quinta-feira

Cegueira espiritual

Hoje iniciamos uma série de aprofundamento para sermos curados e libertos nos nossos sentidos e termos a graça de Deus para crescermos na nossa vida espiritual, dando passos decisivos para o amadurecimento que o Pai tanto deseja para nós. Afinal, foi isso que ele desejou quando criou o homem no Paraíso:
"Deus os abençoou: Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a". (Gn 1,28)
Nesse primeiro passo, vamos trabalhar com a cegueira espiritual. De modo especial, é agora que vamos entender, compreender ou pelo menos assimilar melhor nossa vida, a partir da ótica de Deus. Pois já começamos a explanar que a cura da cegueira espiritual se dá quando começamos a enxergar, olhar para nós, para os outros e para tudo o mais com os olhos de Cristo. Isso é enxergar de verdade!
O melhor exemplo que temos na Bíblia, no Novo Testamento, para entrar nesse tema é a cura da cegueira de Saulo, que se tornou nosso célebre São Paulo, o grande pregador dos pagãos.
Todos sabemos da sua vida, do que ele era, do que lhe aconteceu e como ele ficou depois de ter um encontro com Jesus (caso você não saiba ou não se lembre muito bem, clique aqui para acessar a postagem sobre a experiência de Paulo).
Num determinado momento, Deus convocou seu servo Ananias para levar a cura física e também espiritual da cegueira que Saulo estava acometido:
"Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor, numa visão, lhe disse: Ananias! Eis-me aqui, Senhor, respondeu ele. O Senhor lhe ordenou: Levanta-te e vai à rua Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso, chamado Saulo; ele está orando. (Este via numa visão um homem, chamado Ananias, entrar e impor-lhe as mãos para recobrar a vista.) Ananias respondeu: Senhor, muitos já me falaram deste homem, quantos males fez aos teus fiéis em Jerusalém. E aqui ele tem poder dos príncipes dos sacerdotes para prender a todos aqueles que invocam o teu nome. Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este homem é para mim um instrumento escolhido, que levará o meu nome diante das nações, dos reis e dos filhos de Israel. Eu lhe mostrarei tudo o que terá de padecer pelo meu nome. Ananias foi. Entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo. No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado. Depois tomou alimento e sentiu-se fortalecido. Demorou-se por alguns dias com os discípulos que se achavam em Damasco. Imediatamente começou a proclamar pelas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus”. (At 9,10-20)
Veja que coisa triste! Embora Saulo enxergasse com seus olhos carnais, ele não passava de um pobre coitado, um cego, cheio de orgulho, um judeu impiedoso e vaidoso que queria cumprir até os pontos e vírgulas da lei, sendo um fundamentalista, que executava a lei friamente, mesmo sem saber qual era sua finalidade principal. É ele mesmo que vai explicar depois de ter entendido:
"Então que é a lei? É um complemento ajuntado em vista das transgressões, até que viesse a descendência a quem fora feita a promessa; foi promulgada por anjos, passando por um intermediário. Portanto, é a lei contrária às promessas de Deus? De nenhum modo. Se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, em verdade a justiça viria pela lei; mas a Escritura encerrou tudo sob o império do pecado, para que a promessa mediante a fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. Assim a lei se nos tornou um pedagogo encarregado de levar-nos a Cristo, para sermos justificados pela fé". (Gl 3,19.21-22.24) 
Então, Saulo estava a três dias sem comer, sem beber e sem ver. Mas foi a partir dessa experiência que ele começou a realmente a enxergar. Embora não pudesse mais olhar para fora e ser determinado no que queria fazer, pôde olhar para dentro de si e pensar nas realidades exteriores a partir do olhar misericordioso e justo de Cristo.
Quantos de nós não gostaria de ter uma experiência como Paulo, para poder enxergar com os olhos de Jesus?! Mas também, quantos de nós não gostaria e não aceitaria isso acaso soubesse da humilhação a que deveríamos ser postos, da perda do cargo, do poder, da autoridade humana e de todas as consequências que implicam isso!
A realidade é que muitos de nós precisa ter uma experiência da cura da cegueira espiritual, que se dá em estágios e fases, conforme permitimos que Deus aja em nossas vidas. Muitos têm uma oração eloquente que as leva a ter uma imagem diante das pessoas de que são irrepreensíveis e santas, mas só Deus e poucos que estão ao seu redor que percebem o quanto são infantis e carnais.
Todos nós carregamos dentro de nós dores, machucados, feridas (muitas vezes profundas demais para parar de sangrar em pouco tempo), sentimentos de rejeição, de humilhação na vida, de não ser aceitos, de reprovação e ser tratados como tudo menos como pessoas. E enquanto não tivermos uma experiência com Jesus Cristo, não vamos enxergar. Por que?
NÓS ENXERGAMOS A VIDA, O MUNDO, A NÓS MESMOS E OS OUTROS A PARTIR DAQUILO QUE TEMOS DENTRO DE NÓS. OLHAMOS PARA AS SITUAÇÕES DA VIDA E NÃO CONSEGUIMOS ENXERGAR ELAS MESMO, NOS ENXERGAMOS NELAS! OLHAMOS MAS NÃO VEMOS, PORQUE TUDO AO NOSSO REDOR TORNA-SE ESPELHO DO QUE CARREGAMOS NO CORAÇÃO.
A grande tristeza é que muitos se contentam com essa vida de dores e sofrimentos, e não querem ir além. 'Está bom viver assim com Deus! Estou tranquilo... caminho com Deus, caio muitas vezes, vou me ferindo e ferindo os outros na caminhada, afasto as pessoas do caminho de Deus; não sei porque sou assim, mas é assim que Deus me quer, pois ele me deixa ficar assim'.
Está errado irmãos e irmãs! Deus não nos quer assim, como uma mina escondida, onde as pessoas que se aproximam de nós, uma hora ou outra, vão ser estouradas pelo tanto de coisas ruins que está dentro de nós, porque não sabemos o que fazer com isso.
Nós não sabemos mesmo, mas Deus sabe; então temos que entregar para Ele. Mas relembremos: Deus não arromba a porta do nosso coração e não faz nada na nossa vida, sem que conscientemente o permitamos, porque Ele nos ama mais do que nós mesmo; por isso, precisamos entregar tudo isso para ele, deixar ele agir e fazer o que quiser. Mas muitas vezes há muitas resistências em nós que impedem Deus de agir.
O que fazer? Vamos pedir a graça de enxergar com seus olhos tudo isso que há em nós, vamos entregar tudo para ele. E no tempo oportuno, que ele decidir, vai poder agir livremente. Então nós vamos experimentar o poder, o amor, a graça curadora e restauradora do Senhor em nossas vidas. E poderemos até voltar aqui para testemunhar nos comentários. Que tal?!
Uma coisa é certa: Deus nos ama do jeito que somos, mas nos ama demais para nos deixar do jeito que estamos. E mais uma coisa: não devemos duvidar do amor e do poder de Deus, pois desde que peçamos e confiemos, mais cedo ou mais tarde vamos poder atestar com São Pedro: Quão suave é Senhor! (cf. 1Pd 2,3)
Pelo Evangelho sabemos da história de um cego chamado Bartimeu que estava no caminho de Jericó e pediu o auxílio do Senhor. Ele nunca nega e jamais negará ajuda a quem lhe pede.
"Chegaram a Jericó. Ao sair dali Jesus, seus discípulos e numerosa multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, Bartimeu, que era cego, filho de Timeu. Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim! Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: Filho de Davi, tem compaixão de mim! Jesus parou e disse: Chamai-o. Chamaram o cego, dizendo-lhe: Coragem! Levanta-te, ele te chama. Lançando fora a capa, o cego ergueu-se dum salto e foi ter com ele. Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja! Jesus disse-lhe: Vai a tua fé te salvou. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho". (Mc 10,46-52)
A misericórdia do Senhor é eterna (cf. Sl 135) e ele faz tudo por amor a nós. Não há nada que ele não possa fazer (cf. Lc 1,37), nada lhe é muito difícil (cf. Jó 42,2) e não há nada que ele não faça por sua vinha que somos nós (cf. Is 5,4). 
Perceba que coisa mais linda! O Senhor Jesus pergunta ao cego o que ele queria... Pode parecer uma coisa boba, pois Jesus sabia que ele era cego. Mas o Senhor queria ensinar como nós devemos aprender a rezar e a pedir as coisas a ele.
Alguém deve ter falado de Jesus, a fama do Senhor se espalhava por todos os lugares da redondeza e o cego ouviu falar dele, que ele curava a todos por onde passava. Essa fé motivou o cego a arrancar forças de dentro de si onde não havia mais. É a força da fé! (acesse os temas sobre fé que aprofundamos, clicando aqui). Então gritou para Cristo, pedindo compaixão!
É isso que falta muitas vezes para mim e para você. Por que não pedimos a ajuda de Deus, para nos curar e nos libertar de toda cegueira espiritual, para dar um jeito na nossa vida? Parece um absurdo, mas principalmente entre os cristãos, falta fé, falta ousadia, falta a audácia de gritar por Cristo, colocando nele toda esperança e única saída da nossa vida. 
Muitos de nós confia em muitas coisas. Aliás, como dizia o Padre Léo,SCJ: 'Quem diz que acredita em tudo não acredita em nada, e quem diz que não acredita em nada, acredita em tudo'. 
Quantos querem que Jesus os cure, mas também confiam nos demônios da  sessão do espiritismo, nas simpatias, nos horóscopos, na cartomância, adivinhações e uma infinidade de coisas que tanta agradam o demônio e tanto desagradam a Deus. Deus não tem espaço e não tem como agir na vida de alguém assim, porque nossa fé fica dividida. Temos que centrar nossa fé no filho de Deus, pois ele pode dar um jeito em nós!
O segundo passo que o cego deu foi saltar e largar a capa que era sua segurança, tudo o que ele tinha. Aí está outro ponto que descreve exatamente porque não somos curados e ficamos cegos o resto da vida. Não temos a coragem de abandonar a capa. isto é, o pecado, a vida velha, a segurança onde construímos nossa história, tudo o que temos e somos, e abandonar tudo isso para ir ao encontro do Senhor.
Muitos de nós gosta de  agir com segurança. Quando temos a coragem de deixar sua "capa" por um instante para encontrar com Cristo, somos até curados, libertos e tocados pelo Senhor. Mas depois voltamos à vida velha, ao pecado, a tudo o que nos dava segurança e não deixamos que o Senhor seja nossa segurança, nosso refúgio, nossa proteção. Eis um grande segredo!
TEMOS QUE ABANDONAR DE UMA VEZ POR TODAS ESSA VIDA VELHA QUE ESTAMOS APEGADOS, CEGOS, HIPÓCRITAS, CHEIOS DE MÁSCARAS ONDE NÃO TEMOS CORAGEM DE ASSUMIR QUEM SOMOS E NÃO NOS MOSTRAMOS TOTALMENTE AO SENHOR. TEMOS QUE LARGAR PARA TRÁS TODO PECADO, TODO VÍCIO E NEM SEQUER PENSAR EM VOLTAR, PORQUE JESUS VAI DAR UM JEITO. OU TEMOS ESSA FÉ OU NUNCA VAMOS EXPERIMENTAR O PODER DE DEUS!
Jesus em seguida pergunta ao cego: O que queres que eu te faça!? Nesse instante, muitos de nós pensa em desistir, pois pensamos: 'Ele não é o Filho de Deus, que me conhece por dentro e por fora, que sabe das minhas necessidades, que está vendo qual é o meu problema e ainda tem coragem de perguntar o que eu quero? Não acredito num Deus assim!'
Deixemos de ser orgulhosos e imbecis! É a forma que Deus tem para lidar conosco, para nos lembrar que ele não viola nossa liberdade e pede permissão para agir em nossa vida! Ele sabe qual o nosso problema, ele sabe o que nos aflige, ele sabe o que fazer, mas quer ouvir da nossa boca, quer nos ver pedir com nossas próprias palavras: SENHOR EU QUERO VER!
Então ele pode realizar! Ahhhhhh, amados do Pai, quando pedimos a Cristo que nos cure, que aja em nossas vidas, que realize um milagre em nós, que venha sobre nós com todo o seu poder e faça o que quiser, além do que podemos entender ou aceitar... Quando abaixamos as nossas resistências e deixamos ele agir, não temos noção do que Deus pode fazer em nossas vidas!
Mas nos recordemos também de apenas um outro caso, sem nos ater ao cego de nascença que Jesus cura (cf. Jo 9) e muitos outros, que inclusive nem estão narrados nas Sagradas Escrituras. Esse segundo cego que Jesus cura é muito conhecido, e às vezes se parece bastante conosco. Este estava na cidada de Betsaida.
"Chegando eles a Betsaida, trouxeram-lhe um cego e suplicaram-lhe que o tocasse. Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da aldeia. Pôs-lhe saliva nos olhos e, impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? O cego levantou os olhos e respondeu: Vejo os homens como árvores que andam. Em seguida, Jesus lhe impôs as mãos nos olhos e ele começou a ver e ficou curado, de modo que via distintamente de longe. E mandou-o para casa, dizendo-lhe: Não entres nem mesmo na aldeia”. (Mc 8,22-26)
Pode ser que alguém tenha pedido por nós, que nos tenha colocado diante de Jesus e suplicado para que nos tocasse. A primeira coisa que o Senhor faz é ficar a sós conosco. É incrível perceber quantas pessoas, enganadas pelo diabo ou por algum trauma, têm medo de Deus! Acham que Deus vai lhes fazer mal ou que vai lhes tirar alguma coisa, etc. TEMOS QUE ARRANCAR ESSA VENDA DOS NOSSOS OLHOS!
Temos que pedir para Jesus arrancar dos nossos olhos toda venda escura que o próprio satanás colocou para nos confundir, para nos enganar, para nos fazer duvidar do poder de Deus, para nos fazer ter medo de ser curados, de progredir ou ser melhores. Ele coloca essa visão de que as coisas estão boas, que não tem nada para melhorar, que não precisamos buscar tanto a Deus! MENTIRA!
Por mais que nos esforcemos ou nos empenhemos a buscar a Deus, nossos esforços vão ser sempre manchados e inclinados ao egoísmo por causa do pecado que está em nós, a concupiscência da carne, o pecado que está ao nosso redor, a consciência estragada do mundo e o demônio que causa todo esse mal. Temos que fazer guerra contra esses três inimigos! (acesse a postagem lutar contra o que que vai te ajudar. Clique aqui).
Depois de estar a sós com o cego, o senhor colocou saliva nos seus olhos. Quantos de nós acha estranho ou pensa que isso não é coisa que se faça. É claro! Sabemos mais que Deus e nós que temos que falar para Deus como agir em nossa vida! Não! Temos que deixar ele agir do jeito que ele quiser.
Veja que Jesus fez com o cego a mesma coisa que a mãe faz com o filho pequeno que está com uma sujeira no rosto. Ela pega um pano, passa saliva e esfrega na sujeira para limpar. É um ato de carinho que Jesus fez, da mesma forma como algumas mães faziam e fazem até hoje.
Então, chegamos num ponto onde muitos estacionam e ficam parados na vida espiritual. Não crescem mais, seja por medo ou por qualquer coisa, mas não tem a coragem de dizer a verdade para Jesus!
O Senhor nos leva a sós para uma experiência com ele, nos toca de um jeito singelo e particular, de acordo com nossa realidade e nos faz uma pergunta: Está vendo alguma coisa? Que é como se perguntasse: Está bom para você? E quantos que não falam nada, que dizem que está perfeito, que estão melhores do que nunca...
TEMOS QUE SER SINCEROS COM JESUS, POIS ELE SABE DE TUDO MESMO, MAS NOS LEMBREMOS: ELE QUER NOS OUVIR FALAR, PEDIR O QUE QUEREMOS, TER INTIMIDADE E SIMPLICIDADE A PONTO DE DIZER A VERDADE NUA E CRUA COMO A VEMOS!
Talvez seja por isso que Deus não vai além e não leva pessoas a ir além em sua fé, em sua experiência, em sua espiritualidade, em sua intimidade, pois mentem ou dizem que está bom. 'Ah Senhor, o Senhor já fez tanto na minha vida. Me deu essa vidinha que eu fico balançando de um lado pro outro a ponto de cair, mas acho que o Senhor quer assim. Não posso reclamar, tenho que agradecer a Deus por me dar vida, não importa que as coisas estejam ruins!'
Isso aí é o que o diabo faz as pessoas pensarem! Não podemos nos contentar com pouco, não podemos aceitar viver uma vida miserável pois Jesus veio nos dar uma vida em abundância (cf. Jo 10,10). Esse negócio de ficar vivendo uma vidinha de qualquer jeito não é a vontade de Deus para nós nem nessa vida e nem no céu, pois tudo o que vem de Deus é em plenitude, é em absurdo de grandeza, de infinidade, sem limites.
Temos que dar um passo na fé enquanto lemos essa postagem e ela cria uma expectativa, uma esperança no nosso coração, nos leva a ter uma audácia na fé a ponto de falar a verdade para Cristo: Senhor, vejo os homens como árvores que andam!
Aproveite essa oração e reze agora ao Senhor, com sua palavras;
"É verdade Jesus! Até agora eu tenho fingido que tenho tido uma vida boa! Eu não tenho enxergado as coisas que estão ao meu redor, pois eu não enxergo e nem consigo ver a mim mesmo. A verdade é que eu tenho medo para olhar para mim mesmo, para dentro de mim, pois tantas coisas tenho feito Senhor, que não julgo ser digno do seu amor, da sua graça e da sua misericórdia.
Mas hoje, motivado por essa postagem, quero te pedir uma graça muito especial Senhor: Dai-me a graça de me enxergar com seus olhos! Eu quero ser curado de toda essa cegueira espiritual Senhor. Não quero apenas olhar para as coisas e achar que são assim mesmo, mas quero enxergar além do que meus olhos feridos e machucados, que minha visão limitada e humana consegue alcançar. Quero ver como tu vês Jesus!
Toca em meus olhos agora, como o Senhor fez com São Paulo, e caíram escamas dos seus olhos. Que possa cair toda barreira, toda cegueira, todo tampão, toda corda ou o que quer que seja que me esteja impedindo de ver. Quero ver Senhor! Unge meus olhos com teu Espírito Santo e vem restaurar minha visão espiritual. Não quero mais olhar para o Senhor de forma errada, mas quero enxergar-te Senhor como tu és.
Dai-me a graça de te ver nas pessoas que estão ao meu redor e em todos que são imagem e semelhança do Senhor. Confesse que tantas vezes as pessoas me feriram, que não consigo mais acreditar no ser humano. Vendo tanta maldade, não consegui enxergar que estavam agindo como eu tantas vezes agi, por conta das dores que trazem dentro de si, repetindo os erros dos seus pais, revelando a grande chaga que trazem dentro de si, por estarem longe do Senhor.
Mas  hoje eu me decido a abandonar toda visão distorcida, toda visão turva da realidade. Pela força da fé agora eu abandono toda visão errada antiga que eu tinha, todo modo de ver contrário a tua vontade e quero assumir uma nova forma de olhar para mim mesmo, para as pessoas, para as coisas e para o Senhor. Quero olhar para ti Pai, como Jesus olha, e confiar com todas as minhas forças em ti.
É por isso que crendo agora, decido abandonar todo pecado, romper com todo vicio e abandonar toda vida velha. Se podes, age em minha vida agora, ó Filho de Davi, e restaura-me porque já não quero mais ser o mesmo. Obrigado Senhor, porque creio que me tocas e nessa experiência íntima, renova todo o meu interior. Aleluia! Glórias a ti para sempre Senhor!
Clamemos juntos ao Tony Allysson para que o "Filho de Davi", nosso Senhor Jesus Cristo nos toque e cure: http://www.youtube.com/watch?v=S1_PvgoJ7CU
Peça ao Senhor que te abrace e na intimidade, entregue toda as suas dores e amarguras a ele, ao som de "Vem me abraçar" da banda Louvor e Glória: http://www.youtube.com/watch?v=EEu3vYHDpHs
"O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!" (Mc 6,22-23)

Que motivados pelo exemplo desses três cegos que foram curados por Jesus, não nos contentemos também enquanto não alcançarmos a cura da nossa cegueira. Só assim, poderemos realmente caminhar com o Senhor, dando testemunho da sua  ação em nossas vidas e atraindo outros a seguirem esse Deus todo poderoso e misericordioso.

Que Deus nos abençoe e nos confirme selando essa cura da cegueira espiritual!