sábado

Os efeitos da oração

Todos sabem ou deveriam saber de uma coisa espetacular e muito interessante que um bispo católico chamado João Crisóstomo (que foi canonizado e considerado um doutor da Igreja), que nasceu e viveu no século IV depois de Cristo, ensinou e deixou como legado daquilo que ele mesmo experimentou em sua vida: 'NÃO HÁ NADA MAIS PODEROSO SOBRE A FACE DA TERRA DO QUE UM HOMEM QUE REZA, POIS SE FAZ PARTICIPANTE DO PODER DE DEUS'.
Que coisa louca! Isso pode ser uma descoberta para você que está aqui pela primeira vez; pode ser um choque para você que caminha com Deus mas nunca tinha se dado conta disso; pode ser uma chacoalhada em você que já foi uma pessoa muito de oração e hoje vive uma mornidão que alegra ao demônio; pode ser uma confirmação para você que pediu uma resposta para Deus se devia ou não continuar a viver na radicalidade; enfim, pode ser uma alegria para você que vive em oração, na oração e da oração!
Há uma riqueza muito grande e uma infinidade de tópicos para abordarmos num tema relacionado a oração. Sobretudo quando trata-se de católicos, que aprendem com a Igreja que foi fundada pelo próprio Jesus Cristo, a importância da oração, de manter-se sempre em oração:
-Em sua liturgia diária
'O Senhor esteja convosco... Ele está no meio de nós! Corações ao alto... O nosso coração está em Deus! Demos graças ao Senhor, nosso Deus... É nosso dever e salvação!'
-Na riqueza da Palavra de Deus
"Orai sem cessar". (1Ts 5,17)
Apesar da nossa formação de hoje ser sobre a oração, nosso foco será sobre os efeitos que a oração produz na nossa vida e na vida dos outros. Caso você queira ler e se aprofundar um pouco mais na oração, recomendamos acessar as postagens desse blog sobre o tema, que por sinal são riquíssimas e concentradas de ensinamentos (acesse clicando aqui).
É claro que você que é uma pessoa de Deus, independente do tempo que está caminhando, sabe que a oração é a respiração da alma. Não sei se em algum momento da sua vida alguém já te pediu oração, mas saiba que um dia vão pedir para que você reze por essa pessoa, por uma situação específica, por uma dificuldade que essa pessoa está enfrentando, etc.
Essa é uma situação comum e necessária para quem é realmente cristão, e sobretudo católico, pois só pede a oração de alguém quem é humilde, reconhece a sua própria fraqueza sozinho e acredita no poder da oração de outras pessoas. Quem recebe o pedido de oração e realmente intercede por essa causa como se fosse sua, rezando muito para que tal graça aconteça, entendeu o sentido da comunhão (tema que aprofundaremos em outra ocasião). No final das contas, tanto quem pede oração quanto quem reza saem ganhando.
Quem pede para que uma pessoa reze por qualquer situação ou pessoa apenas precisa da força de vontade, do desejo e da humildade de pedir. Não é necessário muitas coisas além do que isso, pois desde que seja claro tal pedido, será eficaz e completamente realizado da sua parte.
PARA QUEM RECEBE ESSE PEDIDO, NÃO BASTA APENAS SABER O QUE FAZER, TER AS TÉCNICAS E TUDO O MAIS. HÁ UMA COISA FUNDAMENTAL PARA QUE ESSA ORAÇÃO SURTA OS EFEITOS ESPERADOS QUE É A SANTIDADE DE VIDA, A COMUNHÃO COM DEUS, A INTIMIDADE. TRATA-SE DE UMA VIDA IMERSA CONSTANTEMENTE NA PODEROSA PRESENÇA DO SENHOR!
Infelizmente muitas pessoas ainda se confundem com a aparência exterior e com os gestos exteriores de muitos que se dizem homens e mulheres do louvor de Deus, de intimidade profunda, de unção sobrenatural; pelo fato de estar dentro da Igreja, por usar um crucifixo, estar com uma cruz, um terço ou a Bíblia na mão. O que conta mesmo é a vida de santidade sincera que se vive!
Uma pessoa de Deus mesmo vai produzir os frutos da vida que está levando. Jesus nos deu um conselho maravilhoso no famoso Sermão da Montanha que fez.
"Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Pelos seus frutos os conhecereis". (Mt 7,15-20)
Temos que parar com essa mania besta e carnal de julgar as pessoas por elas parecerem boas e santas ou pecadoras e profanas. Já dizia o ditado que 'quem vê cara não vê coração!' e é exatamente isso que Jesus também ensinou recordando o profeta Isaías, com muita firmeza.
"Hipócritas! É bem de vós que fala o profeta Isaías: Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim. Vão é o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens! (Is 29,13)". (Mt 15,7-9)
Homens e mulheres hoje em dia tem tentado manter uma imagem bonitinha e santa diante dos homens quando na verdade vivem uma impureza e safadagem sem limites, e na realidade, caso não sejam revelados e descobertos nessa vida, como está escrito na Palavra do Senhor, onde Jesus continua ensinando-nos:
"Traz-se porventura a candeia  para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro? Porque nada há oculto que não deve ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado. Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça". (Mc 4,21-23)
E também no Antigo Testamento:
"Mas o Senhor disse-lhe: Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração". (1Sm 16,7)
Serão revelados e descobertos no dia do julgamento universal que virá e arrebatará a face da terra para todos serem julgados pelo que pensaram, pelo que falaram, pelo que fizeram e deixaram de fazer. Tudo será revelado e ficará exposto diante de toda a humanidade para rirem ou choraram diante da sua história.
É POR ESSE MOTIVO QUE NÃO VALE A PENA FICAR VIVENDO UMA VIDA DÚBIA COM UM PÉ NA BARCA DE DEUS E OUTRA NA BARCA DO MUNDO; UMA VIDA FINGIDA PARA AGRADAR A TODOS; UMA VIDA MEDÍOCRE DE MENTIRAS E POSTURAS ENSAIADAS. DEUS CONHECE E SABE DE TUDO; E UM DIA VAMOS TER QUE NOS APRESENTAR DIANTE DELE.
Vamos entrar na passagem central dessa postagem para refletirmos e colocar em prática aquilo que aprendermos.
"Nem todo aquilo que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!" (Mt 7,21-23)
NEM TODO QUE DIZ "SENHOR, SENHOR" ENTRARÁ NO REINO DE DEUS, MAS AQUELE QUE FAZ REALMENTE A VONTADE DO SENHOR! ISSO SIGNIFICA QUE PODEMOS SER PESSOAS DE MUITA ORAÇÃO, QUE ESTÃO SEMPRE NA IGREJA, QUE CONSOMEM SEU TEMPO COM A ORAÇÃO, MAS PODE SER QUE ESSA ORAÇÃO NÃO CHEGA E NÃO TOCA NAQUILO QUE VIVEMOS.
E como se não bastasse isso, ainda podemos chegar até mesmo a pregar, a expulsar demônios e realizar até mesmo milagres (em outras postagens vamos refletir o motivo disso) e ainda assim, Jesus pode nos dizer no nosso julgamento: Não te conheci! Isso é muito duro e devemos prestar atenção nesse grande aviso de Jesus, pois de nada adianta fazer muitas coisas se não a fazemos bem, se não a fazemos para a glória do Senhor!
Não adianta muito rezar muitos rosários se rezamos de qualquer jeito (apesar de o que o pior é o que não rezamos), não adianta muito ler muito a Bília mas de qualquer jeito e não deixar que ela penetre e transforme nossa realidade; não adianta muito fazer sua oração espontânea diante dos outros se é da boca pra fora, só pra manter uma imagem; não adianta muito se trancar no quarto e ficar horas em oração mas com o coração distante, etc.
No final dos tempos tudo será trazido à tona e é aí que vamos conhecer e saber quem foi e quem não foi realmente de Deus. Para que ficar escondendo e fingindo que se tem uma experiência forte com Deus, que tem experiência mística e tudo mais quando na verdade queremos apenas chamar atenção para nós mesmos e tentar preencher a carência que há em nós?
A fé sem obras é realmente uma fé morta (cf. Tg 2,26) mas a quem você tem servido: às obras de Deus ou ao Deus das obras? Você tem buscado agradar à comunidade do Senhor ou ao Senhor de toda comunidade? Muitas vezes depende onde estamos olhando. Santo Agostinho conta uma história em que dois homens dentro da prisão olhavam pela janela para o lado de fora. Um viu lama e o outro viu as estrelas.
Precisamos olhar para o alto e fazer as coisas com Cristo, por Cristo e para Cristo como cada Santa Missa nos ensina (caso queira ler mais sobre a Santa Missa, acesse clicando aqui) inclusive nossa vida de oração, nosso jeito de rezar, a forma como elevamos nossa oração ao Pai a exemplo de Jesus. Só assim nossa oração será verdadeiramente poderosa até mesmo para curar e trazer muitas pessoas para o caminho de Deus.
Veja o que São Tiago ensina sobre isso:
"A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia. Elias era um homem pobre como nós e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu. Orou de novo, e o céu deu chuva, e a terra deu o seu fruto. Meus irmãos, se alguém fizer voltar ao bom caminho algum de vós que se afastou para longe da verdade, saiba: aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados". (Tg 5,15-20)
Não basta ter esse fervor na oração e essa fé louca a exemplo do profeta Elias a ponto fazer parar de chover sobre a terra é preciso ser como ele uma pessoa justa, santa, que busca acima de tudo a vontade de Deus. Por falar em justiça, não podemos esquecer do pai adotivo de Jesus, São José. Não sei se você sabe, mas ele é considerado na Igreja como o maior dos santos do céu depois de Maria (em outras postagens vamos nos aprofundar em sua vida e sua santidade). 
Tal santidade é fruto de uma entrega plena ao Senhor e um despojamento da sua vontade própria e liberdade para ser escravo daquilo que Deus já tinha preparado para sua vida antes mesmo do seu nascimento. Ninguém é fruto do acaso e ninguém nasce à toa sem grandes coisas para realizar nessa terra. Assim como São José e Elias nós somos chamados a viver isso para que nossa oração surta efeito poderoso.
Portanto, para que nossa oração tenha grande eficácia precisamos assumir uma vida santa. O Padre Léo,SCJ ensinava que ser santo é ser sarado; ser sarado é ser curado; ser curado é ter a capacidade de amar como Jesus amou. Dizia também que santidade, comportamento santo, amizade, pureza e coração curado não se improvisam, são construídos! (em outras postagens vamos aprofundar esse tema da santidade)
Quem é mais íntimo de Deus tem uma oração mais poderosa do que quem é menos íntimo, porque Deus abençoa sempre quem busca e, como vimos no começo dessa postagem, como participante do poder de Deus torna-se o homem mais poderoso que existe.
QUEM SE EMPENHA EM BUSCAR A CADA DIA A CONVERSÃO, EM MUDAR DE VIDA, EM MELHORAR SEU CARÁTER, EM TORNAR-SE E TRANSFORMAR-SE EM UMA PESSOA ESPIRITUAL E PERMANECER ESPIRITUAL, EM RENUNCIAR SUA VONTADE PARA VIVER A VONTADE DE DEUS (SANTIDADE), EM CONSTRUIR UMA VIDA TODA CONSAGRADA E ENTREGUE AO SENHOR SEMPRE TERÁ UMA ORAÇÃO COMO UMA BOMBA ATÔMICA QUE DEUS SEMPRE USARÁ EM BENEFÍCIO DO SEU POVO, QUEBRANDO OS CATIVEIROS DO DEMÔNIO E DERRAMANDO PODER SOBRE A TERRA!
Na Igreja Católica existem sete sacramentos (que vamos aprofundar em outras postagens) que seguem uma constante. Precisamos entender um pouco mais deles para entendermos o que vamos afirmar em seguida.
Está escrito no Catecismo da Igreja Católica, nos parágrafos 1127 e 1128:
'Celebrados dignamente na fé, os sacramentos conferem a graça que significam. Eles são eficazes, porque neles é o próprio Cristo que opera: é Ele que baptiza, é Ele que age nos sacramentos para comunicar a graça que o sacramento significa. O Pai atende sempre a oração da Igreja do seu Filho, a qual, na epiclese de cada sacramento, exprime a sua fé no poder do Espírito. Tal como o fogo transforma em si tudo quanto atinge, assim o Espírito Santo transforma em vida divina tudo quanto se submete ao seu poder.
É esse o sentido da afirmação da Igreja: os sacramentos actuam ex opere operato (à letra: «pelo próprio facto de a ação ser executada»), quer dizer, em virtude da obra salvífica de Cristo, realizada uma vez por todas. Segue-se daí que «o sacramento não é realizado pela justiça do homem que o dá ou que o recebe, mas pelo poder de Deus». Desde  que um sacramento seja celebrado conforme a intenção da Igreja, o poder de Cristo e do seu Espírito age nele e por ele, independentemente da santidade pessoal do ministro. No entanto, os frutos dos sacramentos dependem também das disposições de quem os recebe'.
Essa coisa magnífica na Igreja chamada EX OPERE OPERATO significa que os sacramentos atuam pelo poder de Cristo confiado à sua Igreja e que sua eficácia não depende da santidade do ministro (entender aqui sacerdote ou diácono dependendo da ocasião) e os frutos dos sacramentos também dependem da disposição de quem os recebe.
No entanto, podemos acrescentar aqui com toda a certeza que o sacramento realmente confere a graça de Cristo de forma plena e poderosa, porém quando o ministro é santo, faz a vontade de Deus e não busca agradar aos homens senão a Cristo a quem serve (cf. Gl 1,10) os efeitos, o resultado e os frutos são muito mais abundantes em virtude da forma justa e santa como são conferidos.
É claro que quando você participa numa comunidade onde haja um sacerdote santo, que faz a vontade de Deus e ajuda, incentiva, instrui e cativa para que todos também a façam, a realidade que se vive é o Céu na Terra porque as pessoas estão ligadas e atentas muito mais a Deus do que a qualquer outra coisa não tão necessária.
A oração e as obras de uma pessoa santa superam em muito, diante de Deus e diante dos homens, aquelas que são feitas por alguém que não viva tanto a santidade. Quando alguém é dependente de Deus as chances de errar são mínimas, os pecados não influenciam tanto porque a santidade que Deus derrama é sobrenatural; as virtudes são grandes e os vícios são cancelados no poder do sangue de Jesus; a glória de Deus toma conta e tudo contribui para o louvor do Senhor, até mesmo os erros.
Portanto, não há muito o mais o que dizer ou acrescentar a tal verdade e realidade de fé. Precisamos viver isso e ponto final. Não estamos tirando aqui a necessidade de orar muito, da busca e do crescimento, mas estamos dando um passo além.
Por um lado temos o ensinamento maravilhoso e excepcional de uma doutora da Igreja chamada Santa Teresa D´Ávila que dizia: 'Aquele que trabalha para Deus com pecado mortal não tem a intenção de dar glória a Deus mas prazer ao demônio'. 
Mas por outro lado temos o ensinamento dessa postagem de que é preciso aproveitar a oportunidade que Deus nos dá para que nossa oração surta os efeitos esperados que estão na Palavra de Deus e mais do que as nossas obras ou nossa fé, nossa santidade nos levará a experimentar. 
Deixe-se alimentar e cativar pela Palavra de Deus para ressuscitar a esperança no seu coração pelo que Jesus disse e vamos nos unir em oração...
"Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei". (Jo 14,12-14)
'Pai amado, no poder e no nome de Jesus Cristo de Nazaré, teu filho muito amado e nosso Senhor, quero me entregar a ti. Quero adentrar teu coração e suplicar a tua graça abundante para minha vida que sei que mais do que eu mesmo, o Senhor deseja derramar sobre mim de forma poderosa. Motivado por essa leitura tomo a decisão de me abrir a ti e renunciar a tudo o que tem me afastado do teu amor e da tua vontade.
Peço teu socorro agora Senhor! Vem me ajudar porque não tenho capacidade de mudar sozinho, preciso de ti Pai santo. Derrama sobre mim um espírito de conversão, de santidade, de pureza, de renovação espiritual e de força sobre todas essas áreas da minha vida que estou sendo fraco e caindo tantas vezes (fale intimamente ao Senhor sobre isso).
Pai de bondade e misericórdia derrama sobre mim o poder do teu Espírito Santo. Minha maior necessidade hoje é mudar de vida, é assumir meu chamado, minha missão, minha vocação, aceitar tua vontade, é amar minha família, amar tua Igreja, até mesmo me amar, pois tantas são as barreiras e coisas que tem me feito me afastar de ti que não sei e não entendo mais o que é o amor. Dai-me uma experiência com teu amor Senhor.
Espírito de Deus, tu que sondas o mais íntimo dos corações e revela tudo o que está oculto, vem agir na minha vida e elevar em sua linguagem que só Deus entende aquilo que eu preciso. Sinceramente não estou enxergando Senhor. Vem trazer ao meu coração onde estou errando. Vem me ensinar a rezar e a agir como convém. 
Tomando posse de tudo o que creio que o Senhor faz em mim nesse breve momento de oração quero louvar e agradecer-te Senhor meu Deus. Como poderei retribuir ao Senhor tantas maravilhas e graças que tem derramado sem fim na minha vida? Ahhhh Senhor, como Davi, meu sacrifício é um coração contrito, arrependido e despojado que o Senhor não há de rejeitar. Minha oferenda é minha vida inteira: meu passado, meu presente e meu futuro, que estão em tuas mãos, pois sou teu, pertenço a ti.
Te louvo com tudo e por tudo o que eu sou e tenho. Te graças Jesus por me dar a graça de acordar para a vida e me mostrar a necessidade de viver a santidade. Quero assumi-la em minha vida para louvar ao Senhor e reparar tantos pecados e coisas que vivi que não te agradaram. Que minha vida seja um constante e sublime louvor ao Senhor. Com a Igreja eu te peço Senhor: dai-me a graça de te servir por uma vida que vos agrade! Amém! Aleluia!'
Com o ministério Adoração e Vida queremos estender nosso louvor e glorificar ao nosso Deus com a canção "Além do véu".
Também com eles vamos bradar ao céu com uma oração violenta e uma vida justa a grande graça de viver "Em santidade".
A oração do justo tem grande eficácia. Com Vagne Bittencourt vamos pedir e receber porque Deus vai agir poderosamente. Isso será possível se eu e você assumirmos o que ensina a canção: "Se eu orar".
Com a cantora Luciana Antunes precisamos crer no poder da nossa oração e deixar Deus agir. Que seja cravada no nosso coração essa certeza com a música "Quando eu orar".
Finalizando com Dago Soares, em oração entreguemos tudo ao Senhor. Essa música vai nos ajudar! "Eu entregarei".
"Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes; não permitiste que exultassem sobre mim meus inimigos. Senhor, meu Deus, clamei a vós e fui curado". (Sl 29,2-3)

Que grande alegria, se depois de algum tempo que assumirmos e aplicarmos o que aprendemos nessa postagem em nossa vida, como São Tiago nos ensina: "Sede cumpridores da Palavra e não apenas ouvintes" (Tg 1,22), pois poderemos testemunhar que passamos da água para o vinho, do vinho para o sangue. E no sangue de Jesus, somos mais que vencedores, justificados e santificados para a vitória que já é nossa! 

Que Deus nos abençoe e nos leve a experimentar os efeitos da oração com propriedade.