quinta-feira

Postagem Comemorativa de 3 ANOS

É com imensa alegria e satisfação que chegamos a três anos de existência e de evangelização nesse blog. Na comemoração de dois anos avançávamos para a marca dos 16.000 visitantes, entre amigos e leitores; hoje celebramos os mais de 25.000 visitantes, entre os que nos acompanham e os que passam por aqui ocasionalmente.
Damos glórias a Deus por essa vitória, por esse alcance. Isso significa que nesse último ano cerca de 10.000 pessoas foram alcançadas pelo conteúdo de direção espiritual, psicológica e humana que viemos abordando em todo esse tempo. Vitória e coroa por não sermos nada, não termos muita capacidade e sermos muito falhos, mas contarmos sempre com a graça e a misericórdia do Senhor. Amém!
Como de costume, por votação, nosso tema hoje foi escolhido por quem nos acompanha e vamos entrar de cabeça, em ritmo de festa, no tema que nos foi proposto: Construção Espiritual (votados: Espiritualidade e Psicologia cristã). De início já vamos entender o que isso significa...
Para construir uma casa por exemplo, sabemos que é necessário um planejamento do imóvel e demais organizações (por parte de um arquiteto, designer ou o quem quer que seja). Em seguida são necessários os materiais e as pessoas que vão trabalhar nessa construção. E logo, com as mãos à obra, em um determinado período a casa está levantada, estruturada e pronta para ser habitada.
Muito bem, para que haja uma construção espiritual, são necessárias coisas semelhantes. Precisamos das pessoas dispostas a trabalhar nessa empreitada (sabendo que seu salário e recompensa serão a eternidade), os materiais que são a fé, a confiança cega em Deus, a ousadia de fazer acontecer a obra de Deus; e por fim, o meio de se construir.
Dando uma pincelada em cada um desses detalhes, vamos nos ater mais no meio de se construir, a partir de uma espiritualidade genuína, centrada em Cristo, e a partir de uma mentalidade moldada na Palavra de Deus.
Já sabemos que Deus não precisa de nós, não tem necessidade de nós, mas Ele quis contar conosco, para dar nome aos animais (cf. Gn 2,19-20), para fazer algo na humanidade, pois nada faz sem revelar aos seus profetas (cf. Am 3,7), para nos salvar (cf. Sb 1,14). Baseado nesse versículo do livro da Sabedoria o grande doutor Santo Agostinho ensina: 'Deus criou-te sem ti, mas não quer salvar-te sem ti'.
Sabemos que Deus fica sempre esperando que abramos a porta do coração para ele entrar e cear conosco (cf. Ap 3,20) pois quer fazer uma aliança, um compromisso conosco, para ser nosso Deus e nós seu povo. Ele, que é Espírito, quer liberdade para agir em nossa vida (cf. 2Cor 3,17) pois Deus não faz nada sem preparação!
Então, para iniciar a preparação de um edifício espiritual, vamos olhar para aqueles que foram construídos e que têm muito a nos ensinar. Prepare o seu coração para uma formação que pode mudar a sua vida e transformar de uma vez por todas a forma como enxerga e entende as coisas de Deus.
Está preparado? Se prepare, abra o seu coração, se coloque na presença de Deus e deseje algo novo da parte do Senhor, pois ele vai fazer cair as escamas dos seus olhos como fez com o apóstolo Paulo; Ele vai trazer uma revelação extraordinária na sua vida como fez com os profetas; Ele vai te moldar, trabalhar no seu coração e te dar alimento sólido para que você cresça.
ALELUIA! CONTINUE A LEITURA SÓ QUEM ESTÁ PRONTO E DESEJA. VAI NA FÉ!

"Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue". (At 20,28)
O maravilhoso e grandioso homem de Deus chamado Santo Ambrósio nos ensina: 'Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração transpassado de Cristo morto na cruz'.
A Igreja verdadeira de Cristo, Santa e Católica, foi formada, edificada e estruturada do coração aberto de Jesus Cristo na cruz. Jesus fundou a Igreja na cruz, a Igreja da Cruz (nos dois sentidos), a Igreja física e espiritual. É por isso que Ele disse quando estava na cruz:
"Quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim". (Jo 12,32)
São Francisco de Sales, um doutor da Igreja dizia: 'A Igreja, o Santa Padre - o Papa - e Jesus são um só'. Em outras palavras, o fato de sermos atraídos a Cristo crucificado que é loucura e escândalo para esse mundo (cf. 1Cor 1,23) é a mesma coisa que sermos atraídos a Santa Igreja Católica.
É por esse motivo que o autor do livro de Hebreus nos traz de forma tão veemente essa verdade, porque pelo sacrifício de Cristo, fomos atraídos a Ele e ao que ele fez. Então podemos nos aproximar dele.
"Vós, ao contrário, vos aproximastes da montanha de Sião, da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, das miríades de anjos, da assembléia festiva dos primeiros inscritos no livro dos céus, e de Deus, juiz universal, e das almas dos justos que chegaram à perfeição, enfim, de Jesus, o mediador da Nova Aliança, e do sangue da aspersão, que fala com mais eloquência que o sangue de Abel". (Hb 12,22-24)
JESUS ABRIU UM TEMPO NOVO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, POIS SUA MORTE NA CRUZ APROVEITA A TODOS OS HOMENS DE TODOS OS TEMPOS; SEU SANGUE PENETRA NESSA TERRA DE PECADOS PARA NOS PERDOAR E FAZER BROTAR VIDA NOVA; SUA OBRA PERPASSA OS SÉCULOS - ELE DESTRUIU O TEMPLO DE PEDRAS CORROMPIDO E ERIGIU UM TEMPLO ESPIRITUAL.
"O ponto essencial do que acabamos de dizer é este: temos um Sumo-sacerdote, que está sentado à direita do trono da Majestade divino nos ceús, Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, erigido pelo Senhor, e não por homens". (Hb 8,1-2)
A forma e os meios que ele utilizou para fundar a Igreja foram: amor e dor, sofrimento e mortificação, oração e comunhão constante com o Pai, santidade extrema e exemplo, rejeição do mundo e esvaziamento de si mesmo, humilhação, entre outros, para nos dar o exemplo perfeito de como devemos também construir um edifício espiritual, uma obra de Deus.
Se quisermos fazer alguma coisa que preste, em colaboração com o Reino de Deus e a extensão do Céu na Terra, como São Paulo o fez, seguindo o exemplo de Cristo, em seu rico apostolado pela conversão dos gentios e pagãos, para podermos dizer como ele ao fim da nossa vida:
"Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé". (2Tm 4,7)
Temos que pagar o preço, fazer o que for necessário para travar esse bom combate e sustentá-lo até o fim da vida, para não cairmos na desgraça de começar no espírito e acabar na carne, como Paulo exortou essa vergonha da comunidade da Galácia (cf. Gl 3,3). Jesus já nos deu o exemplo, e se somos servos dele, temos que seguir esse caminho de cruz que ele seguiu e nos deixou o legado.
"Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor". (Jo 15,20)
Quantos são os cristãos, os católicos, os homens e mulheres que querem levar a termo alguma missão, alguma obra que Deus lhes confiou, querem erigir uma comunidade, querem erguer um edifício espiritual, querem implantar e instaurar a glória do céu aqui mas esquecem-se que os meios que devem ser utilizados são os mesmos que Cristo utilizou. Não tem outra forma!
Começar uma obra no espírito, construir uma comunidade de tijolos, escrever uma regra espiritual e culta, manter uma piedade externa, demonstrar conhecimento bíblico e sabedoria humana ou espiritual (como Martinho Lutero) é a coisa mais fácil e básica que qualquer um pode fazer.
O grande segredo e vitória que podemos alcançar é sustentar até o fim, não voltar atrás por nada, aceitar com resignação as cruzes que Deus manda para edificar espiritualmente ao invés de rejeitá-las, ver com os olhos de Cristo e aceitar tudo o que acontece como vontade de Deus, oferecer e edificar sua esperança na cruz de Cristo, donde brota o ânimo, a força, o arrependimento e o impacto para oferecer penitências, jejuns, mortificações, oblações, orações e sacrifícios como suave perfume ao Senhor.
Tomemos o exemplo de Cristo, que é a própria pedra viva que os homens rejeitaram, que tornou-se a pedra angular do edifício que ele construiu. E esforcemo-nos a ser semelhantes a ele:
“Achegai-vos a ele, pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus; e quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Por isso lê-se na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa: quem nela puser sua confiança não será confundido (Is 28,16). Para vós, portanto, que tendes crido, cabe a honra. Mas, para os incrédulos, a pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular, uma pedra de tropeço, uma pedra de escândalo (Sl 117,22; Is 8,14). Nela tropeçam porque não obedecem à palavra; e realmente era tal o seu destino. Vós, porém, sois uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiqueis as virtudes daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa. Vós que outrora não éreis seu povo, mas agora sois povo de Deus; vós que outrora não tínheis alcançado misericórdia (Os 2,25), mas agora alcançastes misericórdia”. (1Pd 2,4-10)
Jesus Cristo abriu um caminho de graça que aos nossos olhos é imperceptível, é invisível, é somente aproveitado pelos que tem fé, pelos que confiam, que creem e que aceitam aquilo que Deus escolheu, aquilo que Deus tem para nós. É por isso que eu e você que somos fracos e dependentes de Deus fomos escolhidos para alcançar misericórdia; para beber da torrente de graças e criar pontes, colaborando com o Senhor, para que mais pessoas se acheguem a ele.
“Portanto, irmãos santos, participantes da vocação que vos destina à herança do céu, considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos, Jesus. Ele é fiel àquele que o constituiu, como também Moisés o foi em toda a sua casa (Nm 12,7). Porém, é tido muito superior em glória a Moisés, tanto quanto o fundador de uma casa é mais digno do que a própria casa. Pois toda casa tem seu construtor, mas o construtor de todas as coisas é Deus. Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo e testemunha das palavras de Deus. Cristo, porém, o foi como Filho à frente de sua própria casa. E sua casa somos nós, contanto que permaneçamos firmes, até o fim, professando intrepidamente a nossa fé e ufanos da esperança que nos pertence”. (Hb 3,1-6)
MUITOS DE NÓS PRECISAM DE UM CHOQUE PARA ACORDAR DA DORMÊNCIA E DA IGNORÂNCIA ESPIRITUAL, PARA ENTENDER AS REALIDADES DA FÉ E DA MÍSTICA, ONDE TODOS OS BATIZADOS, QUE SÃO MEMBROS DO CORPO MÍSTICO DE CRISTO, SÃO CONVOCADOS A ASSUMIR SEU CHAMADO E PAGAR O PREÇO PARA SUSTENTÁ-LO COM SUA ASCESE.
O único meio de se ter raízes na vida espiritual, de alimentar tais raízes e de fazer crescer a partir da graça do Senhor, é estar edificado na cruz, confiante na misericórdia, encharcado da unção e sobretudo, uma autêntica e deliberada, consciente e firme santidade. Essa santidade significa, acima de tudo, fazer a vontade de Deus.
São João Batista, em sua época, quando viu Jesus, disse em voz forte:
"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". (Jo 1,29)
A pouco mais de meio século atrás, na pobre região de San Giovanni Rottondo, no sul da Itália, o único sacerdote estigmatizado em toda a história da humanidade, o capuchinho São Pio de Pietrelcina disse: 'A santidade tira o pecado do mundo'. 
E veja como parece uma redundância esse fato da santidade: A santidade consiste em fazer a vontade de Deus. E a vontade de Deus é que nós sejamos santificados e sejamos santos (cf. Lv 11,44; Lv 20,9; 1Ts 4,3; entre várias outros exemplos). Vejamos como o primeira Papa, São Pedro, nos exorta:
"Cingi, portanto, os rins do vosso espírito, sede sóbrios e colocai toda vossa esperança na graça que vos será dada no dia em que Jesus Cristo aparecer. À maneira de filhos obedientes, já não vos amoldeis aos desejos que tínheis antes, no tempo da vossa ignorância. À exemplo da santidade daquele que vos chamou sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo". (1Pd 1,13-15)
FAZENDO PARTE DO CORPO MÍSTICO DE CRISTO, PARA EDIFICAR, SUSTENTAR, LEVANTAR, ENRAIZAR, ESTENDER, FORTALECER, REVIGORAR, INAUGURAR, ESTABELECER, CONGREGAR, HARMONIZAR, APAZIGUAR E MULTIPLICAR O REINO DE DEUS AQUI, PARA VERMOS OS BENEFÍCIOS DO SENHOR NA TERRA DOS VIVOS, TEMOS QUE TOMAR POSSE E VIVER COM INTENSIDADE A SANTIDADE DE CRISTO (tema que aprofundaremos em outras postagens).
Assumamos então, juntos, pelo sangue da nova e eterna aliança, a graça que Deus nos confere nessa postagem comemorativa de 3 anos, para deixarmos de ser homens naturais que não entendem as coisas de Deus, mas para sermos homens espirituais, que entendem o motivo da sua vida e tem um sentido profundo para desgastar-se e consumir-se: O CÉU! É lá que vamos chegar, pois já estaremos vivendo-o aqui!
Inspirados no que dizia o grande profeta Padre Léo,SCJ vamos nos colocar na presença de Deus, suplicando-lhe essa graça...
'Quem não é espiritual na carne, acaba sendo carnal até nas coisas espirituais'.
"Senhor Jesus Cristo, meu Senhor e salvador, me coloco nesse momento, com tua mãe Maria, com as mulheres piedosas e com São João, aos pés da tua cruz. O que mais quero e desejo nesse momento é ser lavado pelo teu sangue santo, puro e imaculado. Toca profundamente a minha realidade com teu sangue e salva-me, Senhor. Salva-me e tira-me do abismo que estou inserido, arranca-me dessa situação que não consigo enxergar solução. Me ajuda, vem em meu socorro nesse momento, liberta-me!
Há muito tempo Senhor me sinto longe de ti, me sinto afastado, me sinto como uma ovelha desgarrada que se afastou do rebanho do Senhor, da tua Igreja e agora não sabe mais como voltar, esqueceu o caminho de volta, tem vergonha de voltar. Toca minhas emoções agora Senhor! Toca meus sentimentos, meus sentidos, minha fé que está enfraquecida, meu coração que está doente, meu espírito que está fraco, minha vontade que foi debilitada pelo pecado, minha consciência e devolve-me o ardor que foi perdido ou roubado. Não sei Senhor, mas nunca mais fui o mesmo. Preciso que o Senhor aja poderosamente agora, meu Deus!
Cura meus olhos Senhor. dá-me visão espiritual, abre um horizonte à minha frente, expande minhas fronteiras e faz crescer a graça que santifica meu jeito de olhar. Cura meus ouvidos de toda palavra de maldição, de palavras impuras que contaminaram meus ouvidos, que me fizeram estar acostumado a toda impureza que tenho alimentado, com essas músicas profanas. Restaura minha audição, Senhor, pois tenho ouvido tanta coisa, mas a única coisa que pode me saciar não tenho mais ouvido, que é a tua voz.
Jesus com tuas mãos abertas, transpassadas, perfuradas pelos pregos dos meus pecados, rasgadas e chagadas, toca meu coração para me refazer, Senhor. Me enchi de tanta coisa, meu Deus, me tornei uma pessoa pesada, egoísta, falsa, cheia de máscaras pois comecei no espírito mas estou na carne Senhor e não consigo mais me libertar. Vem transformar tudo o que está dentro de mim. Me perdoa Senhor, porque não aguentei, cai e hoje me rastejo, não consigo me levantar. Mas creio que pelo poder das tuas santas e adoráveis mãos chagadas sou levantado nessa oração. Aleluia!
Cura as mágoas, os traumas, os medos, as ilusões que ficaram acumuladas dentro de mim. Cura toda rejeição, fracassos e limitações que eu não soube administrar, e é por isso que são essas coisas que tem governado minha vida. Dê um basta à essa situação, a esses males, a esse amontoado de coisas e me dá forças para vencer o mal pelo bem, o pecado pela santidade, a tentação pela firmeza da fé. Restaura a santidade em mim que foi roubada, que foi perdida, que eu deixei passar na minha vida quando escolhi consciente e livremente por pecar, por deixar a oração, por não vigiar. Ajuda-me agora com teu poder, Senhor Jesus.
Confio essa minha história aqui diante da tua cruz, para que sendo lavada pelo teu sangue, eu consiga enxergar com teus olhos as coisas boas para começar a cultivá-las novamente, e as coisas ruins para que sirvam ao meu crescimento, para que eu perceba onde devo melhorar, onde deve estar meu foco e maior atenção para não cair mais. Eu não quero mais fazer o mal. Eu não quero mais pecar. Não quero mais ser instrumento de queda e pedra de tropeço para os outros. (Conte para o Senhor o que você tem passado...)
Hoje, pelo poder do nome de Jesus Cristo, tomo posse dos méritos da sua paixão, morte e ressurreição, e quero ressuscitar com o Senhor. Não quero mais ficar cheirando a morte, mas quero a vida de Jesus em mim, quero uma vida nova, uma vida de graça, uma vida ressuscitada, a vida em abundância que o meu Bom Pastor veio me trazer. Eu quero, Senhor, pode me dar! Eu aceito!
Pela ação do Espírito Santo de Deus, quero me tornar novamente um homem espiritual. Quero ter metas e objetivos claros e bem definidos para não ficar perdido no meio do caminho, por não saber onde eu ia, por não viver mais a santidade. Quero reparar os meus erros do passado e começar a fazer o bem, reproduzir o bem, amar o bem e viver na bondade do Senhor. Unge-me, Espírito Santo, com o arrependimento, com um espírito de reparação e de santidade. (Assuma com o Senhor os propósitos de reparação, as metas espirituais, o desejo de ser santo...)
Enfim, Pai amado, com a tua filha predileta, a Virgem Maria, quero assumir uma vida de santidade, e como ela quero dizer o meu sim ao Senhor. Sim aos teus planos, aos teus projetos, a tua vontade. SIM A SANTIDADE E NÃO AO PECADO!
Confio-me ao Senhor e coloco-me em tuas mãos para que eu seja transformado e moldado, para ser um instrumento pronto para ser usado. Envia-me Senhor a colaborar com a construção do teu reino, com a extensão do Céu na Terra, com a vivência radical do teu Evangelho, para não aceitar o que o mundo quer, mas o que o Senhor quer. Quero construir um edifício espiritual, quero levar até o fim a tua obra em minha vida, ajudando meus irmãos a voltar para ti, inaugurando um tempo novo de santidade junto às pessoas que convivem e que moram comigo. Que a santidade da minha vida atraia mais pessoas para ti e tire o pecado do mundo.
Assim, nadando contra a correnteza, vou viver na tua presença te rendendo as homenagens, as honras, a glória, o louvor, a adoração e o amor que o Senhor merece, por me dar mais uma chance, por sua misericórdia infinita, por me dar a graça de renascer para uma vida alicerçada no teu coração.
Glórias ao teu nome Jesus, poderoso Deus. Rei e Senhor, quero te exaltar, te amar, te louvar, te honrar e te bendizer nesse momento de todo o meu ser e de todo o meu coração. Te louvo com minhas palavras, com meus gestos, com meus pensamentos, com minha vontade, com meu corpo, com tudo o que tenho e tudo o que sou. Te louvo por me ter criado a tua imagem e semelhança, por ter morrido na cruz para me salvar e por me santificar e renovar a cada dia, assim como o universo e todo o mundo é renovado.
Dou-te graças Senhor! Amém! Louvado seja o Senhor para sempre! Aleluia."
Deixemos que o "Sangue redentor" de Cristo, cantando com a Comunidade Recado venha nos purificar: http://www.youtube.com/watch?v=G4QGN8HQQ-A
Se somos a Igreja da Cruz, temos que louvar a Deus pela cruz e vamos fazer isso com a Banda Arkanjos. Verdadeiramente é através da "Santa Cruz" que fomos e somos salvos: http://www.youtube.com/watch?v=2yUn-PDemko
Com o pessoal do Missionário Shalom podemos nos apossar da graça da cura que o Senhor realizou em nós, como o fez com Santo Agostinho. Podemos proclamar sem medo "Agora te vejo" Senhor. Antes tarde do que nunca: http://www.youtube.com/watch?v=SJtUxQcW3Wg
Ainda com eles podemos assumir esse compromisso belíssimo "A santidade eu vou buscar": http://www.youtube.com/watch?v=lu0kSk91USo
Louvemos e glorifiquemos ao Senhor com o Gil Monteiro com o nosso "Respirar": http://www.youtube.com/watch?v=lu0kSk91USo
Nesses 3 anos de comemoração o que nos resta é celebrar e louvar a Deus tudo o que ele fez, faz e ainda vai fazer em nós, por nós e através de nós. Com a banda Vida Reluz vamos nessa direção e festejemos com a canção "Celebramos": http://www.youtube.com/watch?v=JH_blJwZyIk
'A alma sente segurança se não recua no caminho começado'. (Santa Teresa d´Ávila)
'Quando o demônio vê uma alma fazendo progresso espiritual, ele convoca o inferno inteiro para tirar essa alma da presença do Senhor'. (Santa Teresa d´Ávila)
'Nunca perca de vista o seu ponto de partida'. (Santa Clara de Assis)
'As contradições nos colocam ao pé da cruz, e a cruz na porta do céu'. (São João Maria Vianney)
'A vocação do cristão é a santidade, em todo momento da vida. Na primavera da juventude, na plenitude do verão da idade madura, e depois também no outono e no inverno da velhice, e por último, na hora da morte'. (São João Paulo II)

Contagiados por tantos exemplos, por tanto poder de Deus na oração, por tantas músicas belas e louvor a Deus, queremos encerrar essa postagem com o saudoso Padre Léo,SCJ nos indicando o caminho certo para selar toda graça de cura que recebemos, com a pregação "Restaurados para uma vida nova": http://www.youtube.com/watch?v=Utb1qtAfLMk

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de levantar construções espirituais.