quinta-feira

Surdez espiritual

Depois de uma graça recebida muito grande, voltamos ao ritmo normal, para dar continuidade a nossa série de cura dos sentidos. Hoje vamos trabalhar com nossa audição espiritual. Para sermos curados precisamos purificar nossos ouvidos de todo mal que já entrou por ele, toda palavra maldita, toda impureza e pedir a graça da restauração para o Senhor,
A cura da surdez espiritual se dá quando o Senhor toca nossa audição e cai por terra que nos impede de ouvir a voz e as inspirações do Senhor, mas também que nos leva a partir daí a ouvir e começar as escutar como Jesus escuta. Temos que nos configurar com Cristo e assumir a plenitude de vida que ele veio nos trazer.
Para começar, queremos deixar claro quanto é importante a cura de toda surdez espiritual que estejamos vivendo, pois sem ouvir, nem ao menos teremos fé porque a fé entra pelo ouvido.
"Porém, como invocarão aquele em quem não tem fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar se não houver quem pregue? Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? (Is 53,1) Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo. Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras (Sl 18,5). E perguntou ainda: Acaso Israel não o compreendeu? Já Moisés lhes havia dito: Eu vos despertarei ciúmes com um povo que não merece este nome; provocar-vos-ei a ira contra uma nação insensata (Dt 32,21). E Isaías se abalança a dizer: Fui achado pelos que não me buscavam; manifestei-me aos que não perguntavam por mim (Is 65,11)". (Rm 10,14-20)
Percebamos juntos uma realidade que é claramente visível desde o Antigo Testamento. O povo de Deus sempre foi o mesmo povo, com suas fraquezas e limitações, mas é preciso que tenhamos a coragem de nos lançar e nos entregar sem reservas a Deus suplicando ao Senhor a cura de toda surdez que a muito ou pouco tempo vivemos. Não aceitemos essa vida de surdez, porque Deus nos deu ouvidos espirituais para que o usemos. E ele quer nos curar...
SÃO PAULO ESCREVEU QUE NÃO SÃO TODOS QUE PRESTARAM OUVIDO À BOA NOVA! E NA MAIORIA DAS VEZES ESTAMOS NESSE NÚMERO POR QUERER MESMO, SEM DAR OUVIDOS À VOZ DO SENHOR; MAS MUITAS VEZES PORQUE ESTAMOS SURDOS, PORQUE TEM MUITAS COISAS QUE NOS IMPEDEM DE OUVIR A PALAVRA, DE PERMITIR QUE A PALAVRA NOS CURE, GERE FÉ EM NÓS E NOS FORTALEÇA.
Quantas vezes eu e você ouvimos a Palavra de Deus e não lhe demos o crédito, não acolhemos, não prestamos atenção, não nos importamos com sua mensagem, não deixamos ela gerar vida em nós, ela entrou por um ouvido e saiu por outro?! Todos esses são sinais que indicam o quanto precisamos ser curados.
Ora, se a fé provém da pregação e esta se exerce em função da Palavra de Cristo, quando não ouvimos, consciente ou inconscientemente, a pregação da Palavra de Deus que era para gerar vida, força e fé em nós, nos fazer fortes e nos dar estrutura para enfrentar as contrariedades e adversidades próprias da fé, e caímos em seguida, temos que rever onde está o problema: na eficácia da palavra que não está produzindo os efeitos que era para produzir em nós; ou em nós que não ouvimos por qual motivo que seja?
Quantas pessoas culpam e acusam a Deus de ter-lhes deixado cair, retroceder na caminhada, voltar atrás à vida de pecado, renunciar a verdade que podia lhes ter salvado e não são capazes de reconhecer a própria pequenez, que o problema está nelas mesmas?! Não sejamos tolos!
Deixemos o Senhor ir nos tocando e desejemos tocar nele durante essa formação, deixando ele mesmo mostrar o quanto quer nos curar, revelando seu amor infinito através da cura para que assumindo um novo jeito de ouvir tudo ao nosso redor, as vozes do mundo e as vozes do céu, sejamos servos fiéis do Senhor, como a Virgem Maria, pois todos que tocam ou são tocados por Cristo são curados indubitavelmente.
"Pela tarde, apresentaram-lhe muitos possessos de demônios. Com uma palavra expulsou ele os espíritos e curou todos os enfermos". (Mt 8,16)
"Curou a muitos, de modo que todos os que padeciam de algum mal se arrojavam a ele para o tocar". (Mc 3,10)
"Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos". (Mc 6,56)
"Descendo com eles. parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vinda da Judeia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades. E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres. Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos". (Lc 6,17-19)
E quando achamos ou pensamos que é exagero da parte dos apóstolos Mateus, Marcos e Lucas descrevendo de forma tão poderosa o que Jesus fazia enquanto passava pelos lugares, podemos nos firmar e ter toda certeza disso, pois foi o próprio Jesus que disse curava mesmo quando foi questionado por Herodes.
Quando nasceu, Maria e José tiveram que fugir com o menino Jesus pois Herodes queria mata-lo (cf. Mt 2). Agora que já tinha iniciado sua missão, não era homem nem demônio que podia parar o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores e Salvador da humanidade. Jesus é firme e sabe o que está fazendo por amor ao povo de Deus.
"No mesmo dia chegaram alguns dos fariseus, dizendo a Jesus: Sai e vai-te daqui, porque Herodes te quer matar. Disse-lhes ele: Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei minha vida". (Lc 13,31-32)
Jesus é  100% Deus, é todo poderoso e quer nos salvar, nos curar, nos libertar e nos dar vida plena; mas também é 100% Homem, por isso ele entende a nossa natureza, a nossa fraqueza, a miséria da nossa carne, mas também sabe que podemos ser mais que vencedores se deixamos ele agir em nossa vida, porque está sempre conosco, sempre do nosso lado.
Se você não acredita nisso, faça uma experiência e peça ao Senhor para te tocar. Nenhuma oração é rejeitada ou deixada sem resposta por Deus! (acesse as postagens sobre oração, clicando aqui). Já pegando esse gancho, peçamos ao "Deus de milagres" com o cantor Tony Allysson, que nos toque poderosamente passando em nossa história: https://www.youtube.com/watch?v=OPG2Zaa0Yqg
Falando do poder de Deus, vamos tomar um exemplo das Sagradas Escrituras onde nosso Senhor Jesus Cristo curou um surdo-mudo, que tem a ver com o tema de hoje e o da próxima postagem, onde vamos refletir sobre a mudez espiritual.
"Ele deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galileia, no meio do território da Decápole. Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão. Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva. E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: Éfeta!, que quer dizer abre-te! No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente. Proibiu-lhes que o dissessem a alguém. Mas quanto mais lhe proibia, tanto mais o publicavam. E tanto mais se admiravam, dizendo: Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos!" (Mc 7,31-37)
AHHHHHHH AMADOS E AMADAS! Precisamos permitir que o Senhor coloque seus dedos santos, com suas mãos chagadas nos nossos ouvidos assim como colocou nos ouvidos desse surdo-mudo. Precisamos deixar que o Senhor nos abra os ouvidos, físicos e espirituais. Jesus, nosso Senhor, quer dizer para mim e para você: ÉFETA!
O que significa Éfeta? E por que ou para que seria necessário que Jesus dissesse isso para nós?
A palavra aramaica Éfeta que Jesus disse significa abre-te! Jesus deu ordem para que os ouvidos desse homem se abrissem porque estavam fechados.
Os ouvidos de muitos cristãos, na maioria das vezes estão fechados, talvez não fisicamente, mas sobretudo espiritualmente. Fechados por causa dos pecados, fechados porque estão acostumados aos barulhos do mundo, fechados porque não conseguem perceber e acolher o Deus que fala conosco, fechados porque ouvem muitas vozes, menos a voz de Deus.
É necessário acolhermos o conselho do grande apóstolo da sabedoria, São Tiago, para que caiam todas as escamas, ceras e o que quer que esteja nos fazendo permanecer surdos diante dos apelos do Senhor.
"Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos, todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar; porque a ira do homem não cumpre a justiça de Deus. Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar vossas almas. Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmo. Aquele que escuta a palavra sem a realizar assemelha-se a alguém que contempla num espelho a fisionomia que a natureza lhe deu: contempla-se, mal sai dali, esquece-se de como era. Mas aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera - não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como cumpridor fiel do preceito -, este será feliz no seu proceder". (Tg 1,19-25)
TODO HOMEM DEVE SER PRONTO PARA OUVIR, MAS TARDO PARA FALAR E TARDO PARA SE IRAR. TEMOS QUE CONVERTER ESSE PRINCÍPIO MORAL QUE TEMOS DENTRO DE NÓS, QUE PROVÉM DESSE SÉCULO, DA NECESSIDADE LOUCA DE FALAR E DE NÃO SABER OUVIR.
Podemos perceber de forma muito clara e sensível que o mundo nos ensina a falar mas não nos ensina a ouvir. Existem milhares de cursos de oratória, de falar em público, de discursar, de se pronunciar melhor, de fazer-se entender através das palavras certas, o que é cada vez mais comum hoje em dia (com a desculpa da timidez ou qualquer causa que seja), mas não existe nenhum curso ou nada no mundo que nos ensine a escutar melhor.
Só com Jesus Cristo, só pela graça de Deus é que poderemos experimentar, através do contato pessoal com Deus, a restauração da nossa audição. Só assim é que poderemos ouvir melhor, de forma sensata e para nós que somos cristãos, de forma criteriosa. Com Deus é que aprenderemos a ouvir o que convém e exercitaremos isso que Tiago nos ensina.
É o auto-controle, o equilíbrio espiritual, a experiência que vai nos dar a graça de ouvir mais do que falar, de acolher o que ouvimos com mais propriedade, de aprender a ouvir melhor, de educar nossos ouvidos, de purificar nossa audição espiritual para ouvir a Deus e sua palavra.
A cura que Cristo quer e pode realizar em nós, se deixarmos, visa restaurar nossa audição para compreendermos e acolhermos a Palavra de Deus. E aplicar isso na prática da nossa vida. Ou seja, a cura da surdez espiritual nos ajudará a viver a Palavra do Senhor pois as barreiras que muitas vezes ela encontra ao entrar em nosso coração através dos nossos ouvidos, perdendo seu poder e efeito terão caído por terra.
Por causa da importância de se ouvir, o demônio mantém muitos cristãos surdos. Surdos porque não percebem a forma como Deus fala; surdos porque não conseguem acolher aquilo que é essencial para a fé; surdos porque há um bloqueio espiritual que precisa ser quebrado (como na foto acima); surdos porque há como que cera que o mundo colocou nos nossos ouvidos e renova a cada dia através de muitas coisas.
Músicas mundanas e seculares a cada dia bombardeiam nossos ouvidos com mensagens subliminares e sensuais, enchendo nossa alma e nosso coração de impureza. Vinhetas de propagandas e comerciais engraçados ou sem sentido colocam cera nos nossos ouvidos e as vozes do mundo que se repetem consecutivamente gravam em nossos ouvidos uma mensagem totalmente contrária à voz, à vontade e à Palavra de Deus.
Tudo isso cria uma predisposição para acolhermos a voz ou as vozes de baixo, da terra e criam uma resistência para ouvirmos a voz ou as vozes que vêm do alto, do céu. Depois não entendemos como ficamos incomodados com o que diz a Bíblia, com o que padres, o papa ou diretores espirituais nos aconselham e temos a tentação de rejeitar porque não agrada nosso ouvir.
É claro que precisamos muito de conversão em muitos pontos e muitas áreas da nossa vida e precisamos aprender a lutar contra nossa vontade enfraquecida pelo pecado que nos deixou predispostos para o prazer pecaminoso e maldispostos para a santidade quando não é agradável ao corpo para sermos verdadeiramente católicos, mas com o ouvido sarado, conseguimos distinguir o certo do errado.
Isso não é novidade e não deve soar estranho aos nossos ouvidos pois o demônio parece que está no controle das coisas que ouvimos e não ouvimos hoje em dia. Somos muito acomodados, é bem verdade. Isso faz com que permaneçamos surdos ou com os ouvidos contaminados pelo tanto de barulho que os homens e os demônios produzem.
A partir da vida natural, acostumada a ouvir e distinguir tudo de forma mundana e carnal, não conseguimos mais perceber ou discernir o certo do errado, o bom do mal, o barulho do silêncio. Aliás, o silêncio é o barulho que muitos odeiam e fogem de todas as formas possíveis. Claro que nunca vão entrar na mística e na sintonia com Deus quem não aprender a apreciar o silêncio!
Acostumados com o mundo, aquilo que Deus nos diz ou nos inspira é muito fraco para aceitarmos como verdade absoluta e aplicarmos em nossa vida, capaz de transformar-nos. Finalizando o famoso Sermão da Montanha, nosso salvador falou mais uma vez sobre a audição.
"Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína". (Mt 7,24-27)
Muitas vezes Jesus contava suas parábolas e fazia seus discursos encerrando sempre com o seguinte conselho: "Aquele que tem ouvidos, ouça". (Mt 13,9; 13,43; etc). 
Assim também é que São João, no livro do Apocalipse, chama atenção às mensagens com esse conselho: "Quem tem ouvidos, ouça o que diz o Espírito..." (Ap 2,7.11.29 etc)
Será que por acaso Jesus estava tirando sarro de quem não tem ouvidos (como no caso de um problema genético de nascimento sem as orelhas ou de surdez, ou no caso de um acidente onde a pessoa fica surda)?
Evidentemente que não! Deus nosso Pai, nosso Senhor Jesus Cristo, o Santo Espírito de Deus estão nos chamando atenção à nossa audição, à forma como ouvimos, para nos chacoalhar e fazer cair toda cera dos nossos ouvidos, para nos mostrar que precisamos de cura espiritual para podermos ouvir, caso essas palavras estão passando despercebidas diante dos nossos ouvidos.
Que tenhamos a coragem e o desejo de ouvir! Santo Agostinho dizia que nosso desejo é nossa oração! Caso nosso desejo agora e depois seja de escutar, sem sombra de dúvidas Deus vai nos escutar, vai nos atender e vai nos curar. Vamos pedir isso juntos!?
"Santo Deus e poderoso Senhor, percebi ao longo dessa postagem o quanto estou e sou surdo. Mas não quero mais ficar assim. Nesse momento quero tomar a radical decisão de romper com tudo o que me faz ficar assim. Eu quero ouvir Senhor! Toca-me, cura-me, liberta-me de toda surdez; restaura minha audição a forma como o Senhor pensou quando me teceu no seio da minha mãe. Minha audição foi corrompida desde a minha infância Senhor e hoje não escuto mais corretamente, sou influenciado em tudo o que ouço.
Jesus, filho de Davi, tu que curaste o surdo-mudo assim como tantos outros, dizendo ÉFETA; tu que disseste na tua palavra que expulsava demônios e realizava curas hoje e amanhã perante a ameaça de Herodes; tu que disseste para nos provocar 'Aquele que tem ouvidos ouça'; peço-te por caridade e por misericórdia que venhas me tocar poderosamente nesse momento. Afirmo e reconheço minha necessidade de ser curado porque não consigo mais distinguir o que é certo do que é errado, de acordo com os princípios cristãos. Ando muito confuso Senhor.
Por isso que peço Pai, no nome de Jesus Cristo, seu filho, que ajas em mim com teu Espírito Santo, para abrir todo fechamento da minha audição. Abra meus ouvidos para ouvir tua voz Senhor! Abra meus ouvidos para acolher tua palavra. Quebra toda resistência que o mundo criou em mim para as coisas do céu, para o silêncio.
Renuncio nesse momento a todo barulho, a toda mensagem subliminar, a toda música profana que enche minha audição de impureza e de coisas contrárias ao que o Senhor quer para mim. Ajuda-me Pai. Estende tuas mãos de amor e resgata-me desse fundo do poço onde estou, onde não consigo mais ouvir a ti. Dá-me a experiência que o Senhor deu a Santo Agostinho para que eu possa dizer que teu grito rompeu minha surdez. Chama-me pelo nome Senhor.
Quero voltar a ouvir de forma cristã, quero ter a graça do teu Espírito para ouvir como Jesus ouvia, acolhendo o que é bom e rejeitando o que é mal; acolhendo o que é santo e rejeitando o que me leva ao pecado; acolhendo o que me cabe ao que estado em que estou vivendo e rejeitando o que até pode ser bom, mas é para outro momento. Quero cada coisa em sua hora na minha vida, ó Deus! Vem em meu socorro agora. Preciso que o Senhor faça isso (conte e peça com suas palavras, aquilo que é peculiar da sua vida e da sua realidade).
Renuncio agora a todo bloqueio espiritual que o demônio possa ter colocado ou com suas mãos sujas em meus ouvidos tem me impedido de ouvir teus apelos. No poder do nome de Jesus (coloque as mãos sobre seus ouvidos) dou ordem a toda prisão espiritual, a todo ataque maligno nos meus ouvidos, que seja quebrado agora; que toda contaminação seja lavada no sangue de Jesus e eu seja libre para ouvir ao Senhor. Rompo com todo pacto, aliança ou consagração dos meus ouvidos que fiz, consciente ou inconscientemente, ou que fizeram da minha pessoa a satanás, para que eu não ouvisse direito, para tapar meus ouvidos a Deus. Quebro a tudo isso agora no poder do nome de Jesus, no poder do sangue de Jesus, no poder das chagas de Jesus. Pelo sinal da cruz (trace o sinal da cruz nos seus ouvidos) consagro meus ouvidos, físicos e espirituais, ao Senhor Jesus. Meus ouvidos, minha audição, minha percepção audível é tua Senhor. Aleluia!
Te dou graças e te louvo Senhor por me tocar! A cera caiu, os laços, a contaminação, a surdez foi sarada. Tomo posse de todo toque, de toda cura, de toda libertação, de toda restauração, de todo poder do teu Espírito que foi derramado sobre mim, que me encheu de vida, que dá uma nova audição para acolher a Palavra de Deus, a voz do Senhor, as inspirações de Cristo. Glórias a ti Senhor, para sempre! Muito obrigado por me curar. Amém!"
Com a maravilhosa canção "Chamando Deus de Pai" com a banda Anjos de Resgate, glorifiquemos ao Senhor Deus e entreguemos com plena confiança o nosso coração: https://www.youtube.com/watch?v=u1nAbE7cGIo
Tenhamos um coração agradecido ao Senhor, com a Banda Conexa aprendemos que "Deus me ouve": https://www.youtube.com/watch?v=N9w4Pk9hw6E
Não tenha medo do silêncio e deixe que essa pequena canção do Juninho Cassimiro chamada "Me lembra o céu" sele em você toda cura: https://www.youtube.com/watch?v=Lvj3nhoawg8
'A falta de silêncio dissipa o espírito, aparta da oração e arrebata o gosto pelas coisas celestes'. (Bem aventurado José Alamano)
'O santo silêncio nos permite ouvir com mais facilidade a voz do Senhor'. (São Pio de Pietrelcina)
'Fique em silêncio quando puder, pois quando estamos sozinhos Deus fala livremente com nossa alma, e a alma fica mais disposta a ouvir a voz de Deus'. (São Pio de Pietrelcina)
'O silêncio é a linguagem de quem ama; é melhor que a palavra renuncie e se exprima com afeto'. (Santa Clara de Assis)

Apoiados em tão grandes exemplos, sustentados com o poder da Palavra de Deus, envolvidos pela força da oração e restaurados pela graça do Senhor, deixemos que o Senhor complete a obra em nós começada, dando cada vez mais livre-arbítrio, assumindo um jeito de ouvir sarado.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de ouvi-lo sempre.