quinta-feira

O verdadeiro natal

Pela primeira vez, depois de três anos, essa data tão especial caiu numa das nossas santas Quinta-Feiras que geralmente nos encontramos para mais uma formação que nos leve a experimentar o Céu na Terra! Você que está aqui, saiba que não é por acaso, mas porque Deus quer falar com você e te levar por uma estrada nova de conversão. Abra seu coração e se lance sem medo nessa postagem e sem pensar nas consequências pois o Senhor tem maravilhas para lhe revelar!
Nada melhor do que lhe desejar um Santo e Feliz Natal. Que Deus lhe abençoe muito! Que Jesus nasça e renasça no seu coração, que como uma nova manjedoura, oferece um lugar para acolher o salvador que vem. Mas o que é natal? Qual o seu significado profundo e o que ele deve gerar em nós?
Da mesma forma, já refletimos sobre a outra data de máxima importância para Igreja Católica e para os cristãos que é a páscoa do nosso Senhor (acesse a postagem A verdeira Páscoa clicando aqui).
Vamos começar com o significado da palavra natal, que deriva do latim e quer dizer natividade, nascimento. Do inglês temos o famoso 'Merry Christmas' ou 'Happy Christmas'. Merry e Happy tem um significado semelhante, que pode ser agradável e feliz; enquanto Christmas é uma abreviação de Christ Maisses, que significa Missa de Cristo, literalmente, mas pode ser também Festa de Cristo.
Portanto, quando alguém lhe deseja um Feliz Natal ou Merry Christmas, que é a mesma coisa, estão desejando que você celebre a festividade do nascimento de Jesus Cristo, a grande festa da sua natividade.
Infelizmente, e não sem entendermos, pois sabemos que o mundo jaz sob o domínio do maligno (cf. 1Jo 5,19 - acesse a postagem sobre o tema do mundo, clicando aqui) essa mentalidade corrompida fez com que tal evento histórico radical que dividiu a história da humanidade, que deu marco em um novo testamento, que é a nova e eterna aliança de Deus com seu povo, que rasgou a contagem do tempo em dois, inaugurando o A.C. e D.C., se transformasse em comércio.
HOJE O NATAL NÃO PASSA DE UMA ÉPOCA DE COMPRAR E GASTAR DINHEIRO NUM CONSUMISMO DESENFREADO E LOUCO, PARA AS PESSOAS TROCAREM PRESENTES; FAZER UMA CEIA FARTA PARA CELEBRAR O PECADO DA GULA E DA EMBRIAGUEZ; DECORAR SUAS CASAS COM LUZES FALSAS E ENFEITES RIDÍCULOS; ACLAMAR A IMAGEM DO PAPAI NOEL QUE A COCA-COLA CRIOU.
Enquanto de forma incoerente e pobre para manter a tradição e recordação vivas do nascimento de Jesus por parte dos cristãos, os ateus e os materialistas influenciados pelo demônio avançam num progresso assustador de até mesmo mudar o nome dessa festividade de fim de ano. Já corromperam totalmente o seu sentido, para que a maioria das pessoas passe o natal como pagãos; e agora querem arrancar a palavra Natal e Christmas.
Bem dizia o Papa Leão XIII que a audácia dos maus se alimenta da covardia dos bons. E aqui acrescentamos que essa audácia cresce cada vez mais não só por covardia, mas também por ignorância, desleixo, desequilíbrio, falta de consciência, falta de santidade, hipocrisia e apostasia de muitos cristãos.
Você que nos conhece e nos acompanha sabe que nosso objetivo não é agradar homens ou partidos, pois somos servos de Cristo, como São Paulo (cf. Gl 1,10). Portanto, caso sinta-se ofendido ou não goste do que vamos expor de forma pública e aberta, reclame com quem nos inspira, nos anima e nos cativa a escrever, o Espírito Santo de Deus; ele é o sopro de Deus que nos leva a avançar para águas mais profundas (caso queira conhecê-lo mais, acesse as postagens sobre ele clicando aqui).
Partimos da preparação do natal que começa com os enfeites e a montagem da árvore de natal. Existem diversas formas de expressar o espírito natalino, não é mesmo? Muitas luzinhas, pisca-piscas, bolas de enfeite, apetrechos e os pinheiros de natal. É verdade que muitos cristãos a aceitam e a celebram de forma equilibrada, mas vamos entender um pouco os efeitos no mundo espiritual.
São João evangelista escreveu sobre Jesus:
"O [Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam". (Jo 1,9-11)
O mundo, os homens, nós, rejeitamos a Cristo, o Verbo, a Palavra de Deus. Ele é a verdadeira luz do mundo que deve brilhar nos nossos corações, mas nós o rejeitamos.
"Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida". (Jo 8,44)
Esse povo satânico do comércio que só quer saber de vender e ganhar dinheiro, a cada ano inventa novas necessidades para que nos iludamos nas treva do consumismo e nos enchamos cada vez mais de coisas desnecessárias apenas para apagar a luz de Cristo que precisa refletir na vida de quem o segue. Quem segue Jesus não pode se deixar enredar por essas mentiras do mundo moderno.
Enfeites e luzes das mais variadas formas e cores que brilham e piscam são enfatizadas e levadas a sério, como uma necessidade de natal. Mas o salvador que é o sentido do natal, que é a verdadeira luz que brilha em nossas vidas e dá sentido à nossa existência é deixado de lado. Afinal, cada um valoriza aquilo que mais importa. 
Para os comerciantes e os cristãos enganados, os enfeites são mais importantes que Jesus pois se fala deles, se ensina, pensa-se sobre eles, investe-se neles e explica-se para a alegria das crianças sobre seu sentido. Mas não se faz o mesmo com a pessoa de Jesus, com o menino que vem nascer para remir a humanidade de seus pecados e salva-los.
Mas não nos esqueçamos da árvore de natal, que é muito importante nesse época, principalmente para colocar os presente embaixo dela. Não sei se você sabe, mas sua invenção está ligada à pessoa de Martinho Lutero (cuja ignorância nos levou a refletir sobre o Livre Arbítrio, postagem que você acessar clicando aqui).
Sem rodeios queremos dizer que até nisso o demônio se aproveita para tirar Deus da cena e focar em coisas banais. As pessoas, sobretudo as crianças, se encantam com as bolas de natal, com os enfeites variados, com a estrela que é posta sobre o pinheiro. Há um encanto e uma magia que envolve até mesmo a montagem da árvore de natal.
A verdadeira árvore de natal, caso assim possa ser chamada, é a Santíssima Virgem Maria! É ela quem agrada e onde o Pai põe suas complacências, seu prazer, encontra seu paraíso terrestre para gerar seu Filho amado, o novo Adão. Suas virtudes e sua santidade são muito mais belos que todos os enfeites e apetrechos de natal e superam as de qualquer ser humano.
É ela quem é coroada, não com essas estrelinhas natalinas ridículas com as quais se ornam um pinheiro, mas com uma coroa de doze estrelas no céu. 
"Apareceu, em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida de Sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Ap 12,1-2)
É ela quem gera o fruto mais bendito do céu e da terra que pode existir, que nunca nenhuma outra árvore pôde ou poderá gerar, que é o nosso Senhor Jesus Cristo. É ela que foi escolhida por Deus para que a verdadeira estrela resplandecente da manhã, que é o Salvador, brilhasse sobre ela (em outras postagens vamos refletir sobre a Virgem Maria como a árvore de Deus).
SE HÁ UMA PESSOA QUE SATANÁS ODEIA COM TODAS AS FORÇAS CONTRA A QUAL ESTÁ CONSTANTEMENTE VOMITANDO UM RIO DE ÁGUA PODRE E FAZENDO GUERRA CONTRA A SUA DESCENDÊNCIA É A SANTA VIRGEM MARIA. POR ISSO CADA DETALHE TEM QUE SER PERFEITO PARA TIRA-LA DE CENA (acesse as postagens sobre Maria clicando aqui).
Um ser engraçado e cômico de natal é o Papai Noel, conhecido também como Pai Natal ou Santa Claus. Há explicações de que é um personagem inspirado na pessoa de São Nicolau, um santo da Igreja Católica que viveu no século IV, que era muito caridoso e ajudava as crianças e famílias carentes. Mas trata-se de uma farsa dos Estados Unidos.
A imagem e a pessoa do Papai Noel foi feita na cidade de Nova York e patronizada pela empresa Coca-Cola com o intuito de agregar mais renda. É propaganda! E justamente no natal, a época que as pessoas mais gastam - é um ícone que impulsiona o consumismo. Como se não bastasse isso, o Papai Noel tornou-se mais importante do que o próprio Jesus, pois é ele quem traz os presentes que as crianças querem.
QUE CRIANÇA, PRINCIPALMENTE POBRE, VAI SE IMPORTAR COM UM MENINO NASCENDO NUMA MANJEDOURA, PROMETENDO UMA SALVAÇÃO ETERNA, QUANDO ESTÁ PRÓXIMO UM VELHINHO GORDO VESTIDO DE VERMELHO E CHEIO DE GENEROSIDADE, DISPOSTO A LHES DAR O PRESENTE QUE QUISEREM, SE TIVEREM SIDO BONZINHOS DURANTE O ANO!?
Para nós desse blog, a imagem e a pessoa do Papai Noel não passam de uma imagem demoníaca para que nos esqueçamos do Salvador que vem, do Deus que nasce entre os homens, assim como o pinheiro de natal do Martinho Lutero para que nos esqueçamos de Nossa Senhora. É tudo esquema do inferno para vivermos as coisas da terra com intensidade e nos esquecermos das coisas do céu (cf. Cl 3,1ss) e que somos cidadãos do céu (cf. Fl 3,20).
O que Isaías profetizou foi o nascimento de um menino que nos tiraria das trevas de uma vida longe de Deus e nos traria a paz de uma vida em sua presença.
"O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos. Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós o quebrastes, como no dia de Madiã. Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas; porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos". (Is 9,1-6)
Ahhhhh se nós largássemos de ser bestas, antas sob a qual pesa o jugo do demônio, cujos olhos cheios de cegueira e paixões não entendem o verdadeiro natal. Tudo seria diferente e cada natal seria uma oportunidade de deixarmos Jesus ocupar um lugar de destaque e central em nossas vidas, histórias e corações; onde ele poderia progredir e crescer em nós, e nós diminuirmos como São João Batista (cf. Jo 3,30).
Dessa forma Jesus reinaria no coração das crianças, dos jovens, dos adolescentes e dentro das famílias, ao invés do Papai Noel. Aplicando o tempo e empenhando a alma no essencial do natal, ao ouvir a história da salvação e sua narração descrita nos Evangelhos, todo o nosso ser seria iluminado e se encheria de esperança, pois Jesus nascendo novamente significa que Deus está nos amando e nos dando uma nova chance, uma nova oportunidade, a graça de nascer de novo com Jesus.
Não andaríamos nas máximas do mundo e da moda que cria superficialidades para ocupar nosso tempo e tirar nossa atenção de Cristo, mas haveria um real e verdadeiro progresso humano e espiritual, baseado na pessoa e na vida de Cristo Jesus. Nosso Senhor teria muito mais chances de tocar, curar, libertar, restaurar vidas, porque o natal seria momento de avivar a fé e deixar Deus agir!
Não seria só utópico e texto morto, mas geraria vida e seria força de salvação, como o Evangelho realmente é. Quem experimentou isso e quem atesta através da própria vida essa verdade é o grande apóstolo São Paulo.
"Com efeito, não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê, ao judeu em primeiro lugar e depois ao grego. Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé (Hab 2,4)". (Rm 1,16-17)
Temos que nos aprofundar no mistério do Evangelho que nos traz a fé e é essa força poderosa de Deus para a nossa salvação, se crermos nele. Precisamos mudar o quadro atual e colocar as coisas nos seus devidos lugares.
TEMOS QUE PARAR DE FAZER COM O QUE EVANGELHO SEJA UMA FÁBULA BONITINHA E HISTORINHA PARA CRIANÇAS E DAR FOCO NO PAPAI NOEL. QUANDO DERMOS VERDADEIRO E PLENO VALOR AO EVANGELHO DE CRISTO E DEIXARMOS A FÁBULA DO PAPAI NOEL UM POUCO DE LADO, A SOCIEDADE VAI FERVER DE CONVERSÕES.
Talvez um dos motivos do esfriamento da fé também seja esse, que como se não bastasse a maldade, a impiedade, o mistério da iniquidade, o esfriamento do amor, as guerras, pecados e mortes, as fábulas e mentiras do demônio tem aparecido mais do que a realidade da salvação e as verdades da Bíblia.
"Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram um grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina). Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito". (Lc 2,1-20)
Isso é o verdadeiro natal! Não é história inventada, mas fato concreto que aconteceu e mudou as nossas vidas; e tem que continuar mudando, até nossa conversão plena e cura definitiva com a morte, onde vamos adentrar a glória de Deus nos céus (acesse as postagens sobre o céu clicando aqui).
A imagem do menino Jesus na manjedoura, cercado dos animais, pois não havia um lugar para eles, deve mexer conosco e nos levar a refletir se temos dado espaço para Deus, quando ele quer gerar Jesus em nós, através da Virgem Maria.
A humildade da manjedoura, a simplicidade do estábulo onde nosso salvador, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, nasceu deve nos levar a também viver na simplicidade, pois as coisas dessa terra são passageiras. Temos que aprender com São Paulo a usar as coisas do mundo sem ser mundanos (cf. 1Cor 7,31) porque o mundo passa com suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente (cf. 1Jo 2,17).
A presença dos animais, a sujeira e o fedor dos dejetos e necessidades dos animais feitos naquele lugar onde Jesus nasceu deve gerar esperança em nós e nos fazer ter um coração aberto, por mais pobre e podre que esteja, pois se o Pai não opôs resistências para Jesus nascer naquele lugar, não o fará também para nascer no nosso, que muitas vezes é pior do que aquele em Belém.
A presença dos anjos louvando a Deus nos céus deve nos levar a aprofundar nossa fé em sua presença e contato com eles, pedindo que nos ensinem a louvar a Deus, que nos ajudem a celebrar o natal com o mesmo entusiasmo com a qual o céu o celebra (em outras postagens vamos nos aprofundar nesse tema dos anjos).
A confirmação dos pastores e sua presença diante do menino que nasce deve nos levar, a como eles, focar nossa atenção e correr depressa, isto é, sem perder mais tempo, à essência do natal, que é não só acolher o Salvador, o menino que nasceu, mas viver com ele e deixar que ele viva a cada dia de nossas vidas ao nosso lado.
É ESSA A GRANDE GRAÇA QUE PRECISAMOS VIVER A CADA NATAL: QUE O MENINO JESUS NOS ACOMPANHE E CAMINHE AO NOSSO LADO, NOS ENSINANDO A MANTER O CORAÇÃO SIMPLES COMO DE UMA CRIANÇA, MAS TAMBÉM NOS FAZENDO CRESCER SEMPRE E CADA VEZ MAIS EM SUA PRESENÇA, POIS AO SEU LADO, VAMOS NOS AFEIÇOANDO CADA VEZ MAIS A ELE E NOS CRISTIFICANDO, DEIXANDO MORRER O QUE É CARNAL E VIVER O QUE É CELESTIAL EM NÓS! ALELUIAAAAAAAA
Se o Natal começar a gerar em nós conversão a cada ano e nos levar a imitar com sinceridade os passos e a pessoa de Jesus Cristo, suas atitudes, seus gestos, suas palavras, seu olhar, seus sonhos, sua vida, então o Natal terá se transformado naquilo que ele realmente é para nós, o Verbo de Deus encarnado, que traz luz, ilumina todo homem, nos dá vida em abundância e plenitude e nos faz ser mais que vencedores (cf. Rm 8,37) em seu amor redentor.
Vamos rezar e pedir isso ao Senhor!
"Pai de misericórdia, quero pedir nesse momento a graça de entrar na tua presença como alguém que precisa. Tu és todo-poderoso e venho diante de ti cheio de necessidades e fraquezas. Tu és o Senhor do céu e da terra e eu sou teu servo. Quero suplicar que agora o Senhor me toque, derramando sobre mim o poder do teu Espírito Santo, envolvendo-me com tua sombra, ó altíssimo, como envolveste a Virgem Maria para gerar teu filho Jesus Cristo sobre a face da terra.
Quero pedir que me toque profundamente Espírito Santo e me convença de cada verdade que li nessa postagem, selando em meu coração o compromisso e impulsionando uma atitude verdadeira para que o natal que eu vivo seja diferente a partir de hoje. Não quero mais vivê-lo da mesma forma e não quero mais me deixar enganar por tantas coisas exteriores e vazias de sentido que roubam a graça que o Senhor quer me trazer em cada natal.
Jesus, santíssimo salvador, verbo de Deus encarnado, vem nascer na manjedoura do meu coração. Abro as portas, de par em par, para ti agora Senhor. Eu preciso de ti. Se o Senhor nasceu no estábulo de Belém cheio de sujeiras dos animais e grande desconforto, creio que o Senhor não porá barreiras para nascer também na podridão que está meu coração. Mas peço que o Senhor venha nascer para gerar vida, para iluminar, para restaurar, para curar, para transformar e para elevar minha natureza corrompida pelo pecado, pelas paixões desregradas, por esse pecado imundo que não consigo me libertar e me fazer renascer para uma vida de graça, para uma vida nova diante da tua presença.
Te peço Jesus, por intercessão da tua mãe, a santíssima Virgem Maria, que venha me envolver com seu poder e sua graça nesse momento. Quero acolher tua salvação. Quero acolher tua vontade em minha vida. Quero viver como o Senhor viveu, sonhar teus sonhos, amar como o Senhor amou e continua amando a todas as pessoas. Quebra todo jugo de orgulho e de ignorância em minha vida e me ajuda a ser melhor do que tenho sido Senhor. Quero parecer mais contigo, ser mais cristão, assumir minha vocação a santidade e ser santo. Quero cantar com os anjos e celebrar seu nascimento cantando e dando glórias ao teu nome Jesus!
Virgem Maria que soube acolher a vontade do Pai, vem me ensinar a dar sim ao Senhor e oferecer a ele a pobreza do meu amor, o ouro da minha vida, o incenso da minha adoração e a mirra da minha entrega radical e sem volta a sua vontade soberana. Amém. Tomo posse de toda graça que a senhora me alcança agora. Intercede por mim meu querido anjo da guarda e ensina-me a adorar ao Senhor.
Louvo e engrandeço a Ti Senhor Deus, poderoso rei e Senhor da minha história, de tudo o que sou e tenho. Dou graças por agir em minha vida, por me tocar nesse momento, por me banhar com tua misericórdia e me libertar pelo sangue de Jesus e por meio do seu Espírito Santo. Adoro-te Deus da minha salvação, da minha alegria. Rendo-te toda gratidão e amor por ter se encarnado Jesus, por amor a mim, para que se fazendo homem me divinizasse. Glórias a ti para sempre. Obrigado Senhor. Amém".
Não nos esqueçamos daquela que acolheu a vontade de Deus e disse o sim que mudou a história da humanidade. Com os Anjos de Resgate recordemos a anunciação ao som de 'Maria e o anjo'.
Da mesma forma não podemos esquecer do pai adotivo que Deus escolheu para acompanhar seu filho. O cantor Eugênio Jorge nos ensina que ele é 'Simplesmente José'.
Deixemos que Cristo nasça em nós e nos ensine com a Banda Vida Reluz que o segredo é o amor, o segredo é 'Simplesmente amar'.
A Banda Pater nos ensina e nos ajuda a entender e acolher Jesus, com tudo o que ele nos traz, pois seu amor é um 'Amor redentor'.
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade". (Jo 1,1-4.14)

Que ao acolher por entender, e por entender passar a viver o verdadeiro natal, sejamos outros Cristos nessa terra que tem fome e sede de Deus mas busca saciar sua fome e sede em locais e coisas que não podem saciar. Quando fomos criados, Deus deixou um buraco no nosso coração do seu tamanho divino e enquanto não deixarmos esse Deus de amor ocupar seu lugar nos nossos corações, nunca estaremos satisfeitos nem seremos felizes.
Vivamos com Cristo e deixemos Jesus viver conosco, fazendo parte de cada momento das nossas vidas, pois se é importante para nós, também é importante para ele.

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça que vem do verdadeiro natal.