o que colhe hoje e vai colher. Não importa o que você fez até agora, o que importa é que tome uma decisão de mudar de direção, de converter-se, se buscar agora a vontade de Deus para sua vida, de reparar o que for preciso e assumir um compromisso com o Senhor: fazer parte dessa civilização do amor!
"Santo Deus, glorioso e poderoso Pai, quero fazer parte da civilização do amor. Preciso ser diferença e contribuir com o alastramento e espalhar o amor do Senhor manifestado e revelado a mim e ao mundo por teu filho Jesus Cristo. Quero tomar posse de todo amor que brota da paixão do Senhor.
Ajuda-me Espírito Santo de Deus pois não sei como acolher e me apossar desse amor e das promessas de Deus em minha vida. Eu preciso do teu auxílio. Preciso da tua ajuda até mesmo para te amar, pois é o teu Espírito quem me move e me ensina a te amar. Quero te render minha vida, renunciando a todo caminho torto e cômodo que tenho escolhido.
Dá-me a graça de afastar-me de todo caminho que parece reto para mim mas que vai trazer morte para minha vida. Pelos caminhos escuros e becos da morte, sei que o Senhor está comigo; por isso, mesmo que seja necessário caminhar pelo vale da morte, colhendo os frutos desse caminho que escolhi, quero passar e sair de mãos dadas contigo Senhor, meu Deus.
Vem Espírito de coragem, de ousadia, de destemor e de força impactar meu coração agora. Não quero colaborar com o crescimento do mal, não quero ser omisso e não quero permitir que os maus se aproveitem da minha covardia. Toma conta dos meus medos Senhor Espírito Santo de Deus e arranca de dentro do meu peito todo esse espírito de covardia. Renuncio no nome do Senhor Jesus Cristo e pela intercessão da Virgem Maria a toda covardia de ser bom e manifestar a bondade e o amor de Deus na minha casa, na minha comunidade, na sociedade, onde o Senhor me enviar.
Quero ser um instrumento do bem, do belo amor, da alegria, da paz e da vitória da cruz. A ressurreição de Cristo, o poder das suas chagas, o poder do seu sangue, o poder da sua cruz, o poder do seu Espírito, o poder da sua ascensão, o poder e a glória do Senhor sejam minha força, meu escudo e minha espada. Aceito e acolho toda arma espiritual que o Senhor me dá nesse momento para ser um guerreiro que vai ajudar a construir essa civilização do amor. Pode contar comigo Senhor!
Aleluia. Muito obrigado por toda graça, por toda benção, por todo dom e todo carinho que o Senhor tem para comigo. Te dou graças amado Pai, te adoro meu doce Jesus e te engrandeço e louvo Santo Espírito. A Santíssima Trindade, toda glória e poder eternamente. Glórias ao teu nome Senhor. Amém."
Vamos, motivados e convidados por essa maravilhosa canção do Eros Biondini, construir juntos essa "Civilização do amor" que tanto sonhamos: http://www.youtube.com/watch?v=H2qX_RLUos8
São Francisco de Assis gritava em sua época: 'O amor não é amado! O amor não é amado!' Com Walmir Alencar, somos convidados a amar pois o "O amor precisa ser amado": http://www.youtube.com/watch?v=dvpZVnqS39Y
"Assim a esperança do ímpio é como a poeira levada pelo vento, e como uma leve espuma espalhada pela tempestade; ela se dissipa como o fumo ao vento, e passa como a lembrança do hóspede de um dia. Mas os justos viverão eternamente; sua recompensa está no Senhor, e o Altíssimo cuidará deles. Por isso receberão a régia coroa de glória, e o diadema da beleza da mão do Senhor, porque os cobrirá com sua direita, e os protegerá com seu braço". (Sb 5,14-16)

Que essa civilização do amor, que forma novas famílias, uma nova sociedade, uma nova forma de viver, uma nova forma de ser, um novo jeito de existir, seja moldado sempre aos pés e diante da cruz, para que assuma esse molde, de braços abertos, como Jesus, para abraçar o mundo e levar esse amor que transborda em nós aos quatro cantos da Terra.

Que o Senhor levante hoje a civilização do amor!