quinta-feira

Um remédio para o pecado

Irmãos e irmãs em nosso Senhor Jesus Cristo, que alegria partilharmos a Palavra de Deus! Como é bom termos direção para caminhar com nosso Deus. Mas mais importante do que falar dele é falar e viver com Ele. Por esse motivo, na semana retrasada não atualizamos essa postagem que o Senhor nos inspirou para vivermos o que Jesus nos ensina na sua Sagrada Palavra:
"Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta." (Mt 5,23-24)
Portanto, em vão seria fazermos a oferta dessa maravilhosa postagem sendo hipócritas, isto é, falando e escrevendo uma coisa e vivendo outra. Por isso, preferimos nos reconciliar com nosso irmão primeiro, para então ofertar essa postagem primeiro ao Deus todo-poderoso, e então, a todas as pessoas que tem sede e fome de direção para saber por onde e como seguir (em breve vamos aprofundar esse tema da reconciliação).
Na semana passada também não pudemos expô-la devido ao trabalho. E por que não aproveitar para ressaltar o que a Palavra de Deus diz sobre as pessoas que trabalham de qualquer jeito e sem empenho e nenhum esforço? O trabalho bem-feito é uma forma de glorificar a Deus também!
"O frouxo no trabalho é um irmão do dissipador." (Pv 18,9)
Pois bem, chega de desculpas e vamos direto ao ponto chave dessa postagem hoje onde vamos falar sobre UM REMÉDIO PARA O PECADO! 
Ficou curioso? Sobre o que será que vamos refletir nessa noite? Não perca mais tempo com novelas, séries, filmes pornográficos ou quaisquer baboseiras que são fáceis de se encontrar na televisão ou na internet e venha conosco descobrir nessa época propícia da quaresma, que vivemos na Santa Igreja Católica. Deus lhe abençoe!
"Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). AGORA É O TEMPO FAVORÁVEL, AGORA É O DIA DA SALVAÇÃO." (1Cor 6,1-2)
Deus lhe abençoe e faça bom proveito dessa postagem para o seu crescimento espiritual!
É muito engraçada a primeira foto que utilizamos para essa postagem de hoje. Você que entende e você que não entende inglês sabe que a pergunta que o rapaizinho faz é: Qual devo escolher? E os presentes são: Salário do Pecado (do lado esquerdo) e Dom da Vida (do lado direito). Por que ele pergunta qual devo escolher? A resposta não é óbvia?!
Na teoria sim! Muitos de nós escolhemos sem sombra de dúvidas o dom da vida, mas na prática do dia-a-dia, muitas vezes preferimos o salário do pecado.  E você conhece bem a passagem onde São Paulo nos ensina sobre esse tema. Se não conhece, vamos aprendê-la:
"Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Rm 6,23)
A realidade sobre A MORTE e A VIDA de que São Paulo refere em sua carta dirigida a comunidade de Roma, e hoje a cada um de nós, trata-se da morte eterna (ou segunda morte, que podemos chamar de condenação, danação eterna, condenação ao inferno - tema que você pode aprofundar clicando aqui) e da vida eterna (ou vida da glória, que podemos chamar de salvação eterna, glorificação ao céu - tema que você pode aprofundar clicando aqui).
O que acontece é que não é um passe de mágica que acontece em nossa vida para irmos para o céu ou para o inferno. Vamos somente continuar vivendo na eternidade o que cultivamos com mais afinco e com mais esforço aqui nesse breve momento de vida na terra. 
Se temos vivido no pecado e escolhido o salário do pecado, já temos nossa recompensa aqui e vamos continuar tendo-la por toda a eternidade nos quintos dos infernos. Pode ficar tranquilo! O prêmio daqueles que escolhem viver no pecado está reservado e os aguarda ansiosamente, visto que já estão acostumados a isso.
É TÃO CERTO QUE O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE QUE A PESSOA QUE VIVE EM PECADO COLHE SEUS FRUTOS E JÁ COMEÇA A MORRER AQUI NESSA TERRA. ESSE TIPO DE PESSOA JÁ VIVE UM INFERNO AQUI: CULTIVA INFERNO DENTRO DE SI E ESPALHA ESSE CHEIRO DE INFERNO, DEIXANDO RASTROS DE INFERNO POR ONDE PASSA.
Pode perceber por exemplo na pessoa que tem o pecado da bebida. Dizemos pecado da bebida porque sabemos que beber não é pecado (como nos ensinava nosso saudoso Padre Léo,SCJ) desde que saibamos apreciar, não tenhamos problema com bebida ou tendência para nos tornarmos alcoolatras e não fiquemos bêbados.
Se uma pessoa tem problemas na família com bebida, tem tendência de se tornar uma pessoa viciada em bebidas e costume de beber sem auto-controle, sem auto-domínio e de se embriagar, já é pecado mortal. Pessoas assim precisam de ajuda pois o fato de beber se torna uma necessidade. Lembremos o que a Bíblia diz no Antigo Testamento sobre a bebida (mais especificamente o vinho):
"O vinho e a música alegram o coração: sobre um e outro, porém, prevalece o amor da sabedoria." (Eclo 40,20)
Pois que no Antigo Testamento o vinho (ou qualquer bebida alcoolica) era vista como alegria do coração, mesmo que o amor da sabedoria prevaleça sobre essa alegria. Mas hoje em dia o pecado envolveu as bebidas alcoolicas e a forma como se as bebe de tal forma que é quase impossível uma pessoa ser equilibrada para aprecia-las. Mas tem gente que faz isso sem nenhum problema.
Mas estamos nos dirigindo a grande maioria que infelizmente perdeu o equilíbrio a muito tempo atrás e está meio morta hoje em dia de tanto que bebe e não tem mais consciência das coisas e da vida.
A verdade é que é tão desgraçado o pecado da bebida que a quantidade de alcool que a pessoa ingere vai destruindo aos poucos o seu fígado, até o ponto de gestar doenças. Até mesmo faz-se uma brincadeira, dizendo-se que tal pessoa tem mais álcool nas veias do que sangue.
Veja o que o que se diz, cientificamente sobre o vício, o pecado do alcoolismo. No site alcoolismo.com encontramos o seguinte: 'Existem vários males relacionados à bebida, entre as principais estão doenças como HEPATITE ALCOÓLICA, CIRROSE, CÂNCER, CARDIOPATIAS, INFARTO, AVC ISQUÊMICO, GASTRITE, ÚLCERA, DIABETES, DESNUTRIÇÃO, ENTRE OUTRAS.'
Sobre a Cirrose, encontramos no site minhavida.com.br o seguinte: 'A formação de nódulos e de fibrose no fígado caracteriza um quadro de cirrose, doença comumente associada ao consumo desmedido de álcool e a algumas doenças como a hepatite C e a hepatite B. Num caso de cirrose, as células do fígado são destruídas e o órgão tem suas funções comprometidas ou mesmo paralisadas.
OU SEJA, A PESSOA COMEÇA A MORRER JÁ NESSA VIDA, E ISSO VAI CULMINAR NA MORTE ETERNA. QUE GRANDE DESGRAÇA! COMO ALGUÉM PODE VER ISSO COM BONS OLHOS? MAS NA PRÁTICA MESMO DIZENDO QUE ISSO MATA 2.5 MILHÕES DE PESSOAS POR ANO, SENDO 8 MIL SÓ NO BRASIL, AS PESSOAS ESTÃO PRESAS NAS BEBIDAS ALCOÓLICAS.
Se entregaram de corpo e alma a esse vício, que geralmente começou na vida da maior parte das pessoas por conta de uma dor, uma angústia tão grande que não sabiam como tratar. Então para resolver ou esquecer os problemas da vida, instalaram outro problema pior e maior ainda, que hoje são escravos pois não lutam mais contra ele.
"Todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo." (Jo 8,34)
E dizemos que não lutam mais, porque se se unissem a Cristo nessa luta que é a vida do homem sobre a face da terra (cf. Jó 7,1) venceriam. Mas não querem saber de lutar, nem abandonar o vício e nem crer no poder de Deus. Por isso Jesus disse:
"Morrereis no vosso pecado; porque, se não crerder o que eu sou, morrereis no vosso pecado". (Jo 8,24)
E o que ou quem Jesus é? É o salvador do mundo, o redentor da humanidade, o Senhor do céu e da terra, a face humana do Deus todo-poderoso (acesse as postagens para aprofundar-se na pessoa de Jesus Cristo, clicando aqui).
Citamos o exemplo do vício da bebida porque é uma coisa que infelizmente está levando muitas pessoas ao inferno. Pecado relacionado a esse, podemos citar, por exemplo, o pecado da gula, que nada mais é do que comer em exagero, além do necessário. E sobre isso, São Paulo nos advertiu de forma muito clara na sua carta aos Filipenses:
"Irmãos, sede meus imitadores, e olhai atentamente para os que vivem segundo o exmplo que nós vos damos. Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo, cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento, e só tem prazer no que é terreno." (Fl 3,17-19)
São Paulo compara aqueles que tem o ventre por deus, ou seja, que são presos no pecado de comer demais, ao termo INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO! Que coisa séria! Quem foge da cruz e é inimigo da cruz é satanás. Ou seja, Paulo está chamando de satanás aqueles que tem esse pecado; porque obedecem o demônio, não tendo controle do seu corpo que é templo do Espírito Santo (cf. 1Cor 3,16; 6,19) e fazendo seu corpo instrumento do demônio para pecar.
Outro pecado que queremos citar é o pecado da sexualidade, que segundo Santo Afonso Maria de Ligório, é o pecado que povoa o inferno. Ele diz que cerca de 90% das almas que foram condenadas ao inferno, somente foram condenadas por causa de pecados relacionados a sexualidade. É por isso que o demônio investe tanto hoje em dia para deturpar e estragar a sexualidade da humanidade.
AS PESSOAS VIVEM DOENTES HOJE EM DIA! EMBRIAGADAS PELO PECADO, ENTUPIDAS DE SENSUALIDADE, INEBRIADAS DA MENTIRA DO MUNDO QUE O DEMÔNIO ESPALHA, QUE QUANDO FALAMOS A VERDADE PARA ELAS SOBRE O CÉU, O INFERNO, A SALVAÇÃO QUE DEUS QUER LHES DAR, MUITOS DÃO RISADA NA NOSSA CARA E NÃO ACREDITAM.
Infelizmente preferem viver na mentira e no pecado do que aceitar que precisam mudar e se converter para salvar sua alma. São Felipe Néri, um grande santo da Igreja, dizia: 'Deveria existir um hospicio só para as pessoas que não se preocupam em salvar suas almas'.
Quando falamos de salvação e vida eterna, para muitas pessoas isso é assunto do passado pois não existe mais pecado, não existe demônio, não existe céu e nem inferno, e mesmo que existisse, Deus é tão bom, amoroso e misericordioso que não deixaria ninguém ir para lá.
Deus nos deu o livre-arbítrio e nos respeita mais do que nós mesmos nos respeitamos. Ele realmente não condena as pessoas ao inferno, mas as pessoas se condenam pela vida que levam, pela miséria de morte que cultivam dentro de si. Ele não joga ninguém no inferno, as pessoas que se jogam lá por pura liberdade.
Paulo vai nos explicar mais aprofundamente sobre alguns pecados específicos que citamos até agora em sua carta a comunidade de Éfeso. Preste atenção ao que ele escreve.
"Quanto à FORNICAÇÃO (sexo antes do casamento), à IMPUREZA, SOB QUALQUER FORMA, ou à AVAREZA, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos. Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convém; em vez disto, ações de graças. Porque sabei-o bem: NENHUM DISSOLUTO OU IMPURO, OU AVARENTO - VERDADEIROS IDÓLATRAS! - TERÁ HERANÇA NO REINO DE CRISTO E DE DEUS. E ninguém vos seduza com vãos discursos. Estes são os pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes." (Ef 5,3-6)
Pois bem, esses pecados atraem a IRA DE DEUS! Deus que é amor e misericórdia, Deus que é perdão, compaixão e bondade, Deus que é Pai e nos quer felizes! Esses pecados atraem a ira de Deus porque eles nos levam de corpo e alma pros quintos dos infernos! E Deus nos quer com Ele na sua glória. Ninguém foi feito para ir pro inferno! Fomos feitos pro céu. Somos cidadãos do céu!
"Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura." (Fl 3,20-21)
Podemos ficar a noite inteira falando sobre o pecado e os pecados que conhecemos (caso queira aprofunda-los e saber mais sobre esse tema, acesse nossas postagens clicando aqui) mas queremos ir para o remédio, pois é por isso que estamos escrevendo. Só queriamos trazer à tona e reacender essa consciência.
Qual é o remédio eficaz para nos livrar de toda essa sujeira, de toda essa lama, de todos esses vícios, de toda essa prisão, de todo esse mal, de todo esse pecado, de toda essa morte? Claro que você deve saber: é a vida! Mas não qualquer vida, a VIDA DE DEUS!
Se uma pessoa que escolhe o salário do pecado, que é a morte, começa a morrer aqui e essa morte o levará a morte eterna, também aquele que escolhe o dom gratuito da vida, que Cristo nos dá, começa a gozar dos frutos dessa vida aqui e o gozará eternamente na glória dos céus com os anjos, os santos, Maria e nosso Deus maravilhoso.
A PESSOA QUE COMEÇA A VIVER COM DEUS, COMO DEUS ESTÁ COM ELA, PASSA DA TRISTEZA PARA A ALEGRIA, DO VÍCIO PARA A LIBERTAÇÃO, DA ANGÚSTIA PARA O JÚBILO, DA DEPRESSÃO PARA A FELICIDADE, DAS TREVAS PARA A LUZ, DO VAZIO PARA O PREENCHIMENTO, DA CARÊNCIA PARA A REALIZAÇÃO, DA SOLIDÃO PARA A PRESENÇA, DA CONFUSÃO PARA A SABEDORIA, DA MORTE PARA A VIDA!
Dom gratuito de Deus em Cristo Jesus! É de graça irmãos e irmãs! Quantos pagam caro para viver no pecado, gastam todo seu dinheiro com bebidas, com drogas, com cigarros, com pornografia, com prostituição, com sexo, com todo tipo de pecado; mas a graça de Deus é de graça! Jesus pagou o preço na cruz, a conta está paga, só temos que aproveitar dessa vida.
Perceba os frutos da vida de uma pessoa que está com Deus, que assume essa vida de Cristo: ela é a pessoa mais feliz do mundo (acesse nossa última postagem sobre a alegria, clicando aqui). Ela pode ter todos os problemas do mundo, mas ela não tenta esquecê-los, mas com Deus vai lutar para resolvê-los. Se ao menos esquecer dos problemas os resolvesse... Mas não, eles continuarão lá até ser resolvidos.
Portanto, queremos dizer uma coisa que talvez assustará a alguns e incomodará a outros, mas é a mais pura verdade que você precisa ler, ouvir e refletir muito para entender o sentido da sua vida, e se quiser aceitar esse remédio para o pecado, terá que acolher e aplicar na prática da sua vida.
Muitas pessoas tentam satisfazer seus desejos e seus anseios, de comida, bebida, de sexo ou do que quer que seja, se entupindo de tanto álcool, de tanta droga, de tanto alimento e tendo tantas relacões sexuais quanto for possível, mas isso nunca satisfez e nunca vai satisfazê-los nem fazê-los felizes. Quer ser feliz de verdade?
"Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis, nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus. Ao menos alguns de vós tem sido isso. MAS FOSTES LAVADOS, FOSTES SANTIFICADOS, MAS FOSTES JUSTIFICADOS, EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO E PELO ESPÍRITO DE NOSSO DEUS." (1Cor 6,9-11)
NÃO BEBA MAIS ÁLCOOL, MAS BEBA O SANGUE DE JESUS CRISTO NA MISSA! NÃO COMA MAIS TANTO, MAS COMUNGUE O CORPO DE JESUS VIVO NA EUCARISTIA, O PÃO VIVO DO CÉU, QUE VOCÊ PODE RECEBER DE GRAÇA NA SANTA MISSA! NÃO USE MAIS DROGAS, MAS PARA FAZER UMA VIAGEM LOUCA, MAS SE ABRA AO ESPÍRITO DE DEUS E ELE TE LEVARÁ A UMA VIAGEM SEM VOLTA A UM LUGAR QUE TALVEZ VOCÊ NÃO CONHEÇA E QUERO TE APRESENTAR HOJE: O CORAÇÃO DE JESUS!
NÃO TENTE MAIS INTRODUZIR SEU PÊNIS NA VAGINA DE NENHUMA MULHER PARA SER SATISFEITO, ISSO É ILUSÃO! MAS QUERO CONVIDAR VOCÊ A INTRODUZIR AGORA, NÃO UMA PARTE, MAS SEU CORPO INTEIRO, SUA ALMA, SEU CORAÇÃO E TUDO O QUE VOCÊ É NO CORAÇÃO ABERTO DE JESUS NA CRUZ. ESSE É O REMÉDIO QUE TEM PODER PARA MUDAR SUA VIDA!
Esse coração foi aberto pela lança do soldado Londino, não de propósito, mas para que você pudesse entrar e receber a vida que daí brota: aceita essa experiência?
"Jesus, diante da tua cruz, diante do teu coração que foi aberto pelo meu pecado, quero agora me colocar por inteiro na tua presença. Me desligo de qualquer coisa que esteja me prendendo agora, qualquer distração, toda e qualquer coisa que me prenda a terra, porque agora quero experimentar o céu. Já tenho experimentado muito dessa terra, já tenho experimentado muito dos prazeres terrenos de sexo, de comida, de bebida, de tantas coisas, mas quero experimentar agora do remédio que vem do teu coração.
Me recordo agora das tantas vezes que fiquei bêbado, das tantas vezes me relacionei de forma carnal com tantas pessoas, das tantas vezes que me droguei e tentei de todas as formas preencher esse vazio que havia em mim. Mas até agora ninguém tinha me dito ou eu não tinha experimentado de forma concreta que só o Senhor Deus pode preencher esse vazio. E portanto, quero me humilhar diante de ti nesse momento reconhecendo toda a minha miséria.
Sei que não sou digno, sei que não mereço, sei que não poderia nem ao mesmo invocar o teu nome Jesus de tão sujo e impuro que estou. Muitas vezes zombei e aprovei a zombação do Senhor e da sua Igreja, mas quero me confessar aqui aos teus pés, com tua mãe santíssima, diante da cruz.
Senhor, lava-me com esse sangue e água que fluem do seu coração e agora, pela ação do teu espírito me leva pra dentro do teu coração. Se o rasgo do seu coração foi suficiente para acolher a terra inteira dentro de si, quero fazer essa experiência agora. Me leva Espírito Santo, me leva a experimentar dessa vida que até agora só ouvi falar. Me leva a gozar dom gratuito de Deus em Cristo que é a vida eterna, essa vida que já começa a me tocar nesse momento que entro no coração de Jesus.
Aqui Senhor, dentro do teu coração quero acolher o que a tua palavra diz: quero ser lavado de corpo, alma, espírito, coração; quero ser santificado e gerado na água e no espírito para uma vida nova pois já não aguento mais essa vida miserável que estou vivendo, quero uma vida plena em ti Senhor; quero ser justificado. Exerce a tua justiça, a tua misericórdia, o teu julgamento sobre a minha vida agora.
Jesus, está escrito na tua palavra que na tua cruz o Senhor pregou toda condenação que o demônio tinha contra mim, cancelou o documentou, expoliou sobre os principados e potestades e triunfou deles na cruz. Me liberta agora de todo vício, de toda bebedeira, de toda contaminação no meu sangue, de toda doença, de toda morte que está em mim e faz fluir vida agora pelo poder do teu nome Jesus.
Pai amado, de dentro do coração do teu filho quero clamar agora: Manifesta a tua graça em mim! Manifesta o teu amor e vem satisfazer esse coração vazio e carente que tenho tentado satisfazer com as pessoas. Manifesta o teu poder e vem me libertar Senhor!
Espírito de Deus, de dentro do coração de Jesus quero te pedir agora que venha rezar em mim, que venha me levar a uma experiência sobrenatural, forte, poderosa com o Senhor agora. As experiências que eu tive com a bebida me fizeram perder o controle do meu corpo, a noção do tempo, a minha dignidade muitas vezes; por isso te peço que venha controlar meu corpo, venha controlar meu tempo e venha devolver a dignidade que eu perdi. Vem agir em mim!
Maria, mãe de Cristo, intercedei por mim agora para que eu mergulhe fundo no coração de Jesus e seja inebriado do seu sangue, inxertado de tal forma no seu coração a ponto de ser tão cheio de Deus que as pessoas ao meu redor e até eu mesmo não me reconheça mais. Quero que se cumpra a vontade de Deus em mim, para isso me ajuda mãe a ser de Deus.
Glórias, honras, louvores, adoração, poder, amor, exaltação, benção e majestade a Ti Senhor Jesus Cristo, que declaro agora como meu Senhor, meu Deus, meu Salvador, meu Redentor, meu Amigo, meu Tudo. Quero agradecer e louvar eternamente ao Senhor por tanto amor que recebi agora, por tanta graça que inunda a minha vida, por tanta misericórdia, porque mesmo eu sendo tão pobre e podre o Senhor me acolhe sem olhar para o que sou, mas olha para o que estou me tornando agora. Aleluia! Exaltado seja o Senhor para sempre. Que minha vida seja um hino de louvor e gratidão pelo que começaste a fazer hoje em mim. Glórias a ti Senhor!"
Vamos continuar a louvar e agradecer ao Senhor em oração com a canção da Fraternidade O Caminho, Flua em mim!
Ainda com a Fraternidade O Caminho queremos cantar e declarar que entramos nessa guerra contra o pecado - Vamos batalhar!
Com Walmir Alencar queremos encerrar essa postagem, fazendo uma re-leitura da nossa vida agora, sob a ótica da graça e reconhecendo que Jesus é o nosso AMADO!
"Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito. Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor. Rendei graças. sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!" (Ef 5,18-20)

Que a alegria de Cristo brilhe em cada um de nós que aceitou viver essa experiência de tomar posse do remédio para o pecado! Que a graça de Cristo renove sua esperança e faça cada dia novo. Que o amor de Cristo te envolva de tal forma que você não sinta necessidade dos amores falsos do mundo; e que a vida de Cristo seja plena em você!

Que Deus nos abençoe e nos faça instrumentos para oferecer esse remédio também aos outros!