quinta-feira

Quem é Jesus para você?

Irmãos e irmãs em nosso Senhor Jesus Cristo, que alegria é ser de Deus! Na presença do Senhor somos fortalecidos, na presença do Senhor somos revigorados, na presença do Senhor somos renovados, na presença do Senhor somos restaurados, na presença do Senhor somos enriquecidos com todas as bençãos e graças que precisamos a cada dia. Deus é poderoso! Deus é maravilhoso! Deus é santo!
"Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a benção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência". (Ef 1,3-4.7-8)
Eu e você fomos escolhidos por Deus, guardados, separados, agraciados e abençoados com toda sorte de benção espiritual em Jesus Cristo! Não somos qualquer coisa de forma alguma, não somos o que o mundo ensina, não somos nem mesmo o que nós pensamos de nós mesmos com toda nossa limitação. Somos o que Deus vê!
Quando Deus olha pra mim e pra você ele não vê pecado, ele não vê miséria, ele não vê fraquezas, ele não vê passado, ele não vê um coitado ou coitada, ele não vê nenhum mal que está em nós, ele não sabe ver defeitos, ele não olha o que fazemos, ele não olha nossa imagem exterior (cf. 1Sm 16,7)... Ele vê nosso coração e o que de mais puro nos tornamos pelo batismo: filhos de Deus!
Vamos declarar isso com toda autoridade e poder agora com a comunidade Colo de Deus com a canção FILHO DE DEUS!
Queremos iniciar essa postagem de hoje com as palavras do grande apóstolo dos pagãos, São Paulo:
"Dela (da Igreja) fui constituído ministro, em virtude da missão que Deus me conferiu de anunciar em vosso favor a realização da palavra de Deus, mistério este que esteve escondido desde a origem às gerações (passadas), mas que agora foi manifestado aos seus santos. A estes quis Deus dar a conhecer a riqueza e glória deste mistério entre os gentios: Cristo em vós, esperança da glória! A ele é que anunciamos, admoestando todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, para tornar todo homem perfeito em Cristo". (Cl 1,25-28)
DEUS QUIS DAR A CONHECER A RIQUEZA E A GLÓRIA DO MISTÉRIO QUE DURANTE GERAÇÕES FICOU ESCONDIDO! QUE MISTÉRIO É ESSE? CRISTO EM NÓS! NÓS NÃO TEMOS NOÇÃO DA PROFUNDIDADE E DO PODER DESSA PALAVRA!
Hoje vamos iniciar uma espécie de formação um pouco mais curta para não ficarmos sem postagem e queremos te levar a refletir um pouco, olhando pra sua história, pra sua vida hoje e pra dentro de você.
Dissemos que Deus nos olha e vê nosso coração, nos vê como seus filhos. Agora, da nossa parte, quando olhamos para Deus, o que vemos? Quem é Deus para você? Qual a diferença que faz estar ou não estar com ele em sua vida? E para entrarmos de cabeça nessa postagem vamos a pergunta do título: QUEM É JESUS PARA VOCÊ?
Escolhemos algumas imagens para nos ajudar a enxergar de forma concreta o que estamos refletindo. Olhe para cada imagem e descubra o que ela provoca em você (e também se não provoca nada) e descubra aonde ela te leva. Aproveite e tente responder ao final da postagem essa pergunta, se puder!
 "Vinde a mim vós todos que estais aflitos sobre o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei a minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve." (Mt 11,28-30)
Ele é aquele que nos chama. Ele é quem alivia nossos fardos. Ele é aquele que nos oferece um jugo suave e uma doutrina com um peso leve. Ele é manso e humilde de coração. Ele é quem nos atrai e nos chama ao seu coração. Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação (cf. Cl 1,15). Ele é o verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós (cf. Jo 1,14).
 "Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas." (Jo 10,11.14-15)
Ele é o bom pastor. Ele é aquele que tem a coragem de expor e dar sua vida pelas suas ovelhas. Ele é aquele que nos conhece, mesmo que nós não nos conheçamos direito ou não tenhamos muita noção de quem somos. Ele é quem cuida, quem guarda, quem protege e quem vela pelas nossas vidas. Ele é aquele que nos dá vida, a verdadeira vida. E nos dá essa vida em abundância, em plenitude (cf. Jo 10,10).
 "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8,12)
Ele é aquele que está pronto para iluminar todo ser humano que desperta para a vida que ele oferece (cf. Ef 5,14). Ele é quem ilumina todas as coisas e mais do que o sol, brilha a cada dia com sua graça, principalmente sobre aqueles que andam pelo vale da sombra da morte de uma vida de trevas, pecado e solidão. Ele é a verdadeira luz que vindo ao mundo ilumina todo homem (cf. Jo 1,9) e pela sua luz nos dá poder para nos tornarmos filhos de Deus (cf. Jo 1,12). Ele é a luz, o calor e o fogo que aquece os nossos corações!
"Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede, mas o que beber da água que eu lhe der 
 jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água que jorrará até a vida eterna. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade". (Jo 4,13-14.22-24)
Ele é quem nos dá a água da vida que vai jorrar até a vida eterna. É do seu coração que flui sangue e água para lavar nossos pecados, nos purificar e nos dar uma vida nova. Ele é quem sacia a nossa sede e faz fluir do interior dos que creem nele essa água, que é o Espírito Santo (cf. Jo 7,37ss). Ele é o doador do Espírito, juntamente com o Pai. Ele é aquele que nos ensina a verdade de Deus. Ele é a própria verdade (cf. Jo 8,32). Ele é aquele que nos ensina sobre Deus Pai com propriedade porque é um com o Pai (cf. Jo 10,30). Ele é aquele que nos ensina a adorar a Deus.
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15,1-3.5)
Ele é videira, a árvore da vida, que dá vida e transmite vida. Em suas raízes temos acesso ao alimento que nos fortalece e nos edifica em sua graça. Ele é fonte de vida e transmissor de vida pelo Espírito Santo. Ele é a cabeça da Igreja que nos faz seus membros (cf. Cl 1,18). Somos incorporados à essa Igreja, que é seu corpo místico, pelo batismo (cf. CDC 96).
"Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar." (Jo 8,7.10-11)
Ele é aquele que nos defende, nos protege e está sempre do lado de quem é fraco, pobre e desprovido nesse mundo. Ele é aquele que não nos condena nunca, que nos ajuda sempre, que nos acolhe sempre e sempre está pronto pra estender a mão e nos levantar do chão, independentemente do que tenhamos feito ou estejamos planejando fazer. Ele é aquele que sempre vai estar com as mãos estendidas para nós por mais que as pessoas, as coisas, as situações e a vida que levamos diga que não mereçamos!
 "Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. Quem crer em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer desse pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e meu sangue, verdadeiramente uma bebida." (Jo 6,35.47.51.54-55)
Ele é o pão da vida, o pão vivo descido do céu, o alimento da nossa salvação. Ele é quem nos garante a vida eterna pelo seu corpo e seu sangue, que são alimento dessa vida eterna; que sabemos que é a Eucaristia. Ele se fez ofecereu ao Pai por nós, transformando-se em alimento, para estar mais perto de nós. Ele é o Sacramento de amor que sustenta a sua Igreja, santa e católica. Ele é quem detém e transmite a vida eterna pela Eucaristia, com a Eucaristia e na Eucaristia.
 "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; porque não crê no nome do Filho único de Deus." (Jo 3,16-18)
Ele é o salvador do mundo (cf. Jo 4,42). Ele é aquele que entregou livremente sua vida na cruz para nos salvar da morte e da condenação eterna. Ele é aquele que purifica nossos pecados com seu sangue (cf. 1Jo 1,7). Ele é aquele que carregou o peso dos nossos pecados, pagou pelos nossos pecados com sua própria vida e encravou na cruz toda condenação que o demônio tinha contra nós, expoliando dos principados, potestades e triunfando deles pela cruz (cf. Cl 2,13ss). Ele é aquele que transformou a benção em maldição com sua morte na cruz - pois era considerado maldito quem morria pregado no madeiro (cf.Gl 3,13ss) - e tem poder para transformar todo mal em nossa vida, tirando algum tipo de bem. Ele é o redentor do gênero humano. Ele é a quele que se desfigurou para nos configurar a imagem do Pai. Ele é quem cura pelas suas chagas e nos liberta de todo castigo e prisão. Ele é quem nos chama a uma vida de liberdade (cf. Gl 5,1).
"Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como ele vos disse, quando estava na Galiléia: O Filho do homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores e crucificado, mas ressuscitará ao terceiro dia." (Lc 24,5-7)
Ele é aquele que morreu, desceu nos infernos, infernizou o demônio, aterrorizou os capetas, mas a morte não pode prendê-lo, a pedra do sepulcro não pode retê-lo; o poder de Deus o ressuscitou ao terceiro dia para dizer que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são um só e reinam eternamente. Ele é aquele que tem o nome sobre todos os nomes, ao qual todo joelho se dobra no céu, na terra e nos infernos (cf. Fl 2,9ss). Ele é a ressurreição e a vida. Ele é aquele que ascendeu ao céu com seu corpo glorioso e ressuscitado, com as marcas da sua paixão, com autoridade e poder. Ele é quem abriu o paraíso para nós. Ele é quem sustenta o mundo com o poder de sua misericórdia. Ele é quem está preparando para nós uma morada na casa do Pai, no céu e vai voltar para nos julgar, nos libertar desse mundo de morte e nos levar com ele para a eternidade (cf. Jo 14,2ss).
 "Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo." (Hb 12,1-3)
Ele é o Filho de Deus, o próprio Deus encarnado. Ele é o autor e consumador da nossa fé, ou seja, aquele que é o motivo da fé, quem nos dá o dom da fé, quem nos inicia na vida de fé; é aquele que alimenta a fé; e é o consumador, o destino e quem dá forças para viver a fé até as últimas consequências. Ele é o Leão da tribo de Judá. Ele é o Filho de Davi. Ele é o Filho do homem.
Ele é o Rei dos reis. Ele é o Senhor dos senhores. Ele é o Deus dos deuses. Ele é o Mestre dos mestres. Ele é Todo-poderoso, glorioso, maravilhoso, fiel, eterno, único, vencedor, soberano, majestoso... Não há palavras suficientes para descrevê-lo. Ele é tudo!
"Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas." (Hb 13,8-9)

Ele é a verdade que nos liberta (cf. Jo 8,32); e contra essa verdade não temos poder algum (cf. 2Cor 13,8). Ele é aquele que não muda. Ele é quem está sempre ao nosso lado, e mesmo que não reconheçamos, está sempre nos ajudando nos momentos mais difíceis. Ele é o amigo mais certo das horas incertas. Ele é o meu melhor amigo!
Jesus é aquele não desiste de nós mesmo quando desistimos da vida. Ele acredita em mim e em você. Será que você já desistiu dele? Será que você acredita realmente nele?
Quando ele perguntou aos seus discípulos, quem ele era para eles, Pedro tomou a palavra e declarou com voz forte: TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS VIVO! Se Jesus perguntasse para você, hoje: "Quem sou eu para ti?" - O que você responderia? Não pense! Responda com sua oração espontânea nesse momento...

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de descobrir quem é Jesus em nossas vidas.